Um pedaço de papel que é um painel solar

Por , em 6.05.2010

Pesquisadores do MIT descobriram uma forma de criar células solares finas o suficiente para que sejam colocadas em folhas de papel – na verdade elas são “impressas” com um aparelho muito similar a uma impressora jato de tinta convencional.

As células solares que usamos hoje têm apenas 2% de eficiência ao converter energia solar em energia elétrica, se comparadas com painéis solares, que têm 20% de eficiência. Mas você não pode grudar um painel solar nas suas telhas – e é exatamente o que os cientistas planejam fazer com essa inocente folhinha.

Isso poderá tornar a energia solar barata, pois de converter em energia elétrica a energia solar, o papel poderia ser apenas grampeado no seu telhado. Em vez de contratar uma equipe especializada você e o vizinho poderiam fazer o serviço. Economia e energia verde em um só.

Ainda não há previsões de quando a inovação estará disponível. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

7 comentários

  • Fernando Sávio:

    Só espero que essa tecnologia venha a tona de uma vez..
    Pois, se bem conheço o mundo, algum capitalista vai chiar com a alta eficiência e baixa lucratividade do novo produto..

  • Noel Gomes:

    O importante neste caso não são os 2%, mas sim os passos que estão sendo dados no avanço desta nova tecnologia para o futuro. Isto é ciência !

  • augusto mello:

    eu já faço experiéncias com vários tipos de energia alternativas ,caldeiras,ventos e solar,usando equipamentos colido em descartes de materiais .peço mais artigos sobre o assunto. fico muito grato. augusto mello.

  • Yassu:

    Essa foto não é do nanosolar?

  • José:

    Realmente é 2 %

  • José:

    20%, Leia novamente.

  • Victor:

    Só 2 % de eficiêcia? Será que realmente compensa produzí-las ?
    Pode ser que os danos ambientais causados para sua fabricação superem sua eficiência. Mas de qualque jeito já uma um grade avanço . Muito interessante essa matéria.

Deixe seu comentário!