Surge novo aparato tecnológico para prever ciclones

Por , em 29.07.2010

Apesar dos avanços da meteorologia, ainda não é tarefa fácil para os cientistas prever onde e quando vão se formar ciclones. Para nós, brasileiros, isso é apenas uma realidade distante, mas todos os anos os americanos padecem durante o verão, tentando minimizar as consequências das tormentas da natureza que se formam no Golfo do México. Essa é a época do ano em que eles mais sofrem com o problema. Mas um supercomputador ainda em desenvolvimento promete dar uma ajuda aos meteorologistas.

E essa nova tecnologia, desenvolvida em parceria com a NASA, funcionou pela primeira vez muito longe dos Estados Unidos. O computador baseou-se em uma tragédia que não foi prevista com antecedência: em 2008, o “Ciclone Nargis” atingiu Mianmar (antiga Birmânia), um país no sudeste asiático. A tormenta chegou à costa do país sem aviso, o que ocasionou a morte de 100.000 pessoas atingidas pelo ciclone. Foi um dos dez furacões mais assassinos da história da humanidade.

Trata-se de um computador que simulou o ciclone Nargis a partir de um programa, e criou um modelo para que se possa analisar a formação dos furacões. A partir dela, os cientistas afirmam que será possível prever uma tragédia com cinco dias de antecedência. Certamente uma boa parte daquelas 100.000 vidas, por exemplo, poderiam ser salvas. [msnbc]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Felipe:

    O meu cachorro zé boneco (esse é o nome dele) consegue prever ciclones com uma precisão de dia e hora com 1 semana de antecedência.

    Mas como não tem ciclones aqui, essa habilidade nunca pode ser usada 🙁

    Abraços a todos!!! 😀

Deixe seu comentário!