Elon Musk vai lançar constelação de 700 satélites para levar internet ao mundo todo

Por , em 11.11.2014

A moda agora parece que é tornar a internet acessível até mesmo onde não tem energia elétrica e computador (por enquanto). Elon Musk, o empresário bilionário por trás da SpaceX, Tesla Motors e Hyperloop, é o mais recente empreendedor a anunciar um plano deste tipo.

De acordo com o Wall Street Journal, Elon Musk pretende colocar no espaço uma constelação de 700 satélites para deixar o mundo todo online. Esse não é o primeiro projeto a globalizar o acesso à internet: o Google está tentando usar balões e o Facebook quer usar drones para isto, mas por enquanto esse é o que parece mais viável, já existem várias redes de comunicação com satélites, como a Iridium.

O diferencial da iniciativa de Musk é que serão usados satélites de comunicação menores e mais baratos que o padrão da indústria. O plano é fazer cada satélite pesar no máximo 100 kg, o que vai reduzir o custo a menos de US$ 1 milhão por unidade (cerca de R$ 2,55 milhões). Esta redução de massa e de custo é o que torna o projeto mais viável, principalmente se comparado com os satélites atuais, que não pesam menos de 225 kg e custam vários milhões de dólares cada um.

Por enquanto Elon Musk não confirmou a parte da Internet, apenas a parte da constelação de 700 satélites: “A SpaceX está ainda nos primeiros estágios de desenvolvimento de micro-satélites avançados operando em grandes formações. Anúncio em 2 a 3 meses”, disse.

Quem sabe, no futuro, além de viagens mais baratas ao espaço e carros elétricos velozes, você também vai poder fazer upload de uma selfie no meio do nada. [Gizmodo, Wall Street Journal]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!