Sonda Messenger publica primeiras fotos de Mercúrio

Por , em 31.03.2011

A Nasa divulgou ao mundo, no último dia 17, que a sua Sonda Messenger entrou na órbita do Planeta Mercúrio mais de seis anos depois de seu lançamento (feito em 2004). A primeira das 364 fotos que a Messenger já tirou de Mercúrio foi publicada pela agência na última semana.

Veja a foto. Esta cratera mais brilhante, que parece “puxar” as outras para si, chama-se Debussy, e tem mais de 80 km de diâmetro. O nome é uma alusão a Claude Debussy, músico francês do século XIX, e revela a tendência de que as crateras de Mercúrio são chamadas pelo nome de artistas.

Essa cratera faz parte da face do planeta que está sendo fotografada por primeiro, mas a intenção da Nasa é fazer um catálogo fotográfico completo de Mercúrio, por todos os ângulos. A missão deverá levar um ano e vai tirar, no total, mais de 75 mil fotos do planeta mais próximo do Sol.

Uma curiosidade. O nome da Sonda, Messenger, é uma sigla. Significa “Mercury Surface, Space Environment, Geochemistry and Ranging (em português, Superfície, Ambiente Espacial, Geoquímica e Amplitude Orbital de Mercúrio”). [NYTimes]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

27 comentários

  • Canopus:

    United States of AMERICA. Têm América no nome desde antes da nossa independência. Nós da República Federativa do Brasil não somos republicofederenses. Choramingar por isso é assumir o complexo de vira-lata.

    • Cesar Grossmann:

      O baiano Ruy Barbosa queria que o país se chamasse Estados Unidos do Brasil. Os norte-americanos seriam o EU-A e nós seríamos os EU-B.

  • Mario:

    o que os meteoros usam para bombardear?

  • Víctor:

    minha nossa parece que esse planeta foi bombardeado por meteoros

  • Glauco:

    Rodrigo Paim,
    acho q em Mercurio nem tem mesmo o q investigar tanto. eles ja encontraram uma cauda de sodio nesse planeta e querem empurrar q isso eh devido ao simples sopro do vento solar sobre a superficie desse planeta… claro que ele esta na verdade descarregando eletricamente o capacitor solar local e criando a sua cauda.

    eu falei sobre a cotidiana demora da NASA em liberar os resultados de TODAS as missoes. isso eh errado.

  • astro venger:

    Vamos aguardar com grande expectativa as imagens da maior estrutura na superfície de Mercúrio. Trata-se de uma imensa cratera com 1.300 km/d, a famosa bacia Caloris. As observações feitas pela Marinner 10, mostraram que o impacto que a causou foi tão violento que parte do manto de sua superfície subiu criando picos de 2 km de altura e espalhando escarpas e fraturas até na face oposta do planeta. Com certeza a Messenger superará em muito a qualidade da Marinner nos presenteando com um espetáculo à parte.

  • Rodrigo Paim:

    NSA – National Security Agency, ou seja, Agência de Segurança Nacional.

    Sim, eu sei. Por que ? Até onde eu sei a NSA pode até impedir que a NASA divulgue, mas que se NASA não quisesse liberar ao públicl, por que a NSA se meteria ?

    O que teria de tão importante na superfície de Mércurio pra NSA se meter ? Logo em Mércurio ?

    Willian, todo mundo chama Holandês, correto ? Não, Holanda é o nome de duas províncias ( Holanda do Norte e Holanda do Sul, super-criativo ), que junto com outras 10 formam os países baixos. O nome correto é Países Baixos, e quem nasce lá é Neerlandês.

    Mas todo mundo chama de Holandês, assim como todo mundo chama Gillete invés de lâmina de barbear, Quiboa, Bombril e etc….

    Então por que a implicância com o termo “americano” ( ou até mesmo norte-americano ) para se referir aos estadunidenses.

    Tem até um nome correto para descrever essas situações, porém não me recordo

  • Glauco:

    Juliano,
    Não devem existir privilégios no meio científico, pois a ciência é a busca da Verdade. Elitizar a verdade é transformá-la em mentira.

  • prego mestre:

    tá parecendo uma foto do lado oculto da LUA!!!!

  • willian:

    Não existe coisa pior do que dizer “americanos”, e os povos do do Centro e Sul da América, o que são?

    Na Eupopa quem são os “Europeus” ?, e na Ásia, quem são os asiáticos? e na África?

    Cada louco

  • Glauco:

    Anti-Glauco,
    Se é assim que você pensa, parabéns! Tua alma agradece!

    Ainda bem que gente como vc não possui poder sobre os outros. O máximo q vc pode fazer é invejar os verdadeiramente “poderosos”.

  • Glauco:

    Milton,
    Prá mim aquilo é só reflexo do Sol sobre regiões mais claras.

  • ANTI-GALUCO:

    Glauco,
    O fato é que os americanos pagam suas viagens, então eles podem fazer o que quiser com as imagens.
    A não ser que a multidão índios burros e sem-vergonhas aqui da américa latina resolvam, por um milagre da evolução, estudar e desenvolver suas próprias tecnologias.
    Todo povo menos evoluído vivem a margem dos seus superiores, sempre foi e sempre será!!!

  • Milton Mourão:

    Essa cratera Debussy parece ter luz própria, bem como as três no topo à direita. O que causaria essas luminosidades?

  • astro venger:

    É estratégico que a “massa” tenha seu foco de percepção redirecionado com certo propósito. Marte com suas dezenas de sondas orbitadoras e rôbos de solo devem ser sutilmente esquecidos em função de Mercúrio e a nave messenger que passarão a estarno foco de todas as mídias. Para nós que amamos astronomia e as descobertas científicas é triste conviver com tamanha obscuridade.!!!!

  • Glauco:

    Rodrigo,
    Você sabe o que é a NSA?? Deveria saber pois a NASA está abaixo da NSA. Não é a NASA quem decide o que vai ser liberado, pois tudo que está abaixo da NSA é decisão da NSA. A NASA não decide nada. Infelizmente a NSA está sob comando da CIA, o que é suficiente prá deixar qualquer um de cabelo em pé…

  • Rodrigo Paim:

    Glauco, a NASA tira, a NASA decide se libera ou não, a ESA tira, a ESA decide se libera ou não.

    Cada uma viu ….

  • willian:

    A nasa está para os humanos assim como a igreja universal está para o seus seguidores…hahaha.. não resisti

  • willian:

    Desconfiem de tudo que vem da Nasa.

  • big bang:

    Ainda bem q eles não liberam antes pois poderiam dizer q são jorge nudou pra la e a cratera e cocô de dragão…

  • FELIPE:

    Eu acho que essa cratera é um impacto de um asteróide mas de gelo, e com muito carbono. =D

  • Juliano:

    Glauco,

    Quem investiu milhões de dólares nessa pesquisa foram eles, então, nada mais justo do que eles analisarem, estudarem e tirarem suas conclusões antes de divulgarem tudo o que foi descoberto! Imagine vc, investindo teu dinheiro em algo e ter que divulgar tudo, sem ter o privilégio de ser o primeiro a estudar o que foi descoberto…

  • Glauco:

    Estranho que a NASA e outras agências só liberem material DEPOIS de terem analisado e dado suas interpretações. É claro que isso diminuiria qualquer outra interpretação que poderia ser dada por um cientista independente qualquer, mesmo que a dele fosse muito melhor. Por exemplo, essa cratera enorme com estrias quase ao redor do planeta inteiro me parece mto mais com algum tipo de descarga elétrica gigantesca do que impacto de asteróide ou vulcão. Urano tem a mesma marca.

    Eles deveriam liberar esses dados e fotos LOGO APÓS terem recebido. O contrário disso é segurar informações que deveriam ser públicas. Bem, é o que acontece com agências americanas que funcionam sob a NSA… eles só liberam o que eles querem…

  • luciano:

    parece com a lua,não é de se estranhar que só tenham mostrado uma fotinha,oque eles mais querem é nos manter distantes dessas descobertas,entre as milhares de fotos e videos que eles tem eles nos da algumas migalhas para que possamos dizer:olha eles descobriram algo.quando na verdade eles ja sabem de tudo……….e muitos ainda se encantam com isso…mas vamos manter a calma né ja pensou se resolvem falar a verdade,imagina o panico que vai ser.

  • lazareno:

    Esses artigos sao muito bons e instrutivos
    alem de nos trazer um conhecimento geral de tudo e do mundo
    Lazareno de Oliveira

  • Eduardo:

    Como seria possível essa sonda suportar a temperatura tão alta? Considenrando que ela vá passar 1 ano orbitando mercurio, havaerá momentos em que tecnicamente ela ficará mais próxima do sol que o próprio planeta. Ela é feita de algum super-material? E se eu estiver enganado me corrijam.

  • …..:

    Isso ai é Mércurio? Parece com a Lua, q decepção esperava q mercurio fosse mais… eh mercúrio.

Deixe seu comentário!