Uma bela lição sobre o privilégio e a desigualdade

Por , em 28.11.2014

Se você está lendo isso, você provavelmente tem alguns privilégios que você pode nem mesmo se dar conta de que tem. Você pode até enxergar o que você tem como algo natural e garantido, tal é a natureza do privilégio. Pode ser uma coisa difícil de entender, mesmo para os adultos. Mas um professor do ensino médio encontrou uma maneira maravilhosamente simples de explicar isso para que todos os seus alunos entendessem a mensagem.

As 85 pessoas mais ricas do mundo têm o mesmo dinheiro que as 3,5 bilhões mais pobres

Ele fez um exercício simples. Em primeiro lugar, todos os alunos receberam foram orientados a fazer bolas de papel. Em seguida, a lata de lixo reciclável foi colocada na parte da frente da sala de aula. “Vocês representam a população do país, e todo mundo tem a chance de se tornar rico e chegar à classe alta. Tudo o que você deve fazer é lançar as suas bolas de papel para o lixo sentados em seus lugares”.

5 fatos que mostram que o mundo está indo melhor do que você imagina

Obviamente, os alunos do fundo da sala estavam em situação pior do que os da frente, e queixaram-se desta injustiça. Todo mundo jogou sua bola e muitos (não todos) alunos na frente acertaram o alvo, enquanto apenas alguns na parte de trás conseguiram, como era esperado.

privilege-lesson-6__605

“Quanto mais perto você está da lixeira, melhores as suas chances: isso é privilégio. Vocês notaram como os únicos que se queixaram estavam no fundo da sala?”, perguntou o professor. “As pessoas na frente da sala estavam menos propensas a ter consciência do seu privilégio. Elas só viam os 10 metros entre eles e seu objetivo”.

Educação infantil de qualidade ligada a melhor estilo de vida e menos crime

“Vocês estão recebendo uma educação, e seu trabalho é estarem cientes de seu privilégio. Utilizem este privilégio chamado “educação” para tentar conseguir grandes coisas, mas também para defender aqueles que estão atrás de vocês”. Uma boa reflexão para quem é contra a distribuição de renda, como a que é feita através de programas como o Bolsa Família, mas não percebe que sempre largou na frente.

[Bored Panda]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

7 comentários

  • Glauco Gutemberg:

    Excelente exemplo da lixeira.

    O ruim é que aqueles que implementaram o BF desejam o efeito que este causa, votos.

  • Darley Vieira Lages:

    A miséria dos outros não nos beneficia. Contribuir para que progridam é vantajoso para todos. A omissão é egoísmo criminoso, burrice.

  • Michel Conrado Diz:

    Eu não tenho privilégios sociais plausíveis e ainda sim sou contra a forma que usam o programa, não o programa em si.

    • Eduardo Felipe:

      Michel, qualquer meio pode ser usado para qualquer fim. Criatividade é algo inerente em nós e no universo.

    • Cesar Grossmann:

      O programa é usado para aumentar a renda de quem está na miséria, o que tem de errado nisto?

    • Capitu Nascimento:

      As considerações polarizadas sobre “ser ou não a favor do bolsa família” mascaram questões importantes:conflitos de interesses.

    • Cesar Grossmann:

      Que conflitos de interesse? Eu sou a favor e não ganho nada com isso, nem perco. Quem ganha tem que ser a favor, senão é burro.

Deixe seu comentário!