Segredo para parar de fumar: A força do conjunto

Por , em 2.02.2009

Estudos da Universidade de Bath, na Inglaterra, mostraram que fumantes têm o dobro de chance de largar o cigarro com o apoio de um grupo do que sozinhos. A pesquisa analisou dois tipos de assistência oferecida pelo Centro de Estudos sobre Controle de Tabacco do Reino Unido.

O primeiro é um programa baseado no apoio de grupos comunitários de fumantes de desejam parar. O segundo consiste em um programa encontrado em farmácias (sessões de entrevista com uma pessoa capacitada, que fornece apoio ao fumante, e acesso a medicamentos que auxiliem a terminar com a dependência de nicotina) que ajuda a acabar com o vício.

Um terço dos fumantes que tiveram o apoio do grupo comunitário pararam de fumar em apenas um mês, quase o dobro da proporção do que aqueles que fizeram uso do programa de farmácia.

O estudo aconteceu em Glasgow, onde esses serviços são oferecidos à população. O próximo estágio da pesquisa é uma análise dos hábitos que as pessoas submetidas aos primeiros testes adquiriram. [Science Daily]

4 comentários

  • wamoi:

    Eu quero dizer que fumei de 11 anos a 64 anos, deixei de fumar para fazer cirurgias do coração,carotidas e visicula.
    Tive que dixar de fumar na raça e tive sucesso.
    Minha mulher era mais viciada que eu e quando ela concordou em deixar o vicio eu consegui para ela um medicamneto formidavel e atras dela veio minha cunhada,meu sobrinho e muitas outras pessoas que eu informava. Não sei se posso colocar o nome aqui,mas se não puder que cancelem. Se trata do XAMPIX.É otimo.
    vamoi

  • Zeferino Teixeira:

    Stress é igual a nervos, pressão, etc.
    Fui fumador durante 36 anos.
    Comecei aos 9 e terminei aos 45 anos.
    Durente estes 36 anos, NUNCA fiz algo para deixar de fumar.
    Em Novembro/99, parei completamente com o fumo.
    Snrs. Fumadores.
    Vamos colocar as coisas tal como elas são.
    Quando se está nervoso, mais vontade dá em fumar.
    Se fumar acalma os nervos, como já alguns “iluminados” disseram, então bastava um cigarro e a tensão nervosa passava!
    Agora, pessoas que NUNCA fumaram e vem dar “palpites” sobre o tabaco, francamente…

  • Ricardo:

    Uma boa pergunta seria “Qual o futuro dessa pesquisa?” E não o que ela respondeu, como se fosse certo e um avanço para outras pesquisas…. Continuamos no 0x0…

  • alvaro:

    de todas as dependencias quimicas creio que a da nicotina é uma das mais fortes pelos niveis alcançados no sangue após anos de uso do tabaco,se todas as outras dependencias mostraram que pra se curar é preciso apoio:AA,TA etc..por que haveria dessa ser diferente?Creio que a primeira regra vem dos 12 passos(livro base do AA):admitir a dependencia e querer curar-se,ao se expor isso a outras pessoas dá-se o primeiro passo.

Deixe seu comentário!