Uma boa razão para fazer mais de uma tatuagem

Por , em 14.03.2016

Procurando por uma razão para finalmente fazer aquela tatuagem do gato de Schrodinger que você sempre quis? Bem, a ciência arranjou uma para você. Uma nova pesquisa descobriu que ter múltiplas tatuagens pode aumentar a sua resposta imunológica, o que faz com que você seja mais capaz de combater infecções. A questão é que você precisa mais do que uma tatuagem para ver qualquer melhoria.

De acordo com pesquisadores da Universidade do Alabama, nos EUA, fazer um monte de tatuagens é muito parecido com malhar. Quando você começa, o seu corpo está enfraquecido pelo novo estresse. Na academia, isso significa dores musculares. Para a tatuagem, o processo muitas vezes nos deixa exaustos porque nosso corpo está perguntando por que você está injetando coisas estranhas profundamente em sua pele.

Mas depois de alguns dias na academia, os músculos começam a se fortalecer e você já não sente como se preferisse a morte. Percebendo como isso funciona para os músculos, a equipe se perguntou se o mesmo poderia acontecer com as tatuagens. Poderiam várias tatuagens agir como uma rotina de exercícios imunológica?

Imunidade fortalecida

Segundo se constatou, sim. Os pesquisadores foram capazes de verificar isso ao ir a um estúdio de tatuagem local e recrutar voluntários para um estudo que analisou quantas tatuagens uma pessoa tinha e quanto tempo cada sessão de tatuagem durava. Com esses dados, eles, em seguida, analisaram amostras de sangue para medir os níveis de imunoglobulina A, que é um anticorpo, e de cortisol, um hormônio do estresse, dos participantes.

A equipe descobriu que as pessoas que estavam recebendo sua primeira tatuagem tiveram uma grande queda na imunoglobulina A, graças ao aumento dos níveis de cortisol. Como para aqueles que tinham sido tatuados muitas vezes antes os níveis de imunoglobulina A diminuíram apenas um pouco, a equipe diz que isso sugere que o corpo está fortalecendo sua resposta imunológica.

“Depois da resposta ao estresse, seu corpo retorna a um equilíbrio”, explica Christopher Lynn, um dos autores do estudo. “No entanto, se você continuar a desenhar em seu corpo uma e outra vez, em vez de voltar para o mesmo ponto de ajuste, ele os deixa mais elevados”.

Novos estudos

Embora os resultados da equipe façam sentido lógico, é importante salientar que o estudo só foi realizado com 24 mulheres e 5 homens, uma amostra grande o suficiente para sugerir que algo está acontecendo, mas pequena o suficiente para justificar um estudo mais aprofundado para confirmar os dados obtidos.

O que dá para dizer é que se você quiser aumentar o alcance do seu sistema imunológico, obter múltiplas tatuagens provavelmente não é a melhor maneira de fazer isso, mas se você precisa de uma razão para fazer mais uma, você pode adicionar este estudo à lista. [Science Alert]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)

Deixe seu comentário!