StoreDot: como recarregar seu celular em 30 segundos: vídeo

Por , em 8.04.2014

StoreDot, uma nova companhia israelense, criou um dispositivo que pode recarregar totalmente a bateria de um smartphone em 30 segundos. Você pode vê-lo em ação no vídeo acima.

No momento, o carregador é só um protótipo e não está pronto para o mercado. Tem aproximadamente o tamanho de um carregador de laptop, por isso seus criadores estão trabalhando em uma maneira de deixá-lo menor.

A ideia é ter o dispositivo pronto para produção em massa até o final de 2016.

A tecnologia da StoreDot depende de nanocristais chamados de pontos quânticos, feitos de materiais biológicos.

A empresa nasceu a partir do departamento de nanotecnologia da Universidade de Tel Aviv, em Israel. Os pesquisadores já estavam estudando pontos quânticos intensamente, suas propriedades elétricas e ópticas, a fim de melhorar displays eletrônicos e armazenamento de dados.

Normalmente, cientistas fazem pontos quânticos a partir de minerais não biológicos, tais como silício ou seleneto de cádmio.

Os pesquisadores da StoreDot haviam desenvolvido semicondutores biológicos feitos a partir de compostos orgânicos que ocorrem naturalmente, chamados péptidos ou cadeias curtas de aminoácidos, e pensaram que a tecnologia podia ser usada, entre outras coisas, para acelerar o tempo de carregamento de baterias.

Usando os cristais biológicos, a StoreDot conseguiu que a célula de energia aguentasse cinco vezes mais carga.

O carregador protótipo foi desenvolvido para o modelo Samsung Galaxy 4. A empresa planeja fazer carregadores para outros smartphones também. O custo estimado do produto é de duas vezes mais do que um carregador de telefone comum, de até US$ 30 (cerca de R$ 66 no câmbio atual). [POPSCI, TWSJ]