Tem um problema? Tire uma soneca

Por , em 24.11.2011

Um novo estudo da Universidade da Califórnia descobriu que “dormir com problemas” realmente ajuda, porque o sonho oferece uma terapia para as memórias ruins.

Quando entramos no estado de sonho, o sistema de estresse do cérebro fica desativado enquanto passamos por memórias emocionais recentes.

Ressonâncias magnéticas mostram que, após o sono, o centro emocional do cerebro fica menos ativo, enquanto áreas que governam a racionalidade assumem o controle, ajudando-nos a superar experiências dolorosas dos dias anteriores.

O estudo pode explicar porque vítimas de estresse pós-traumático, que geralmente sofrem de distúrbios de sono, têm grande dificuldade em superar memórias difíceis.

Apesar de não existir um consenso científico de porque passamos um terço de nossas vidas dormindo, o estudo adiciona às crescentes evidências da importância do estado onírico (do sonho), que toma cerca de 20% do tempo total do sono.

Um dos autores do estudo, Matthew Walker, afirma que sonhar “nos dá uma forma de terapia noturna, um ‘chá de erva-cidreira’ que remove as pontas afiadas dos dias anteriores”.

“Ao processar experiências emocionais passadas durante o sono onírico, acordamos no dia seguinte e elas foram aliviadas em sua força emocional. Sentimos-nos melhor quanto a elas”, adiciona.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia monitoraram a atividade cerebral de 34 voluntários enquanto mostravam uma série de 150 imagens pensadas para provocar respostas emocionais.

O experimento foi realizado duas vezes, com uma diferença de 12 horas, e enquanto metade dos participantes viam as imagens de manhã e depois à noite, a outra parte começava a noite, dormia, e assistia quando acordava.

Os resultados revelam que aqueles que dormiram entre os períodos tiveram muito menos reação emocional quando viram as imagens pela segunda vez.

As imagens cerebrais identificaram uma baixa na atividade da amígdala, parte do cérebro que controla as emoções, e um aumento no córtex pré-frontal, que governa as repostas racionais, durante a segunda sessão.

Os pesquisadores dizem que o estudo pode explicar porque os remédios para pressão sanguínea, que diminuem os sinais de estresse no cérebro durante o sono, provaram ser efetivos em desordens pós-traumáticas, e talvez levem a novos tratamentos para problemas de sono e doenças mentais.[Telegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

10 comentários

  • Daniel Costa:

    eu já desconfiava, ainda bem que a ciência veio confirmar… às vezes quando estou com um problema muito grande ou um sentimento muito forte eu só consigo me acalmar depois de dormir… na verdade eu fico logo cansado, esgotado mesmo, e tudo que eu quero é me renovar p encarar o dia seguinte…

  • Elvis Ferreira:

    Tem um problema? Dependendo do caso, resolva-o tomando atitudes. Você se sentirá bem mais leve.

    Essa matéria se aplica, na verdade, se aplica a quando você está estressado, com fadiga e mau humor.

  • Leon:

    Isso aconteceu comigo hoje.

    Ontem dormi com um puta mau humor, tava irritado com a presença de qualquer pessoa, até as musicas que costumo ouvir estavam insuportáveis. Resolvi dormir, e hoje acordei bem ^^

    Mas cá entre nós, o motivo é falta de sexo, meu relacionamento ta uma merda

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Andrearruth:

    O sono é realmente uma forma de renovação toda vez que estamos com problemas e tendo que tomar uma decisão importante é sempre bom esperar o estresse diminuir para esfriar a cabeça e só depois resolver o que fazer.Também já houve estudos que comprovaram a melhoria de rendimento nas atividades de todas as pessoas que dorme bem é que tem o hábito de tirar uma soneca de pouco tempo depois do almoço,pois quando acorda esta mais bem disposto

  • GOLIMAR:

    DA ÚRTIMA VEZ QUI DURMI EU SUNHEI CUM A LUMA DE OLIVEIRA.

    EITA LOUCURA VAI DERRAMAR!

  • Edmar:

    Tudo tem vantagens e desvantagens. Vimos as vantagens. Como desvantagens temos que muitas decisões sérias e acertadas que deveríamos tomar passam a ser vistas com menor disposição depois que dormimos. O forte sentimento que nos impulsionaria para o processo construtivo vai se extinguindo e tornando as ações benéficas mais difíceis por faltar a emoção.

    • Madness:

      E quem disse que tomar uma decisão por emoção é a decisão correta? A decisão racional, não impulsiva, geralmente é a que traz melhor resultados.

  • ÉRICA MARIN DO Ó:

    Eu percebo esta realidade na minha vida diária pois já fui imensamente beneficiada por esta situação inúmeras vezes.

    Realmente, dormir melhora bastante o estado emocional e a clareza das idéias.

    Há um ditado antigo que fala que “o travesseiro é o melhor conselheiro”… e agora sabemos porque.

    É difícil dormir quando se tem um problema sim, mas uma hora ou outra o cansação nos derruba… e aí, dormimos.

    Legal, agora entendo o porque de algumas coisas terem ocorrido comigo como ocorreram.

  • ze da feira:

    a melhor forma de se resolver um problema é se meter debaixo de um monte de sweters e esperar que de alguma forma de tudo certo

  • Flor de Lis:

    Aí é que tá a questão: O difícil é dormir quando se tem um problema.

Deixe seu comentário!