As propriedades anti-cancerígenas do chá verde

Por , em 22.10.2012

A sabedoria popular atribui diversos benefícios ao chá verde, e muitos pesquisadores investigam se eles são reais ou não. Recentemente, dois estudos apontaram que a bebida pode ajudar no combate ao câncer de próstata e ao câncer de mama.

No primeiro, 40 mulheres diagnosticadas com câncer de mama receberam placebo ou doses variadas de extrato de chá verde. Ao longo de dois meses, as que tomaram o extrato apresentaram concentrações menores de substâncias responsáveis pelo crescimento e pela migração de tumores (VEGF, sigla em inglês para Fator de Crescimento Endotelial Vascular; e HGF, Fator de Crescimento de Hepatócitos).

Um dos objetivos da pesquisa (ainda em andamento) é encontrar doses saudáveis de extrato de chá verde (aquelas usadas no estudo equivalem de 8 a 24 xícaras de chá normalmente consumido) para fins terapêuticos. “O estudo foi muito pequeno para dar certeza de que o chá verde pode prevenir câncer de mama, mas pode nos levar adiante para entender mecanismos anti-tumor”, explica Katherine Crew, do Centro Médico da Universidade de Columbia em Nova York (EUA). Crew e sua equipe usaram como base uma pesquisa divulgada em 2009, feita com 26 homens diagnosticados com câncer de próstata – com resultados igualmente positivos.

No segundo estudo, foram avaliados 67 homens que iriam se submeter a prostatectomia (cirurgia de remoção parcial ou total da próstata) devido a um tumor. Semanas antes, alguns foram orientados a tomar diariamente seis xícaras de chá verde, enquanto outros apenas tiveram de tomar mais água. Aqueles que consumiram o chá apresentaram menor concentração de um antígeno prostático específico no organismo – índices elevados dessa enzima estão associados ao crescimento de câncer de próstata.

Combinadas, as três pesquisas sugerem que o chá verde (consumido em grande quantidade) pode ajudar a controlar o crescimento de tumores – o benefício pode ser atribuído aos polifenóis presentes na bebida e, em maior concentração, nos extratos. Embora ressalte que ainda é cedo para recomendar o consumo de chá verde para prevenir câncer, Crew acrescenta que há diversos estudos avaliando o potencial do extrato para auxiliar em casos de mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama.

Em tempo: no Japão, onde o consumo de chá é muito mais comum, a ocorrência de casos de câncer de mama e de próstata é três vezes menor do que nos Estados Unidos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).[LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • D. R.:

    Acho que como não podemos mesmo fugir de tantas substâncias toxicas dos tempos modernos, que acabamos consumindo direta ou indiretamente, o melhor mesmo é tentar se prevenir tomando essas substâncias anti-oxidantes como chá verde, vinho tinto, brócolis, aspirina, etc.

    E o estudo de populações locais que ingerem tais substâncias há muitos anos é, talvez, uma das melhores maneiras mesmo de se comprovar tantos os efeitos benéficos quanto os efeitos maléficos dessas substâncias. Seria bom, por exemplo, que também fizessem um estudo em populações da região amazônica que há muito tempo ingerem açaí para ver qual a incidência de câncer, ataques cardíacos, diabetes, longevidade, etc. para comprovar os efeitos benéficos do açaí ( mostrado num artigo aqui mesmo do Hypescience: https://hypescience.com/acai-pode-triplicar-longevidade-em-moscas-da-fruta/ ).

    Se, futuramente, vai nos ajudar mesmo ou não, é muito difícil saber; mas acredito que não custa nada tentar; pois, como dizem, “é melhor prevenir do que remediar”!

Deixe seu comentário!