Será que os neandertais ensinaram os humanos modernos a construir ferramentas?

Por , em 20.08.2013

Os neandertais aparentemente criaram os mais antigos exemplos conhecidos de uma espécie de ferramenta, feita de osso e encontrada na Europa. Segundo os pesquisadores, isso aumenta a possibilidade de os humanos modernos terem aprendido como construir essas ferramentas com os próprios neandertais.

Eles já foram os parentes vivos mais próximos dos humanos modernos e habitavam uma vasta área desde a Europa até o Oriente Médio e ainda na Ásia Ocidental. Esta antiga linhagem de seres humanos foi extinta cerca de 40 mil anos atrás, quase no mesmo período em que os seres humanos modernos se expandiram por todo o mundo.

Os neandertais criaram artefatos semelhantes aos feitos na mesma época por seres humanos modernos que chegavam à Europa, como adornos pessoais e pequenas lâminas, o que tem gerado um acalorado debate entre os cientistas se tal comportamento foi desenvolvido antes ou após o contato com os humanos modernos.

“Há um enorme debate sobre como os neandertais eram diferentes dos humanos modernos”, conta Shannon McPherron, arqueóloga do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária em Leipzig, na Alemanha.

Recentemente, McPherron e seus colegas descobriram que os neandertais criaram um tipo especializado de ferramenta de osso antes só visto em humanos modernos. Estas ferramentas possuem cerca de 51 mil anos de idade, tornando-as os mais antigos exemplos conhecidos de tais ferramentas na Europa. A data também indica que os artefatos são anteriores à chegada conhecida dos humanos modernos.

Os instrumentos de osso em questão são conhecidos como lissoirs (“pedras de polimento”), que são utilizados para suavizar o couro e torná-lo mais resistente, impermeável e lustroso. Os cientistas descobriram fragmentos de quatro exemplos de tais ferramentas em dois locais antigamente habitados por neandertais no sudoeste da França. A suavidade uniforme e as bordas arredondadas do lissoir provavelmente são resultado de raspagem, sugerindo que eles o usavam, de fato, em materiais moles, como peles.

A pesquisadora McPherron afirma que um aspecto totalmente novo do comportamento neandertal foi encontrado. “Até agora, todas as ferramentas de osso conhecidas dos neandertais se pareciam com suas ferramentas de pedra”, acrescenta McPherron. “Em outras palavras, os neandertais viam o osso como apenas mais uma matéria-prima para ser transformada nos mesmos tipos de ferramentas de pedra como raspadores, entalhes e machados de mão”.

“Os seres humanos modernos, por outro lado, produziram diversos e diferentes tipos de ferramentas de osso ao aproveitarem as propriedades do material, que podia ser moldado em formas específicas”, lembra McPherron. “Aqui, pela primeira vez, temos provas de neandertais fazendo exatamente a mesma coisa. Eles pegaram ossos de costelas e os moldaram para transformá-los em uma ferramenta idêntica à dos humanos modernos de 40 mil anos atrás”. É impressionante notar que uma versão muito similar dessa ferramenta está ainda em uso hoje na preparação do couro.

“O que isto significa é que os neandertais, de fato, reconheciam o osso como um material que poderia ser trabalhado de maneiras especiais para criar novos tipos de ferramentas. Nesse sentido, os neandertais não são diferentes dos seres humanos modernos daquela época”, afirma. “Para muitos pesquisadores, o desenvolvimento das ferramentas especializadas de osso seria uma das tecnologias que separavam os dois grupos de seres humanos. Agora sabemos que este já não é mais o caso”.

McPherron adverte, porém, que os pesquisadores não estão sugerindo que os neandertais foram os primeiros a fazer ferramentas de osso. “Existem ferramentas de osso sofisticadas ainda mais antigas que foram achadas na África, por exemplo”, conta McPherron. “Mas os neandertais foram, sim, os primeiros a produzirem ferramentas na Europa a partir de ossos”, esclarece.

E estas não são as primeiras ferramentas de ossos de autoria dos neandertais, no entanto, são as primeiras que foram feitas para serem apenas réplicas de suas ferramentas de pedra.

Ainda não está claro se os neandertais aprenderam a fazer os lissoirs com os humanos modernos ou se eles o inventaram inteiramente por conta própria. Há ainda a possibilidade de o homem moderno ter aprendido a fazer esse tipo específico de ferramenta óssea com os homens neandertais.

“A data que temos, de aproximadamente 51 mil anos atrás, é mais antiga do que a primeira evidência que temos de seres humanos modernos na Europa, mas ainda está perto o suficiente para que tenhamos de mencionar a possibilidade”, diz McPherron. “O que precisamos fazer agora é procurar em sítios arqueológicos ainda mais velhos por essas mesmas ferramentas, a fim de verificar se os neandertais já vinham fazendo essas ferramentas desde muito tempo antes”.

“Eu acredito que, enquanto muitas equipes estarão procurando por mais dessas ferramentas feitas de osso, elas acabarão encontrando vários outros artefatos”, opina McPherron. “Eu suspeito que este novo aspecto do comportamento neandertal era realmente bastante generalizado e poderemos encontrar evidências disso em diversos outros lugares”.

Por enquanto, estes resultados “são a melhor evidência que temos de que os neandertais eram capazes de inventar, por conta própria, um aspecto do que tem sido chamado de cultura humana moderna”, resume McPherron. Os cientistas detalharam online suas descobertas na segunda-feira (12), na revista “Proceedings of National Academy of Sciences”. [Live Science]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

  • Carlos Anderson Rodrigues:

    Acho eu que essa possibilidade de retorno dos neandertais tá um pouco refutada pesquisas recentes possibilitaram descobrir descendentes indiretos no homo sapiens uma possivel amostra de dna em aficanos provaram que assimilamos suas caracteristicas nariz , corpo musculoso e estatura baixa assim dizemos o dna neandertal ja existe no proprio homem

  • lucianno_frss:

    Sou a favor da volta dos neanderthais , talvez tenha-nos aprendido com eles e nao pioneiros na criacao , como pensamos .

Deixe seu comentário!