Qual posição de dormir é a melhor para você?

Por , em 22.03.2016

Quando um dia cansativo chega ao fim e é hora de se render à maciez da sua cama e travesseiro, você provavelmente não pensa em qual posição é a mais saudável para dormir. Você logo se aninha da forma mais confortável possível e só quer partir para o mundo dos sonhos.

Mas se você ronca como um urso toda a vez que dorme ou acorda como se tivesse dormido em uma cama de pedras, pode ser o momento de fazer algumas mudanças na “postura horizontal” adotada na sua cama. Confira as vantagens e desvantagens das posições mais comuns:

De lado

dormir de lado ajuda a prevenir doenças neurológicas

Vantagem: esta é a posição que as pessoas mais dizem que preferem. Há uma ótima razão por trás disso: se você ronca ou tem problemas respiratórios, dormir de lado é a melhor opção para liberar as passagens aéreas, diz o médico Christopher Winter, do Hospital Sleep Medicine Center na Virgínia (EUA), um hospital especializado apenas em problemas de sono.

Essa posição também ajuda a aliviar dores nas costas. A posição fetal recria a curva natural da coluna que existia quando você ainda estava na barriga da sua mãe. Winter explica que quando os bebês começam a erguer a cabeça, sentar e andar, a curvatura muda e estresse pode ser colocado na parte inferior das costas.

Um estudo feito em ratos também mostrou que dormir de lado pode diminuir o risco de desenvolver doença de Alzheimer, Parkinson e outros problemas neurológicos. No experimento, os ratos que dormiam de lado apresentaram sistemas linfáticos que funcionavam melhor. O que isso quer dizer? Que a passagem de detritos produzido pelas células do cérebro funcionava melhor, prevenindo essas doenças neurológicas. Winter explica que essa “limpeza” do cérebro acontece de forma mais eficiente quando dormimos.

Desvantagem: Já dormiu de lado e acordou com o braço formigando? Essa sensação acontece porque os capilares são comprimidos pelo seu peso. “Eventualmente você vai ter que acordar para mudar de posição”, diz o médico Michael Breus, especialista em sono.

Dormir de lado também pode aumentar o refluxo e dor de estômago. Se você sofre de indigestão com frequência, talvez seja melhor encontrar outra posição.

Dormir de costas

mitos do sono

Vantagens: dormir de costas pode te ajudar a acordar se sentindo descansado. Isso acontece porque essa posição nos ajuda a dormir melhor, de acordo com Breu. Ele diz que esta é a única posição que você consegue dormir a noite toda sem precisar acordar para reajustar. Seu peso fica igualmente distribuído, ao contrário das outras posições.

Quem tem dor nas costas pode colocar um travesseiro embaixo das pernas para que elas fiquem elevadas e haja menos pressão na coluna. “Assim que você começa a erguer os joelhos, a segunda curvatura da sua espinha começa a desaparecer”, explica Winter, se referindo à curvatura da parte inferior da espinha dorsal.

Desvantagem: Essa posição é terrível para quem tem problemas respiratórios, pois a passagem de ar fica mais instável. Isso pode trazer mais ronco e apneia do sono. Isso é prejudicial para a saúde.

Dormir de barriga para baixo

dormir de barriga para baixo

Vantagens: se você ronca e não consegue dormir de lado, então a próxima opção é esta. Dormir de barriga para baixo abre um pouco mais as passagens aéreas quando comparado com dormir de costas. Mas esta é a única vantagem desta posição.

Desvantagem: essa posição dá uma enorme dor no pescoço. Sua cabeça tem que ficar a um ângulo de 90 graus em relação ao corpo enquanto está erguida no travesseiro. Essas contorções malucas podem ser ruins para o pescoço. Isso também não é bom para as costas.

“Essa curvatura das costas faz com que haja pressão direta na parte inferior da sua coluna. Com o passar do tempo, isso vai causar problemas nas costas”, diz Winter.

Eu devo mudar de posição?

Se você dorme de lado, costas ou de barriga e acorda se sentindo descansado e sem dores pelo corpo, é provável que não seja necessário mudar este hábito. Mas se você enfrenta esses problemas, é melhor repensar a posição que você dorme. [CNN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

  • Lal Morales:

    A melhor posição pra dormir, é a de lado.
    Já foi comprovado.

  • Pedro Paulo:

    De preferência deitado pô! Esta pergunta só Freud responde putz kkkkkkkkkkkk

Deixe seu comentário!