Cientistas criam super-bateria feita de tinta e papel

Por , em 10.12.2009

Enquanto criações modernas e o uso de computadores façam parecer que o papel tem seus dias contados, cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, criaram uma nova bateria a partir de papel e uma tinta de nanotubos. Assim, os cientistas esperam que o papel recupere a sua importância dando energia aos meios que o tornariam obsoleto, como smartphones, laptops e outros aparelhos eletrônicos.

Os pesquisadores que criaram a nova bateria cobrem um pedaço de papel comum com uma tinta feita de nanotubos de carbono e fios em nanoescala de prata. Essa mistura cria uma superfície altamente condutora, além de uma bateria prática, que pode ser dobrada e usada para embrulhar outras superfícies. A tinta nanocondutora adere ao papel como uma tinta normal, o que faz com que o papel seja o veículo ideal para a nova bateria.

» Como fazer a bateria do celular durar mais?

Pesquisas anteriores apontam que baterias com nanofios de silicone podem ser até dez vezes mais fortes que as baterias tradicionais, feitas de íons de lítio. Agora, os pesquisadores esperam que as baterias feitas com papel possam dar energia a um número enorme de objetos, desde laptops até automóveis, além de celulares com baterias mais leves, menores e muito mais duradouras.

O método também pode criar supercapacitores simples com áreas de superfícies grandes, que permitem uma descarga de energia rápida, um requerimento para as fontes de energia para veículos que as baterias tradicionais não conseguem realizar. “O melhor deste processo é que ele é muito simples, de baixo custo e muito fácil de fazer, e pode mudar o modo com que as pessoas utilizam baterias”, afirma Yu Cui, engenheiro da Universidade que participou da criação da nova bateria.

No vídeo de demonstração (em inglês) do processo utilizado para fazer a bateria, Cui mostra como ela é simples: um pedaço de papel é preenchido com a tinta especial, que é líquida e absorvida pelo papel. A bateria é então colocada em um forno, para que a água evapore e o veículo se torne mais condutor.

» Aerofoil mantém a bateria do seu notebook viva por mais tempo

Além de todas as vantagens do produto, seus criadores afirmam que logo ele poderá estar sendo comercializado. A tecnologia é mais simples que outras que utilizam descobertas em nanoescala para produtos eletrônicos. O processo utilizado nestas baterias também é muito barato, o que significa que estas baterias poderão estar dando energia ao seu celular e laptop muito mais cedo que você imagina! [Gizmodo]

9 comentários

  • Ivone:

    Precismos cada vez mais de processo que não agridem a natureza, estão de parabens.

  • Mito:

    Difícil é acreditar que está tecnologia será aplicada… Uma nova tecnologia barata assim iria desbancar as outras grandes indústrias de baterias, e isso, com certeza, irá irritar muita gente.

  • vivoverde:

    […] [Via HypeScience] […]

  • Leandro:

    Excelente descoberta! A única coisa que me deixa muuuuito triste é que , assim como os carros movidos a hidrogênio e outros combustíveis não poluentes, assim como outras fontes limpas de energia, não terão espaço pra entrada no mercado tão facilmente. Deixo aqui minha crítica a todos os governso que nunca salvarão o planeta enquanto o petróleo existir! A solução para o planeta já foi descoberta, o problema é que, o que será dos políticos se o petróleo perder o valor??? Por isso amigos, de duas uma… ou eliminamos o uso do petróleo (ele já fez sua parte no planeta!), ou mudamos pra Marte, pq nosso planeta está com os dias contados…

  • Tee Sião:

    Uma descoberta de facto muito importante. Muito ainda há por se descobrir. Tenho fé que um dia descobriremos o segredo da morte.

  • Lauro Medeiros:

    Excelente! Agora, finalmente, poderá sair o carro elétrico.

  • Alexandre SILVA:

    magnifico,..!!!

  • Gregory:

    Ótima descoberta
    as baterias de Ion de Litio, utilizadas atualmente tem uma serie de problemas, como o tamanho, o peso e principalmente a agressão ao meio ambiente, necessitando de um cuidado especial ao descarta-las por exemplo. Essa bateria de papel poderia sanar todos esses problemas, alem do baixo custo!

  • wladimir:

    Finalmente uma tecnologia de armazemamento de energia barata. leve e não poluente!

Deixe seu comentário!