Amarrando o tênis com uma mão robótica 3D

Por , em 1.06.2015

Pouco tempo atrás, as próteses eram verdadeiras decepções se comparadas a membros verdadeiros – basicamente, eram pedaços de metais pesados e quase inúteis.

Felizmente, a tecnologia tem avançado e essas novas mãos robóticas da empresa japonesa exii ilustram o quão rapidamente tudo mudou.

mao robotica open source (4)

Hackberry quer se tornar um divisor de águas para aqueles que precisam de um novo braço. O membro biônico, cujos modelos e código-fonte estão disponíveis gratuitamente, tem um “cérebro” em forma de smartphone e usa baterias para alimentar-se.

A maior parte do dispositivo é formada por partes impressas em 3D que podem ser desmontadas e trocadas. Ao incentivar a transparência e abertura em todos os aspectos de desenvolvimento, a exii espera angariar a atenção da comunidade fabricante e incentivar a inovação mais rápida.

mao robotica open source (5)

Entre as características mais impressionantes da mão robótica estão seu pulso e dedos dúcteis, que permitem ao usuário fazer movimentos extraordinariamente expressivos, pegar pequenos objetos, folhear revistas e até mesmo amarrar os sapatos. Veja:

Embora o modelo ainda não esteja à venda, o custo do protótipo atual da exii é de cerca de US$ 300 (R$ 950, no câmbio atual) para produzir. Mesmo que uma futura versão chegue ao mercado com um preço várias vezes superior, ainda seria uma pechincha em comparação com o valor da maioria das próteses de ponta hoje. [Gizmodo]

mao robotica open source (2)

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!