Terapia inédita bloqueia ataque imunológico após transplante de células-tronco

Por , em 20.01.2024
CD24Fc inibe uma classe específica de células apresentadoras de antígenos, ilustradas acima, que podem distinguir entre patógenos e células danificadas no corpo do receptor de um transplante. (Crédito da imagem: KATERYNA KON/SCIENCE PHOTO LIBRARY via Getty Images)

Uma terapia inovadora demonstrou potencial para prevenir complicações imunológicas comuns associadas a transplantes de medula óssea salvadores de vidas, segundo revela um estudo clínico de fase intermediária.

Pacientes com câncer no sangue frequentemente passam por tratamentos intensos de quimioterapia ou radioterapia para erradicar células malignas. Contudo, esses tratamentos agressivos também danificam as células-tronco sadias responsáveis pela formação do sangue do paciente. Para combater este problema, os médicos às vezes optam por um tipo específico de transplante de medula óssea, conhecido como transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas (HSCT). Neste procedimento, células-tronco formadoras de sangue de um doador são transferidas para o paciente.

Entretanto, este processo não está isento de desafios. As células imunológicas no tecido doado podem atacar o corpo do receptor, considerando-o estranho. Este fenômeno, conhecido como doença do enxerto contra o hospedeiro (GVHD), afeta cerca de 40% dos receptores de transplante de medula óssea em sua forma de curto prazo. As taxas de ocorrência de GVHD crônica variam significativamente, com estimativas indo de 6% a 80%, de acordo com diferentes estudos.

Para diminuir o risco dessa reação imunológica, os médicos costumam prescrever medicamentos que suprimem o sistema imunológico, mas isso pode enfraquecer a defesa do paciente contra infecções. Outra abordagem visa as células T no tecido do doador. Embora esses tratamentos possam ser benéficos, eles também podem aumentar os riscos de recorrência do câncer ou infecções, conforme observado pelos pesquisadores em seu estudo, publicado em 4 de janeiro na revista “Blood”.

O novo tratamento, chamado CD24Fc, intervém em um estágio anterior da reação imune, inibindo especificamente as células que ativam as células T.

O CD24Fc funciona impedindo que as células apresentadoras de antígenos ativem as células T do doador que, de outra forma, atacariam as células do próprio paciente, já debilitadas por radiação e quimioterapia prévias. Essas células apresentadoras de antígenos são capazes de distinguir entre as células hospedeiras danificadas e patógenos, como vírus. Portanto, o CD24Fc atenua apenas a resposta inflamatória indesejada relacionada ao GVHD, sem afetar outras respostas imunes benéficas. Esse tratamento também foi testado para outras condições nas quais uma resposta imune excessiva a danos nos tecidos é preocupante, como em casos graves de COVID-19.

Dr. Ivan Maillard, professor de medicina da Universidade da Pensilvânia, não envolvido no estudo, comentou ao Live Science por e-mail sobre os alvos moleculares inovadores do CD24Fc, destacando sua ativação no estágio inicial de detecção de danos nos tecidos devido ao transplante.

No ensaio, 26 pacientes com câncer no sangue receberam três doses de CD24Fc antes de se submeterem a um HSCT alogênico, além do tratamento imunossupressor padrão pós-transplante. Apenas um desses pacientes desenvolveu GVHD moderada a grave nos seis meses seguintes ao transplante.

Em comparação, o estudo também analisou 92 pacientes que passaram pelo mesmo procedimento sem o CD24Fc, com base em dados históricos. Entre estes, 74%, ou 68 pacientes, experimentaram GVHD dentro de seis meses.

Dr. Javier Bolaños Meade, da Johns Hopkins Medicine, não parte do estudo, classificou os resultados do ensaio como “impressionantes” em um e-mail para o Live Science. No entanto, após um ano, não foram observadas diferenças significativas nas taxas de sobrevivência geral, risco de GVHD crônico ou taxas de recorrência entre os dois grupos, o que ele considerou “decepcionante”.

A maioria dos pacientes no grupo CD24Fc experimentou efeitos colaterais mínimos. No entanto, dois pacientes desenvolveram síndrome de Stevens-Johnson, uma condição grave de pele normalmente desencadeada por reações adversas a certos medicamentos.

Dr. Paul Martin, professor emérito de pesquisa clínica do Fred Hutchinson Cancer Center em Seattle e não envolvido no estudo, observou em um comentário que a ligação entre esta complicação rara e o CD24Fc não pode ser descartada. Ele pediu monitoramento cuidadoso em ensaios futuros.

Os autores do estudo reconheceram várias limitações, como a escala pequena do ensaio e a comparação da eficácia do CD24Fc contra dados históricos, em vez de um grupo de controle padrão. Isso pode ter afetado a confiabilidade dos resultados devido a diferenças entre os pacientes do ensaio e os históricos.

Apesar dessas limitações, tanto Bolaños Meade quanto Maillard esperam mais pesquisas sobre esta abordagem para a prevenção da GVHD, que poderiam fornecer dados mais definitivos sobre sua eficácia. [Live Science]