Uma maneira simples e gratuita de melhorar seu desempenho no treino

Por , em 1.11.2019

Quer superar seus limites na atividade física? Solte um palavrão bem cabeludo. Três estudos da Universidade Keele (Reino Unido) mostram que xingar aumenta a tolerância à dor e ajuda a melhorar o desempenho nos esportes quando tudo o que você precisa é dar aquele passinho a mais.

Um dos estudos mostrou que pessoas que falavam palavrão ao se exercitar na bicicleta tinham mais poder e força do que pessoas que usavam palavras neutras para expressar a dificuldade. Um segundo estudo observou como pessoas que xingavam enquanto apertavam bolinhas de exercício de mão conseguiam espremê-las mais e por mais tempo.

Um terceiro estudo dos mesmos pesquisadores mostrou que pessoas que xingavam enquanto colocavam a mão em um balde de água com gelo conseguiam mantê-las lá por mais tempo do que quem expressava a dor com palavras neutras.

O autor principal dos três estudos, Richard Stephens, diz que tudo se resume às propriedades analgésicas dos palavrões. “Xingar te ajuda a lidar com a dor”, diz.

Tchau, dor

O processo funciona da seguinte forma: xingar produz uma resposta ao estresse que desperta o reflexo de defesa do corpo. Uma onda de adrenalina aumenta os batimentos cardíacos e a respiração, preparando os músculos para uma reação de luta ou fuga. Ao mesmo tempo, há uma reação analgésica que melhora a tolerância do corpo à dor.

Homens têm maior alívio com palavrões

Este alívio da dor não funciona da mesma forma para todos. A maioria das mulheres não sente este efeito, enquanto tipos diferentes de homens têm reações diferentes.

Segundo Stephens, uma pessoa com muito medo de sentir dor é chamada de “catastrofizadora”. Um exemplo de funcionamento da pessoa catastrofizadora é cortar o dedo no papel e pensar “uma bactéria comedora de carne entrou na minha corrente sanguínea e eu vou morrer com certeza”.

O estudo mostrou que os catastrofizadores parecem ter menos benefício ao xingar, enquanto pessoas que não são tão medrosas sentem melhora.

O que o palavrão tem de tão especial?

As pessoas aprendem desde pequenas que palavrões causam uma reação de desconforto nos outros. Essas palavras são carregadas emocionalmente, e são notadas pela criança desde pequena, mesmo que os pais tentem impedi-las de ter contato com elas.

Xingar é apenas uma forma rica de expressar seus sentimentos, e com isso libera reações internas que podem ajudar alguns tipos de pessoas.

Mas cuidado para não exagerar: Stephens descobriu que os palavrões perdem seu poder sobre a dor quando são usados de forma exagerada, porque ficam naturalizados. Para funcionar no alívio da dor, tem que ter um gostinho de tabu. [CNN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (15 votos, média: 4,60 de 5)

Deixe seu comentário!