Telescópio captura “momentos finais” de uma estrela

Por , em 10.07.2012

Esse “olho” que o leitor vê na imagem acima é, na verdade, um retrato dos momentos finais de uma estrela distante, registrado pelo Telescópio Hubble. Localizada a 1.500 anos-luz da Terra, a U Cam faz parte da constelação Camelopardalis (“girafa”, em latim) e está no fim da sua vida. Em outras palavras, ela tem “apenas” alguns milhares de anos pela frente (o que, comparado com sua idade, não é quase nada).

U Cam é uma estrela de carbono, um tipo raro cuja atmosfera contém mais carbono do que oxigênio. Nos últimos milhares de anos, uma vez ou outra a estrela expeliu uma nuvem de gás, devido à instabilidade de seu núcleo. Normalmente, por estar tão distante, U Cam mal é vista mesmo pelo poderoso Telescópio Hubble. Desta vez, porém, foi possível registrar um momento em que ocorreu a expulsão de gás, quando seu núcleo se torna mais brilhante.[Daily Mail UK]

• Eloyr1:

Concordo com vcs. que estão dizendo: “magnífico, fantástico, bonito, etc…”
    É isto tudo, desde que estejamos onde estamos: 1500 anos luz de distância; do contrário, estaríamos usando outros adjetivos, como: ASSUSTADOR, APAVORANTE, ATERRADOR, etc… Não é mesmo?

Pode não ser nada disto. Pode ser também uma semi explosão por raios gama de pouca intensidade ou que passou tangente a estrela. Ninguém tem ainda uma ideia do que faz uma estrela explodir.

• Pedro Arigoni:

Quando leio artigos sobre o universo e estrelas para os quais MIL anos significam um curtíssimo intervalo de tempo lembro-me do quão “insignificamente” é o homem que vive 70 ou 80 anos. Lembro-me também do glorioso filme baseado no HQ Watchmen, quando a personagem Espectral (Laurie Juspeczyk) pede ajuda ao Dr Manhattan para salvar a humanidade e diz que toda a vida na terra irá se extinguir e ele responde: “e o universo nem mesmo notará”. Passei a pensar de forma mais “grandiosa” depois disso, sem olhar somente para nós aqui na terra e concluí: é verdade rsrs.

• Bryan Carvalho:

Sem esquecer que a luz demorou 1500 anos-luz para chegar aqui,então o satélite captou a luz da estrela de 1500 anos atras não sendo essa imagem do presente e sim do passado.

• Danilo Moço:

simplesmente fantástico!!!

• MÁRIO MIRANDA:

“Magnífico”

Um belo espetáculo cósmico.