É assim que dezenas de satélites se parecem no céu noturno: SpaceX

Por , em 27.05.2019

Não é todo dia que você pode ver uma frota de pequenos satélites cruzando o céu ao mesmo tempo.

A companhia SpaceX lançou seus primeiros 60 satélites Starlink em órbita na última sexta-feira (24), e o holandês Marco Langbroek registrou tudo em um vídeo incrível, compartilhado em seguida no seu website, SatTrackCam Leiden Blog.

Na filmagem, os satélites se movem em fila, deixando um rastro brilhante de luzes em movimento no céu noturno:

O lançamento

A SpaceX lançou os satélites em uma órbita inicial de 440 quilômetros acima da Terra. Os objetos devem subir até uma órbita final de 550 quilômetros.

Langbroek usou seu conhecimento da altitude de desdobramento da SpaceX e a inclinação orbital alvo (o ângulo da órbita em relação ao equador) para estimar onde os Starlink apareceriam no céu da noite de sexta-feira. Suas previsões foram bastante certeiras: os objetos apareceram apenas cerca de 3 minutos antes do que ele tinha estimado.

Para registrar a trajetória, Langbroek utilizou uma câmera de vigilância de baixo nível de luz WATEC 902H equipada com uma lente Canon FD 1.8/50mm.

Cobertura mundial de internet

A SpaceX está construindo sua “constelação” de satélites Starlink para fornecer a pessoas de todo o mundo acesso à internet. A companhia pretende lançar 12.000 deles ao todo.

Uma visão dos primeiros 60 satélites Starlink em órbita, ainda em configuração empilhada, com a Terra como pano de fundo azul em 23 de maio de 2019

Segundo Elon Musk, CEO da companhia, pelo menos 400 satélites são necessários para uma cobertura “menor”, e 800 para uma cobertura “moderada”.

A título de comparação, existem cerca de 2.000 espaçonaves operacionais na órbita da Terra hoje.

Langbroek contou ao portal Space.com que os satélites eram muito mais brilhantes do que ele pensava, o que o levou a se perguntar como vai ficar o céu noturno quando houverem milhares deles lá no alto.

A SpaceX não é a única empresa com um projeto de lançar uma enorme frota de satélites de comunicações em órbita. Constelações similares estão sendo desenvolvidas por companhias como OneWeb, Telesat e Amazon, a fim de que todo o globo possa desfrutar das maravilhas da web. [Space]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (14 votos, média: 4,71 de 5)

Deixe seu comentário!