Vaticano afirma que Teoria da Evolução é compatível com o Criacionismo

Por , em 8.08.2010

Segundo representantes do Vaticano, a Teoria Evolucionista de Darwin seria compatível com a versão da história de Adão e Eva no Jardim do Éden.

O Arcebispo Gianfranco Ravasi, chefe do Pontifício Conselho de Cultura, disse que apesar da Igreja ter sido contrária ao evolucionismo, raízes da idéia de Darwin poderiam ser rastreadas até São Tomás de Aquino e São Agustinho.

Segundo o padre Giuseppe Tanzella, Professor de Teologia da Pontifícia Universidade de Santa Cruz, em Roma, São Agustinho nunca usou o termo “evolução”, mas sabia que peixes menores eram comidos pelos maiores e que as formas de vida se transformavam com o passar dos anos. Tomás de Aquino,de acordo com Tanzella, também tinha idéias similares.

O Vaticano está propondo a idéia do “Design Inteligente”, que tornaria Deus responsável pela complexidade das criaturas e também pela evolução. De acordo com Ravasi, as teorias de Darwin nunca foram propriamente condenadas pela Igreja e o Papa Pio XII teria dito, há 50 anos, que a evolução era uma hipótese válida para entender o desenvolvimento dos humanos.

Segundo religiosos, os ateístas militantes estão afastando as pessoas das teorias evolucionistas usando-as para atacar a religião, enquanto já está na hora dos criacionistas perceberem as evidências da evolução.

Agora como, exatamente, Adão e Eva, a serpente, e a Evolução podem caminhar juntos, ainda não foi explicado. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

411 comentários

  • Ateu:

    “Resp. Bom sinal! Sinal mesmo que as profecias se cumprem!!!”

    Porfecias? Que profecias? Do apocalipse? Lá está vc tentando tirar o corpo fora de deus. Foi Ele quem criou o mundo como é, logo é CULPA dele o mundo ser como é. E nem adianta querer botar a culpa no homem e nem no demonio por isso

    “Aff! Vou acabar lhe dando férias ou as contas… por não ver nenhuma evolução… e nessa caso, não me resta muitas escolhas!”
    Sugiro férias pq realmente esa conversa não está evoluindo pra lugar nenhum!

    Realmente era muita prentensão minha achar que ia conseguir convencer um crente de algo!

    PS: Se vc quiser podemos mudar o enfoque da biblia pra o livro dos espíritos. Ele tem até mais furos que a biblia
    A maneira que livro dos espiritos tenta explicar o nosso mundo até podiam fazer algum sentido na época de Alan kardec mas hoje tais explicações à luz da ciencia são totalmente absurdas!

  • Ateu:

    Oi CronosTs,

    “O que eu penso é que essa Biblia foi escrita por um conjunto de pessoas, talvez não na mesma época, mas concerteza ela sofreu modificações ao longo do tempo. E essas parabolas só serve para que haja várias interpretações, tornando-a mais convincente, pois se adapta a diversas situações e pessoas diferentes, bastando apenas que a interprete da forma que desejar.”

    Sim, a biblia foi escrita por homens e obviamente sem qualquer inspiração divina já que deus não existe!
    O carater genérico a torna tão versátil e adaptável qdto o horoscopo do jornal.
    Ou seja, se adapta a qualquer situação. Por isso que ela sobreviveu tanto tempo!

    O que eu defendi não foi qualquer origem divina pra biblia, o que seria no minino estranho pra um ateu, e sim a crença dos padres na existencia de deus.
    Ou seja, a igreja catolica não é mera caça-niqueis além basear a sua fé na razão, o que é sem dúvida elogiável!

  • Ateu:

    Jorginho,
    Não vou perder mais o meu tempo com alguém que a base de ciencias é a revista Veja.

    Joao paulo, as suas não vou nem comentar. São tantas e tão confusas que não dá nem pra entender! Vou te deixar falando pras paredes.
    Tá com falta de fé? Então vá pregar! Quem sabe ela não volta!

    Vou tentar ser bem suscinto, jorginho.
    Só tenho a dizer o seguinte:

    – a sua argumentaçao já ouvi milhares de vezes. É sempre a mesma e com os mesmos argumentos pífios e falhos!

    – Continuo boiando pq não vejo nenhum autor! Podes acrescentar à lista de catástrofes as doenças, flagelo da humanidade, que mesmo hoje causa sofrimento atroz a milhões. Coisa fácil de entender pela evolução e dificílimo de entender pela visão de um deus bondoso!

    – Sem a observação e a experimentação ? A evolução é comprovada pela OBSERVAÇÃO entre a anatomia das várias espécies, a chamada ANATOMIA COMPARADA. Esse grau de parentesco é comprovado tb pela genética e pela proteômica, todos com resultados CONCORDANTES entre si!

    – A evolução tb permite fazer PREVISÕES, tipo tá faltando uma espécie entre esta e aquela e mais tarde achar essa mesma espécie;

    – a evolução pode ser observada EXPERIMENTALMENTE em especies cuja vida é curta, como bactérias.

    – Alguém que mal sabe o é uma célula achar que sabe mais que milhões de cientistas do mundo inteiro e que só ele é esperto é um idiota arrogante! É o único nome que merece tal pessoa!

    – A matéria pode ser criada e destruida. Não é eterna! Estude quântica pra não falar tanta besteira!

    – A evolução não tem NADA a ver com conservação da energia.

    – “Bem, para que o planeta estivesse em evolução, a energia deveria estar sendo criada e consequentemente alterada…“
    Não vou nem comentar tamanha sandice!

    – Pra a SUA entropia diminuir, a entropia à sua volta AUMENTA. No somatório a entropia TOTAL do sistema AUMENTA! Questão de delimitar adequadamente as fronteiras dos sistema.
    Mais uma vez prova a falta de um base mais sólida de fisica!

    – Pasteur em 300 anos DC???
    Tá precisando estudar história tb! Pasteur nasceu no século XIX, mais especificamente em 1822!
    A lei da Biogênese, que diz: ‘’Somente um ser vivo pode produzir um outro ser vivo, num CURTO espaço de tempo, dias, semanas ou meses. ’’ Ela não fala nada sobre milhões ou bilhões de anos!

    – Está lei é aceita em todo mundo científico.
    Se biologos que conhecem o experimento que levou à prova da biogêneses (e à descobertra da PASTEURização) e continuam a acreditar na origem da vida pela Abiogênesis é pq tem razões de sobra pra isso!
    Só um leigo é que pode achar que ambas são excluentes! Mais uma prova da arrogância dos evangélicos!

    – Se a evolução é verdadeira, então ela é maior do que a causa. Como o homem complexo poderia ter originado da matéria…por si, sem uma força externa ?”
    Força externa???? Maior que a causa???
    O que é uma força externa pra ti, jorginho? Mais uma prova da sua ciencia de botequim!
    A força externa chama-se REAÇÕES QUÍMICAS! A mesma força externa que faz aminoácidos e outras moléculas se formarem no espaço! Alias muitas dessas reações no espaço envolvem quebras homolíticas resultando em radicais livres. Mas acho que isso é muito pra tua cabeça!

    -“Afirmações Evolucionistas que vão contra as descobertas científicas comprovadas…”
    ??? Comprovadas por quem? Mais uma MENTIRA dos criacionistas!
    Aliás como é que os 99,999% biólogos iam acreditar na evolução se ela fosse contra as descobertas cientificas comprovadas feitas pelos proprios biologos???
    Uma total incogruência tal raciocíonio! Só podia ter saido da cabeça de um evangélico tão “brilhante” raciocíonio!

    -Mendell em 1856 não conhecia o DNA e nem as mutações. O DNA só foi descoberto por Crick em 1953, quase 1 século depois!

    -“Nenhum estudo cientifico prova as sandices abaixo!
    A) Desorganizam ao invés de organizar. B) Retiram as complexidades do organismo… C) causam entropia do Sistema (desordem) D) ‘’Desvoluem’’ e não evoluem.

    Desafio vc a PROVAR tais absurdos com links de sites sérios! Mais uma mentira DESCARADA dos criacionistas que mais uma vez acham que biólogos são loucos a ponto de terem conhecimento de tais fatos e absurdamente continuaram a acreditar na evolução.

    – Quer uma prova da evolução e seleção natural? Pois bem…

    Já ouviu médicos recomendarem pra tomar um antibiótico até debelar por completo a doença? E pq isso? Simples, algumas bactérias tem MUTAÇOES que as torna mais resistentes aos remédios. Se vc não matar todas elas, as mais resistentes se multiplicam. Uma prova da SELEÇÃO NATURAL. Por isso que as doenças ficam mais resistentes com o tempo!

    – Quer +1 prova da seleção natural?
    Vc já reparou que a altura média da população está aumentando? E pq isso?
    Fora a melhor alimentação e maior variedade genética proporcionado pelo aumento da população e pela facilidade proporcionada pelos transportes modernos, existe outro motivo tb.
    As mulheres normalmente preferem os homens altos sobre os mais baixos. Logo é natural que estes tenha mais mulheres e conseqüentemente mais filhos.
    A SELEÇÃO NATURAL funcionando bem na sua cara! Vc ainda duvida dela?

    -“E os Fósseis? As descobertas verdadeiras de fósseis , sempre apresentam um declínio em sua complexidade. Os fósseis apresentam seres mais complexos dos que transcorrem…”

    DECLINIO??? VC tá doido jorginho??? Isso que é distorcer por completo os fatos! As camadas mais PROFUNDAS da terra apresentam fosseis mais SIMPLES. A complexidade das espécies AUMENTA qdo menos profunda é a camada, ou mais recente portanto!
    Vá mentir lá na esquina!

    -“ Em outras palavras, o menos desenvolvido, deve ser mais antigo que o mais desenvolvido.”
    E é!

    -“… tem que haver as formas transacionais (as espécies de transição)… Que também não existe no registro fóssil.”
    Não existe? Mais uma mentira descarada! Qual foi o paleontólogo que disse tal absurdo? O pastor da tua igrejinha?

    -“Aqui vão outras descobertas comprovadas importantíssima: A Cosmologia descobriu que a luz existiu antes da criação do Sol.”
    Num diga…. Deve ser pq a Terra tem 1/3 da idade do universo! 13,7bi contra meros 4,5Bi do sistema solar.
    Sem comentários…

    -“Se a rotação do nosso Planeta fosse diminuída 1/10; durante o dia o sol queimaria toda a vegetação .”
    “e a Terra tivesse o dobro do seu tamanho (2x); ela não poderia existir vida,devido a pressão atmosférica que sofreríamos.”

    É mesmo??? Cadê os cálculos e simulações de computador?
    Lá estão vcs criacionistas trocando o efeito pela causa. Como vc mesmo disse “Nenhum efeito é quantitativamente maior e qualitativamente superior a causa.”

    A Terra surgiu ANTES, a vida DEPOIS. Fosse a terra maior ou menor, mais quente ou mais fria a vida seria diferente! Simples assim!
    CAUSA ->TERRA; EFEITO -> VIDA

    – “Ainda acha que somos obras do acaso?”
    ÓBVIO!!!

    Jorginho,
    Pra vc não ter continuar engolindo a “papinha” que os pastores fundamentalistas xiitas te passam sugiro fortemente que vc estude BIOLOGIA e FISICA a sério!

    Só +1 coisa:
    A ciência não fala de religião, pq os religiosos teimam em meter o bedelho na ciência?
    Pra falar de teologia é preciso entender do assunto, então pq raios os evangélicos teimam em falar de ciência se não entendem lhufas dela?
    E vc sabe pq isso? Simples, a ciencia não precisa da religão pra nada, já a religião precisa desesperadamente da ciência pra continuar mantendo a fé e os fiéis presos a ela!
    Simples assim!

  • Jorginho:

    Diego Uchiha Doppler,se vc não escolheu… então lhe falta aquilo que chamam de personalidade.
    Ou vc faz parte do ”efeito muuuuuuuu!” (boi)rs.

  • joao Paulo:

    A biblia nada mais é que papel e tinta, mas contem instruções para aquele que busca fazer a vontade de Deus, portanto é irracional dizer que evangélicos creem na biblia e não em Deus, visto que é o único elo entro os dois, pois não temos aqui nada de mais concreto para saber o que ele quer de nós.

  • joao Paulo:

    Patrix, comparação sul realista e superficial essa sua hem? Deus precisa se destacar entre o caos imposto pela atitude errada dos homens com ação inigua juntas,e não se esqueça que quem governa o mundo não é Deus ele apenas protege contra destruição da raça por completo, as forças espirituais esta em tudo que vc tem contato aqui na terra por tanto elas farão de tudo para ninguem seja salvo,mas não poderá com todo empenho obter exito, por causa disto uns acreditam em Deus ouros não, porque estão influenciados pelos acontecimentos promovidos por esta força maligna, que não descansará ate que cristo retorne.

  • joao Paulo:

    Nós não fomos o centro da criação, crituras espituais dotadas de poder, foram primeiro sendo criadas, depois o universo e após isso o homem, segundo o que esta escrito,a data entre um evento e outro não nos é revelada mas pode ter milhares de anos ou bilhões dentre existencia de um e de outro.

  • Diego Uchiha Doppler:

    “Típico das Ciências que hoje diz… e amanhã não tem a vergonha de se desmentir! Embora ainda existam seguidores assíduos… Bah!”

    Realmente, é melhor ser como as igrejas né? que mesmo depois de saber que estão erradas continuam mantendo a mentira.

    “Resp.- Concordo. Mas assim seria um projeto não nos dando opção de escolha. Você é um grande exemplo de livre arbítrio: escolheu ser ateu! Isso é bom ou ruim?”

    Ninguém escolhe ser ateu.

  • joao Paulo:

    pesquisas concluiram que, manuscritos da biblia encontrados de tempos passados foram confrontados com os recentes e para surpresa, se mantiveram intactos no seu conteúdo exeto grafia e lingua, um dos raros é o livro de Isaias,

  • joao Paulo:

    _Não sei se alguem sabe mas a biblia não é ignorada por todos, então não me diga que é irracional menciona-la e fazer referencias dela, apesar que eu acho muito sujo este ambiente para tal, por isso evito, mas não descarto pois há pessoas que provavelmente interessa pesquisa, se isso imcomoda tanto alguem, simplesmente ignora e tá td bem,eu ja disse antes e volto a repetir eu não quero evangelizar ninguem podem ficar tranquilos, quanto a isso não tenho essa pretenção.

  • joao Paulo:

    _O sábio entende que a sabedoria vem da divindade, e não pode se confundir com meras crenças e convicções puramente falhas e humanas e quem deteem tal sabedoria conhece deveras a vontade e o poder de Deus altissimo, e a ele passa a ser revelado por meio do espirito de Deus todo conhecimento para que não caia no tropeço dos falsos ensinos que tem como objetivo afastar o homem de Deus e da verdade, não de homem falho cheio de dúvidas, e sim do humilde homem que coseguirá bem mais do que viver um periodo momentaneo nesta vida, morrer sem alcançar sua salvaçaõ é como nadar muito e morrer na praia ver o paraiso de perto mas não poder desflutar de um vida infindável pacífica.

  • joao Paulo:

    Ateu, o que vc definitivamente não consegue entender é que Deus nos poupou de dar detalhes minuciosos da forma de como usou para criar, então nos revelou isso por assim dizer a grosso modo poupando de detalhe inútil para nós,não vamos poder usar as habilidades para nada, pois é desnescessário e enfiar isso na mente humana tão limitada, para que? só pra nos dizer que ele é melhor do que qualquer ciencia, o que pra mim esta mais que provado, viva imaginando coisas que isso é seu limite.

  • joao Paulo:

    _Jorginho, apesar da vaga concepção das coisas espirituais, aqui vc acertou, Deus nos deixou um livro sobre seus desejos e sentimentos, enviou aqui o seu filho que outrora estava ao lado dele como criatura espiritual, dando lhe uma vida carnal, deixou seu testemunho e de que conforme ele dizia meu pai que esta nos céus me enviou, retornou a esse pai depois de cumprir fielmente sua missão, e agora aguarda resposta desse feito para liguidar de vez com o sofrimento humano que ele presenciou de muito perto entre o maior mal da raça humana a morte que mesmo vivendo sem ser plenamente feliz ainda assim é bom estar vivo ou conciente disso, o fato é que se temos que seguir de acordo com os seus ensinos temos de ter algo em que possamos buscar informações, e essa fonte tem de ser segura, ou do contrário, não se pode apoiar inteiramente nela, certo? por isso a biblia esteve por terrivel perseguição e queimadas ate mesmo com quem fosse pego com ela ainda vivo eram jogados no fogo, mas resistiu por acabar caindo nas mãos de pessoas que preucupava em preserva-la junto com seu conteúdo fidedigno, e hoje é o livro mais conhecido e divulgado no mundo todo em várias linguas, embora exista outros livros tidos como sagrados, será que todos atingem o mesmo patamar? inclusive de credibilidade? eu pergunto: será tudo isso por mero acaso? ou tem dedo de alguem mais do que do homem mortal.

  • joao Paulo:

    _Só há um caminho e uma verdade, ja ouviram ou viram isso escrito? a biblia não pode fazer mensão de algo que em outro ponto dela a contradiz, isto foi apurado por especialistas neste assunto, desmerecendo que entramos neste assunto bastante amplo, apenas quero deixar claro o ponto de vista de pessoas poucos informadas nisso. portanto se defender um respectivo ponto temos de ter total conhecimento de outros, e formar um raciocinio lógico sem vacilar, por se apegarem a ensinos deturpados todas as religiões que não ensinar de forma correta é que irão cair por terra, se alto destruindo uma a uma como num efeito dominó .

  • joao Paulo:

    _ vcs adoram falar sobre a questão cobra falante, a biblia não fez mensão de um animal falante, mas no contexto, a pessoa por traz da questão satanás ou anjo desertor, tinha poder para articular um animal a se pronunciar, pois tratava se de uma criatura dotada de poder, por outro lado a eva era um ser carnal sem nenhum poder, pronta a ser enganada,tanto que Deus tinha sido muito explicito sobre a conduta que o casal deveria tomar sabendo de antemão os resultados e suas consequencias, e eles ainda não tinham conhecimento sobre as habilidade das criaturas celestiais.

  • joao Paulo:

    _Se a raça humana ja deveria ter sido extinta da terra, vcs acham muito, ocorrer catástrofes? as catastrofes acontecem em decorrencia da distancia a que se submeteu o homem de Deus, a paz e vida infindável será alcansada muito em breve, segundo Salmos “E Deus enxugará dos olhos toda a lágrima e não haverá mais guerras nem dor nem clamor, as coisas anteriores ja passaram”

  • joao Paulo:

    _Incrivel, tanta imaginação, deveriam fazer um filme novo de o fim do mundo ou apocalipse, ganhariam um oscar com tanta tecnologia imaginária.

  • joao Paulo:

    _O que interessa não saber qual veio primeiro o ovo ou a galinha, o que deve nos iteressar, é somente como devemos fazer para sairmos vivos, do caos do mundo e da Ira de Deus contra o sistema de coisas neste mundo e as criaturas espirituais que o governa tudo vive a beira do colápso, nós não nos apoiaremos a esperança na ciencia que é falha pois origina do homem que tem limitações, esta escrito “Não acrediteis nos sábios nem no filho do homem terreno a quem não pertence a salvação” antes cremos em Deus e na fonte inspirada que é a biblia até agora não tem falhado em dar testemunho cabal dos últimos dias e dar nos um sinal do que ainda virá abater sobre a humanidade nas profecias.

  • joao Paulo:

    _Moderação ai gente!… ninguem pode culpar ninguem por pouca capacidade de raciocinio, e Deus não quer guerra na divulgação dele, deixem fazer os comentários que quiserem,e sobre o que quiserem quando um não quer dois não brigam, se diante dos fatos das verdades biblicas, não chegarmos a nenhum consenço, quanto mais a ciencia esta é que não chega mesmo, pois buscam pelo em ovo o tempo todo, é só o que eu vejo aqui,á se Deus existe então quem é o pai dele? em ,em então… fala vê se ocê sabe, besteira está lógico que a mencionar ele nunca teve principio e nunca terá fim, pois o universo é infinto, quem poderá dizer em sâ consciencia que todo o universo seja ou não a palma das mãos de Deus, então é assim, ciencia e religião não se fundem assim como os cristãos e a politica tambem não, porque é como esta escrito “O que tem a ver a luz com a escuridão” estamos felizes ate agora com a ciencia porque ela prova de forma cabal com seus descobrimentos a existencia de um projetista universal que se mergulhar na ilusão do acaso a raça humana ja não mais existiria disso não paira nenhuma dúvida.

  • joao Paulo:

    _È como disse um dos apóstulos de Cristo naqueles dias dias, percebendo que o ensino cristão estava se degradando, ele foi levado a dizer que se nós não podemos crer que o filho de Deus veio entre nós e passou pelo que passou diante de todos aqui, e falou sobre as promessas quanto ao futuro, ainda não perserverar nas suas promessas, então somos na verdade uns desgraçados, pra que servir a Deus usar o nosso tempo para tal propósito, vamos beber festejar e nos arregalar deixemos tudo de lado, com essas poucas e boas palavras ele resumiu um todo, ou seja se não temos a quem prestar contas por que viver nas limitações, se ao menos tivesse quem nos desce vida eterna não é?

  • joao Paulo:

    _O amor do criador é perfeito sublime e ambundante assim como são a justiça e a benignidade, por isso preferiu criar o homem não para ser domesticado por ele ou por outras criaturas para ter livre direito de escolha, o uso da justiça não nega a bondade e o amor de Deus, pois pra isso ele concede tempo a todos os homens e esclarecimento para que buscamos a sua justiça a nosso favor ele afirma isso dizendo que “todas as nações terão de conhecer que eu sou Jeová e alèm de mim não existe Deus”, todos poderão ter acesso ao conhecimento exato, escolher é apenas uma decisão pessoal, se não escolher e for destruido por isso, não podem dizer que Deus não é amor, mas este livre arbitrio embora deixa nos muito feliz por decidir no nosso coração o que queremos fazer ou deixar de fazer, tambem nos tráz consequencias como tudo o que é bom tem seu lado ruim, ele instruiu o homem ás suas leis, dizendo aquilo que semear é o que terá de colher mais tarde, por isso é bom que ouves a vóz de seu supremo criador pois sei o que lhe é bom e que é ruim, mas se desviar do caminho da retidão sofrerá as consequencias desta escolha por suas ações, os próprios anjos debaixo dos pés do criador rebelou-se contra ele, o que esperar do homem feito do pó da terra sem nenhum poder sobrenatural, por isso Deus enviou uma forma de resgate da humanidade enviando seu filho primogênito para que resgatasse os homens que se tornassem fiéis seguidores no sentido de conduzi-los há vida eterna para honra e grória de Deus.

  • joao Paulo:

    _Ateu,vc tenta entender sem buscar o conhecimento da forma correta ou o melhor faz criticas, a saber essa é um condição da ciencia fazer apenas análizes superficiais e dizer que esta correta, até que outro faça outros cauculos e percebem o erro, navega apenas em teorias sem nunca poder prova-las, se vc pretende ir mesmo a fundo nessa suas colocações absurdas, deveria ao menos buscar o conhecimento para que se possa ter um diálogo a nivel, ja pensou eu deixar de comer um alimento porque ele no passado foi uma vida, quanta coisa eu não poderia comer,uma planta é uma vida assim como é vida um animal, mas o animal não mata o outro para se alimentar com remorso, porque ele esta tirando uma vida de outro, ele não é dotado deste tipo de sentimento, para ele isso não passa de alimento sem se importar quem são seus filhos sua vó ou tia,ele não tem condições para nenhum tipo de avaliação vivem comem e se defendem apenas pelo instinto, sem no fundo temer nem mesmo a dor,o homem sim este esta cientes de suas ações embora faz questão de viver na pura estupidez talvez por conveniencia mesmo, pois ao invés de usar seu tempo para melhor se alucidar, atira para todos os lados sem ver a quem pode atingir, isto é pura essência de estupidez, deves buscar conhecer o principio como tudo começou então abrir vos a mente no sentido único de interpletação da lógica, inclusive da lógica biblica que muito imaginam não existir, do contrário baterá eternamente na mesma tecla ok.

  • Jorginho:

    “Furacões, nevascas, inundações, incendios, terremotos, maremotos, vulcões, avalanches (acrescentei mais um, viu?) e até mesmo meteoros”

    “Acaso plagiou isso do Apocalipse?”

    Do apocalipse não, foi do noticiário das 8h da TV mesmo!

    Resp. Bom sinal! Sinal mesmo que as profecias se cumprem!!!
    Aff! Vou acabar lhe dando férias ou as contas… por não ver nenhuma evolução… e nessa caso, não me resta muitas escolhas!
    Abraço.

  • Jorginho:

    Ateu
    Eu sempre digo que os evangélicos que são homens de pouca fé. Eles não acreditam em Deus, acreditam na Bíblia, o que é bem diferente! Prove vc que a Biblia está errada e a fé deles começa a esmorecer, logo a biblia tem que estar sempre certa!
    Resp.
    Caríssimo Ateu, até quando ficarás ‘’boiando’’?… Não percebe que tenho lhe mostrado o Autor da criação sem usar a Bíblia? Embora teime debater-la assim como alguns evangélicos. Confessa de uma vez que encontrou algo bem diferente do seu habitual!
    Vejamos uma simples idéia e tentarei colocar em vossas mentes isso de uma vez por todas: ‘’… Tente memorizar de uma vez por todas que a Bíblia é um livro de profecia, história, oração, lei, conselhos. Ela não pretende ser um compêndio de ciência.
    Todavia, não deixo de estudá-la reconhecendo sua utilidade e sabedoria. Suas profecias cumprem e são claras… ao contrário de muitas outras. Além disso, se eu for colocar cada ponto que aceito segundo minha consciência; ficaria 10 anos lhes explicando. Em suma: Que esse livro (Bíblia) passou por muitas traduções e adulterações, eu já lhe disse isso.
    Bem, vamos aos finalmente, relativo à criação/evolução:
    ‘’Vejamos o que a Ciência prova… E, se isso se encaixa com a Evolução:
    Métodos científicos chaves:
    Observação, experimentação, formulação de hipóteses e previsibilidade e controle.
    Logo: Sem a observação e a experimentação não pode haver ciência. O que dizem em síntese os Evolucionistas?
    1°) A matéria é sempre eterna e dela origina-se todas as coisas até as vidas mais complexas.
    2°) Que o presente universo é resultado de uma grande explosão…acontecida a bilhões e bilhões de anos e que essa gerou todas coisas.
    3°) Que o processo de evolução é tão lento que não pode ser observado…
    Então podemos definir que, o que não pode ser observado e experimentado não é ciência. Portanto, a evolução não pode ser considerada parte da ciência…no mais simples da palavra.
    Porém, as evidências da natureza que podem ser observadas e experimentadas podem nos provar, sem sombra de dúvidas se os postulados evolucionistas estão corretos.
    Vamos submeter algumas teorias evolucionistas; as 4 mais importantes leis comprovadas e testadas do universo: 1° lei da Termodinâmica (conservação da energia). Ela diz que ninguém pode criar ou destruir energia.
    Bem, para que o planeta estivesse em evolução, a energia deveria estar sendo criada e consequentemente alterada…
    …o que não ocorre segundo a primeira lei da termodinâmica. Os evolucionistas dizem que a evolução é Global.
    2° lei da termodinâmica é também chamada de Lei da crescente desordem. Em outras palavras: O universo caminha sempre de níveis organizados para níveis cada vez mais desorganizados.
    Com a existência da Evolução deveria ser o contrário: Níveis desorganizados para níveis mais organizados. 3° lei – Em 300 anos DC, Pasteur estabeleceu a lei da Biogênese, que diz: ‘’Somente um ser vivo pode produzir um outro ser vivo. ’’
    Está lei é aceita em todo mundo científico.
    A 4° lei também é aceita em todos os campos da ciência, e é chamada de Lei de causa e efeito, que diz : Nenhum efeito é quantitativamente maior e qualitativamente superior a causa.
    Se a evolução é verdadeira, então ela é maior do que a causa. Como o homem complexo poderia ter originado da matéria…por si, sem uma força externa ?
    E as Mutações? -Postulado da Evolução : A matéria sempre existiu . Porém houve sucessivas mutações. Somos produtos de seres unicelulares. Existe uma variedade genética; uma espécie pode produzir outras…
    Afirmações Evolucionistas que vão contra as descobertas científicas comprovadas…
    Em 1856(Mendell) descobriu o código genético, que diz : ‘’Uma característica de uma espécie só passa para outras gerações, se estiver codificada no código genético daquela espécie.’’ A moderna Genética Molecular, diz que cada espécie é única e peculiar para produzir a sua espécie e nunca de forma acidental e desordenada produzir outra espécie.
    Estamos tratando de descobertas científicas Comprovadas. Não de teorias Inventadas. Apresentadas com verdades absolutas.
    Estudos científicos provam que as mutações existem. Porém causam ao organismo: A) Desorganizam ao invés de organizar. B) Retiram as complexidades do organismo… C) causam entropia do Sistema (desordem) D) ‘’Desvoluem’’ e não evoluem.
    Portanto, em nenhuma hipótese a mutação caminha a favor da Evolução.
    E os Fósseis? As descobertas verdadeiras de fósseis , sempre apresentam um declínio em sua complexidade. Os fósseis apresentam seres mais complexos dos que transcorrem…
    A evolução no registro fóssil deveria apresentar: Formas de vidas antigas menos complexas que formas de vidas posteriores e além disso, elas desaparecem subitamente depois de um período.
    A evolução tem que apresentar um crescimento na complexidade dos organismos…porém os registro fóssil prova o contrário. Evolução defende o crescimento e desenvolvimento. Ao contrário do que é apresentado pelo registro fóssil.
    Em outras palavras, o menos desenvolvido, deve ser mais antigo que o mais desenvolvido.
    Uma outra colocação a cerca do registro fóssil é que Se há evolução, tem que haver as formas transicionais (as espécies de transição)… Que também não existe no registro fóssil.
    Vale apena lembrar da suposta espécie à qual pertecem todos os humanos modernos.
    O homem de Cro-Magnon mais forte e bem dotado que o humano moderno e com uma capacidade cerebral maior que a do homem atual. Não podemos esquecer que o homem de Cro-Magnon era um homem comum (não considerado primata).
    Outra informação significativa é que até pouco tempo se se pensava que cada homem era originário de um primata que viveu na sua região … ou seja, o homem da África veio de um primata que viveu na África… O homem da Ásia veio de outro primata que viveu na Ásia e etc .
    O projeto do genoma humano (PGH), já conclui que todos os homens descendem de um só homem e que este descende de todos os todos os homens que viveram na África Oriental.
    Aqui vão outras descobertas comprovadas importantíssima: 1) A Cosmologia descobriu que a luz existiu antes da criação do Sol.
    A revista Veja – confirma que cientistas americanos e escoceses descobriram uma Galáxia que tinha um bilhão de anos antes do big bang. Daí , vão fazer tem que fazer todos os cálculos novamente(?).
    Se a rotação do nosso Planeta fosse diminuída 1/10; durante o dia o sol queimaria toda a vegetação .
    A atmosfera da Terra possui uma espessura ideal para suportar os milhares de meteoritos com altíssima velocidade.
    A Lua está há 380 000 km de nós e se tivesse apenas 80 000 km da Terra, as mares inundariam o planeta 2 vezes ao dia.
    Se o diâmetro da Terra fosse igual da Lua; a Terra não teria gravidade suficiente para segurar as águas e muito menos a atmosfera. Se a Terra tivesse o dobro do seu tamanho (2x); ela não poderia existir vida,devido a pressão atmosférica que sofreríamos.
    Ainda acha que somos obras do acaso?
    O importante é sermos questionadores e não aceitarmos tudo que é mastigados e colocados nas bocas de pessoas que preferem receber ‘’papinha’’!
    Grato !

  • Ateu:

    “Furacões, nevascas, inundações, incendios, terremotos, maremotos, vulcões, avalanches (acrescentei mais um, viu?) e até mesmo meteoros”

    “Acaso plagiou isso do Apocalipse?”

    Do apocalipse não, foi do noticiário das 8h da TV mesmo!

    Um grande abraço!

    Ass: O Asno (ou seria o Jumento)? :O)

    PS: é a ultima MESMO, eu prometo!

  • Ateu:

    Desculpe pela piada as não resisti! :O)

    Bem, da minha parte tb encerro essa discussão.
    Concordo contigo, cada um na sua!

  • Ateu:

    “Ateu, estou começando acha que D-us tenha errado… criando um asno e um jumento!”

    Ô dúvida cruel, eu sou o asno e vc o jumento ou será o contrário? rs…
    E esse asno e jumento foi criado ou apareceu naturalmente? Eheheh…

    Um grande abraço :O)

  • Ateu:

    Jorginho, jorginho….pode mudar o seu nome pra enroladinho…ehehe

    “Poderia me dizer que eu estaria fazendo lá? hehehehe”

    Não sei, talvez morando, possívelmente, como os pobres habitantes de Pompéia.

    Aliás se Pompéia fosse na região da Galileia e não da Grécia certamente estaria na Biblia junto com Sodoma e Gomorra como +1 cidade pecadora arrasada pela Ira Divina.

    “Resp. Que nada ateu! Acaso esqueceste que estamos em fa-se-de-evo-lu-ção?”

    Sem dúvida, e a nossa próxima evolução é nos unirmos às máquinas. Seremos seres biocibernéticos no futuro. Esse é o próximo passo na evolução humana.
    Vc já pensou que pode estar nos planos de Deus que o homem se torne um robô vivo e inteligente e que a condição de homem que nos é tão cara seja apenas um meio que deus arrumou pra atingir tal fim?
    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=020110021007
    http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252008000100018&script=sci_arttext

    Um grande abraço!

  • Ateu:

    Só mais um comentário pra encerrar em definitivo a minha participação neste site, que aliás se extendeu bem mais do que eu esperava…

    Eu sempre digo que os evangélicos que são homens de pouca fé. Eles não acreditam em Deus, acreditam na Bíblia, o que é bem diferente! Prove vc que a Biblia está errada e a fé deles começa a esmorecer, logo a biblia tem que estar sempre certa!

    Se a ciência diz uma coisa e a biblia outra, fatalmente a ciencia está errada e a biblia certa!

    Alguém mais sensato e menos fanático diria: bem, se a ciencia provou que é assim, então tenho que rever a minha visão da Biblia. É o que faz a Igreja católica.

    Já as igrejas evangélicas, incluindo aí as adventistas, Jeová, espirita, etc, sofrem do que eu chamo de complexo de avestruz.
    Onde a ciencia entra em conflito com a minha visão da bíblia deve ser ignorado e varrido pra debaixo do tapete!
    A única ciência “verdadeira” e “boa” é aquela está de acordo com as escrituras. Tudo o mais são teoria absurdas e que não merecem crédito!
    Uma ciencia censurada pela Fé :O(

  • Jorginho:

    Ateu, estou começando acha que D-us tenha errado… criando um asno e um jumento!
    Não acha melhor cada um ficar com seus respectivos deuses?
    Você fica com seu deus ciência e eu fico com o meu D-us Criador?

  • Jorginho:

    Ateu
    “Ateu, tudo é explicável. hehehehe”
    Isso é uma explicação??? Isso é uma tremenda enrolação de quem não tem o menor argumento!
    “Se o troço vem pra cima de vc! Sai da frente.
    Afinal,tens pernas,carro, avião, foguetes e até alguns planetas próximos…apesar que no fim dos tempos, nada escapará!!! Exceto àqueles que tiverem dentro da ”arca”.”
    Tá certo, qdo vc tiver na base de um vulcão com uma onda de choque a 300Km/h na sua direção eu vou falar, pode correr Jorginho…ehehe
    Isso que é resposta evasiva

    Resp.-Ateu, se eu estiver na base de um vulcão com uma onda de 300km/h? Poderia me dizer que eu estaria fazendo lá? hehehehe
    ‘’só +1 coisa: carro, avião são coisas de 1 seculo pra cá. Antes era a pé, cavalo ou barco. Agora me diz, mesmo com toda a tecnologia existente hoje, quais das catástrofes abaixo vc pode escapar?
    Furacões, nevascas, inundações, incendios, terremotos, maremotos, vulcões e até mesmo meteoros.
    Alguns de carro dá, outros só de avião ou helicopetro.

    Resp.- Esquenta naum! Acaso plagiou isso do Apocalipse?
    Como já disse: O todo poderoso me livrará desses caminhos. Se vc sabe dos riscos e das leis da natureza, sai da frente! Além disso, sei que sou muito mais que conjuntos moleculares…

    ‘’Volto a afirmar, pra um deus perfeito a Terra é um péssimo cartaz de engenharia planetária.’’

    Resp. Que nada ateu! Acaso esqueceste que estamos em fa-se-de-evo-lu-ção?

    Abraço caríssimo.

  • Jorginho:

    Ateu -”Já que vc que adora falar em Autor acho que vc concorda que a Obra é reflexo do seu autor. Com o homem, feito à imagem e semelhança de deus, não é diferente!
    Por isso acho engraçado as religiões tentarem tirar a responsabilidade de deus sobre o homem. Oras, mas o homem não foi feito por deus? Então Ele é o responsável pelos defeitos e qualidades do homem. Nem adianta colocar a culpa no pobre diabo.
    Se eu faço um soft cheio de bugs e backdoors que qualquer um pode invadir ou rodar um script malicioso a culpa é minha ou de quem está mal intencionado? Minha é claro! Fizesse eu um bom trabalho e haveria furos pra outros se aproveitarem.”

    Resp.- Eu diria que seriam vcs dois os culpados! Eu seria a vítima.(rs) Mas, ao tocante a vida: nossa liberdade nos dar livre escolha e, além disso, não somos software… ou seguindo seu raciocínio; somos ‘’hardware’’ e vc usa o programa que achar devido… sabendo do risco que corre.

    ‘’Pois bem, se o homem tem “furos” que um tal de Diabo pode se aproveitar (vamos imaginar que ele exista) a culpa é do Autor que fez uma obra falha.’’

    Resp. – Muito bem, então você tem um filho e dar-lhe total liberdade e também conselhos. Suponha que ele vire ladrão, assassino, etc etc… Você é responsável por ele, afinal vc é o pai. Você o mataria? Se fizesse isso, não estaria praticando o amor e se usasse o amor, não estaria praticando a justiça. Então, vc faria o quê? Seria vc responsável pelos erros dele? Uma vez que tenha lhe mostrado o caminho da retidão?

    ’’A ambição (ou cobiça) é uma qualidade ou defeito? … um salário maior ou ter mais cultura é considerado uma virtude. …cobiçar uma garota e tentar conquistá-la! Mas se eu no lugar de tentar conseguir maiores salários pelos proprios méritos, roubar, essa mesma cobiça já é considerada um pecado. Idem se agarrar a garota no lugar de tentar conquistá-la!…ambição afinal é uma virtude ou pecado? E quem fez o homem assim, ambicioso? Deus, não foi?
    Prova mais uma vez do projeto falho do homem. Uma virtude que facilmente pode se transformar em pecado. Se deus tivesse feito um projeto bem feito não havia falhas pra o homem cometer e nem pra uma suposta entidade maligna se aproveitar.’’
    R- Ambição é tudo que desejas além de sua necessidade. Tudo que possa contribuir de mal para si e para próximo. A sede é boa quando se tem água e se beberes em demasia, certamente sofrerá as conseqüências… Você deseja ter segurança financeira, mas esquece de sua saúde… Você deseja ser admirado, respeitado como um grande profissional… e esforça para isso. Embora sinta cansado em está sempre na frente… E isso exige grandes sacrifícios, afinal teme que alguém sobressaia sobre ti… Pois isso lhe custará sua auto-estima. Isso é bom? Não chamo de ambição o desejo de ter uma vida digna. Em ter segurança financeira e uma família perfeita com a mulher de seus sonhos. Entretanto, usar de meios a qualquer custo, isso sim é o pai da ambição. Além de lhe prejudicar, prejudicaria seu semelhante. Somente um tolo esquece que dessa vida nada se leva e ela(vida) não dura mais que algumas dezenas de anos, se tiveres sorte!
    ‘’Mas o homem podia ser diferente? Mas é claro! O resto da criação é a prova disso. Os animais não nutrem grandes ambições e nem tem o mesmo instinto bélico que o homem. Brigam por território mas normalmente sem se matarem.
    Ou seja, é possivel ter feito o homem inteligente mas com instintos menos belicosos e menos ambição tb. A humanidade demoraria mais pra chegar onde chegou, mas chegaria de forma muito mais pacífica e harmoniosa.’’

    Resp.- Concordo. Mas assim seria um projeto não nos dando opção de escolha. Você é um grande exemplo de livre arbítrio: escolheu ser ateu! Isso é bom ou ruim? Culparia alguém por essa escolha? Talvez essa escolha possa ser clareada ao ponto que no futuro faça outra escolha – Até nisso vc é livre!
    ‘’Conclusão: se o homem é como é, como todos os seus defeitos e qualidades, deve a deus! Estranho isso pra um deus perfeito…
    Mais uma prova da inexistencia de deus.’’
    Você é livre para escolher seu destino. Você é livre para fazer ou tentar fazer… Embora, tudo nessa vida há uma resposta mesmo que demorada.
    ‘’Vc ainda acha que quem criou, criou bem feito? ‘’

    Sim. E ainda nos deixou a livre escolha… o resto são conseqüências do caminho escolhido.

  • CronosTs:

    Jorjinho,

    “Ele não se revela devido a condição do livramento… ”

    Rsrsrsrs, correção, ele não se revela porque ele não existe, vcs esperaram por ele por mais de 2000 anos e vão esperar pelo resto de suas vidas e advinha ? É, ele não virá, simplesmente porque não existe e você já deveria ter entendido isso. Sabe porque ele não existe ? Porque ninguém conseguio provar isso, a Bíblia é só um livro, muito bem escrito por sinal, mas sim, foi feito pelo homem, da mesma forma que essa sua religião limitada!

    “…Se provasse que toda matéria existente seja devido a esse fato… De onde veio a massa do Big Bang?”

    Você confundio os fatos, o Big Bang explica a expansão espacial e a criação dos planetas nesse universo, a aparição dos seres vivos veio com o ambiente criado pelo Big Bang. A matéria existente que formou o Big Bang já existia antes disso! E mais uma coisa, provavelmente não existe apenas um universo, apesar do nosso (o que vivemos) ser bastante grande.

    “Alguém aí viu alguma cobra falante? Resp. – Já vi sim! Tenho uma e converso com ela quase todos os dias. (expressão de forma figurativa).”

    Hum, ela é quem ? A biblia ? Ou Deus ? talvez a religião ? Você poderia ser mais específico ?

    Ps: O livre arbítrio CRIADO pela sua religião não tem sentido, pois se isso for verdade não deveria existir, já que o seu Deus não intervem na vida ds humanos e se intervem, então esse seu livre arbítrio é falho e tão falso quanto seu deus (com letra minúscula msm)!

  • Ateu:

    Jorginho,

    só +1 coisa: carro, avião são coisas de 1 seculo pra cá. Antes era a pé, cavalo ou barco. Agora me diz, mesmo com toda a tecnologia existente hoje, quais das catástrofes abaixo vc pode escapar?
    Furacões, nevascas, inundações, incendios, terremotos, maremotos, vulcões e até mesmo meteoros.
    Alguns de carro dá, outros só de avião ou helicopetro.

    Volto a afirmar, pra um deus perfeito a Terra é um péssimo cartaz de engenharia planetária.

  • Ateu:

    Jorginho,

    Já que vc que adora falar em Autor acho que vc concorda que a Obra é reflexo do seu autor. Com o homem, feito à imagem e semelhança de deus, não é diferente!

    Por isso acho engraçado as religiões tentarem tirar a responsabilidade de deus sobre o homem. Oras, mas o homem não foi feito por deus? Então Ele é o responsável pelos defeitos e qualidades do homem.

    E nem adianta colocar a culpa no pobre diabo.
    Se eu faço um soft cheio de bugs e backdoors que qualquer um pode invadir ou rodar um script malicioso a culpa é minha ou de quem está mal intencionado? Minha é claro! Fizesse eu um bom trabalho e haveria furos pra outros se aproveitarem.

    Pois bem, se o homem tem “furos” que um tal de Diabo pode se aproveitar (vamos imaginar que ele exista) a culpa é do Autor que fez uma obra falha.

    Quer mais uma prova da falha do Projeto Homem?
    A ambição (ou cobiça) é uma qualidade ou defeito? Se eu ambicionar ter um salário maior ou ter mais cultura é considerado uma virtude. Idem se eu cobiçar uma garota e tentar conquistá-la! A igreja aprova isso, tanto é que aprova a união dos 2 através do casamento.

    Mas se eu no lugar de tentar conseguir maiores salários pelos proprios méritos, roubar, essa mesma cobiça já é considerada um pecado. Idem se agarrar a garota no lugar de tentar conquistá-la!

    E então,ambição afinal é uma virtude ou pecado? E quem fez o homem assim, ambicioso? Deus, não foi?

    Prova mais uma vez do projeto falho do homem. Uma virtude que facilmente pode se transformar em pecado. Se deus tivesse feito um projeto bem feito não havia falhas pra o homem cometer e nem pra uma suposta entidade maligna se aproveitar.

    Mas o homem podia ser diferente? Mas é claro! O resto da criação é a prova disso. Os animais não nutrem grandes ambições e nem tem o mesmo instinto bélico que o homem. Brigam por território mas normalmente sem se matarem.
    Ou seja, é possivel ter feito o homem inteligente mas com instintos menos belicosos e menos ambição tb. A humanidade demoraria mais pra chegar onde chegou, mas chegaria de forma muito mais pacífica e harmoniosa.

    Conclusão: se o homem é como é, como todos os seus defeitos e qualidades, deve a deus! Estranho isso pra um deus perfeito…
    Mais uma prova da inexistencia de deus.

    Vc ainda acha que quem criou, criou bem feito? :O(

  • Jorginho:

    Ateu,com todo respeito, mas acredito que tenha lido o livro errado de Darwin.
    Seja honesto e negue os comentários que ele descreve em seu livro. Nega que ele tenha ficando contrariado com D-us devido sua filha de ter morrido… coisa essa típicas á maioria dos ateístas.
    Acredito que deva está misturando alho com bugalhos e grilo com crocodilo.
    Poxa vida,assim não dá !!!

  • Jorginho:

    Ateu, tudo é explicável. hehehehe
    Se o troço vem pra cima de vc! Sai da frente.
    Afinal,tens pernas,carro, avião, foguetes e até alguns planetas próximos…apesar que no fim dos tempos, nada escapará!!! Exceto àqueles que tiverem dentro da ”arca”.
    Viu só?
    Desse jeito eu me canso !!! rsrsrs

  • Ateu:

    Quem tenha criado, criou bem feito?!?

    É mesmo?
    Furacões, nevascas, inundações, incendios, terremotos, maremotos, vulcões e até mesmo meteoros, que embora raros causam enorme devastação em todo o planeta!

    Agora me explica como um deus perfeito fez um mundo tão imperfeito?

  • Jorginho:

    Patrix, Lavoisier não estaria dizendo daquilo já criado? Hein? Mais um motivo(seguindo à risca)de que, Quem tenha criado, criou bem feito!
    Desse jeito eu me canso! rs

  • Jorginho:

    Ateu
    -Adv?
    Resp. De certa forma já passei pela maioria delas e hoje, nada sou! Mas,vc acertou em dizer igreja Adv.7°(Reforma). Cuja foi a minha última estadia.(Você é um bom observador).

    – “Como diz a palavra:‘’ Eu vim para revelar aos humildes e confundir os sábios’’… E, pelo jeito conseguiu.”
    Bem, depende da lógica. Se os humildes forem os cientistas – e eles normalmente o são- e os sábios os religiosos, então vc está certo.Se os sabios forem os cientistas, então vc está errado! Resp.Cada um de nós carrega em si a dúvida e às vezes sentimos como órfão… Eu acredito que a evolução seria inútil se simplesmente nascêssemos e morrêssemos… se a vida não houvesse continuidade.
    – “Você está numa situação espiritual bem melhor que a minha!”
    ”…seria incongruente da minha parte duvidar da existência de deus e ao mesmo tempo acreditar que tenho uma alma, um espírito!” (Resp. Mostrou-me sensatez sua resposta. Embora me pareça não querer aceitar um e admitir obviamente outro).

    A simples existencia de almas, colocaria um entidade (ou trilhões delas) no comando do universo, no papel de deus. Isso traria outro problema, a da criação de almas. Como os novos seres vivos seria dotados de almas? Quem as “fabricaria”? Ou eu daria parte da minha pra quem for nascer? Complicado, não é mesmo?
    Nesse sentido o conceito de deus é mais sensato! Caberia a ele essa atribuição!
    Resp. Boa indagação. Para os espíritas; eles dizem que há outros Universos e alguns atrasados que automaticamente passar viver nesse nosso hemisfério ou astral… Num tempo determinado. Não imagino ser todos possuidores de espíritos… Pois alma= fôlego. E sendo assim, muitos são meramente carnais, nascido meramente da carne…como a maioria das gerações e portanto, são simplesmente existencial e nada mais! Vejamos um exemplo de que criem um humano em laboratório: Ele, segundo a genética é um ser vivente… nasceu devido usar meios que seriam comuns para criação. Como fazer um bolo… se temos os ingredientes, utensílios e temperatura adequada; podemos sim criar um ‘’bolo’’.

    – “Se a vida surgisse naturalmente”
    ‘’SE??? Mas o que te impede de acreditar que a vida tenha surgido naturalmente?

    Resp. Complexidade caríssimo,complexidade.

    ”Afinal, vc mesmo “acredita que Ele deixa as coisas acontecer de forma tão livre que unicamente as leis físicas coordena aquilo que Ele ordenou.”
    A criação das leis fundamentais da fisica de modo que o universo se desenvolva do modo que Ele planejou só torna muito mais grandioso a Sua Obra do que a mera criação de vida num minúsculo ponto azul chamado Terra!”

    Resp. Os seres humanos é muito mais que um simples planeta vagueando no espaço sideral! Temos algo em nós e não é apenas pretensão de indagarmos o existencial… Somos (sem fortes pretensões) enigmas vivos em busca de nossa origem. É só olharmos para o céu estrelado, que nasce em nós o desejo de nos conhecer melhor e sentimos de certa forma a presença inexplicável de esperança e consolo. Talvez sejamos parte integrante de uma civilização longínqua e esquecida (deixada) por alguma razão. Diante de tantos mistérios no céu e entre nós; seria isso apenas um delírio? Não! Somos muito mais que nossa mente temporária pode conceber!

    ‘’Não entendo portanto a crença fanática no criacionismo bíblico! Resp. É difícil quando analisado aos olhos carnais.‘’
    – “…tenha nos dado a liberdade para explorar sua magnífica Ciência, do qual somos meramente alunos… ”
    ‘’Concordo! Como diz um excelente site de física e astronomia, nós somos Eternos Aprendizes! Ainda temos muito que aprender sobre o universo. Como Carl Sagan dizia, a natureza sempre é mais criativa e versátil do que a nossa imaginação pode conceber!
    Eu não acredito em deus, mas essa sua frase só dá mais motivos pra ciência continuar avançando: seria um insulto a deus não fazermos uso da nossa inteligência pra tentar entender o universo! ‘’ Resp. Com certeza temos o direito de explorar o meio que podemos alcançar… Embora, que venhamos refletir antes, se será realmente necessário… Do contrário, só criaremos problemas para o presente e futuro do Planeta e seus habitantes. Isso em parte já se dá devido o desejo de crescer a qualquer custo. De certo isso não é bom e nem sinônimo de inteligência. Espiritualmente falando, estamos no primeiro passo na era de Aquário e pode ter a certeza que o espiritismo e ciência; darão longos passos… Talvez (não sei ao certo)se nos aproximará mais perto daquilo que somos ou inverso: Afastando-nos de tudo que real… E, nesse presente momento o humanismo está doentio.
    “Eu não acredito que seja necessário acreditar que o mesmo Deus que nos deu nossos sentidos, razão e inteligência desejasse que nós abandonássemos o seu uso para conseguir de alguma outra forma a informação que atingiríamos através deles.”
    Galileu Galilei.

    Resp. Deus concede o progresso a passos lentos, porque a luz repentina ofusca a vista.
    Araújo Porto Alegre

  • Ateu:

    Jorginho,

    “Deus é amor e justiça”????

    Mesmo? Então me explique como esse deus perfeito fez uma Terra imperfeita, onde pessoas e animais passam fome, frio, calor e sede? Isso não tem nada a ver com o Mal.
    Que deus “justo” é esse que exige sacrificios de animais inocentes? O sofrimento de pobre animal a troco de quê, vc pode me dizer?

    Qual a justiça qdo nasce uma criança defeituosa? Essa criança, qdo adulta dificilmente vai ter alguém que queira ficar com ela. A explicação disso pela biblia é quase impossível.
    Daí ter gente que acredita em Karma. Se deus existe e eu não fiz nada de mal, pq aconteceu logo isso comigo?
    Logo, a lógica diz que eu estou pagando por erros de vidas passadas.

    Dificil de explicar pela biblia ou por qualquer crença religiosa que for.
    Agora se vc tirar Deus da equação tudo faz sentido. As mutação e problemas na gestação acontecem naturalmente. É inerente aos seres vivos. Longe da tal perfieção divina que muitos querem atribuir à vida e à Terra.
    E alguém feio ou com alguma deformidade ficar sozinho a evolução tb explica. Essa repulsa é pra evitar que defeitos congènitos sejam passados aos seus descendentes.

    Tá vendo como um mundo sem deus fica mais lógico e fácil de entender?

  • Jorginho:

    JBALBU, O Cara é bom mesmo!!!
    Stephen Hawking afirma que não há lugar para Deus na teoria de criação do Universo

    Rp- Ele é um livre pensador como qualquer um de nós aqui !

    Segundo o cientista, “não há lugar para Deus nas teorias de criação do Universo”.

    Resp.- Ele disse ‘’PROVALMENTE’’… Aff! Pensei que ele tivesse provas!!!

    Anteriormente, Hawking havia afirmado que a existência de um criador não era incompatível com a ciência. Mas, em seu novo livro, ele conclui que o Big Bang é uma consequência inevitável das leis da física, nada mais. …O físico afirma que o Universo não precisou de um deus para ser criado.
    Resp. – De certo que o próprio Criador não faz parte de sua Criação…E,sim uma teoria oca que cria para simplesmente nascer e morrer… Que evolução! Antes ele dizia que A é compatível a B e hoje nega!? Típico das Ciências que hoje diz… e amanhã não tem a vergonha de se desmentir! Embora ainda existam seguidores assíduos… Bah!

    – A criação espontânea é a única explicação para a existência do Universo – afirma. Resp. -Então algo criou-o sem propósito, como afirmei anteriormente de nascer e morrer !!! Aff ! Evolução pra quê?

    Não é necessário invocar Deus para explicar o futuro do Universo. Resp. – Claro que não! Um artista usa sua criatividade e dar-lhe expressão segundo sua vontade.
    Em seu best-seller de 1988, “Uma breve história do tempo”, o físico parecia ter aceitado o papel de Deus na criação do Universo.
    Hoje, tipicamente O nega !!! Bravo!

    – Se conseguíssemos explicar por completo a teoria da criação, teríamos o triunfo da razão.”

    Resp.- Exatamente. Explicar a teoria da criação veria primeiramente uma grandiosa mão!
    Abraço caríssimo.

  • Jorginho:

    CronosTs,
    “… na prática eles são baseados em parábolas que podem ter vários significados…”
    Resp.- Certamente têm vários…

    …Pronto, nem iria ter motivo para ter Ateu.

    Resp. Seria interessante se Ele revelasse semelhante ao sol do meio dia! Como eu poderia resumir a finalidade do ‘’abscurecimento’’ mental? Antes uma pergunta: Como originou a malignidade? De forma resumida tentarei lhe responder: Livre arbítrio dado às suas criações seria o início. O mal nasceu no desejo de ser igual ou maior que o Criador… A Ciência (por parte de muitos) dizem ‘’não precisar de D-us…’’(*1). Anteriormente fiz um breve comentário sobre a futura queda (política)do mal. D-us é amor e justiça. Como Ele aplicaria essas duas coisas, sem contrariar à outra? Veja meu comentário referente nesse mesmo artigo.
    A salvação (no conceito espiritual) depende de fé e consequentemente obediência aos princípios morais (estatutos/mandamentos) concebida por ser impossível o homem as observarem na íntegra e, por eles serem justificados. E justificação dada pela graça dada pela fé. Se tiver tempo, leia meus comentários anteriores e entenderá o porquê que D-us ainda não se revelou… Ele não se revela devido a condição do livramento… Não podendo intervir no fator da fé ou falta dela,por nos dar o livre arbítrio. A fé contraria a lógica baseada no raciocínio do homem natural. Se veres ou tocares, já não será fé e sim razão tangível… e, nesse caso, irás servir D-us por Sua magnificência e plenitude vivenciada e, isso não seria algo natural. Consequentemente, O adoraria mais pelo medo que por amor e certamente seu arrependimento não seria verdadeiro. Imagina que alguém saiba que eu seja uma pessoa muito famosa, rica e poderosa… Pessoas iriam me adorar, bajulando e dizendo coisas lindas a meu respeito em troca de meu apoio. …coisas típicas do ser humano. Segundo os livros dos hebreus, D-us escolheu um povo para que lhe revelasse e eles foram falhos… Há um resgate da humanidade pagado por um preço altíssimo em nome do amor.
    Isso explica o motivo do véu sobre a mente do homem natural, segundo o modo carnal. Enfim, veja a harmonia do ser ”justiça/amor” ao mesmo tempo.Enfim.Se a grande explosão fosse motivo da criação; direi: De onde veio essa concentração de massa/energia?
    Se provasse que toda matéria existente seja devido a esse fato… De onde veio a massa do Big Bang?
    E mais: Quantos Universos poderia existir nesse mesmo tempo paralelo? Esses Universos seriam explicados pelo Big Bang?
    Alguém aí viu alguma cobra falante? Resp. – Já vi sim! Tenho uma e converso com ela quase todos os dias. (expressão de forma figurativa).
    Abraço.

  • Diego Uchiha Doppler:

    “Ele criou o céu e a terra… A Terra era sem forma e vazia (talvez tipo asteróide). Havia trevas sobre a face do abismo (talvez pontos que o Universo ainda não tinha expandido…) E, D-us disse: ‘’Haja luz (Sol?) – Gn1: 4… Separou dia e noite (rotação)…
    Já no versículo 14: Haja luminares no Firmamento do céu… para fazer separação entre o dia e noite… Seja eles para sinal, para estações e para dias e anos.”

    Estudos mostram que o sol existia antes da terra, ele foi formado primeiro(embora não com muita diferença de tempo), e não o contrário, como a bíblia diz.

    “Acredito que haja evolução micro e não macro… no ponto do cavalo evoluir para um elefante.”

    Não existe separação entre micro e macro evolução, a teoria é uma só. Os crentes inventaram essa separação pq a “micro evolução” pode ser provada facilmente, em pouco tempo. já a “macro” demora muito tempo. É só mais uma maneira de “adaptar-se às evidências”.

    “Do contrário, não teria sentindo de existirmos por um breve tempo e depois simplesmente morrermos como se nada tivesse acontecido. Que evolução é essa?
    Independente de como temos surgido; isso seria uma aberração maior que o próprio Universo.
    Que tipo de natureza criaria para evoluir, uma vez morto, que aproveitaria a experiência adquirida… se a vida simplesmente apagasse como nunca tivesse existido?”

    E quem disse que a natureza segue nossos conceitos de “ter sentido”?
    Os genes carregam as informações, adaptações, etc…de todos os nossos ancestrais(pois eles foram bem sucedidos em passar sua informação pra frente). Portanto, não é uma existência inútil, os genes vão continuar fluindo, independente da gente continuar vivendo pra ver. Leia “O rio que saía do Éden”

    Vc enrolou, enrolou, mas não respondeu sobre o criador do criador(não da pra saber né?). Se para esse universo complexo que conhecemos existir, foi necessário um criador, imagine para esse ser tão supremo que criou todo o universo complexo em que vivemos. Ele deve ter tido um criador ainda mais surpreendente.

  • JBALBU:

    O Cara é bom mesmo!!!

    Stephen Hawking afirma que não há lugar para Deus na teoria de criação do Universo

    Publicada em 02/09/2010 às 12h23m
    O Globo

    Stephen Hawking. Foto: Arquivo

    RIO – O Universo provavelmente nasceu do nada, afirma o físico Stephen Hawking. Segundo o cientista, “não há lugar para Deus nas teorias de criação do Universo”.

    Anteriormente, Hawking havia afirmado que a existência de um criador não era incompatível com a ciência. Mas, em seu novo livro, ele conclui que o Big Bang é uma consequência inevitável das leis da física, nada mais. Na obra “The Grand Design”, que será lançado no dia 9 de setembro, o físico afirma que o Universo não precisou de um deus para ser criado.

    ” A criação espontânea é a única explicação para a existência do Universo ”

    – A criação espontânea é a única explicação para a existência do Universo – afirma.

    No livro, Hawking também contesta a teoria de Isaac Newton de que um deus teria desenhado o Universo, já que os planetas não poderiam ter nascido do caos. Citando a descoberta de 1992, que mostrou pela primeira vez planetas orbitando uma estrela que não era o Sol, Hawking disse que estão aparecendo cada vez mais evidências de que o Universo não nasceu como um “presente para os homens”.

    – Não é necessário invocar Deus para explicar o futuro do Universo.

    Em seu best-seller de 1988, “Uma breve história do tempo”, o físico parecia ter aceitado o papel de Deus na criação do Universo.

    – Se conseguíssemos explicar por completo a teoria da criação, teríamos o triunfo da razão.”

  • Ateu:

    Jorginho,

    Desta vez gostei da sua resposta. Ela foi sensata e relativamente objetiva :O)

    – Bem, sobre catolicos e evangélicos não podemos generalizar. Existem bons evangélicos e catolicos fanáticos.
    Agora se vc não é evangélico sobra a possibilidade de ser católico, adventista, espirita ou testemunha de jeová. Como catolico vc não é, por tudo que li até agora, então sobram as outras 3.
    Espirita tenta explicar a natureza pela religiao, o que vc não tenta logo tá fora tb. Pela sua teimosia e comportamento mais tranquilo eu apostaria que vc é adventista. Já o joão paulo, pelo fanatismo e visão bitolada, eu apostaria que é testemunha de jeová.
    Acertei?

    – Sobre o passado da Igreja catolica eu concordo que não é nada abonador. Venda de indulgencias e inquisição. Realmente a idade média foi mesmo a idade das trevas…

    – “Como diz a palavra: ‘’ Eu vim para revelar aos humildes e confundir os sábios’’… E, pelo jeito conseguiu.”

    Bem, depende da lógica. Se os humildes forem os cientistas – e eles normalmente o são- e os sábios os religiosos, então vc está certo. Se os sabios forem os cientistas, então vc está errado!

    – “Você está numa situação espiritual bem melhor que a minha!”

    Hummm… quer me parecer que isso seja um elogio. Mas seria incongruente da minha parte duvidar da existencia de deus e ao mesmo tempo acreditar que tenho uma alma, um espírito!
    A simples existencia de almas, colocaria um entidade (ou trilhões delas) no comando do universo, no papel de deus. Isso traria outro problema, a da criação de almas. Como os novos seres vivos seria dotados de almas? Quem as “fabricaria”? Ou eu daria parte da minha pra quem for nascer? Complicado, não é mesmo?
    Nesse sentido o conceito de deus é mais sensato! Caberia a ele essa atribuição!

    – “Se a vida surgisse naturalmente”

    SE??? Mas o que te impede de acreditar que a vida tenha surgido naturalmente?
    Afinal, vc mesmo “acredita que Ele deixa as coisas acontecer de forma tão livre que unicamente as leis físicas coordena aquilo que Ele ordenou.”
    A criação das leis fundamentais da fisica de modo que o universo se desenvolva do modo que Ele planejou só torna muito mais grandioso a Sua Obra do que a mera criação de vida num minusculo ponto azul chamado Terra!
    Não entendo portanto a crença fanática no criacionismo biblico!

    – “…tenha nos dado a liberdade para explorar sua magnífica Ciência, do qual somos meramente alunos… ”

    Concordo! Como diz um excelente site de fisica e astronomia, nós somos Eternos Aprendizes! Ainda temos muito que aprender sobre o universo. Como Carl Sagan dizia, a ntureza sempre é mais criativa e versátil do que a nossa imaginação pode conceber!
    Eu não acredito em deus, mas essa sua frase só dá mais motivos pra ciencia continuar avançando: seria um insulto a deus não fazermos uso da nossa inteligência pra tentar entender o universo!

    “Eu não acredito que seja necessário acreditar que o mesmo Deus que nos deu nossos sentidos, razão e inteligência desejasse que nós abandonássemos o seu uso para conseguir de alguma outra forma a informação que atingiríamos através deles.”
    Galileu Galilei.

    Um grande abraço!

  • Patrix:

    Diego Uchiha Doppler…
    eu concordo com vc.

    Essa idéia de que tudo teve que ter um criador, é uma idéia ingênua, limitada e superficial.

    Lavoisier disse:”Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”

    E outra, não sei o que passa na cabeça dos religiosos… Qual seria a finalidade de um criador ( inteligente), criar o Universo, fazer o planeta Terra ( uma insignificância se comparado à outros), povoar com uma infinidade de seres vivos, e escolher o homem para receber as suas dádivas?
    Seria o Homo sapiens o umbigo do Universo? Seríamos nós, o motivo da criação do Universo?
    Pessoal, basta pensar um pouco…

  • CronosTs:

    Nossa que rumo essa discussão tomou, começamos falando do vaticano e já estamos discutindo sobre a origem do universo, os moderadores desse site devem estar satisfeitos com o sucesso do tópico.

    Voltando a discussão,

    “A igreja católica não precisa de fieis que financiem a “mamata deles…”. E nem a igreja católica é feita de oportunistas”

    Concordo em parte, mas já vi muito padre ladrão, manhoso, com um corsa novo, uma casinha de uns 500 metros quadrados, fazenda e outras coisinhas e de onde ele tirou dinheiro ? Fora os padres pedófilos, não contesto o fato de que a igreja já ajudou muito pobre por aí, mas ultimamente não vejo isso, talvez seja por não acompanhar os trabalhos dos mesmos.

    “É…seria se os livros sagrados fossem escritos com rigor cientifico, mas na prática eles são baseados em parábolas que podem ter varios significados…”

    E quem garante que o significado que dizem por aí está completamente certo ? E se o que ele realmente quis dizer não coincide com o que pregam por aí ? Nesse ponto seu Deus errou, pois, essas “parabolas”, atrapalham mais do que ajudam, imagine se a Biblia fosse criada com “rigor cientifico”, os ciêntistas se convenceriam que ela estaria correta e pronto, nem ateu, nem agnóstico, apenas religiosos. Com essas parábolas ele apenas ganhou fieis a curto prazo (se bem que 2010 anos de fieis é muita coisa), mas e depois disso ? Inteligente ele seria se escrevese duas Biblias, uma para os menos estudados e outras para o CDF, pronto, nem iria ter motivo para ter Ateu.
    O que eu penso é que essa Biblia foi escrita por um conjunto de pessoas, talvez não na mesma época, mas concerteza ela sofreu modificações ao longo do tempo. E essas parabolas só serve para que haja várias interpretações, tornando-a mais convincente, pois se adapta a diversas situações e pessoas diferentes, bastando apenas que a interprete da forma que desejar.

    Ps: Repitindo

    “Na minha opinião essa declaração e mudança de postura da Igreja só mostra o medo que a mesma tem em perder todos os seus fiéis. Afinal de contas, assim como os seres vivos ela tambem evolui, se os cientistas descobrirem que o primeiro átomo veio de um acelerador de particulas gigante e natural, a igreja imediatamente irá falar que esse gerador de particulas natural é a mão de Deus. Ou seja, mudará suas interpretações para se adaptar ao novo mundo, enfim, ao menos eles perceberam que a teoria atual era absurda.”

    Alguém aí viu alguma cobra falante ?

  • Jorginho:

    Ateu, se controla!
    O D-us originador fez tudo e ainda as leis que regem seu brinquedo molecular!
    5 bilhões ou 13 bilhões é menos que uma hora para quem vive eternamente!
    Aliás, além de criar demais coisas, Ele também fez as bestas para questioná-lo!!!
    Aff!

  • Jorginho:

    Ateu, se controla !
    O D-us originador fez tudo e ainda as leis que regem seu brinquedo molecular!
    5 bilhões ou 13 bilhões é menos que uma hora para quem vive eternamente!
    Alías, além de criar demais coisas, Ele também fez as bestas para questioná-lo !!!
    Aff!

  • Jorginho:

    Diego Uchiha Doppler

    Claro que o Universo precisa de um criador… do contrário como explicaria o surgimento de tudo que nele há ?
    O ‘’nada’’ não existe e consequentemente do nada não se pode criar! No mínimo é preciso haver energia para que algo possa causar efeito.

    A criação, por lógica já explica um arquiteto e isso é inquestionável.
    Acredito que a humanidade vive como em bloqueio… E acredito que a resposta esteja no âmbito espiritual e esse não tem ligação direta com a matéria corporal.

    Agora você pergunta se há um Arquiteto e quem é Ele. Difícil de responder. Aliás, ninguém até hoje conseguiu essa façanha e acredito que nunca conseguirá.
    …Ou que na hora certa Ele mesmo se revelará!

    Ainda assim, pergunta se Há, qual seria Sua origem?
    Se eu tentasse lhe explicar pelo Gênesis… Como eu poderia descrever fatos sendo que nem os pergaminhos originais existem?

    Ele criou o céu e a terra… A Terra era sem forma e vazia (talvez tipo asteróide). Havia trevas sobre a face do abismo (talvez pontos que o Universo ainda não tinha expandido…) E, D-us disse: ‘’Haja luz (Sol?) – Gn1: 4… Separou dia e noite (rotação)…
    Já no versículo 14: Haja luminares no Firmamento do céu… para fazer separação entre o dia e noite… Seja eles para sinal, para estações e para dias e anos.

    Percebo de certa forma uma repetição… Como afirmar que realmente eram assim os escritos? Quantas vezes foram copiadas e modificados?
    E quem garante que o autor(supostamente Moisés) não tenha escrito de forma vaga e compreensiva no mais simples entendimento da época?
    Enfim, seria de certa forma um contra senso debater suposições.

    Voltando para o conceito lógico… Quem é o ARQUITETO:

    Basta sermos sinceros e ver que uma estrutura atômica em si já é de ficar de boca aberta, considerando as forças de interação… Imaginem então se falarmos da complexidade da vida e do Universo?
    Seria estranho não admitir um Autor e, se Ele tivesse deixado as respostas onde Ele mora, quem é Ele no lado pessoal; acredito que nossos frágeis corpos não resistiriam tanta luz! Além disso,sua obra já mostra o quão Grande Ele é. Ainda: quem nos garante que não tenhamos sido colocados aqui para experiência da evolução intelectual/espiritual (carnificado); sem conhecimento do que fomos anteriormente? Quem sabe somos filhos de civilizações longínqua, que a bilhões de anos tenha nos deixado aqui e de certa forma , volta e meia faz nos uma visita rápida ou esteja até mesmo no meio de nós sem que percebamos?
    Considerando a hipótese de vidas inteligentes ou viajantes espacial?

    Então caríssimo não e porque não sabemos Quem nos originou que justifique que tenhamos nascido do ‘’nada’’.
    Repito: O nada não existe!
    Dizer que surgimos do nada é muito mais insensato que crê em um Mentor,no tom mais simples da palavra.
    Dizer que somos fruto de uma explosão desconhecida, vinda do inexplicável… é de uma… sem precedente.
    Acredito que haja evolução micro e não macro… no ponto do cavalo evoluir para um elefante.
    A micro evolução se faz necessário principalmente quando há diversificação e dificuldades do meio para sobrevivência.
    Daí seleção natural.

    Acredito na razão de estarmos aqui. Tenho a esperança de um dia estar vivendo na mais perfeita harmonia do existêncial.
    Do contrário, não teria sentindo de existirmos por um breve tempo e depois simplesmente morrermos como se nada tivesse acontecido. Que evolução é essa?
    Independente de como temos surgido; isso seria uma aberração maior que o próprio Universo.
    Que tipo de natureza criaria para evoluir, uma vez morto, que aproveitaria a experiência adquirida… se a vida simplesmente apagasse como nunca tivesse existido?
    Que tipo de evolução seria essa?
    Chamaria isso de evolução?

    Não nego um Mentor que além de nos ter dado corpo, nos deu também o espírito e esse não sujeita à matéria… Pois ele (espírito) é a essência que sobrepuja a matéria e não precisa dela para viver ou existir!
    Espero que tenha compreendido a razão desse monólogo.

    Um forte abraço desse cara simples, mais muito fiel.

  • Diego Uchiha Doppler:

    O argumento de obra sem autor deveria ter acabado quando postei o vídeo, vc disse que era ruim, pra jogar no lixo, etc…mas não consegue dar a resposta à pergunta dele.
    Em resumo dessa discussão gigante podemos tirar 3 idéias, basicamente:
    *O universo existe sem precisar de um criador;
    *Alguém criou o universo, e esse alguém existe sem precisar de um criador pra ele;
    *Alguem criou o universo, e foi criado por outro alguém, que foi criado por outro alguém…

    A primeira opção me parece a mais viavel, pois sabemos que o universo existe e fazemos parte dele, só não sabemos sobre o ínicio, se é que houve um.

    Na segunda opção, alguem criou o universo, e esse alguem não precisou ser criado. É quase como a primeira opção, a não ser pelo fato de que nunca vimos o criador, e não há nenhuma evidência de que ele exista.

    Na terceira opção, ao invéz de um universo eterno, ou um deus eterno, temos uma sucessão infinita de criadores de criadores de criadores….

  • Jorginho:

    Patrix,
    A igreja católica não precisa de fieis que financiem a “mamata deles…”. E nem a igreja católica é feita de oportunista$. Os padres crêem realmente na existencia de deus.
    (Desculpa por passar minha opinião):
    Resp. Tenho colegas da Igreja Católica Apostólica Romana e quanto às suas obras sociais não tenho dúvida… Pois ela dá de 10 a zero!
    Quanto às igrejas protestantes: São na maioria uns bandos ladrões! Fazem uma lavagem cerebral nas ovelhas cegas e desesperadas. Além dos apelos com fundo musical; mexendo com os psicológicos dessas ovelhas, cuja suas clemências é de um mundo justo… Como cegas, sedentas e famintas… São hipnotizadas pelos lobos fantasiados de bons pastores! Disso não tenho dúvida.

    Ateu-Outra coisa, a igreja católica apóia a fé baseado na razão, nas evidencias. Não é uma fé desconectada da realidade.
    Resp. Hoje talvez se possa dizer isso. Mas, anteriormente ela sujou seu manto com sangue inocentes. Ela usou a fé cega dos fieis para criar seu império! Ela adotou sistema próprio de julgamento e todos que discordasse dela eram presos ou mortos de ‘’n’’ maneiras!

    “Se alguma religião fosse realmente “verdadeira, da forma que Deus quer” não teríamos essas adaptações… a tradição seria seguido à risca!”

    Resp. Seguir à risca, meu caríssimo? Há sim, Muitas! O Judaísmo e o Islamismo são algumas e seguem até demais!!!

    É…seria se os livros sagrados fossem escritos com rigor cientifico, mas na prática eles são baseados em parábolas que podem ter varios significados. Logo é compreensível que em face das novas descobertas as igrejas digam “Ahá, então era isso que deus quis dizer qdo falou aquilo”!

    Resp.: Como diz a palavra: ‘’ Eu vim para revelar aos humildes e confundir os sábios’’… E, pelo jeito conseguiu.

    Jorginho e Joao paulo,

    O deus que vcs acreditam é um INSULTO a Deus!

    Resp.- Perai,Ateu! ‘’O deus que vcs acreditam… e o Deus !?

    Deus? Me alegre essa sua colocação. ( suas frases seguintes me faz admitir o quanto D-us é longânimo e digo sem medo de errar- Você está numa situação espiritual bem melhor que a minha!)

    Deus – se existir – não deve estar nada ‘’satisfeito’’ com a idéia que vcs fazem dele, um ‘’deus de 2a categoria’’ – burro e limitado – ‘’que não teve nem a competência de fazer leis da física decentes que permitam a vida aparecer naturalmente.’’

    Resp.: Se a vida surgisse naturalmente… Eu acredito que Ele deixa as coisas acontecer de forma tão livre que unicamente as leis físicas coordena aquilo que Ele ordenou.
    Claro que alguns casos excepcionais; Ele intervém… Coisas essas que a Ciência prefere chamar de milagres (exceto quando não fica de boca aberta ou fechada).
    Quem sabe Ele, propositalmente tenha feito as coisas para confundir e tenha nos dado a liberdade para explorar sua magnífica Ciência, do qual somos meramente alunos… Tipo aquele pai que dar um quebra-cabeça para o filho.
    Aplaudo a ciência verdadeira, àquela que descobre meios para uma vida melhor, nesse mundo que vivemos.
    Admiro a inteligência humana e admiro também as ‘’cagadas’’ que faz !
    A faca é um utilitário de dupla utilidade: Embora alguns prefiram usa-la para dominar seu irmão.

    PENSEM NISSO!!!
    Já pensei! rs
    Abraço caríssimo.

  • J amderson:

    A igreja católica esta aderindo ao ditado: SE NÃO PODE VENCÊ-LOS, JUNTE-SE A ELES.
    Isso é só mais um ato desesperado de manter os seus fiéis.

  • Ateu:

    Patrix,

    A igreja católica não precisa de fieis que financiem a “mamata deles…”. E nem a igreja católica é feita de oportunista$. Os padres crêem realmente na existencia de deus.
    Outra coisa, a igreja catolica apoia a fé baseado na razão, nas evidencias. Não é uma fé desconectada da realidade. Padres tb não se vestem como empresários bem sucedidos. Eles levam uma vida regada e nem a igreja católica tem a menor intenção de colocar uma igreja caça-niquéis em cada canto.
    A igreja catolica mantém boas escolas e luta por causas sociais justas, como os sem-terra e por aí vai…

    “Se alguma religião fosse realmente “verdadeira, da forma que Deus quer” não teríamos essas adaptações… a tradição seria seguido à risca!”

    É…seria se os livros sagrados fossem escritos com rigor cientifico, mas na prática eles são baseados em parábolas que podem ter varios significados. Logo é compreensível que em face das novas descobertas as igrejas digam “Ahá, então era isso que deus quis dizer qdo falou aquilo”!

  • Ateu:

    Jorginho e Joao paulo,

    O deus que vcs acreditam é um INSULTO a Deus!

    Deus – se existir – não deve estar nada satifeito com a ideia que vcs fazem dele, um deus de 2a categoria – burro e limitado – que não teve nem a competência de fazer leis da física decentes que permitam a vida aparecer naturalmente.

    PENSEM NISSO!!!

  • Patrix:

    Pô,discussão aqui tá pior que no outro post… eh eh eh
    Mas tudo bem..
    Pessoal, o que me irrita nessas calorosas discussões, é o fato dos religiosos citarem a bíblia… Citar a bíblia como referência é a mesma coisa que citarmos Pinocchio, Bela Adormecida ou Branca de Neve para comprovarmos “fatos”…
    Não adianta de nada os religiosos quererem debater algo sem um embasamento sólido.

    Notem, eles apostam tudo em um livro que foi adaptado assim como a grande maioria das religiões… e digo mais…
    o que mais me irrita, é o fato de acharem que estão fazendo algum tipo de “obra para o senhor” fazendo essa pregação forçada…

    Apenas uma sugestão, não usem a bíblia como referência…é ridículo!!!

  • Patrix:

    Na verdade, o Vaticano não tem o mesmo poder que tinha no passado… e se vê obrigado à se adaptar ao NOVO MUNDO…
    Eles perderam muitos adeptos, seja para organizações evangélicas ou outras. O que eles fazem, nada mais é do que “se adaptar” para continuar a ter trouxas que financiem a mamata deles…
    Se alguma religião fosse realmente “verdadeira, da forma que Deus quer” não teríamos essas adaptações… a tradição seria seguido à risca!
    Mesmo no Islamismo… ocorrem adaptações…
    Resumindo… Assistir novela ou ter uma religião é a mesma coisa…

  • Ateu:

    Jorginho,

    Só pra colocar um ponto final nessa nossa discusão inutil, só quero dizer 2 coisas:

    – 1o que vc MENTIU DESCARADAMENTE sobre não acreditar no Genesis. E ainda tinha a cara de pau de perguntar pq eu insistia tanto em detonar o gênesis!
    É obvio pra mim e qualquer pessoa que vc – como todo o evangélico que se preze – é fanático e faz malabarismos prás teorias se encaixaram na sua crença!
    Só lamento te informar que a ciencia e a natureza não se dobra aos caprichos meus, seus ou de quem quer que seja!

    – Respondedo à sua pergunta, ” É possível criar algo do nada?” ela não faz o menor sentido!

    A vida na terra NÃO se originou do nada. Toda a materia existente hoje ao cimo da terra JÁ EXISTIA desde a formação da Terra. à uns 4,5bi de anos!

    Alias quero que vc me explique como já se encontraram aminoacidos e moléculas organicas complexas no espaço. Será que foi a mão de deus tb?
    O que a sua sua mente primitiva não entende é que a reação quimica que une os átomos e moleculas num plastico, medicamento ou numa bomba é tão “divina” qdo as forças que mantem os atomos e moléculas juntas num ser vivo.

    Enfie nessa cabeça dura que átomos reagindo entre si é algo tão natural qto uma pedra caindo no chão atraida pela gravidade.
    Os 2 casos seguem ESTRITAMENTE as leis da fisica. Logo se vc não atribui a Deus o fato de uma pedra cair ou da TERRA girar á volta do sol, deixe de atribuir a deus o fato de moleucas complexas terem se formado e mais tarde terem dado origme a seres muito simples e primitivos. Seres esses que ao longo de bilhões de anos EVOLUIRAM até à enorme complexidade dos seres vivos atuais!

    O deus que vc acredita é um deus BURRO que teve que colocar a mão na massa pra fazer os seres vivos. Ele não teve nem a capacidade pra planejar as leis da fisica no Big bang de modo que a vida surgisse naturalmente na terra. Ô deuszinho incompetente esse seu!

    Nesse ponto fico imensamente feliz que a igreja Católica e a grande maioria dos católicos não acreditem num deus tão obtuso qto esse que vc acredita!

  • Diego Uchiha Doppler:

    João paulo, eu n to nervoso…só cansado dessa discussão…xD
    São os cientistas que acreditam no que querem, e não no que as evidências apontam né?

    Jorginho, nós ja admitimos que não sabemos de onde veio o átomo primordial(e isso não é evidência de um criador…), mas e quanto a você, pode me responder de onde veio o criador do universo?((não precisa dizer que não saber de onde veio não prova que ele não exista, só me diga se tem uma resposta(que não seja “deus é alfa e ômega, é a existencis perfeita, pois senão poderíamos afirmar isso sobre o universo tbm…))

  • Ateu:

    Confusa essa sua resposta, Jorginho.

    Mistura de big bang com evolução. Nada ver! Vc tem conceitos bem estranhos sobre o que seja ciencia.

    “Que quer dizer de Mutação e Seleção Natural… Desprezando, ignorando o conceito do ‘’Exista’’ e tome forma? ”
    Ai, ai… que raios seria esse “tome forma” e o conceito de “exista”?

    Realmente é dificil falar de ciencia pra alguém que não tem a menor ideia do que seja isso :O(

    “Não encontrei em seus escritos (Darwin) tal afirmativa de: ‘’… Sem qualquer tipo de intervenção Divina!’’”

    Darwin em momento algum fala sobre deus. Sugiro que vc leia a Origens das Especies. É meio grande mas vale a pena!

    Aliás, a partir do momento que vc ooloca deus no meio perde todo os sentido falar em ciencia. Ciencia significa procurar regras gerais, leis, que se apliquem a qualquer caso. Se vc coloca algo sobrenatural no meio, seja a varinha do Harry Porter ou deus, as leis fisicas perdem a validade.
    Darwin era um CIENTISTA, logo seria estupido e uma total perda de tempo escrever um livro sobre uma fantasia, essa tal de Evolução!

    Vc acha mesmo que Darwin e milhões de cientistas em 150a são loucos ou idiotas? Não vou nem comentar tamanha estupidez!

    A MUTAÇÃO genetica está mais que provado. Acontece naturalmente. Vc mesmo tem varias mutações em relação aos DNAs do seu pai e mãe.
    Essa mutação pode ou não ser benéfica. Quem faz essa seleção das mutações “boas” e “más” é a SELEÇÃO NATURAL, que aliás não é a lei do mais forte e sim do mais apto ao contrário do que muitos julgam.

    Quer um conselho, jorginho?
    ESTUDE biologia. Não uma simples leitura de livrecos de divulgação mas um curso mesmo! Aí vc pode comprovar ou refutar essas sua teorias malucas. Aí a sua fé vai ser uma fé baseada na RAZÃO e não numa crença sem sentido!
    Agora se vc prefer continuar com os 2 pés no céu e a cabeça nas nuvens, completamente alienado da realidade, é melhor ignorar o meu conselho!

  • joao Paulo:

    _Tudo bem Diego, acalma homem, se quer que seja assim td bem cara, mas não se irrita tanto, isso faz mal pra sua saúde,

  • joao Paulo:

    _Ateu, pena que vc pensa assim …isso é mal! muiiito mal pra vc, a questão é, todos erdaram o pecado original, então jesus veio e nos resgatou deste pecado isto significa que quando a pessoa morre, ela não tem dividas quanto a esse pecado, ela cria uma dívida enquanto vive, porque esta escrito que na morte essa dívida, é anulada, ha a vida eterna esta ao alcanse dos que forem salvos, certo então viveram por toda eternidade.

  • michel:

    Da mesma forma q tivemos a primeira galinha q se mutou dentro d um ovo, tivemos um primeiro humano e logo depois a coincidencia d um casal junto. isto é logico.
    Eu já fui ateu e hoje vejo a biblia como um “resumo” das coisas, pois nao seria a sua função descrever os metodos cientificos q deus usou em suas criacoes.

    Por isso q nossas diferenças nos completa.

  • Diego Uchiha Doppler:

    Vcs não tem nenhuma prova que exista um criador(a bíblia não é prova, pois existem outros livros sagrados’alguns mais antigos que a bíblia’ que contam histórias diferentes…), dizer que ele criou tudo pq uma obra não pode existir sem um autor vai gerar a pergunta de quem criou a obra “deus”, ja cansei disso tbm.

    Navalha de Occam: “Se em tudo o mais forem idênticas as várias explicações de um fenómeno, a mais simples é a melhor”.

  • Jorginho:

    Ateu-

    Resp.- Imagino seja essa sua consideração final com relação aos nossos diálogos.

    Também imagino que todo esse tempo estava escondido atrás da saia de Darwin (conceitos). Coisas típicas de ateístas (sem querer ofender).

    Com relação ao princípio (evolução), vc diz : ‘’ O que ela diz é que partindo de um ser primordial, um coacervado(‘’sopa-molecular’’) primitivo, todo e qualquer ser vivo evoluiu única e exclusivamente pelas leis da física sem qualquer tipo de intervenção divina!…’’

    Não encontrei em seus escritos (Darwin) tal afirmativa de: ‘’… Sem qualquer tipo de intervenção Divina!’’

    Que quer dizer de Mutação e Seleção Natural… Desprezando, ignorando o conceito do ‘’Exista’’ e tome forma?

    Só peço-lhe, se possível q declarasse onde vc baseia tanta convicção de que tudo tenha nascido de uma casualidade, sem um Originador?
    Que tipo de ‘’Cousa’’ Poderosa, Criadora ou no mínimo de uma inteligência inigualável seria capaz de criar uma ação para existencial,de um sistema altamente complexo? É possível criar algo do nada? Ou admite ‘’Algo’’ ser o Mentor?

    Vamos ser sinceros: Se não podeis explicar às origens físicas (átomos/energia); como consegue negar o fator do existencial, colocando a obra nas mãos do acaso? Tente ao menos explicar isso!

    O máximo do absurdo está em aceita que a matéria é uma obra e essa, não tem origem de quem a originou!
    Apenas existiu do nada e o nada a fez!

    Vai ter fé assim lá pra bandas de Darwin!
    Com toda essa fé (crendice), vcs seriam capazes de criar seus próprios mundos! A saber: O mundo do nunca!

    ‘’ Darwin chegou mesmo a escrever sobre a religiãocomo uma estratégia tribal de sobrevivência, embora ele ainda acreditasse que Deus fosse o legislador supremo. Sua crença continuou diminuindo com o passar do tempo e, com a morte de sua filha Annie em 1851, Darwin finalmente perdeu toda a sua fé no cristianismo. Ele continuou a ajudar a igreja local e colaborar com o trabalho comunitário associado à igreja, mas, aos domingos, ia caminhar enquanto sua família ia para o culto. Em seus últimos anos de vida, quando perguntado sobre a visão que tinha a respeito da religião, ele escreveu que nunca tinha sido um ateu no sentido de negar a existência de Deus e, portanto, se descreveria mais corretamente como um agnóstico.’’

    Concluindo: Darwin não nega o ‘’Existenciador’’! (ponto).

  • Ateu:

    “-Toda obra de DEus é eterna, somente o homem e as criaturas que se rebelarem tem seus dias contados.”

    É mesmo? Então o universo é eterno??? Vai durar pra sempre? Não é que diz a fisica. Já ouviu falar no Big Crunch?

    Os homens e criaturas que se rebelarem contra deus? E como uma criatura se rebela contra deus? Já viu um golfinho ou um cachorro ir à missa? Não né!

    E já que Adão e Eva se rebelaram contra deus, e toda a humanidade está pagando por isso, acho que toda ela está com os dias contados, pela sua lógica tosca!

    Vc sabe o que é isso? Isso é uma frase colocada na sua cabeças pelos pastores da sua igreja pra vc não poder questionar o que está na biblia. Logo, vc temendo um castigo age que nem um cordeirinho e obedece a tudo que eles dizem estar na biblia. Ou seja, vc é um pau mandado a serviço de pastores que se dizem portadores da palavra divina.

  • joao Paulo:

    -Toda obra de DEus é eterna, somente o homem e as criaturas que se rebelarem tem seus dias contados.

  • joao Paulo:

    CronosTs, vc perde muito tempo pra nada, esse assunto é mais esgotado que de que moeda de cruzeiro, quem pode responder de como surgiu a matéria pode nos trazer um suvinir da sala da casa de deus, para com isso ô.

  • Ateu:

    Ops!

    Corrigindo:

    A evolução se baseia em MUTAÇÃO e SELEÇÃO NATURAL, sem deus na equação, portanto!

  • Ateu:

    Jorginho,

    E sou eu que insisto em falar do Genesis??? É obvio que vc baseia seu conceito criacionista no genesis, como todo o bom evangelico.

    “O conceito Darwinista discorda do Gênesis, contudo, em si não negar e nem desafia o Arquiteto Universal.”

    A evolução nem concorda e nem discorda sobre a origem da vida. Ela não é sobre isso.
    O que ela diz é que partindo de um ser primordial, um coacervado primitivo, todo e qualquer ser vivo evoluiu unica e exclusivamente pelas leis da fisica sem qualquer tipo de intervençao divina!
    A evoluçãos e baseia em MUTAÇÂO e SELEÇAÔ NATURAL, seu deus na equação, portanto!

  • joao Paulo:

    _O problema Diego Uchiha e que se vc diz que não se pode explicar como surgiu a matéria primordial, isso significa que aquilo que disseram até agora continua na incógnita, seja cristão seja cientista seja ateu, ninguem supriu a nescessidade de resposta, e creio eu, ninguem o fará, pois a base da ciencia apesar de todo avanço ela ficará limitada a resolver todas as questões, disso eu não tenho dúvidas, com relação a salvação e a biblia estou ainda seguro, não de respostas de como tudo surgiu, mas de que aquele que fez não se importa em nos dar a resposta sobre esta questão pois não é de nossa alçada, assim como ele tem a chave das células para dar-nos vida eterna e a ciencia ainda não descobriu, porque ele não permitirar que se alcança resultados naquilo que só a ele pertence, se o combustível para que ela seja eterna não falta e mesmo assim ela envelhece e morre então onde estará guardada as respostas para reversão da nossa realidade que é de nascer e morrer, ele apenas nos pede para segui-lo e ter fé mostrando a todos o que será o futuro da raça humana,e visto que as religiões se espalharam como praga tentando desviar os seguidores da verdadade e confundindo a mente de muitos, colocando por assim dizer um tapa olhos na grande maioria, só me resta defender aquilo que ainda resta que é o esclarecimento de qual doutrina cumpre bem o seu papel e vislumbrar as perspectivas contidas no evangelho, pois levando em consideração que uma massa gigantesca deturpa a verdade dentro da biblia, engana um punhado de pessoas que tem um bom tapa olho para cegar, é usar de raciocinio na espectativa que a própria palavra nos diz que devemos ser perspicáz, não acreditar no homem terreno e nem nos nobres a quem não pertence a salvação, pois homem tem dominado homem para seu próprio prejuizo, mas usando conhecimento, buscar disernimento dentro da palavra escrita e inspirada por Deus para que não caia por tropeço nas garras do vão ensino, conhecereis a verdade e ela vos libertará, libertar de tudo inclusive agora dos falsos cristãos (JOÂO cap.8 ver.32)

  • joao Paulo:

    JBALBU, o medo não vaga a mente de um cofesso Cristão conhecedor da verdade, nem de longe, isso é apenas uma concrusão sua e equivocada, pois o criador não quer que ninguem tenha medo dele, apenas tenha dele o temor que quer dizer sentimento de respeito e abnegação, pois ele não usará o castigo como pregado nas falsas doutrinas, apenas irá tirar o direito de vida eterna no novo mundo,isso por pior que seja será um exclusão definitiva, ou seja não alcansará vida eterna,tendo escolhido a própria morte por defintivo que é o mesmo que dormir para sempre, esta será a sentença, pois deus não intressa fazer ninguem sofrer indefinidamente, apenas o condenará a um estado de inconciencia, enquanto milhares receberão vida infindável.

  • JBALBU:

    Caros amigos,
    Bastava que não se acreditasse num prêmio ou castigo após a morte, para a humanidade, em pouco tempo, abolir por completo a idéia do Criacionismo e, consequentemente, das Religiões onde o medo é o principal ingrediente!

  • Ateu:

    “Mas, porque haveria de seguir uma ordem, digamos;a tal ordem de‘’trocas de favores’’ entre o mundo animal e vegetal? Se não entendeu a condição para isso, mais um problema para ser resolvido.
    (Já lhe passei essa idéia dias atrás).”

    Vc já passou esse ideia dias atrás e eu já respondi a mesma!
    Como Químico e trabalhando com bioquímica à 20a, só posso dizer, ESTUDE biologia que vc terá a resposta. Aliás essa sua “troca de favores” é confusa. Não sei se vc se refere à simbiose ou ao fato de animais se alimentarem de plantas.

    Repare que é VC que está se desviando do tópico acima, a EVOLUÇÃO, não NADA a ver com o Big bang. Não sei porque a sua teimosia em centrar na Obra sem Autor. 1o que evolução não tem nada a ver com big bang e nem mesmo com a origem da vida na Terra. Evolução trata apenas disso, da evolução dos seres vivos e NÃO da sua origem.
    Acho que vc até agora não se tocou desse erro!

    Sobre a minha crítica o Genesis é obvia como disse antes. Todo o criacionista baseia sua crença no Genesis. Provando que o autor do mesmo é desconhecido e que seus conceitos são falhos, cai por terra qualquer suposta divindade no mesmo, logo caem por terra tb toda e qualquer oposiçao à evolução. Simples assim!
    Só vc não vê isso!

    “Um dos mais responsáveis por adulteração é a igreja que agora aceita timidamente a evolução! Conhece sua história? Então nada preciso acrescentar.”

    Timidademente??? Eu conheço a sus história, mas acho que vc não!

    A Bíblia Católica tem notas de rodapé justamente pra colocar no contexto histórico da época o real significado que tem esta ou aquela passagem da Biblia. Padres são acima de tudo historiadores.
    É óbvio pra qualquer pessoa que algo a 2.000 ou 3.000a atrás pode ter um significado completamente diferente do que tem hoje. Pra se entender o que esta ou aquela frase quer dizer é preciso saber o que ela significava na época, daí a preocupação da igreja católica com a história.
    Por mais obvio que isso seja, estranhamente não vejo outras religiões fazerem o mesmo :O(
    Só a biblia católica tem notas históricas no rodapé e mais nenhuma outra.

    Sobre a evolução, que é o tema deste tópico, a igreja católica NUNCA condenou Darwin.
    Veja o link:

    “…acrescentando que as teorias de Darwin “nunca foram condenadas pela Igreja Católica e nem seu livro havia sido banido”. ”
    http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3186825-EI312,00.html

    “O papa João Paulo 2º, por exemplo, afirmava que a evolução era “mais do que uma hipótese”.”
    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/03/090303_vaticanodarwinfn.shtml

    “A Igreja Católica interpreta a acepção do Genesis literalmente, dizendo que ela é uma ALEGORIA para a maneira na qual Deus criou o mundo. ”

    “Darwin nunca foi condenado e seu livro A origem das espécies nunca foi proibido”, declarou Ravasi ao ser perguntado se o Vaticano, como fez a Igreja Anglicana, pediria desculpas ao cientista e naturalista britânico.”

    Isso não me supreende nem um pouco, afinal foi um PADRE que à quase 1 século, em 1927 pra ser mais exato, que propõs o Big Bang.
    http://quadroconservador.blogspot.com/2008/11/o-criador-do-big-bang-padre-lemaitre.html
    http://eternosaprendizes.com/2010/06/19/20-de-junho-de-1966-padre-lemaitre-o-inventor-do-big-bang/

    E só pra completar a visão da igreja católica de ter um pé no chão e outro no céu, ao contrário das outras que tem os 2 pés no céu e a cabeças nas nuvens, eu estudei EVOLUÇÃO nos anos 70 em colégio de padres, mais especificamente o Dom Bosco.
    Em momento algum padres ou profs tentaram me empurrar goela abaixo o criacionismo. Aliás isso jamais foi sequer mencionado nos 5a que passei lá, da 7a série ao 3a do 2o grau.

    Logo, ao contrário do que poassa parecer em funçao do titulo acima, a a evoluçáo sempre foi aceita pela Igreja Católica. Nenhuma novidade, portanto!

    Bem, da minha parte tb encerro a minha participação neste tópico, inclusive pq tanto vc qto o Joao Paulo simplesmente ignoram toda a minha argumentação feita até o momento.
    Nenhum questionamento feito por mim foi respondido satisfatóriamente. As resposta são quase sempre indiretas e evasivas.
    E como não chegamos a conclusão nenhuma – estamos andando em círculos – concordo que é melhor dar por terminando esta discussão.

    Um abraço!

  • Júlio César:

    Se não pode vencê-los, junte-se a eles!

  • Jorginho:

    CronosTs,

    Realmente menos absurda… principalmente quando diz terem nascido de raios e trovões; ignorando a origem primordial.
    Né?

    Embora explicar D-us, não seja uma tarefa fácil… Mas, há muito mais coerência que o ”nada” surgiu do nada e foi
    o ‘’nada’’ que se fez!
    Como diz o padre ‘’que-medo’’ – Isso não exiiisssterrrrrrrr!!

    Não seria mais sensatez admitir um Mentor para o ‘’ovo cósmico’’?
    Senão seria acúmulo do contra senso e pior que fechar os olhos acreditando que assim se tornaria invisível!

    Já perguntou alguma vez que seria preciso TER para criar algo do nada?
    O consenso do evolucionismo-ateistas, passa por cima de um primórdio básico: O ”nada” é a mera ausência do substancial.

    Evolução de Darwin diz simplesmente que algo evolui… Ser criar debates de como tenha sido a origem primordial.
    Portanto, não nega um Mentor.
    Somente os ateístas teimam nesse conceito arcaico, cuja teimosia seria digno de ganhar um Nobel.
    Se houvesse dois caminhos a escolher: Ateísmo e Darwinismo, eu escolheria o último. Esse tem muito mais lucidez que o conceito de criação sem Criador.
    O conceito Darwinista discorda do Gênesis, contudo, em si não negar e nem desafia o Arquiteto Universal.

    Já passei meu conceito e cada um (acredito) tenha passado a sua.

    Estou a encerrar minha participação e espero apenas suas considerações finais.

    Agradeço ao ‘’Criacionista’’ pelo link postado.
    É um excelente blog e já está nos meus favoritos.
    Grato.

  • CronosTs:

    Esplicar como surgio a matéria não é uma tarefa fácil, atribui-la ao criacionismo é muito simplista, simplista o suficiente para ser falho! Foi necessário um criador para a matéria então quem criou o criador ? Vai falar que ele tem um deus que venera tbm ? Sejamos francos nem os ateus e nem muito menos os religiosos tem capacidades de dar uma resposta sensata de como surgio o universo. Mas a teoria dos ateus é menos absurda!

  • criacionista:

    http://www.criacionista.blogspot.com/

  • Jorginho:

    Interessante como você apega no Gênesis…

    Então caso prove que gênesis esteja errado, demais coisas serão justificada automaticamente?
    Tem sentido isso? A maioria acredita que o Universo esteja em constante expansão e claro, outros que acreditam na compressão ou retroação.Ainda, os que acreditam num Universo oscilante.

    Mesmo que o Universo seja eterno, não significa afastar as mãos de um Criador. Criador. Tanto que, uma vez que o Universo seja eterno, mostra a perfeição Daquele que o fez.
    Acaso você mesmo esqueceste da energia/massa o termo da conservação?
    Continuando: Deparamos no contexto de que, mesmo o Universo sendo eterno não prova a Ausência de um Arquiteto.

    Não tiro sua razão de contestar… Afinal você entende que somos seres evolutivos… Mas, porque haveria de seguir uma ordem, digamos;a tal ordem de‘’trocas de favores’’ entre o mundo animal e vegetal? Se não entendeu a condição para isso, mais um problema para ser resolvido.
    (Já lhe passei essa idéia dias atrás).
    Não tiro vossa razão em acreditar que a ‘’natureza’’ criou um modelo e ordenanças para sobrevivência…
    Mas, por que Ela com o tempo mataria sua criação… uma vez que mortos, nossas experiências nada valeria para nós mesmos? Que aproveito teríamos de tantas lutas?… Pois sei que muitos ateus (senão todos), não acreditam no‘’eu’’ espiritual.
    Talvez não consigamos harmonizar todas nossas dúvidas referente à vida…
    Admito que você seja uma pessoa aprofundada e deseja saber o mais ínfimo da existência. Senão nem estaria aqui debatendo.

    Como admito um Criador, seria tolice não dá-Lhe crédito que Ele mesmo não tenha feito as coisas para um determinado fim… Ele mesmo, criador do Universo; não criaria algo simplesmente para nascer e morrer… sem continuidade.
    Em suma, se nascêssemos e morrêssemos, de que valeria o existencial?
    Chamaria essa ordem de criação/evolução de burrice Universal.
    Tanta inteligência para criar/evoluir e morrer !?

    Resumo dizendo que morre a matéria, mas o espírito volta para aquele que o criou…ficando nosso ‘’eu’’ num determinado estado mental; sem influência dessa esfera que vivemos.
    Adianto-lhe que não dou crédito a tese da reencarnação… Pois se somos reencarnados para tornar-mos mais espiritual, pagando por erros cometidos anteriores; que lembranças temos disso?
    Você deve conhecer muito bem o conceito do cristianismo, judaísmo e outras religiões que apegam na salvação. A exemplo do plano de resgate… Esse plano é de grande lógica. Somos ainda de certa forma seres egoístas, materialistas, pretensiosos e arrogantes… Segue essa linha e veremos o quanto precisamos evoluir.
    Confesso que na Bíblia há muitos erros postados por homens que dominavam, aplicando o temor e castigos, dizendo ser ordens de D-us. Por outro lado conserva-se a verdade em sua essência.
    Um dos mais responsáveis por adulteração é a igreja que agora aceita timidamente a evolução! Conhece sua história? Então nada preciso acrescentar.
    Usaram a palavra, como muitos ainda usam para benefício próprio. Criaram lendas, superstições e até mataram dizendo está prestando serviço a D-us.
    Não quero debater conceitos religiosos devido a Ciência não achar lógica e, portanto, não dar-lhe crédito… Por isso, devemos separar às verdades e se usar o Gênesis, que seja de forma racional e não misturando conceitos científicos com religiosos, devido mesmo não haver compatibilidade nesses pontos tão determinativos.
    Por quê? Simples: Quando eu falar das coisas de D-us, certamente não encontrarás sentido.
    Pois a ciência ver com olhos carnais e não espiritual.
    Afirmo categoricamente que se D-us revelasse a nós pobres mortais, certamente todos acreditaríamos que Ele é soberano e tudo está em suas mãos.
    Acredito por razão lógica que não nascemos simplesmente para morrermos e sendo assim, acredito fielmente na promessa de um mundo perfeito; sem desarmonia… e, claro que , se eu dialogasse de forma científica, com certeza estaríamos numa total desconexão… Maior ainda essa que estamos.
    Prefiro tratar cada assunto de forma racional e sem muitas misturas.
    Se perguntares se acredito no Gênesis, exatamente como a maioria acredita… Direi não exatamente como muitos acreditam… Embora não nego que D-us é superior em tudo sobre sua criação e ela sujeita suas ordens. Se me perguntares então por que Ele deixa as desordens acontecer? Direi que Ele tem suas razões… e nós temos o livre arbítrio. Portanto, às coisas devem continuar para determinado fim. Eu imagino que estamos no capítulo final.
    Não questiono o mundo de D-us ( já questionei muito), porque simplesmente em primeira instância,achar não haver sentido. Hoje entendo que se não formos verdadeiramente humilde, Ele não nos revela de forma espiritual. ‘’O homem natural não conhece D-us. ’’
    Não sei por que obstino tentar explicar isso! Talvez seja por’isso que uso mais colocação do meio científico… Mesmo sabendo que uma imagina ser delírio da outra. Jamais a matéria explicará o espiritual. Mas isso não vale ao contrário… Mesmo que seja poucos que entenda.

    Acho que com sua resposta e minha última posição, não acrescentaríamos muita coisa e seria sensatez pararmos por aqui mesmo.
    Agora, caso queira continuar. Mesmo que seja cansativo para ambos os lados; estou de pé para andar em círculo contigo !
    Espero que leia isso com carinho e prometo também que tomarei a mesma postura.

    Abraço.

  • Ateu:

    “Não sei exatamente pq está atolado em Gênesis e espero arrancá-lo daí nem que seja preciso usar o LHC! (rs)”

    Oras, achei que seria óbvio!
    Toda a crença no criacionismo é por causa do Genesis, logo se eu provar que o Genesis não merece crédito, que o que está lá é falho ou incongruente, todos os argumentos contra a evolução caem por Terra. Simples!

    Sobre a Obra sem Autor a ciencia ainda não dispoem das respostas, mas isso não quer dizer necessáriamente que a explicação pra a origem do Atomo Primordial do Big bang tenha que ser divina. Basta o universo ser eterno pra não precisar de um criador. Logo o nosso universo seria o ultimo de infintos outros antes de nós. Sem deus portanto!

  • Diego Uchiha Doppler:

    (A pergunta não foi pra mim, mas vou responder assim mesmo, depois o ateu responde tbm)
    “Diga-me, como vc explica o primórdio da matéria sem as mãos de um Criador?”
    _ Com o conhecimento que temos hoje, não sabemos. Não sabemos como surgiu o universo. A teoria do big bang diz como o universo “evoluiu” até hoje, não como surgiu o “átomo primordial”.
    Mas só por não saber como ele surgiu, não é necessário pensar que foi um criador. Isso só nos traria a questão de quem criou o “criador”. Seria trocar uma dúvida por outra.
    O espaço e o tempo surgiram no momento do big bang, por isso não existia um “antes do big bang”, pelo menos não no nosso universo(e a existência de outros universos, apesar de possível, ainda é só uma hipótese). Então como resumo, não sabemos como surgiu o átomo primordial, mas não devemos colocar lá, mais uma vez, o deus das lacunas. Precisamos de mais evidências.

  • joao Paulo:

    _A questão de 2112 é mais uma história daquelas de previsão de livro tipo Nostradamus, que acabou e não teve nada de anormal, o mundo continua,mas pode ocorrer tragédias como ja vem acontecendo naturais ou provocadas pelo homem, pois estamos perto do juizo final, mas isso não significa o fim do mundo

  • joao Paulo:

    -Everton, fica muito dificil ser infático onde há tanta discordancias em coisas muito grandes pra resumi com poucas palavras, mas vou tentar melhorar meus comentários.

  • joao Paulo:

    _Toda guerra tem por objetivo gerar os resultados a que se propõe, desde que o homem não haja nela para fazer justiça com suas próprias mãos, achando que ele é o pai da razão,esta guerra espiritual não começou hoje, nem ontem, mas desde Adão e Eva, e ela somente pertence ás hóstis celestiais por esta razão não usarei ofensas como as que presenciei aqui, e não usarei de forma alguma apoiar qualquer guerra em nome de alguma coisa seja qual for, pois tambem serei julgado pelos meus atos, e creio eu não ser perfeito, pois não existe ser perfeito, apenas divulgo aquilo que é do meu conhecimento que creio não ser maior do que todos os conhecimentos no mundo,mas calar diante de acusações infundadas contra a palavra de Deus pra mim é mesmo que consenti, e não tenho intenção de tornar nenhuma pessoa cristã ,apenas acho que quem julga indiscliminadamente deveria rever conceitos, pois essa conduta aqui tem de sobra, mas se alguem não se simpatiza com aquilo que escrevo peço que deixe passar por alto e não deem importancia alguma, que pra mim o que importa é divulgar meus conceitos que tambem sei que muitos o detestará, mas se Jesus não foi bem aceito onde ele deveria ser visto como um rei, quanto mais eu, que fique bem claro que minha intensão não é de destruir religião e nem travar luta contra qualquer um, pois as leis e as ordens das coisas tem seu tempo e sua forma predestinadas para executar isso, sobre questão de casar se com espiritas ou ateus ou quem quer seja, cada um deve saber com o que deve ter contato, eu por exemplo nunca fumei ou fiz uso de qualquer substancia intorpesente, mas trato todo mundo igual desde que respeitem os meus limites sem nenhum problema, eu conheço pessoas religiosas que se casaram com outras de outras denominações, isso poderia prejudica-la mas tambem poderia trazer a outra para congregação dela, mas quanto a espirita, não se deve de forma alguma ter negócios ou casamentos, por se tratar de advertencia biblica.

  • Everton:

    Chega joao Paulo! Que saco!!!
    Pare com esse proselitismo sem sucesso!

  • joao Paulo:

    _a questão da lei dadas aos hebreus, esta nos relatos que o sacrificio de um animal em oferenda, era nescessário uma vez por ano como forma de perdão de pecados, e Deu não via mal nisso pois os animais é utilizado para o homem como um alimento, assim como aquilo que se planta tambem é uma vida,o sacrifício era hábito anual, e a única coisa que deveriam esta vigiando era suas própria condutas para não serem condenados a morte por um julgamento feito entre eles e os sacerdotes dependendo do tipo de violação da lei , as guerras que aconteciam era quando invasores tentavam contra o povo, Deus enviava seus anjos para destrui-los sem ao menos ser nescessário deles terem que pegar em armas,o criador os protegiam e davam a eles condições de terem fartura, mas tinham de vigiar as suas leis e se manterem nela as leis eram rígidas foram chamadas de lei dente por dente olho por olho, ate que com a vinda do cristianimo tornando uma lei mais branda porem com os mesmos deveres de se manterem fiéis, mas por não aceitarem cristo como salvador, perderam o legado de deus que foi destribuido ás nações por meio de Cristo.

  • Jorginho:

    Ateu, vamos ser sensato?
    Ao invés de debater explosões de temas; partiremos inteligentemente um por vez.
    Não sei exatamente pq está atolado em Gênesis e espero arrancá-lo daí nem que seja preciso usar o LHC! (rs)
    Saiba que não tenho usando a Bíblia como tema do debate e não sei exatamente à razão que ainda teima em ficar amarrado?
    Portanto, daqui pra frente se deseja continuar… Vamos debater um assunto por vez.
    Tirando a sorte no par ou ímpar, acabei de vencer e tenho o direito de lhe fazer a primeira pergunta:

    Diga-me, como vc explica o primórdio da matéria sem as mãos de um Criador?

    Sejamos o mais resumido possível, evitando pontos que de momento seriam irrelevantes.
    Tenho pouco tempo, pois pode ser necessário que eu faça uma viagem cuja minha ausência pode ser mais ou menos 20dias.
    Então, por gentileza, sejamos coerentes.

  • Ateu:

    “Aquele que aceita a evolução, sendo sensato não deveria negar ao menos as mãos de um Arquiteto.
    Pois, ele poderia defender a evolução (como defende), mas jamais que tudo tenha nascido do nada… Negando com isso à ordem das coisas que, sempre apontar para um Mentor.
    Pois ao contrário seria o acúmulo do contra senso!”

    Pq seria o cúmulo do contrasenso, vc pode me dizer?

    “Não há obra sem autor!!”
    PROVE!!!
    Até hoje não foi necessária nenhuma hipótese Deus pra explicar a natureza.

    Agora me explica pq vc prefere acreditar no Genesis cujo autor é DESCONHECIDO a acreditar em fatos científicos mais que provados?
    Tem lógica por acaso?
    Vc acha que isso é uma prova de fé?Pois eu acho que é uma prova de burrice, nada mais.

  • Ateu:

    João paulo

    “corremos o risco de entrar nas práticas contrárias as leis,um cristão por exemplo com espirita é algo inconsebível”

    Inconcebível pq? E quais leis? Um adventista com um evangélicos ou batista, os 3 não seguem a bíblia, por acaso?
    Então qual é o motivo tosco pra não haver namoro ou casamento entre eles?
    E que tem de errado um budista com um islâmico com um espirita, vc pode me dizer? Não falam do mesmo deus???

    Vc só está me dando razão! Cada fé se acha a verdadeira e que só quem é daquela fé é que será salvo!
    Logo, como a minha fé é que é a correta e todas as outras são as erradas, só posso concluir que toda a humanidade vai mesmo é queimar no inferno, menos eu, é claro!!!
    Ridículo!

    Agora nada do que vc disse muda o fato de que a religião SEPARA no lugar de unir :O(
    Homens e mulheres separados pela fé, a humanidade dividida em castas religiosas. Brigas por causa de religiões. Pior, GUERRAS e perseguições por causa de religião.

    Meu amigo, se deus existir ele não não deve estar nada satisfeito com os religiosos, vc incluído!
    Acho que vai chamar todos vcs de hipócritas e deixar os Ateus entrar no reino dos céus, pq estes souberam viver em paz e unidos entre si sem medo de castigos ou prémios numa vida pós-morte!

  • Everton:

    Jorginho,
    A Teoria da Evolução das Espécies não tem nada a ver com teorias da criação do universo. Não têm o que refletir.
    Sua teoria de ‘arquiteto’ é um criacionismo disfarçado. É como a teoria da criação do universo por Shiva, por Zeus ou mesmo a não existência de um deus e que tudo surgiu do nada. Não têm base nenhuma. É falha, infantil, antropocêntrica e antropomórfica.

    João Paulo,
    Você está misturando muita coisa em muitos comentários, o que causa cansaço ao ler. Gostaria de debater, mas tente escrever em um único comentário e forma resumida.
    Abraços!

  • Jorginho:

    …Aquele que aceita a evolução, sendo sensato não deveria negar ao menos as mãos de um Arquiteto.
    Pois, ele poderia defender a evolução (como defende), mas jamais que tudo tenha nascido do nada… Negando com isso à ordem das coisas que, sempre apontar para um Mentor.
    Pois ao contrário seria o acúmulo do contra senso!
    E é nesse ponto que entro e saio:
    Não há obra sem autor!
    No tocante as particularidades de D-us, simplesmente entendo que Ele não deixou revelado sua ‘’Origem’’ e Ele(Autor),
    mesmo que nos respondesse, não entenderíamos… Se temos dificuldade de entender o Universo, imagine então aquele que o criou?
    Espero tem lhes sido útil ao menos para fazê-los pensar um pouco mais nas origens e quem sabe lhes fazendo ver a ignorância ao dar crédito uma ciência incompleta relativo à evolução.
    Foi apenas isso que lhes passei no meu penúltimo comentário.

    Vou me silenciar, dando-lhes tempo de fazer uma reflexão e prometo que vcs não estão livres de mim.
    ‘’Se me matares surgirei em dois e assim expoentemente!
    Antes que menos espere, chegarei a vós! (rs)

    Sem ofensas!

  • Jorginho:

    Obs:Deixo claro que minhas palavras são apenas uma retórica expressiva e nada havendo de discriminação, uma vez que todos têm o direto de expressar…
    Não encontrando forma mais objetiva ou mesmo conclusiva que não fosse essa; expresso então minhas palavras,colocando o sujeito na terceira pessoa e ainda mais como forma figurativa…não desejando ofender seja lá quem for!
    Portanto,de antemão peço desculpa e perdão caso sinta como ofensa. Pois considere que não tive a menor intenção para tal.
    Segue:

    Ateu, nome específico de pessoas que preferem acreditar nascidas de um melado molecular; sem origens e que foram desencadeadas por raios!!!
    Sem considerar os primórdios dos átomos… Negando assim às origens das coisas!
    Ateus, pessoas que acreditam terem sido micróbios, mais tarde ratos, depois macacos etc. e tal, para chegarem a perceber que não precisam de mãos para se locomover!

    Bárbaros até no tocante a inteligência que imaginam possuir… Negando com isso a própria natureza que os fez!
    Bárbaros… Preferindo acreditar que um dia foi uma ‘’ameba’’rebelde… negando a condição perfeita para o mundo que foram colocados…amebas ou não;
    Esquece que há um vale, uma brecha deixada pelos seus ancestrais… (bactérias) onde uma determinada espécie simplesmente desaparece, deixando com isso um elo não perdido… Pois foram até aí… e nada condiz sua posteridade.
    Não vou alongar a história… Pois prefiro deixá-los vagueando na procura de um elo perdido de algo que nunca existiu!
    Pra mim basta!
    Admito sim, na micro evolução necessária à adaptação e jamais na macro.
    Lavo minhas mãos diante de tamanha ignorância… Preferindo deixá-los acreditando que foram amebas ou, ainda é, mas de forma evolutiva!
    Aff!
    Confesso que não tive intenção em ofendê-los… Mas sim,
    mostrar-lhes suas verdades do jeito que acreditam!
    Portanto, continuem acreditando ser apenas amebas evolutivas… Pois, por mais que um rato fantasie de elefante, no fundo continua sendo um rato!
    E, se desejam discorrer suas origens, que tal começar pelo até então ‘’Universo Criacional’’?
    Aquele Universo que criou as amebas!…
    Pois lá encontrarás o princípio da existência ou precisamente à matéria que vos criou e, se tiverem sorte encontrará o Grande Mentor – Arquiteto que além de criar as ‘’amebas’’, criou também o espírito, coisa essa que prefiro acreditar que as amebas não possuem!
    Aff!
    Não vou alongar demais essa homilia por motivo de faltar sal para banhar suas costas-ateus!
    Ainda mais que sou um sujeito bonzinho e procuro tratar os seres inferiores com muito amor e carinho!
    Quem sabe evoluam aponto de chegar àqueles muito mais evoluídos?

    Certamente deva agora aglomerar ‘’amebas’’ evolutivas para me criticar.
    Faça isso! Pois quem sabe darão mais um passo evolutivo?
    Certamente vão me pendurar numa cruz e dizer: ‘’ Desça agora daí! E, assim acreditamos em ti! ’’
    Sem mais e bjs… nas ‘’amebas’’ evolutivas! Ops! Arggggghhhhhhhhhhh!!!

    ‘’Embora a verdade seja dura, ela deva ser comida crua e com casca e tudo!’’

  • Diego Uchiha Doppler:

    Coitada da língua portuguesa…mas enfim…
    “a terra ja era pra ter sido vaporizada em meio o caos sideral em viagem sem rumo.” Realmente, vc pelo jeito tem grande conhecimento sobre astronomia.

  • joao Paulo:

    _Belas palavras,Jorginho é mais bonito quando o homem profere com o seu coração, achei muito bom este comentário.

  • joao Paulo:

    -Tudo o que nescessiteis eu vos tenho dado, contudo dou hes mais, o livre arbitrio, porém não saberá administra-lo pois não és um Deus, sabendo de tudo que é bom ou ruim, então escolha me obedecer piamente para que continueis vivo indefinidamente.Toda criatura debaixo do julgo de Deus esta sujeito a deslize sem esseção de um, Jesus é a única pessoa de Deus que até o momento demonstrou total obediencia, sujeitando se até mesmo ser um humilde mortal entre aspas, pois sera lhe atribuido apenas a pobreza material ate o fim dos seus dias terrenos, e de mais a mais a dor fisica proporcionado a um mortal, julgamento injusto condenação a morte como homem, com a redenção a humanidade pode ter condições de chegar ate a Deus e ser perdoado de seus erros se reconhecer o Sr. jesus como seu salvador e seguir os seus mandamentos.

  • joao Paulo:

    Muito interessssssssssssssante,Hum se o universo for eterno não precisa de um criador!… Equanto isso o homem destrói a terra e caminha para alto destruição, estranho não? será que tudo surgiu sozinho é estavel mesmo? mas nós que somos produtos deste tal estavel, não somos nós estavel,nosso pai estável, num é gozado.hi,hi,hi,

  • joao Paulo:

    Quando alguem entra em uma causa para defende-la ou ele a defende, com perdas que inclusive pode ser sacrificar a própria vida por ela, que foi inclusive o papel de Cristo certo? ou se une ao ao transgressor e vive segundo o que lhe agrada, ele e apoia suas ideias e ideais,certo? não é possivel servir a dois senhores ao mesmo tempo,no caso fazer o que se tem vontade e ignorar a do seu Sr.as perseguições por motivos religiosos teve vários motivos diferentes, o uso do poder juntamente com a religião para dominar as pessoas no passado e até hoje usam, foi muito utilizado das perseguições com desculpas de purificar, perseguições para destruir origens cristãs tambem foi um das mais intensas perseguições, até deteve o cristianismo por um periodo de tempo. Quando resolvemos desobedecer as leis de Deus e começar-mos agir ao nosso modo, estamos nos sujeitando a rendição ás práticas daquilo ou daquela coisa em questão,casando se com pessoas de outras crenças, corremos o risco de entrar nas práticas contrárias as leis,um cristão por exemplo com espirita é algo inconsebível,pois um costume que pra ela seja normal pra quem vive nas regras cristãs significa condenar a si mesmo, qual de vcs colocaria um jumento para arar terra junto com um touro? essa comparação é biblica, conjuges desiguais, porque existe situações desproporcionais, se de fato significar abadonar o lar a esposa o pai o filho ou a esposa seu marido pela obediencia, é apoiado pelo ensino cristão, se não tiver outro recurso é obvio, pessoas determinadas a seguir os mandamentos não pode medir esforços, não pode sob nenhuma circunstancia usar de violencia, tem de agir dentro da restrita obediencia, não obediencia a homens e sim aos pricipios, ou do contrário é melhor desistir antes de tentar

  • joao Paulo:

    Assim como esta agora, foi bem infatizado por Jesus, ele fez um comparação bastante apropriada, da situação no mundo quando aproximasse o seu retorno para julgar a humanidade, ele disse a seguinte frase, pessoas soberbas,brasfemadoras,mais amantes de prazeres do que de Deus,não demonstrando um pingo de compaixão,assim como foi nos dias de noé será a volta do filho de Deus, pessoas não dando a mínima, casando fazendo festas.e ele continuou dizendo, “eis que veio repentinamente o dilúvio e varreu a todos”, questionam o inquestionável, buscam respostas em qualquer fonte existente de menos naquela que fornesse base segura e que pode levar a caminhos sóbrios, trocam o doce pelo amargo, o certo pelo duvidoso, e criticam e falam de forma ultrajante,é muito simles calcular que como os avanços da ciencia permite, que se não um milagre,impossivel estarmos em uma viagem em um onibus sem motorista, em outras palavras, a terra ja era pra ter sido vaporizada em meio o caos sideral em viagem sem rumo.

  • CronosTs:

    N minha opinião essa declaração e mudança de postura da Igreja só mostra o medo que a mesma tem em perder todos os seus fiéis. Afinal de contas, assim como os seres vivos ela tambem evolui, se os cientistas descobrirem que o primeiro átomo veio de um acelerador de particulas gigante e natural a igreja imediatamente irá falar que esse gerador de particulas natural é a mão de Deus. Ou seja, mudará suas interpretações para se adaptar ao novo mundo, enfim, ao menos eles percebram que a teoria atual era absurda.

  • Ateu:

    Bem, só pra encerrar a minha participação deixo algo pra os criacionistas pensarem!

    Vc vê um aumento na complexidade dos fosseis e aparecimento de novas espécies das camadas inferiores da terra pras superiores. Uma prova da evolução!
    Mais ainda, esses fosséis podem ser datados de várias maneiras, por radioisótopos ou por métodos químicos e geológicos.

    Uma análise por anatomia comparada, genoma e proteoma provam que existiu um ancestral comum, sendo tanto mais semelhantes qdo maior o seu grau de parentesco. Pior, os resultados entre genoma, proteoma e anatomia batem entre si!

    Como se isso não bastasse, vc vê a evolução ocorrendo em bactérias e outras espécies cuja vida curta permite observar milhares de gerações em pouco tempo.

    Tudo isso somado constui uma prova inquestionável da evolução.

    O incrível é que mesmo com todas essas provas, os criacionistas insistem em criticar os cientistas e a igreja católica por acreditar num fato concreto. Preferem acreditar numa passagem bíblica, o Gênesis, sendo que o autor dele em momento algum está explicitado na Bíblia. Uma parte apócrifa da Biblia que por si só perde toda e qualquer suposta divindade já que não se sabe SE e pra QUEM deus falou sobre a origem da Terra.
    A tradição diz que foi Moisés, mas isso uma mera especulação. Da mesma forma a tradição diz que Moisés escreveu o Pentateuco e ele morreu antes do seu término.

    Pensem nisso!

  • Cesar:

    O “design (des)inteligente” não é ciência, é pseudo-ciência. O M. Behe falhou em apresentar um único exemplo de design. No famoso julgamento Kitzmiller vs. Distrito Escolar de Dover ficou bem claro: DI é religião, não ciência, é criacionismo cristão tentando se fazer passar como ciência, e não deve ser ensinado em aulas de ciência.

    A posição da Igreja Católica é esta também, eles, indiretamente, estão adotando o “Deus das Lacunas”, aquele deus que só existe onde a ignorância ainda impera. Por exemplo, o “Tempo de Planck”, uma fração de segundos que aconteceu há 13,72 bilhões de anos atrás, tem resistido a todas as tentativas de se criar um modelo científico para o mesmo, as condições são extremas, e pedem por algo que ainda não foi resolvido, que é a união da Teoria da Relatividade Geral, e a Mecânica Quântica. Como os cientistas estão tendo dificuldades para modelar este momento da história do Universo, os religiosos já estão se apressando em esconder Deus naquela fração de segundos, dizendo que é o momento da criação, o “fiat lux” (“faça-se a luz”) do Gênesis – o curioso é que o Universo era completamente escuro nesta época, os fótons, que compõe a luz, viajavam por curtas distâncias, sendo absorvidos rapidamente, e foi assim por mais 400.000 anos – http://cesarakg.wikispaces.com/Talkorigins+-+Evid%C3%AAncias+do+Big+Bang .

    Mas a posição da Igreja Católica não é científica, é só uma posição filosófica, assim como a decisão de alguns cientistas de serem religiosos, de acreditarem em um deus. Nenhum deles usa este deus para explicar fenômenos naturais. Não vemos o religioso Newton apelando para a vontade divina para explicar por quê os projéteis se deslocam em parábolas. E como ele, nenhum outro fenômeno da natureza é explicado pela ciência como sendo “deus fez assim” ou “deus quis assim”. Em outras palavras, nenhum cientista usa deus como explicação para coisa alguma, por que esta explicação não serve mais. É preciso ser muito infantil para acreditar em fantasias e em mágica.

    Voltando ao assunto do artigo, é de se perguntar para que serve deus e as religiões. Para explicar a origem do Universo, e do homem? Não. A ciência explica muito melhor, apesar de todas as lacunas no conhecimento científico. Para passar valores morais e éticos para a humanidade? Também não, os sacerdotes e religiosos são seres humanos falhos e alguns tem sérios defeitos morais e éticos. Para promover a paz e a concordância entre as pessoas? Também não, a religião promove a dissenção, o preconceito, a intolerância, e você encontra palavras que promovem isto na própria Bíblia, atribuídas a Jesus. A religião existe então para dar um consolo para quem perdeu um ente querido, ou quem vai enfrentar a morte? Pode ser. Mas as pessoas podem conseguir consolo pela perda de um ente querido e a coragem para enfrentar a morte sem precisar da religião.

    Então para que serve a religião? Talvez seja apenas um movimento artístico, ou um tipo de clube com regras estranhas. Não serve para nada, é só uma manifestação da mente irracional humana. Não é essencial ao ser humano e, em alguns momentos, até mesmo atrapalha. Mas é como somos: irracionais, intolerantes, etc.

  • Jorginho:

    Everton, desculpa por não assistir seus vídeos até ao bloco final.
    Para mim o assunto não acrescenta nada.
    Tempo zero, expansão, energia… A literatura está cheia dessas especulações e eles não adiantaram um segundo nessa história…

    No caso, sobre a criação/evolução, ambas foram necessárias. E, se observarmos bem, nenhuma contraria a lógica.
    O que contesto é a forma explicada pela maioria… Pois entendo de evolução ‘’necessária ‘’ o conteúdo para sobrevivência no meio que vive cada espécies.
    Nem tudo passou por mudanças biológicas e a Ciência admite isso.
    Há semelhanças das espécies e cada qual com suas particularidades… Mesmo porque cada qual carrega em si seu próprio DNA e, como sabe;na natureza não há igualdade absoluta.

    Embora, nada se possa ser explicado sem as origens… e como se ver, estamos apenas no primeiro capítulo dessa história existencial de forças,corpos e vidas.
    De certo o‘’ovo cósmico’’ não define a existência. Apenas nos anuncia que supostamente, naquele momento nascia uma nova era cosmológica… Talvez uma de tantas outras.
    Eu não saberia dizer que se melhor fosse um Universo eterno em expansão (não eterno devido à atenuação natural da energia cinética). Ou se ele (Universo) se contraria, invertendo sua expansão com as forças gravitacional… Ou mesmo que, distanciando, chegando ao ponto da gravidade não causar nenhum efeito entre galáxias e, ainda mais um Universo que ficaria simplesmente estático, isolado num equilíbrio eterno… Apenas cada galáxia isolada se dissolvendo ou criando cada qual seu micro universo…
    Enfim, meras especulações! Quem sabe um dia chegaremos ao menos no segundo capítulo desse livro-vivo, muitas vezes quase surreal chamado Universo e vidas?
    Todos de bom senso podemos dizer: ”Tudo é um grande mistério!”
    Com certeza a Ciência continuará escavando e digo: sabe os Teístas (como eu ) que temos a convicção da salvação e uma moradia eterna onde a morte e o sofrimento não existe e gozo de um mundo perfeito e sem temor… E, nisso também chamarei de evolução perfeita e conclusiva.
    Eu finalizo acreditando que somos mais que matéria, pois creio piamente que além de massas e fôlego; somos espírito.
    Nesse ponto, pouco estudado pela ciência, quem sabe está a resposta para todas nossas indagações, principalmente para aqueles que não acreditam num Criador?
    Sem mágoa ou rancor, encerro minha participação nesse discurso… Agradecendo a todos, independente se concordam comigo.
    Devemos sim, sermos tolerantes uns com outros, pois estamos num mesmo barco, somos de mesma massa e criado pelo mesmo poder, do qual pouco sabemos.
    Mas, jamais negarei um Mentor e soberano sobre todas as coisas!
    Não há obra sem autor!
    At.

  • Ateu:

    Oi Everton,

    “Sejamos gentis uns com os outros, que na existência de um deus seria o que ele gostaria, na sua inexistência teremos um mundo mais gentil ao menos.”

    Belas palavras, gostei! :o)

    Sobre a discusão em não tenho ilusões que alguém iria mudar de ideia ou deixar a sua religião. O que tentei com isso tudo foi provar que não existe nenhum motivo pra se crer em criacionismo a não ser a fé cega, já que todas as evidencia científicas apoiam a evolução e o aparecimento natural da vida na Terra. Essa última parte é que ciencia ainda não tem a resposta completa devido às limitações dos computadores atuais e ao numero quase infinito de condições e reações químicas possíveis.
    Mas se a origem da vida na Terra ainda não foi explicado satisfatoriamente, o mesmo não ocorre com a evolução que está mais que provada e comprovada!

    Um grande abraço!

  • Ateu:

    “Vamos falar de uma civilização, hoje declarada povo de grande ciência.
    Aliás, vou resumir numa simples data que fará entender que pretendo dizer: 2012.”

    O que tem 2012, vc pode me dizer? Ou vc é mais um daqueles que cre nessa data fatídica? Estranha incongruência pra quem acredita na Biblia. O Apocalipse não fala nada sobre isso!

    “Por outro lado, eles eram selvagens… Acometiam crimes bárbaros e usavam de sacrifícios humanos.
    Pois bem. Que tipos de deus eles acreditavam?
    Assim foram demais civilizações.
    Com relação ao D-us dos hebreus, podemos imaginar sua justiça, poder e longanimidade.”

    Legal, os cristão só faziam sacrificos de animais e mataram alguns milhares nas cruzadas! Como eram civilizados…

    “Ateu—‘’ Esse “e faça-se luz” é o big bang ou o nascer do sol, vc pode me dizer?

    Resp.– Simplesmente imagino os dois!”

    Legal, vc respondeu sem responder nada! Mais uma prova da precisão “cientifica” da biblia!

    “Vejamos que se não existisse o Sol (nossa estrela); que veríamos?
    Pois a estrela mais próxima de nós está 4,5anos/luz. Então, certamente haveria grande escuridão. Seguindo esse raciocínio, nosso Sol foi criado depois!”

    Não foi obviamente. Pela hipotese nebular estrelas e planetas foram criados juntos. mas a ignição do sol pode ter sido depois da formação da Terra, caso contrário a radiação solar teria varrido os gases e os protoplanetas não poderiam ter crescido. Sem grande incoerencias portanto!

    Sobre o que veriamos antes do sol seria o céu estrelado num mundo de rocha derretida!

  • Ateu:

    “- Antes de lhe responder, vou fazer uma confissão:
    Em nenhum momento apregoei-lhe palavras bíblicas… E, confesso que vc me parece um ex-crente revoltado!”

    Vc pode não ter apregoado palavras biblicas, mas ao defender o criacionismo está implicitamente fazendo isso!
    Ah, crente revoltado? Católico não é crente e felizmente nunca será! Católicos não são fanáticos e nem a igreja católica é caça-niqueis como as evangélicas, ou desconectada da realidade como a adventista que vê um mundo cor-de-rosa e muitos pastores juram que a porta do céu é em Orion, acredite se quiser!
    Como sei disso? Oras tive namorada adventista e outra que a irmã e mãe era adventista, fora um chato que teimava em postar perguntas no Y!R em astrnomia sobre isso.

    Aliás um parênteses, eu já tive namorada adventista, batista, católica, islamica e até do camndoblé sem qualquer problema e sem nunca ter ido a nenhuma missa ou culto de cada credo! Sempre respeitei a religião de cada uma sem mudar a minha visão do mundo.

    Mas respondendo á sua pergunta, não tenho nenhuma revolta contra a igreja católica. Pelo contrário, qdo mais vejo evangélico$ mais respeito a igreja católica.
    O que me fez ver que nada na biblia é real e virar ateu foi a ciencia e a minha experiencia de vida.

    “A Ciência dizia que o Universo teria 15 bilhões de anos e hoje admite 13 bilhões!
    Então Ateu vc acha razoável questionar o Gênesis? Prefiro acreditar na existência, independente do tempo… As datas”

    Comparar o genesis que nada tem de cientifico já que não pode ser medido ou comprovado à datação do universo é piada!
    A ciencia não é absoluta e nem dona da verdade ao contrário da Biblia! O que a ciencia diz é que à luz dos conhecimentos atuais essa é a data mais provavel. Aumentando-se a prcisão da medida ou surgindo novas teorias essa data pode ser revista.
    Mas uma coisa é certa, não foram 6 dias terrestres!

    Bem, essa sua parte final é meio filosófica e sem qualquer resposta palpável, mas respeito a sua opinião.
    Mas eu acho dificil aceitar o genesis e outras passagens biblicas por suas incongruências.

    Por ex; aumentarei as dores do parto, uma maldição lançada por deus qdo expulsou Adão e Eva do paraíso.
    Oras, mas tinha parto no Paraíso? Parto sem dor, claro!Senão essa frase fica sem sentido! Deus só pode aumentar aquilo que já existe! Mas então Adao e Eva transavem e tinham filhos??? Mas a biblia não fala nada sobre isso!!! E agora, como vc me explica isso?

    E pq deus bozinho condenou toda a criação, e não apenas o homem, à mortalidade! Qual o pecado de um pobre animal?

    Tudo muito dificil de aceitar, e ficar mais ainda qdo vc crê num deus bondoso! Ai fica impossível de acreditar que esse deus exigia sacrifícios de pobres cordeiros!

    Agora só +1 pergunta pra te deixar com a pulga atrás da orelha…eheheh
    Quem escreveu o Genesis? Ou melhor, já que o homem foi criado no 6o dia, pra quem deus passou a informação sobre a criação do mundo?
    Na biblia não fala quem foi o autor. AS tradição diz que foi Moisés, mas aí tem outro problema, ele morreu antes do fim do Pentateuco!!! Será que foi psicografado? rs…

    “Acredita-se que o livro de Gênesis tenha sido escrito por Moisés (embora ele viesse a morrer antes do final do Pentateuco)”
    http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%AAnesis

  • Ateu:

    Muito bem João paulo, gostei da resposta! :O)

    “É anticientífico acreditar em Deus?
    Existe mesmo um abismo separando a ciência da religião?”

    Não, não é tb não existe nenhum abismo separando religião de ciencia. Muitos cientistas crêem em deus. Muitos, como vc mesmo disse, ficam maravilhados. Realmente a estrutura e complexidade do universo e da natureza é de ficar de queixo caído!
    Mas isso não quer dizer que exista necessáriamente um criador por trás. Ou o que esteja na biblia esteja certo!

    Eu não tenho nada contra quem acredita em deus. O que tenho contra – e muito – é aqueles que querem forçar a barra e ensinar criacionismo e outras bobagens religiosas no lugar de fatos científicos mais que provados, como a evolução ou Big Bang, por ex. Isso sim é uma volta á idade das trevas!!!

    Um abraço!

    Ah, só de curiosidade, quem propôs a teoria do Big Bang foi um Padre, pra quem não sabe.

  • Ateu:

    “Como podem ver simples assim pra um ateu, é como se ele é que fosse um Deus, nem a ciencia defende veementemente a inesistencia de um Deus.”

    João paulo,

    eu não defendo a não existencia de deus! Eu defendo que não existem PROVAS da existencia dele, só isso! Defendo a ideia que tudo que acontece na natureza é ao acaso, que não existe a intervenção divina em qualquer nível, seja no presente ou no passado!
    Nem o mundo e nem o universo são perfeitos! E nem existe qualquer evidencia de design inteligente ou de um criador por trás de tudo!

    Defendo a ideia tb que nem uma simples vírgula na biblia foi escrito por deus. Todo e qualquer livro sagrado na face da terra foi escrito unica e exclusivamente pelos homens.

    Por tudo isso, eu acredito que deus é uma mera invençao humana pra explicar fenomenos inexplicaveis ou pra encontrar conforto nas horas de dor.

  • Ateu:

    Confusa essa sua resposta, joão paulo, só pra variar!

    Então “as profecias muitas delas ja se cumpriram e outras cumprem atualmente”?
    QUAIS profecias se cumpriram e quais está se cumprindo ou pra se cumprir, vc pode me dizer?

    Acho que vc não leu o link que postei sobre as contradições biblicas. Sugiro que o leia. Depois me mostra que é verdade essa sua teoria de muitos autores, um só pensamento!
    http://www.bibliadocetico.net/index.html

    Perseguições religiosas nos tempos atuais?
    Deixa te refrescar a memoria! A igreja invadiu cidades e perseguiu “os infiéis” pra libertar o santo sepulcro na época das cruzadas. Isso não é perseguição religiosa?
    Qtas guerras santas não foram deflagradas? Agora me mostre um ateu fazendo uma guerra em nome de deus? Ou pra destruir quem acredite nele? Acho que isso vc não vai encontrar nos livros de história…

    Quer ver outro tipo de perseguição religiosa? E não é pelos ateus contra os crentes não! É entre vcs mesmos! Vc já namorou ou casaria com alguém de outra religião ou credo? Uma testemunha de joevá com um evangelico, judeu ou mulçumano?
    Não né? A religião separando no lugar de unir :O(
    Agora pergunta um ateu teria algum problema em namorar alguém religioso?
    Pois é…

  • Ateu:

    “Procurei responder todas suas indagações na íntegra e vejo que as ignora, tentando responder pontos irrelevante…com isso, alongando desnecessariamente o assunto.”

    Jorginho, vc é um tremendo ENROLADOR! Vc faz jogo de palavras! Vc não explicou NENHUMA das questões que coloquei! Vc tá fugindo pela tangente pq não tem respostas pra nada que eu coloquei.

    Acho engraçado vc tentar explicar mecanica quantica usando a SuperIntressante. Não que a explicação em si esteja errada, mas demonstra o seu grau de conhecimento de ciencias.

    Eu NUNCA disse que não acredito em simetria na natureza. Ela é basicamente simétrica. Eletricidade e magnetismo são 2 exemplos disso. Os seres vivos idem! Mas nem tudo na natureza é simétrica. A gravidade parece não ter o seu oposto. Parece que a energia escura tem propriedades antigravitacionais, mas não é certo!

    Agora o que eu disse é que essa sua ideia simetria luz/escuridão, calor/frio é absolutamente ridicula! Uma ideia de colegial de 10a pq um aluno de 2o graus jamais diria tal bobagem!
    Simplesmente não existe frio em NENHUMA lei da termodinamica! E nem fotons de escuridão.
    Tanto a luz qdo o calor só podem crescer pra cima, do zero absoluto e total ausencia de luz (que chamamos de escuridão) a bilhões de graus ou lumens!
    Nesse sentido tanto o calor qto a luz são assimétricos.
    Ou seja, não existe esse equilibrio perfeito na natureza que vc tanto quer!

    “Resp.–Existe gravidade onde não há massa? Como surgiu a massa? Ou foi a ‘’Natureza’’que a fez?”

    KLá está vc fazeno jogo de palavars! Jogando o problema pra trás.
    Eu afirmei e afirmo que a vida na terra não apareceu como está na biblia. Que ela surgiu naturalmente!
    Pois bem, agora o problema é determinar se a natureza é como é por acaso ou se houve um planejamento prévio!
    Eu pessoalmente não acredito num planejamento prévio. O nosso universo só deu certo pq as leis da fisicas criadas no Big bang são estáveis. Big bangs anteriores podem te dado universos instáveis que colapsaram rapidamente! O nosso como é estável progrediu e deu certo!

    E quem criou o universo então, o átomo primordial?
    Bem, pra isso a ciencia tem algumas teorias mas nada de muito concreto. Existe até a hipótese de o universo ser eterno, logo não precisaria de um criador.
    Mas o fato da ciencia não ter uma boa explicação hoje pra tal fenomeno não quer dizer que não exista! Recorrer a uma explicação divina não resolve o problema! Pelo contrário, coloca a solução fora do nosso alcance!
    Relampagos e raios já foram atributos dos deuses e hoje sabemos serem bem terrenos! Até hoje não foi preciso recorrer à hipótese Deus pra explicar a natureza. Pq pra o Big Bang tem que ser diferente?

    “Não vou nem mesmo perguntar ‘’os porquês’’ das ‘’trocas de favor’’ entre as árvores (flores)-insetos-animais… Como lhe perguntei antes!”
    Troca de favores??? Vc está se referindo à simbiose?
    Bem, estude um pouco de biologia, seleção natural e evolução que vc vai saber a resposta a essa sua pergunta!

    Ah, agora me explica como um deus perfeito fez um mundo onde os animais comem uns aos outros, como fome, frio, sede, furacões, terremotos, inundações, etc!
    Se este mundo foi planejado por deus, acho que o engenheiro devia ter o seu diploma cassado!

  • Diego Uchiha Doppler:

    Jorginho, sim, uma obra(no caso o universo) pode existir sem um autor. Qual seria sua hipótese da origem de deus, ja que ele não pode existir por si só? Se for pensar que tudo tem q ter uma origem, vamos nos perguntar qual a origem dessa origem(?), infinitamente no passado. Em algum momento isso tem que parar, algo sempre existiu. O Universo(pelo menos algum que contenha todos os outros…).
    “Na questão de quem é o pai de D-us…
    Não determina que Ele não exista.” ok, isso não determina que ele não exista. Quem criou ele? e quem criou seu criador? E o criador desse criador?
    Se ficar perguntando isso e vc respondendo, o que aconteceria? Teria um fim?

  • Jorginho:

    Ateu- “Essa hipotése do‘Engenheiro’nada mais é que Design Inteligente. Um método criacionista que é falho e rídiculo. O Deus onipotente que criou tudo em 6 dias têm mais lógica que essa falácia.
    Resp.— Sériu? Então seja coerente e me diga em que tese vc baseia! Pois negar é um gesto muito simples. Diga-me sua tese!”
    Quer contestar o Genesis, Jorginho?
    Pois muito bem!
    Me diga se esses 6 dias são os nossos 6 dias, 6 dias Dele, 6 milhões ou 6 bilhões de anos?
    Esse “e faça-se luz” é o big bang ou o nascer do sol, vc pode me dizer?
    E deus viu que era bom! Mas pq raios um deus omnisciente precisa ver pra saber que é bom? Eu e vc precisamos ver pra saber, mas deus TEM que saber de antemão! Não precisava ver!
    E que deus bonzinho é esse que condena toda a humanidade ao sofrimento por causa do pecado original de um casal?
    Ou que exige sacrificios de pobres animaiszinhos?

    Resp.- Antes de lhe responder, vou fazer uma confissão:
    Em nenhum momento apregoei-lhe palavras bíblicas… E, confesso que vc me parece um ex-crente revoltado!
    Agindo assim, não me resta fazer alguns comentários que penso sobre as divindades pagãs e mesmo às questões da Bíblia.
    Pois bem. O homem sempre admirou a natureza… e sempre se assustou com ela.
    Para cada fenômenos, eles acreditavam num divindade…
    Vamos falar de uma civilização, hoje declarada povo de grande ciência.
    Aliás, vou resumir numa simples data que fará entender que pretendo dizer: 2012.
    Hoje se sabe que esse povo tinha grande conhecimento da ciência astronômica e seus cálculos surpreenderam até mesmo a NASA por suas exatidões.
    Por outro lado, eles eram selvagens… Acometiam crimes bárbaros e usavam de sacrifícios humanos.
    Pois bem. Que tipos de deus eles acreditavam?
    Assim foram demais civilizações.
    Com relação ao D-us dos hebreus, podemos imaginar sua justiça, poder e longanimidade.
    Até hoje a ciência deseja descobrir as veracidade do livro(Bíblia) e digo que a Ciência parece querer reprovar seus escritos…

    Mas,eu entendo que a Ciência trabalha com lógica e tudo que não pode ser calculado, ela prudentemente se cala e isso já
    é uma grande virtude. Entretanto, mesmo que calada, ela continua pesquisando. Muitas coisas já foram provadas pela arqueologia.

    Ainda no caso do D-us dos hebreus. Naquela época e hoje não é muito diferente; o povo ainda tem seus deuses.
    Para concluir o Gênesis, só posso dizer o que entendo e aceito, pois nem mesmo os grandes estudiosos chegaram a um consenso.
    Então, vamos a elas:

    6 dias, 6 anos ou mesmo 6bilhões de anos?…
    Profeticamente dia é como ano.Porém, Gênesis não é profecia. Em II Pedro 3:8 “Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia’’… (se percebe que para D-us o tempo não é significativo diante de Sua existência).
    Agora, baseando na nossa cronologia, prefiro ignorar… Pois imaginam os Israelitas estarem vivendo o ano de 5770(2010).
    Estão eles certos? Depende. Pois se contam eras, podem está certos.

    Vejamos que a Ciência, segundo seus cálculos o Planeta Terra tem em média 4,5bilhões de anos.
    Estão certos? Eles afirmam que sim! Embora imaginassem também que o Sol teria ainda 5 bilhões de vida e hoje acreditam ter bem menos!
    Se eu questionar a Bíblia ou a Torah, terei que também questionar a Ciência.
    A Ciência dizia que o Universo teria 15 bilhões de anos e hoje admite 13 bilhões!
    Então Ateu vc acha razoável questionar o Gênesis? Prefiro acreditar na existência, independente do tempo… As datas
    dadas por um e outro ; são de eras e suposições inexatas. Será mesmo que o Universo tem mesmo 13 bilhões? E, antes da grande e famosa explosão?
    … Que era? Mal sabemos sobre nossa galáxia.
    Ateu—‘’ Esse “e faça-se luz” é o big bang ou o nascer do sol, vc pode me dizer?

    Resp.– Simplesmente imagino os dois! Como? Vejamos que se não existisse o Sol (nossa estrela); que veríamos?
    Pois a estrela mais próxima de nós está 4,5anos/luz. Então, certamente haveria grande escuridão. Seguindo esse raciocínio, nosso Sol foi criado depois!
    Concorda? Esse conceito até está de acordo com as idades datadas de 13 para o Universo e 5 bilhões para a Terra.

    Ateu—-‘’ E deus viu que era bom! Mas pq raios um deus omnisciente precisa ver pra saber que é bom? Eu e vc precisamos ver pra saber, mas deus TEM que saber de antemão! Não precisava ver!’’

    Resp.- Entendo seu ponto de vista. Se analisarmos na perspectiva humana, como 2+2= 4 e se a ciência entendesse que o Universo é auto-explicável(como imaginava Einstein); seria incoerência falarmos de incertezas.
    Tive um debate(no bom sentido) com uma pessoa muito querida e inteligente a respeito da criação do ‘’Anjo Lúcifer’’… Pois, imaginando um D-us Onisciente, como ele não evitou que o mal proliferasse?
    Ele dizia(defendendo a predestinação), que D-us sabia e simplesmente deixou as coisas acontecer! Pois já teria a solução.
    Então, eu disse para ele(finalizamos o debate nesse ponto. Pois não havia consenso): Bem. Imagino que não teria como subjugar algo que ainda não tenha acontecido… Pois seria contra-senso fazer tal coisa… Meu pensamento é que o próprio Criador poderia somente ter absoluta certeza quando, ao menos, criasse o início desse anjo… Pois, caso contrário… estaria Ele mesmo criando o mal ! Não teria como tem uma perspectiva absoluta quando ainda nem havia criado! Entendeu? Esse é meu simples raciocínio.

    Ateu — E que deus bonzinho é esse que condena toda a humanidade ao sofrimento por causa do pecado original de um casal?
    Ou que exige sacrificios de pobres animaiszinhos?

    Resp.—Não tiro sua razão de questionar por tantas maldades e sofrimento nesse mundo…
    O que devemos entender na Ética desse Criador é seus princípios morais.
    Uma das coisas mais intrigante para mim e até consigo imaginar é o plano de resgate da humanidade.
    Por exemplo: Como que vc iria harmonizar o Amor e a Justiça, sem contrariar outro?
    É nesse ponto que se pode entender que a justiça condena sem misericórdia e o amor usa de misericórdia.
    Diante desse problema, todos que pecasse morreria eternamente. E se usasse somente de justiça, poderia ser chamado de Amor?
    Mas, como D-us é Justiça e Amor; precisaria tomar uma posição.
    Então, segundo se sabe, Ele, antes que o homem cometesse pecado, já sabia que o homem pecaria e de antemão havia criado o plano de salvação.
    Como? Se através de um único homem entrou o pecado no mundo e isso foi imputado como penalidade máxima (morte)…
    Então, através de um único homem (Messias), se ele obedecesse as leis; seria justificado…
    Da mesma forma que, pelo pecado à condenação de todos, também pela obediência o perdão.
    Então, que basta o homem fazer para que seja perdoado?
    Acreditando no plano de resgate (fé) e se arrependendo de seus pecados! Simples, né?
    Não tão simples! Pois a salvação é um grande mistério… Pois a fé aborrece a lógica… e sem humildade é impossível haver arrependimento.
    Todos que acreditam no Messias, carregam consigo essa certeza.
    Só para concluir: Se D-us exterminasse o mal, os anjos diriam: Onde está o amor Nele?
    Portanto, há um tempo para consumação e se deseja saber mais sobre isso. Estude a bíblia com uma pessoa que vc considera sábia… Mesmo que seja apenas para ouvir ambos os lados e depois, acredite em que quiser.
    Nesse livro chamado Bíblia, encontrará profecias concluídas, em pleno acontecimento e outras que brevemente acontecerão!
    Saiba, entretanto, que em nenhum momento apregoei doutrinas para vc!
    At

  • Everton:

    Joao Paulo, a ciência têm como base ser laica. Também não defende veementemente a existência de um deus.

    Jorginho , perdão…Mas seus conhecimentos sobre alguns fatos científicos estão muito deturpados e você está escrevendo muita coisa equivocada.

    Ateu, desista… Quando as pessoas não querem ver as estrelas, não adianta ficar apontando para o alto. Elas vão permanecer olhando para o chão.

    Sejamos gentis uns com os outros, que na existência de um deus seria o que ele gostaria, na sua inexistência teremos um mundo mais gentil ao menos.
    Peço desculpas se ofendi alguém.

  • joao Paulo:

    É anticientífico acreditar em Deus?

    AO LER sobre ciências, é comum se deparar com expressões religiosas. Por exemplo, os cientistas são chamados de “sumo sacerdotes duma nova cultura tecnológica” e seus laboratórios, de “templos” ou “santuários”. É claro que essas expressões não passam de simples metáforas. No entanto, elas podem trazer à tona a seguinte questão importante: Existe mesmo um abismo separando a ciência da religião?

    Alguns talvez achem que, quanto mais os cientistas aprendem, mais se distanciam de qualquer conceito sobre Deus. É verdade que muitos na comunidade científica fazem pouco caso da fé. Um número considerável de cientistas, porém, fica profundamente impressionado com evidências de que houve um planejamento consciente da natureza ao nosso redor. Já outros, maravilhados com tal planejamento, vão além e começam a refletir sobre o Planejador.
    Mudança de conceito

    A teoria da evolução de Charles Darwin é amplamente aceita já por um século e meio. Pessoas instruídas talvez esperassem que, nos tempos modernos, apenas os ignorantes e os ingênuos acreditariam em Deus. Mas nada parecido com isso aconteceu. Muitos cientistas professam abertamente acreditar num Criador. É verdade que talvez não acreditem nem em Deus como pessoa nem na Bíblia. No entanto, eles estão convencidos de que o projeto evidente na natureza indica a existência de um Projetista inteligente.

    Esses cientistas podem ser considerados ingênuos? Falando sobre cientistas que acreditam que o Universo e a vida nele resultam dum planejamento inteligente, uma resenha no The New York Times comentou: “Eles têm doutorado e ocupam cargos importantes em algumas das universidades de maior prestígio. Seus argumentos contra o darwinismo não se baseiam na autoridade das Escrituras; antes, baseiam-se em argumentos científicos.”

    O mesmo artigo também mencionou que os que apóiam a idéia dum planejamento inteligente “não fazem quaisquer afirmações que sejam claramente desarrazoadas. . . . O que eles negam é que a prevalecente teoria darwiniana — ou qualquer outra teoria ‘naturalista’ que se limita a causas mecânicas e irracionais, cujo funcionamento acontece de maneira gradual com o passar do tempo — seja suficiente para explicar a essência da vida. Afirmam que existem muitas provas de planejamento inteligente no mundo biológico, indicando como quase certa a intervenção de um Projetista inteligente”.*

    Por incrível que pareça, essa maneira de pensar é bem comum entre os cientistas. Por exemplo, um estudo divulgado em 1997 revelou que 4 em cada 10 cientistas americanos acreditavam em Deus como pessoa. Essa proporção havia permanecido praticamente sem alteração desde 1914, quando foi realizada uma pesquisa similar.

    É compreensível que essa proporção seja menor em países onde prevalece um ponto de vista mais secular, como por exemplo nos países da Europa. No entanto, o jornal britânico The Guardian noticiou que “o nível de crença religiosa é maior entre os profissionais das ciências exatas, como física e geologia, e menor entre os profissionais de ciências sociais, como a antropologia”. Acrescentou: “O Reino Unido tem organizações como Cristãos na Ciência.” O jornal também observou que na Grã-Bretanha “o número de estudantes de ciências que freqüentam a igreja é bem maior em proporção do que os estudantes de belas-artes”.

    Mesmo assim, parece que a maioria dos cientistas faz pouco caso da idéia de um Criador. Seu desprezo exerce forte pressão sobre os colegas. O astrônomo Allan Sandage explica que “há uma certa relutância em revelar ser alguém que acredita em Deus”. Por que se dá isso? “A humilhação”, diz ele — a desaprovação e a censura dos colegas — “é muito severa”.

    Em resultado disso, os cientistas que se atrevem a sugerir que a ciência não necessariamente entra em choque com a crença num Criador sentem que suas vozes são suprimidas por conceitos mais céticos. Os próximos artigos voltarão a atenção para essas vozes ignoradas com freqüência e por que esses cientistas se sentem assim. Mas como isso afeta você? A ciência pode ajudá-lo a encontrar Deus? Queira ler os próximos artigos.

  • joao Paulo:

    _Como podem ver simples assim pra um ateu, é como se ele é que fosse um Deus, nem a ciencia defende veementemente a inesistencia de um Deus.

  • joao Paulo:

    _O fato, é que se pode criar teorias sobre absolutamente tudo, a ciencia navega em teorias, que com o passar dos tempos, alguém descobre uma forma de mostrar se ela consiste ou não, as religiões e muitas delas defendem a doutrina cristã da forma que melhor lhes convenham, mas ao deturpar a verdade acabam por entrar em contradições biblicas, que muito facilmente podem ser provadas dentro dela, através da pesquisa minuciosa, muito embora a biblia tenha sido escrita por cerca de 44 homens no passado ela incrivelmente tem conteúdo uniforme ou seja, é como se uma única mente a tivesse criado, dando se sentido quando ela mesma afirma que o homem a escreveu mas conforme movidos pelo espirito de Deus, deixando isso claro que não fizeram conforme seus próprios desejos, e quando terminado Deus como que colocou nela um selo garantindo que alterações fundamentais não ocorreriam a fim de destruir a essencia cristã, para que esse não se perdesse por completo, pois toda nação seram julgadas baseado no que ela contém, por isso tem de se manter fidedigna, alterações em gral leve ocorreu nela entre traduções e cópias mas sua essencia esta completamente inalterada, como por exemplo tiraram dela o nome divino que esta no salmo 83:18 novas traduções trataram de corrigir este erro verteram Jeová por Sr. Deus as profecias muitas delas ja se cumpriram e outras cumprem atualmente, haverá tempos dificeis, as perseguição tambem nela relatada contra as religiões no mundo ja começou, por ultimo a opressão as nações e religião e contra os fieis cristãos que terá ação direta de Deus quando isso o correr, defendendo os que defedem a verdade e sua soberania afirmação biblica, para que não sejam destruidos antes do retorno do Cristo.

  • Ateu:

    Por que não acredita em DEUS?

    Por que você não acredita em Thor, Odin, Zeus, etc?

    Pq eles não existem? PROVE!!!
    Veja este e outros interessantes argumentos no link abaixo:
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100530081943AA1zjbv

  • Ateu:

    “Essa hipotése do‘Engenheiro’nada mais é que Design Inteligente. Um método criacionista que é falho e rídiculo. O Deus onipotente que criou tudo em 6 dias têm mais lógica que essa falácia.
    Resp.— Sériu? Então seja coerente e me diga em que tese vc baseia! Pois negar é um gesto muito simples. Diga-me sua tese!”

    Quer contestar o Genesis, Jorginho?
    Pois muito bem!

    Me diga se esses 6 dias são os nossos 6 dias, 6 dias Dele, 6 milhões ou 6 bilhões de anos?

    Esse “e faça-se luz” é o big bang ou o nascer do sol, vc pode me dizer?

    E deus viu que era bom! Mas pq raios um deus omnisciente precisa ver pra saber que é bom? Eu e vc precisamos ver pra saber, mas deus TEM que saber de antemão! Não precisava ver!

    E que deus bonzinho é esse que condena toda a humanidade ao sofrimento por causa do pecado original de um casal?
    Ou que exige sacrificios de pobres animaiszinhos?

    E pq um livro que diz saber como o mundo foi criado não fala nos dinossauros ou na Era do Gelo que o homem pré-histórico vivenciou?

    Se quiser posso apresentar muitas outras criticas ao genesis ou ao diluvio ou à biblia em geral!

    Ah, veja este link montes de contradições biblicas!
    http://www.bibliadocetico.net/contra1.html

    Só +1 pergunta:
    A religão prega a paz e a união entre os homens, certo?
    Então pq muitos se recusam a casar ou até namorar com alguém que é de uma religião diferente, vc pode me dizer?
    A religião separando no lugar de unir!
    A biblia foi usada pra provar a inferioridade de negros, indios e até das mulheres por muitas gerações!

    “”O comportamento ético do homem deveria ser baseado em simpatia, educação e laços e necessidades sociais, nenhuma base religiosa é necessária. O homem, de fato, estaria em um caminho tenebroso se tiver que ser restringido por medo de punição ou esperança de uma recompensa após a morte.”
    Albert Einstein

    “Os mais terríveis e cruéis crimes que a história registrou foram cometidos sob o manto da religião ou de motivos igualmente nobres.”
    Mohandas Ghandi

    Lida apropriadamente, a Bíblia é a mais potente força a favor do Ateísmo” Isaac Asimov

    “Se existir um Deus eu duvído que ele tivesse uma vaidade tão grande que ficasse ofendido pelas pessoas que duvidam da sua existência.”
    Bertrand Russel

    “Eu não acredito que seja necessário acreditar que o mesmo Deus que nos deu nossos sentidos, razão e inteligência desejasse que nós abandonássemos o seu uso para conseguir de alguma outra forma a informação que atingiríamos através deles.”
    Galileu Galilei

    “Um ateísta acredita que um hospital deva ser erguido ao invés de uma igreja. Um ateísta acredita que uma ação deve ser feita ao invés de uma prece dita. Um ateísta se compromete com envolvimento na vida e não em escapismo para a morte. Ele deseja probreza aniquilada, doenças conquistadas e guerra eliminada.”
    Madalyn Murray O’Hair

    “Suponhamos que nós escolhemos o Deus errado. Cada vez que vamos a igreja nós apenas o enfurecemos ainda mais”
    Homer Simpson

    “O homem nunca cometeu atos maléficos tão livre e alegremente quanto como por convicções religiosas”
    Pascal

    “O comportamento ético do homem deveria ser baseado em simpatia, educação e laços e necessidades sociais, nenhuma base religiosa é necessária. O homem, de fato, estaria em um caminho tenebroso se tiver que ser restringido por medo de punição ou esperança de uma recompensa após a morte.”
    Albert Einstein”

    http://thegrooversrpg.blogspot.com/2009/12/frases-sobre-ateismo.html

  • Jorginho:

    Diego Uchiha Doppler, muito fraquinho esse vídeo.
    Tudo tem origens e nada pode existir por si.
    Na questão de quem é o pai de D-us…
    Não determina que Ele não exista.
    Da mesma forma, de onde surgiu a matéria/energia?
    Nem mesmo a ciência consegue responder!
    Leia meus comentários e verá que esse simples debate(ensaiado) pode ser rebatido na simples questão das ordens e pode o acaso criar a si mesmo?
    Aff! Pode jogar esse vídeo no lixo!

  • Jorginho:

    ”Realmente é difícil falar de ciências pra quem não entende nada de nada, e nem quer entender!’’- Ateu
    Resp- …Por coincidência imagino o mesmo de vc!

    Pode uma obra existir sem um autor?
    Pode sim, Jorginho!
    Vc tem a lua por ex, ou qualquer planeta ou estrela ou galáxia!
    Quem fez esse planeta? Deus? NÃO, foi a gravidade uma força fundamental da natureza. Simples assim! A gravidade atraiu hidrogenio ou particulas de poeira e as estrelas e planetas surgiram. Simples assim!

    Resp.–Existe gravidade onde não há massa? Como surgiu a massa? Ou foi a ‘’Natureza’’que a fez?

    Ah, Einstein perdeu a discussão com Bohr. E deus joga dados sim. A incerteza quantica são os dados da natureza!

    Resp-‘’ Heisenberg,introduziu um novo meio de calcular valores tradicionais, como posição e velocidade. Ele revelou que tais valores não pode ser obtidos, ao mesmo tempo, com toda precisão: quando se mede a posição quase exata de uma partícula-onda, o valor de sua velocidade se torna incerto, no sentido de que muitos valores são igualmente possíveis. Por isso, não se podem entender as órbitas dos elétrons como rotas bem definidas. Em vez disso, as equações determinam regiões em que é maior ou menor a probabilidade de se encontrar um elétron. Bohr resumiu as novas regras em seu princípio de complementaridade: corpúsculos e ondas são como duas faces dos objetos atérmicos. Se quisermos conhecê-los, devemos examinar as duas faces. Mas é impossível olhá-las ao mesmo tempo.( Extraído do CD 10 ANOS DE SUPERINTERESSANTE. Ed. Abril).
    Resp.– ”Com essa sua afirmação já poderão concluir o computador absolutamente quântico! Mas, saiba que estão dando os primeiros passos e há muitos pontos determinativos não determinados! Um deles(o mais simples)é o resfriamento do chip.

    Acaso não acreditas na simetria da natureza? Então diga que dizer antimatéria? Ela está de certa ”embolada” na mátéria positiva.
    Isso não é simetria?
    Um átomo quando estável? Isso é simétrico?
    Diga-me também sobre as subpartículas que normalmente são de potenciais contrários para equilíbrio dos mesmos?
    A ciência ainda caminha de 4 diante dos mistérios da existência.

    Ateu- ‘’Não existe uma anti-gravidade por ex.‘’
    Resp. — Sério mesmo? Nem mesmo a ciência comprovou isso! Na realidade ela suspeita de sua existência e quanto isso, ela prefere calar… Na verdade, até o ato da existência é um milagre!

    Tudo é confuso entre falso e verdadeiro.
    Embora a verdade seja uma, como cristal – ela tem muitas faces.
    Somos curiosos por natureza e diante do abismo das suposições, às vezes encontramos coisas palpáveis.
    Como já disse: Os mistérios que nos cercam, são apenas soluções físicas e não espiritual… Já essa última, muitos nem sabem que existe!
    Eu simplesmente digo: Quão linda é a natureza, cheia de mistérios e ela nos diz que cada vez mais próximos chegarmos; descobriremos que não existe nada por si e nem obra sem autor.
    Qualquer coisa, por si, já se explica. Apenas não lemos à longa história da sua existência e nem sei se um dia concluiremos sua leitura… Nem me preocupo com isso… Apenas procuro dar um passo de cada vez e tirando conclusões , visando à realidade. Se existe uma só lei para o Universo, saiba que ela está muito longe de nós.
    Se existe uma chave Universal, com certeza ela jamais será dada ao homem.
    Pois, certamente com pouco tempo nós auto-se – destruiremos! …Tentando criar nosso próprio universo!

    Procurei responder todas suas indagações na íntegra e vejo que as ignora, tentando responder pontos irrelevante…com isso, alongando desnecessariamente o assunto.

    Espero que seja objetivo e ao menos tenha a sensibilidade ou mesmo a humildade de dizer: ‘’Não sei!’’
    Responda:Pode-uma-obra-nascer-sem Autor?

    Os mistérios da criação pertence a seu Criador e Ele não nos deu a resposta definitiva…
    Podendo cada um imaginar o mais próximo de sua realidade… Tanto é que não seria exagero aceitar a condição de ter-nos sido colocado aqui…
    Responda-me simplesmente a pergunta acima e ainda deixo vc equacionar todas as equações do mundo.
    Usar todas as ferramentas encontradas, mas me responda simplesmente essa interrogação!
    Não vou nem mesmo perguntar ‘’os porquês’’ das ‘’trocas de favor’’ entre as árvores (flores)-insetos-animais… Como lhe perguntei antes!
    Se não me responder, simplesmente vou entregar esse assunto por encerrado… Pois, senão estaríamos apenas andando em círculo e denomino isso…
    …. no sentido mais simples da palavra: Idiotice!

    Sem mais.

  • Ateu:

    João Paulo,

    o LHC serviu pra criar a internet??? Quem disse uma besteira dessas? Quem criou a internet foi a guerra fria. Os EUA queriam ter uma rede de computadores que funcionasse mesmo em caso de um ataque nuclear e criaram a internet.

    Particula de deus é uma brincadeira com o nome. Na realidade seria a particula fundamental a partir do qual outras derivam. É o boson de Higgs.

    Ah, não existe fim do espaço e um espaço vazio depois dele! O propio espaço é que está se espandindo,mas isso é algo que não é facil de compreender sem uma explicação matemática e um bom conhecimento de relatividade.

  • Everton:

    Para nos deixar mais confusos. Criacionista, evolucinistas e ‘Nadaistas’ . 😉

    Com vocês, os exmos Srs. Professores, Doutores Stephen Hawking, Carl Sagan e o novelista Arthur C. Clarke, em “Deus, Universo e Tudo Mais”. Vídeo em 6 partes. recomendo assistir a tudo e TENTAREM obter alguma definição de nossa discussão. Para mim, com muita felicidade, adquiri muito mais duvidas.

    http://www.youtube.com/watch?v=Ut0Q4SwCetE

    P.S. Carl, We miss you!

  • joao Paulo:

    _A história do LHC serviu mesmo é pra criar a internete,porque pra mais nada serviu, encontrar particula de Deus, isso só pode ser piada hi, hi, hi, não deu certo, e tão pouco dará, a ciencia é assim mesmo imaginam uma coisa e sai outra, espero que não criam um grande explosão nestas esperiencias que acabe com vidas inocentes.

  • joao Paulo:

    _Porque não tentam decifrar então ao invés de querer especular se Deus tem mãe ou pai, usa a ciencia pra explicar como surgiu vácuo,e onde ele termina, se conseguir explicar onde está o fim do espaço talvez expliquem de onde surgiu Deus, ja parou pra pensar onde ele termina e o que tem depois dele?

  • Ateu:

    Pode uma obra existir sem um autor?

    Pode sim, jorginho!
    Vc tem a lua por ex, ou qualquer planeta ou estrela ou galáxia!
    Quem fez esse planeta? Deus? NÃO, foi a gravidade uma força fundamental da natureza. Simples assim! A gravidade atraiu hidrogenio ou particulas de poeira e as estrelas e planetas surgiram. Simples assim!

    Ah, Einstein perdeu a discussão com Bohr. E deus joga dados sim. A incerteza quantica são os dados da natureza!

    Sugiro que vc estude MUITO ciencia pra poder contestar qualquer lei fisica no lugar de usar essa sua lógica tosca de templo evangélico!

  • Ateu:

    Rodrigo £ibertari,

    Meio confusa essa sua resposta… :O(
    Mas vamos a ela!

    Vc diz que uma Teoria nao é um fato, certo? Isso pq vc está vendo a teoria
    em sentido lato, como uma hipótese. E como eu disse, nada mais errado!
    Pra ciência uma teoria é um fato SIM! É a verdade até onde podemos ver, pelo
    menos à luz do que a ciencia sabe hoje sobre o universo.
    Por isso a sua comparação com teorias politicas ou criação está
    completamente furada!
    Primeiro que ciencias sociais, economicas ou antropologia, não são ciencias
    exatas. Uma teoria na fisica por ex é essencialmente matematica, o que
    obviamente vc não pode fazer na sociologia ou na politica portanto! E 2o pq
    criacionismo não é sequer uma teoria. É uma crença religiosa, uma mera
    hipótese, uma simples especulação saida da cabeça de alguém e colocada num
    livro religioso! Ela não pode ser questionada, analisada ou quantificada,
    como qualquer teoria cientifica que se preze!
    Já a teoria da evolução não é uma mera conjectura saida da cabeça do Darwin
    e sim comprovada cientificamente de varias maneiras como o registro fóssil,
    datação, região geográfica e biologicamente através de anatomia comparada,
    genômica e proteômica.

    Tudo sujeito a contestações por quem quer que seja. Não é um dogma portanto!
    Mais ainda, vc pode fazer previsões baseado nessa teoria. Vc pode dizer, tá
    faltando um elo nesta espécie. E mais tarde encontrar essa mesma espécie.
    Mais uma prova do acerto dessa teoria.

    Agora me diz se vc pode fazer o mesmo com o criacionismo…

  • Ateu:

    Jorginho,

    realmente é dificil falar de ciencias pra quem não entende nada de nada, e nem quer entender!

    “Crente” é um nome bem sugestivo para pessoas que só enxergam apenas um ponto de sua existência. Pra tudo, deus é a explicação. Assim é facil explicar qualquer coisa! Basta dizer, foi deus que fez. Ou é assim pq deus quis e pronto!

    A natureza é basicamente simétrica mas nem sempre. Por ex,a gravidade até onde se sabe não é simetrica. Não existe uma anti-gravidade por ex.
    Agora esse negocio de dualidade luz/escuridão ou calor/frio é ridiculo!
    Repito: NÃO EXISTE frio e nem escuridão! O que existe é mais ou menos calor ou luz. Pouca luz é escuridão. Pouco calor é frio. Mas isso são sensações fisiológicas apenas, NÃO TEM existencia real!
    Da mesma forma, não existem temperaturas negativas em nem luz negativa. O zero absoluto é o menor que podemos chegar. Logo, essa sua noção tosca de simetria não faz o menor sentido!

    Cor tb não existe! Cor é uma interpretação do cérebro pra uma luz de um determinado comprimento de onda. Um inseto pode ver a mesma luz e dar a ela outra cor completamente diferente. Mais uma vez cor é uma sensação fisiologica. uma ilusão de optica.
    Da mesma forma que luz ultra violeta continua sendo luz e tendo “cor” embora vc não enxergue como tal.

    Como vc mesmo disse, a luz nos traz a SENSAÇÃO de cor da mesma forma que o sabor. O que vc tem quimicamente falando são acidez e basicidade. Se é amargo ou azedo sáo conceitos fisiologicos que seu cerebro cria.
    Da mesma forma vc pode dizer que algo é verde-azulado e eu teimar que azul-esverdeado. Mas a luz é a mesma, tem o mesmo comprimento de onda tanto pra vc qto pra mim. Mais uma prova que cor é uma sensação fisiológica apenas, e não algo real!

    “Às ordens dos astros e particularmente o limiar de nosso querido Planeta que, basta um pequeno desequilíbrio causar uma catástrofe?
    Porque tamanha precisão?”
    Pq tamanha precisão? Simples, eles estão lá pq a pelas leis da fisica.
    Outra coisa, não é que a terra é feita à nossa medida, com condições ideais e sim que nós ao longo da evolução nos adaptamos perfeitamente a ela.

    Sobre o carbono 14 é apenas UMA dos isotopos usados nas datações. Existem outros! Como eu disse, o C14 é mais conhecido e não o unico como vc afirmou! Sugiro que leia com mais atenção da proxima vez!

  • Diego Uchiha Doppler:

    Ta ae o link do vídeo, é um debate, muito bom: http://www.youtube.com/watch?v=phU9VtpQ-CM

  • Jorginho:

    Diego Uchiha Doppler,nos passe o link desse vídeo, apesar que prós e contra faz parte desse conceito.
    Embora, nenhum de vcs responderam minhas perguntas mais intrigantes.
    Se preciso farei uma por vez… até obter as respostas delas respectivamente!
    Sem mais!

  • Jorginho:

    Everton,seja bem vindo!
    (Não tive outra opção que não fosse fazer essa salada com os textos).

    ‘’Temperatura é a baixa energia cinética das moléculas. Calor é troca de energia térmica. O frio ao qual você está se referindo é subjetivo e mesmo em zero graus absoluto, determinadas bactérias podem morrer de ‘calor’.
    Resp.—Zero absoluto não existe. Pois, até mesmo os elétrons parariam! Portanto, não existe zero absoluto!

    Luz são ondas de freqüência, que de acordo com o espectro ao qual ela pertence pode não ser visível ao meu olho e ser claro à um cão.
    Resp– De certo que há animais que enxergam no espectro infravermelho/ultravioleta, mas não contraria que seja preciso haver sensibilidade pra tal.
    As câmaras sensíveis a esses espectros usam conversão e para isso componentes sensíveis a essas freqüências.

    “Desintegrando átomos, segundo a famosa equação MC²=E , sua transformação resulta energia…”
    Háááááááá´n ???
    Você está dizendo que conservação da massa e conservação da energia e vice-e-versa na fórmula de einstein leva a desintregração de átomos? Esclareça melhor isso que ficou muito confuso.
    Resp— Meu caríssimo, as próprias equações da relatividade restrita, lhe mostram que uma ação limita à outra; limitando assim o limiar da velocidade. Pois imagine uma partícula na velocidade da luz (responda) – qual seria o valor de sua massa? Estude sobre as leis de Planck e Maxwell.
    Você já ouviu falar em ‘’aniquilamento momentâneo’’? Em física, a palavra é usada para denotar o processo que ocorre quando uma partícula subatômica colide com sua respectiva antipartícula. Desde que a energia e o momento devam ser conservados, as partículas não são ”feitas de nada” no momento(trasição)mas se convertem em novas partículas.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/E%3Dmc%C2%B2 ,
    (Nesse link oferece uma explicação de forma resumida. Há vários outros afirmando q energia é massa no sentido inverso e, eu mesmo creio.Entretanto, há outros que discordam desse conceito e debatê-lo nesse momento tomaria muito espaço aqui e deixemos para outra oportunidade ou envie seu e-mail de forma complementar e assim possamos dar continuidade a esse tópico).

    Que acha que pretende fazer com o LHC, a fim de descobrirem as‘’partículas de D-us’’.
    Pela equação se percebe que uma fonte de energia na forma cinética, se desacelerada ao inverso do quadrado (‘’freada’’); percebe-se uma resultante da terceira função(m).
    Matematicamente falando, se acelerarmos um elétron na velocidade da luz, pelas equações de Planck se perceber sua equivalência de energia no espectro dos raios gama… Equacione e verá isso. Ainda se vc, equacionar esse elétron (nessa velocidade); jamais encontrará sua massa remanescente.

    “Às ordens dos astros e particularmente o limiar de nosso querido Planeta que, basta um pequeno desequilíbrio causar uma catástrofe? Porque tamanha precisão?”
    Não há a precisão que você sonha. Na verdade a Lua está se afastando do planeta. Se houvesse uma gravidade um pouco diferente ou a Terra você um pouco mais distante do Sol, haveria vida do mesmo jeito, só que com características diferentes levando-se em conta a Teoria de Darwin e as adaptações das espécies.
    Resp.—Sim. A Lua tem se afastado em média 3,8cm/ano. Sabem isso devido o prisma instalado por lá(1969)e, é medindo com raio laser..Todavia, esse afastamento não causa nenhum transtorno nos próximos 10 mil anos!
    Quanto ao ‘’limiar’’da Terra, não é preciso falar que um elevação média de 3°C pode trazer grandes catástrofes como se pode constatar no Planeta,diariamente pelo os meios de comunicação. Para que possa haver vidas em outros planetas, vc simplesmente diz que deve existir gravidade praticamente igual a nossa e ser um pouquinho distante do Sol.
    Isso não seria de muita semelhança com a Terra? E, na questão de adaptação como vc diz (Darwin); não levaria uns milhões de anos para haver essa adaptação, em especial no Planeta Marte?
    “Posso até dar crédito na‘‘sopa molecular’’… mas, não admitir um Engenheiro é de uma‘’puta gnorância’’!”
    Essa hipotése do‘Engenheiro’nada mais é que Design Inteligente. Um método criacionista que é falho e rídiculo. O Deus onipotente que criou tudo em 6 dias têm mais lógica que essa falácia.
    Resp.— Sériu? Então seja coerente e me diga em que tese vc baseia! Pois negar é um gesto muito simples. Diga-me sua tese!
    “A palavra Deus é para mim nada mais do que expressão e produto da fraqueza humana. Uma coleção de lendas honoráveis, ainda que primitivas”. ( peço referência desse livro).
    Albert Einstein
    Se vc ler os escritos de Einstein, entenderá que ele questiona a forma de imposição que era colocada aos fieis. Ele não acreditava num D-us cujo princípio seria autoritário… Concordo que foram feitas muitas alterações na Bíblia por aqueles que tinham o domínio, principalmente referente aos primeiro séculos. Em nenhum momento ele nega a existência de Criador.
    Ele diz (Einstein por ele mesmo. pg63:‘’A ciência sem a religião é paralítica – a religião sem a ciência é cega.’’
    ‘’Sem a convicção de uma harmonia íntima do Universo, não poderia haver ciência. ’’pg84

    At

  • joao Paulo:

    _È,è,è, parece que alem dos cientistas, aqui todo mundo é louco mesmo, não chegam a nenhum consenço que diga se passagem… plausivel.he,he,he,

  • Diego Uchiha Doppler:

    “Pode uma obra existir sem um autor?” Tem um vídeo no youtube que responde exatamente isso…xD
    Já que seguindo seu raciocinio isso não pode acontecer, como deus existe? Quem foi seu autor? Se foi outro deus, quem criou esse?……
    Para as perguntas abaixo dessa, sim, foi tudo obra do acaso. Provavelmente em outros planetas do universo nem tudo se organizou da forma que aconteceu aqui, daí lá n tem vida como a nossa…(isso é só especulação minha, por isso eu disse “provavelmente”, embora seja bem possível que isso tenha acontecido.

  • Everton:

    Jorginho,
    Vou me intrometer na sua conversa com o Ateu.

    “Portanto, ausência de calor é frio e ausência de frio é calor. Isso é simetria.”
    Está errado! ausência de calor não é frio. Temperatura é a baixa energia cinética das moléculas. Calor é troca de energia térmica.O frio ao qual você está se referindo é subjetivo e mesmo em zero graus absoluto, determinadas bactérias podem morrer de ‘calor’.

    “Cada cor carrega consigo um nível de energia e nossos olhos trabalha como filtros e essas freqüências excitam nosso cérebro e nos traz a sensação de cor e cada qual carregam suas particularidades…”
    Luz são ondas de frequência, que de acordo com o espectro ao qual ela pertence pode não ser visível ao meu olho e ser claro à um cão.

    “Desintegrando átomos, segundo a famosa equação MC²=E , sua transformação resulta energia…”
    Háááááááá´n ???
    Você está dizendo que conservação da massa e conservação da energia e vice-e-versa na fórmula de einstein leva a desintregração de átomos? Esclareça melhor isso que ficou muito confuso.

    “Às ordens dos astros e particularmente o limiar de nosso querido Planeta que, basta um pequeno desequilíbrio causar uma catástrofe? Porque tamanha precisão?”
    Não há a precisão que você sonha. Na verdade a Lua está se afastando do planeta. Se houvesse uma gravidade um pouco diferente ou a Terra você um pouco mais distante do Sol, haveria vida do mesmo jeito, só que com características diferentes levando-se em conta a Teoria de Darwin e as adaptações das espécies.

    “Posso até dar crédito na ‘’sopa molecures’’… mas, não admitir um Engenheiro é de uma ‘’puta gnorância’’!”
    Essa hipotése do ‘Engenheiro’ nada mais é que Design Inteligente. Um método criacionista que é falho e rídiculo. O Deus onipotente que criou tudo em 6 dias têm mais lógica que essa falácia.

    “A palavra Deus é para mim nada mais do que expressão e produto da fraqueza humana. Uma coleção de lendas honoráveis, ainda que primitivas”.
    Albert Einstein

  • Rodrigo £ibertari:

    qualquer um que le este site a mais de 2 anos pode afirmar o que vc disse.
    mais uma coisa ateu, fiz uma citacao :
    “Na noite passada sonhei que era uma borboleta e agora, não sei se sou um homem que sonhou que era borboleta ou, talvez, uma borboleta que agora está sonhando que é homem”.
    Como vc pode ver, o que vc acha que é real só existe mesmo na sua cabeça, nada mais!

    e vc afirmou :

    “Foi justamente a ciencia com as suas teorias que provou que tal “verdade” nada tem de verdeira, de real!”

    Pelo menos ao meu nivel de analise(nao sei se é mais avancado ou inferior) consigo chegar a conclusoes parecidas ou caminhar rumo a sua afirmacao atravez dela.

  • Jorginho:

    ‘’Ateu’’é um nome bem sugestivo para pessoas que só enxergam apenas um ponto de sua existência e ainda numa ciência que atualmente chega aos finalmente que a galinha nasceu primeiro que o ovo!
    Então para vc o frio não existe.
    Diga isso aos átomos que devido à ausência de calor, eles aproximam entre si.
    No Universo sempre encontremos simetria (tende ao equilíbrio)- calor – ausência, luz-escuridão e cada efeito um reação.
    Como vc pode dizer que algo que causa efeito é inexistente?
    Para que aqueça algo é preciso de energia, então diga para energia que ela vai trabalhar para algo que não existe…
    Ao inverso também é válido: Esfriar algo, não tirará dele energia?
    Portanto, ausência de calor é frio e ausência de frio é calor. Isso é simetria.
    Na natureza sempre há uma força contrariando outra para que simplesmente possa tender-se para o equilíbrio.
    Na natureza é preciso haver desequilíbrio para que possa haver potencial (força, ação, trabalho, etc.).
    As cores não existem?
    Cada cor carrega consigo um nível de energia e nossos olhos trabalha como filtros e essas freqüências excitam nosso cérebro e nos traz a sensação de cor e cada qual carregam suas particularidades… Como similarmente é o sabor… que nada mais é que combinações moleculares … Então sabor também não existe, pois é apenas algo que traz simulação de doce, azedo, amargo etc.
    São apenas partículas e em si não traz sabor!
    Se formos encarar seu ponto de visão, afinal nem vc mesmo existe…não deixando de sem uma estrutura de átomos e pergunto , vc está nesses átomos exatamente onde?
    Seguindo seu raciocínio, nem mesmo os átomos existem…
    Desintegrando átomos, segundo a famosa equação MC²=E , sua transformação resulta energia… é algo que produz trabalho e o que é trabalho?
    Você pode me dizer que é energia?
    Seu raciocínio sim, é infantil.
    Nesse Universo tudo trabalha através de estímulos e sua ausência significa repouso e isso é simetria!
    Responda-me uma coisa:
    Que surgiu primeiro: A vida animal ou a vida vegetal ou ambos ao mesmo tempo?

    Outra coisa: Que inteligência fez que houvesse o equilíbrio ”das trocas” (cooperação) para que as árvores desse flores(néctar) para que os insetos polinizasse e que desse frutos que, os animais em troca, ‘’carregasse’’ suas sementes a lugares longínquos para permanência de suas espécies?
    Logo, cada espécie carrega suas originalidades com leves mudanças (adaptação aos meios).
    Mas, como se deu essas trocas de favores?
    Faça-me um favor de me responder uma coisa:
    Pode uma obra existir sem um autor?
    Como que, em um DNA estão organizados todos os tipos de células e suas posições e funções respectivamente, além das peculiaridades de cada ser?
    Foi isso obra do acaso?
    Às ordens dos astros e particularmente o limiar de nosso querido Planeta que, basta um pequeno desequilíbrio causar uma catástrofe?
    Porque tamanha precisão?

    Acredito na evolução, mas não nessa que apregoa pela maioria.
    Posso até dar crédito na ‘’sopa molecures’’… mas, não admitir um Engenheiro é de uma ‘’puta gnorância’’!

    Acredito sim, nas lutas para sobrevivência e essa trouxe consigo novas adaptações e mudanças até mesmo na estrutura da genética… Embora também deva saber que nem todos sofreram mutações e a própria ciência admite isso.

    Outra coisa com relação ao C14.
    Sua precisão não data períodos maior que 50 000 anos e para períodos maiores apelam por valores equacionados e mesmo uma boa parte dos cientistas admitem que seja exageradas e inexatas!
    Desejo que me responda na íntegra as questões levantadas!

    “Deus não joga dados com o universo.” – Einstein.

    Abraço.

  • Rodrigo £ibertari:

    nao sei onde vc leu que eu abomino a ciencia Ateu, em momento nenhum eu disse isso. Mais creio que assim como qualquer ser pensante devemos contestar as explicacoes impostas como verdadeiras e tentarmos formular nossas proprias perguntas e tentar descubrir as respostas com nossas teorias por mais absurdas que paressam. Apenas atraves de nossas teorias absurdas podemos verificar se uma hipotese e ou nao verdadeira e atravez de especulacoes descartar ou nao teorias e/ou formas de pensamentos. Sei muito bem o que é uma teoria, voce deveria levar em consideracao que todas as pessoas por mais que nao parecem ja possuim um conhecimento e idéias(agora sem acento) e ideais e buscam sua propria verdade. nao preciso me justificar quanto aos meus atos, poerem posso afirmar que tirei mais proveito deste debate do que voce pode imaginar. apesar deste topico ser bem repitido/reprisado e bem frisado.

  • Ateu:

    Rodrigo £ibertari,

    O Everton está coberto de razão.
    Pra ciencia uma TEORIA é o mais perto que podemos chegar da verdade. Já na linguagem popular, teoria é uma especulação, uma suposição.
    Daí essa incompreensão de muitas pessoas ao achar que teoria é algo vago e impreciso. Nada mais errado!

    O problema é que a “verdade” tal como vc vê o mundo está errada! Os nosso sentidos são falhos. E foi justamente as teorias que vc tanto abomina que provaram que o mundo nao é como vc pensa! Quer ver?
    O frio existe? Não, o frio não existe! O que existe é a ausencia de calor. O frio é uma mera sensação fisiológica, nada mais! Ele não tem existencia REAL!
    E as cores existem? O mundo é colorido? O céu é azul? Não, não é! Realmente cada objeto reflete uma determinada luz, mas é o nosso cérebro que transforma determinado comprimento de onda em cor. Logo o azul do céu ou do mar ou o verde das plantas só existem realmente na nossa cabeça e nada mais! Outras especies enxergam o mesmo objeto com outras cores, algumas até que vc nem pode imaginar.
    O Sol tb não gira à volta da Terra. Na realidade é justamente o contrário, embora os nosso sentidos digam o oposto!

    Como vc pode ver, o que vc acha que é real só existe mesmo na sua cabeça, nada mais!
    Foi justamente a ciencia com as suas teorias que provou que tal “verdade” nada tem de verdeira, de real!

    Entendeu agora o que é uma teoria?

  • Ateu:

    Jorginho,

    Seus argumentos são infantis, o que demonstra total desconhecimento do que seja ciencia ou biologia. Lamento, mas seus argumentos e dos demais criacionistas são facilmente derrubáveis!

    Darwin NUNCA falou sobre a origem da vida. A evolução só diz que espécies tiverem um ancestral comum, nada mais! Ela NÃO fala como os seres vivos apareceram na terra. Quem fala isso é o experimento de Urey-Miller.
    E isso, o parentesco entre as especies está MAIS que provado. Pior, seja por proteoma, genoma ou anatomia comparada os resultados BATEM entre si!
    Ou seja, TODAS as provas científicas apontam pra uma evolução partindo do ser mais simples pra o mais complexo.
    Pior ainda, provas geológicas mostram que as camadas mais antigas (e mais profundas, portanto), tem espécies mais simples e as superiores espécies mais complexas.
    Mais uma prova a favor da evolução.
    E as provas não param aí! Existem outras!

    Vc pode provar tb que a vida na terra é muito antiga, muito antes do homem andar na Terra. Quer ver?
    Fosséis das mesmas espécies de vegetação pré-histórica e dinossauros são encontrados nos vários continentes. Prova que eles eram um só, a chamada Pangéia.
    Conhecendo a velocidade das placas tectônicas vc pode calcular qto tempo levou pra os continentes chegarem aonde estão hoje. Esse cálculo dá uns 200 milhões de anos, o que bate com outras medidas como a datação com radioisótopos, onde o C14 é o mais conhecido.
    Veja aqui mais sobre métodos de datação geológica
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Geocronologia

    Agora como alguém em pleno século XXI com todos os enormes avanços da ciencia prefere acreditar num livro velho cheio de contradições é algo que me escapa a compreensão. Isso sim que é uma visão monocromática, pra não dizer completamente tapada! :O(

    Só posso entender isso pelo chamado ”efeito gado”, onde mentes vazias e sugestionáveis são facilmente levados pelas igrejas evangélica$ como a Univer$al.

    PS: Faz o seguinte Jorginho. Qdo vc ficar doente vc reza muito!
    E nem pense em tomar remédios que são feitos pelos mesmos cientistas burros e orfãos que nem sabem nem mesmo quem são seus pais e ainda acham saber alguma coisa!
    Afinal vc pode morrer com um remédio feito por um cientista analfabeto desses. Melhor rezar, não é mesmo?

  • Everton:

    Só para esclarecer Rodrigo £ibertari, o fato da Teoria da Evolução das espécies ter essa denominação, a teoria científica é bem diferente da teoria (propriamente dita) que eu teria de que o café colombiano é melhor por causa da altitude e longitude.
    Enquanto a teoria do café é uma noção geral não baseado em dados empíricos, a teoria científica – copiando e colocando do wikipédia – é uma síntese aceita de um vasto campo de conhecimento, consistindo de hipóteses que foram devidamente testadas, através de leis e factos científicos que descrevem os fenômenos naturais .
    Muitas vezes as pessoas se confundem sobre a definição de uma teoria. Nossos dicionários trazem o significado que corresponde a uma visão popular de uma teoria, o que seria equivalente a uma hipótese, ou definindo de uma forma ainda melhor, uma especulação. No entanto, na Ciência, uma hipótese não é o mesmo que teoria.
    Existe, por exemplo, as seguintes teorias científicas, que são aceitas universalmente:

    -Teoria da relatividade de Albert Einstein e a Mecânica quântica;
    – A teoria geral da gravidade de Einstein;
    – Teoria Newtoniana da Gravitação Universal;
    – Teoria Óptica de Newton;
    – Teoria de Maxwell do Electromagnetismo;

    Abraços!

  • Rodrigo £ibertari:

    “Teoria da Evolucao” nao é um fato, sim uma teoria como tantas outras desde o criacionismo a matrix ou mesmo o eterno retorno de nietzsche.
    se fossemos mesmo discutir criacionismo nao iria mesmo dar certo. Peço desculpas tembem, me exaltei um pouco. Nao daria para explicar meu ponto de vista em poucas palavras. E foi o que tentei fazer, deu no que deu.

    De certa forma nao me conformo com as explicacoes vagas da que todos tentam dar para a propria realidade, como dizia um poeta chines:
    “Na noite passada sonhei que era uma borboleta e agora, não sei se sou um homem que sonhou que era borboleta ou, talvez, uma borboleta que agora está sonhando que é homem”.

  • Everton:

    Bom Srs.
    Peço desculpas pelos meus comentários. Isso nunca vai dar em nada… Fugimos inclusive do foco da matéria.
    Creio que seja, pelo menos, uma evolução importante da igreja aceitar a Evolução das Espécies.
    Que cada um fique com seu deus.
    Abraços!

  • Everton:

    “antes de cobrar os erros dos outros certifique-se de que sua fonte e confiavel meu rapaz.”
    Fontes confiáveis? Basta você consultar qualquer instituo de biologia ou professor de genética.
    Não mostrei ‘argumentos válidos’. Mostrei fatos.
    Você acredita que a definição de criação do mundo do Antigo Testamento é realmente o mais antigo?
    Procure saber mais sobre a Epopéia de Gilgamesh, I Ching, e leia sobre os mitos da criação do período neolítico (cerca de 10 mil a.C)

    “os ateístas militantes estão afastando as pessoas das teorias evolucionistas usando-as para atacar a religião, “

    Não me importo com as manifestações ateístas, agnósticas ou cristãs. Me importo com fatos.
    A Teoria da Evolução das Espécies é um fato, ao contrário dos mitos da criação das religiões.

    Quanto a sua citação à metáforas, é claro que os religiosos as usam quando bem entendem, mas usam os textos de modo literário quando lhe agradam. Fora que suas ‘metáforas’ mesmo sendo lidas de modo não literal não fazem o menor sentido.

  • Rodrigo £ibertari:

    Ainda aguardo algum argumento valido.
    “Seu texto foi confuso e sem lógica – além dos erros de português -, por favor refaça sua lógica e escreva de modo coerente e sem controvérsias, ao contrário de certos livros religiosos.”
    antes de cobrar os erros dos outros certifique-se de que sua fonte e confiavel meu rapaz.
    e releia o texto antes de opnar :
    “os ateístas militantes estão afastando as pessoas das teorias evolucionistas usando-as para atacar a religião, “

  • Rodrigo £ibertari:

    voce so entende o que voce quer sem ao menos levar em conta um ponto de vista ou ao menos tentar entender, fazendo de tudo seu joguinho de poder…
    por isso é um fanfarrão.

    a proposito outras religioes (que nao sao cristãs) fazem uma alusao a “criacao do mundo” semelhantes (nao podemos esquecer que o velho testamento tem mais de 2000 anos ja que foi escrito antes de cristo – antes que nosso querido Everton faça mais um joguete)
    bom…quanto as “besteras” que eu disse que seriam muito bonitas pra poesias e nao para ciencia e a tabela periodica leia um pouco disso tambem, assimpode entender melho o que eu disse (seus links sao muito enteresantes, este tambem é):
    http://www.colegioweb.com.br/portugues/metafora

    e para os “mais estudiosos” :
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Metalinguagem

    para entendermos uma lingua usamos literatura
    para entendermos matematica usamos matematica
    para estudo do corpo e doencas, etc; usamos medicina
    para explicar fenomenos fisicos, a fisica
    para linguagens de informatica e afis temos sistema da informacao e etc,
    cada qual com a respectiva ordem
    isto seria uma metalinguem

    seja um pouco mais coerente antes de tentar provar o que voce nao conhece.

  • Everton:

    Rodrigo,
    o correto seria fanfarrão. E por que eu seria um impostor? Que alarde falso eu fiz? Que eu percebi, claramente, quem faz alardes falso e mitológicos aqui é você.

  • Everton:

    Joao Paulo,

    Seu texto foi confuso e sem lógica – além dos erros de português -, por favor refaça sua lógica e escreva de modo coerente e sem controvérsias, ao contrário de certos livros religiosos.

  • joao Paulo:

    Everton, uma percepção tão profunda pra uma mente tão vazia… foi ai que tudo começou certo? A e Eva, ou vc pensa que vive e morre de forma pobre e mediocre como humano mortal que dentro de 4 dias ja esta podre, isso é pra vc apenas um ciclo idiota e repetitivo, ou imagina vc que tem algo mais alem disso para saborear, durma com isso se puder e tenha bons sonhos.

  • Everton:

    Rodrigo Libertari,

    Superficialmente? Eu??? Observe sua analogia infantil sobre cromossomos e depois me informe que foi simplista.
    O que os elementos químicos com suas estruturas moleculares tem a ver com ‘o pó da terra’ ? Você assimila mesmo que os átomos são aquelas bolinhas com outras bolinhas que giram em órbita dela, iguais ao desenhos que te ensinaram na escola?
    A ‘espiral’ do DNA do homem até poderia ser menor, mas contem a mesma quantidade de informação genética. Não falta informação nenhuma. Se faltasse o ser nem sequer teria vida.

    “mulheres podem se reproduzir sozinhas se fizermos fizermos atravez de laboratorio conseguimos engravidar uma mulher usando informacao genetica de outro ovulo”
    Aonde raios você tirou essa informação? Me passe o link para avaliar isso.

    “nao sou religioso fanatico, so argumentei um ponto de vista…
    nao precisa me apedrejar”

    É fanático quando assume contextos religiosos fora da lógica e de conceitos científicos já confirmados. Se você acreditasse que a Lei da Gravidade não existisse porque sua religião assim o diria, você pularia de um prédio?

    Não te apedrejei…Não seja tão sensível. Não sabe brincar não desce pro ‘play’

  • Everton:

    Bruno Marques,
    A sua interpretação da Caverna de Platão é equivocada. Analise melhor o Mito, pois Platão se referia justamente ao mitos e religiões de sua época, as quais privavam o ser humano de ver a verdadeira essencia das coisas, sem dogmatismos e superstições.

    “no momento vcs não tem o direito de dizer que qualquer teoria criacionista está errada ao pé da letra!”
    Temos sim, no sentido de que o evolucionismo é um fato enquanto as ‘teorias’ criacionistas (de todas as religiões que existem e existiram) são alegorias fantasiosas sem nenhuma, repito, NENHUMA prova ou cabimento.

    “Não se esqueçam que grandes cientistas muito mais sábios q vcs (como Albert Ainsten) acreditavam em Deus”
    Se isso fosse relevante para o assunto da evolução das espécies…
    A propósito, leia a biografia de Einstein e verá que ele não acreditava neste seu deus.

    “A palavra Deus para mim é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana, a Bíblia é uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis”

    Albert Einstein

    Concordo com a tua opinião, até onde posso compreendê-la.

  • Everton:

    Miqueias Charles,

    Por pensarmos é que percebemos quão absurda é a idéia antropomórfica desse deus e a imensidão egocêntrica humana que criou a frase ‘a sua imagem e semelhança’.
    A evolução – Do verme segundo suas considerações – é um fato e não um mito igual a adão e eva.
    Sobreviva com esse fatos e siga em frente.

  • miqueias charles:

    Sem comprometer os seguidores(CRISTÃOS)da igreja católica romana,pois eles seguem a doutrina ensinada pelos seus padres,vejamos que no passado(SEC.XI,XII…),e durante as duas grandes guerras mundiais,o vaticano e seus governantes concordaram com outros absurdos e não se é de espantar ELES concordarem com a teoria da evolução.DEUS não nos fez primeiramente vermes mas sim à sua imagem e semelhança.podemos escolher qual é a maneira como fomos feitos,e não temos aparencia de que já vivemos em nenhum lixo do passado…PENSEM!!!!…

  • Diego Uchiha Doppler:

    Bruno Marques, se pessoas mais inteligentes acreditam em algo, isso não se torna mais verdade. E não são “alguns anos luz” e sim 12 bilhões de anos luz(foto tirada com telescópio), distãoncia que a gente não consegue nem imaginar.

  • Patrix:

    Bom pessoal… a igreja precisa se adaptar “às modinhas”, afinal, ela não tem a total liberdade que tinha para governar à ferro e fogo.
    Eles começaram lançando os cd´s dos padres cantores quando o gospel (evangélico) começou a fazer sucesso… abriram canais de TV com showzinhos para concorrer com os “fala que eu te escuto” da vida…
    Enfim, religião é uma política comercial que funciona!

  • joao Paulo:

    Será quem diz a verdade? o vaticano ou a biblia, eu fico com a segunda opção pois a biblia diz claramente em gênesis que Deus fez cada coisa segundo a sua espécie, assim fica claro que a intenção é neutralizar qualquer visão diferente.

  • Ana:

    Do barro se fez o computador e com um sopro se deu o boot… e de uma das placas de vídeo dele se fez a mulher…
    Conseguimos engravidar uma mulher usando informação genética de outro óvulo, mas um computador não engravida de forma alguma.
    O que vc me diz disso?

    Huahuahauajhbst djiwu dyuw

    Rodrigo, você tem que estudar muuuuita química pra lançar essa sua tese. Nada do que você diz faz sentido, não passa de uma coincidência metafórica, que pode ser um bom tema para uma poesia, mas não para um discurso científico. Vc é que está sendo superficial.

  • Bruno Marques:

    Everton…Usei a frase de platão tentando extender um pouco o ponto de vista não limitando-o apenas ao que podemos enxergar ou até mesmo deduzir com a ciência. Ainda estamos naquela caverna escura, e ainda não enxergamos um palmo além do nosso nariz. A analogia da escuridão da caverna pode ser interpretada de maneira mediocre e limitada ou pode ser mais abrangente levando em consideração que as garras da nossa atual ciência não chega sequer a alguns anos luz de nosso pequeno planeta e está limitada a nosso atual conhecimento e nosso atual potencial dedutivo!(Isso é a escuridão)

    Talvez a ciência seja a chave para sairmos dessa caverna escura…Mas sempre haverá algo mais que não enxergaremos, e a verdade por trás de tudo…”sempre” será um mistério.

    Então por favor “cientistas” de plantão reduzam-se a sua insignificância enquanto humanos, e deixem de acharem que são os detentores de toda a verdade, no momento vcs não tem o direito de dizer que qualquer teoria criacionista está errada ao pé da letra!

    Principalmente os ateus que usam a ciência como arma de ataque aos religiosos e tomam como errada a idéia de um criador. Não se esqueçam que grandes cientistas muito mais sábios q vcs (como Albert Ainsten) acreditavam em Deus

  • Anonimásso:

    Evolução é ideia de satanás sem duvidas, e se o Vaticano concorda com o Satã é problema da igreja catolica. A biblia diz que Deus criou tudo, tudo o que existe veio atona por meio do Criador(DEUS). Mas se a igreja diz que o Diabo tem razão é porque o proprio Demonio manda nessa religião que mais parece ser PAGà do que “CRISTÔ…

    IDIÓTAS, usados pelo maligno…

  • Diego Uchiha Doppler:

    Rodrigo Libertari, e quanto aos animais que se reproduzem sozinhos(eles nem precisam de nada de laboratório…), as fêmeas tbm foram feitas das costelas(?) dos machos, e falta uma parte dos machos tbm? Pq na biblía não fala nada disso.

  • Rodrigo Libertari:

    *desculpem os erros, falta de atencao

  • Rodrigo Libertari:

    vc esta falando superficialmente rapaz, to falando em um mivel de observacao bem menor.
    os componentes das celulas do corpo assim como tudo formados de moleculas. quando digo o po da terra me refiro aos elementos quimicos que formam o proprio planeta. voce ha de concordar comigo que somos formados de materia quimica deste planeta, a mesma que forma o solo, a vegetacao, o computador que vc esta usando… etc etc
    quando me refiro aos cromossomos creio em algo mais como clonagem ou algo do tipo, ou alguma alteracao nos padroes dentro da propria espiral do dna, a do homem e menor que a da mulher… faltam informacoes… como se o proprio homem (masculino) estivesse com um pedaco faltando. mulheres podem se reproduzir sozinhas se fizermos fizermos atravez de laboratorio conseguimos engravidar uma mulher usando informacao genetica de outro ovulo, mais homem nao engravida de forma alguma.
    o que vc me diz disso?
    nao sou religioso fanatico, so argumentei um ponto de vista…
    nao precisa me apedrejar

  • Murilo:

    Belo texto Christiano Di Paulla.

  • Everton:

    essa do Rodrigo libertari foi demais.

    “Deus criou o homem do po da terra…
    o que encontramos na terra? atomos e moleculas, que sao base de tudo, levando em conta qu’e, segundo a evolucao, nos viemos literalmente do po da terra…
    atómos e moléculas não são pó. sua comaparação é grosseira demais para comentar de modo mais didático. Aconselho a você a ler um livro sobre química. Aqui tem um texto simples:
    http://www.molwick.com/pt/materia/580-moleculas.html

    “eva veio de adao…acho que falta uma costela no cromossomo masculino…
    comparem : HOMEM(XY)// MULHER(XX)”

    Você acha mesmo que a analogia de cromossomos X e Y é que o Y falta ‘uma perna’ ?
    Homens e mulheres possuem 22 pares de cromossomos autossomos e 1 par de cromossomos sexuais. Sendo XX a representação do genótipo do cromossomo sexual feminino e XY para o masculino, podemos representar o cariótipo da seguinte forma:

    Homem: 46, XY ou 22AA + XY
    Mulher: 46, XX ou 22AA + XX

    portanto…não falta nenhuma ‘costela’.

  • Everton:

    Você provavelmente assume o simbolismo da parte que lhe interessa como a maioria dos religios.

    “Obviamente estas concepcoes: seperte, arvore, fruto, etc… corresponde a valores simbolicos. ”
    Não! não é óbvio. Tanto que os líderes religios assumem literalmente as palavras de seus livros sagrados, e quando vêm que não adianta mais lutar contra a verdade assumem um lado mais, digamos, complacente. Como o foi com relação ao geocentrismo ou da Terra Plana, que agora eles afirmam que era um mito essa postura deles.

    “Portanto nao existe nada que contraponha.Do contrario;”
    Explique isso para os líderes das religiões que assumem um posicionamento contrário ao seu. Vide o caso de uso de camisinhas,a burca, as virgens do paraíso, a arca de noé, etc,etc,etc…

    “A demonstração do belo conhecimento destes povos.”
    Veja este trecho da bíblia:

    “Quando o senhor teu Deus te introduzir na terra à qual passará a possuir, e tiver lançado muitas nações diante de ti, os heteus, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus, os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; e o Senhor Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirá; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas… Derribareis os seus altares, quebrareis suas colunas, cortareis os seus postes-ídolos e queimareis suas imagens de escultura”

    “Então Ló saiu-lhes à porta, fechando-a atrás de si, e disse: Meus irmãos, rogo-vos que não procedais tão perversamente; eis aqui, tenho duas filhas que ainda não conheceram varão; eu vo-las trarei para fora, e lhes fareis como bem vos parecer: somente nada façais a estes homens, porquanto entraram debaixo da sombra do meu telhado.”

    /sarcastic mode on
    Realmente… Muito sábio e benevolente
    /sarcastic mode off

  • Rodrigo libertari:

    Deus criou o homem do po da terra…
    o que encontramos na terra? atomos e moleculas, que sao base de tudo, levando em conta que, segundo a evolucao, nos viemos literalmente do po da terra…

    eva veio de adao…acho que falta uma costela no cromossomo masculino…
    comparem : HOMEM(XY)// MULHER(XX)

  • Christiano Di Paulla:

    O grande problema dos nao-estudiosos consiste na indevida interpretação de textos religiosos, em especial do antigo oriente. Obviamente estas concepcoes: seperte, arvore, fruto, etc… corresponde a valores simbolicos. A leitura literal destes textos é arbitraria e nao condiz com a literatura metaforica-simbolica das religioes antigas. Portanto nao existe nada que contraponha.Do contrario; tomar do fruto da arvore do saber(tornar-se racional)perceber-se nu(a consciencia de si, da morte e do meio), ser expulso do paraiso(deixar de pertencer ao criterio instintivo e racional) É a mesma coisa.Da mesma forma que o cosmogenesis Hindu é referente a construcao cósmica, o judaico o faz com relacao a evolucao do homem. A demonstração do belo conhecimento destes povos.

  • Murilo:

    Eu concordo plenamente com a afirmação de que ateus militantes estão afastando as pessoas das teorias evolucionistas, vestindo-as como armas contra a religião.
    Estamos fartos destas discussões que não levam a nada sobre ciência x religião, que só serve para separar ainda mais “cientistas” e religiosos, como se os dois fossem forças opostas. No futuro o ser humano será um, e não fará acepção de conhecimento: Este conhecimento é válido, este outro não.
    A religião não criou todo o mal da humanidade. Muitos ignoram o fato de que muito do altruísmo ocidental derivou do cristianismo. Alguns nem sequer sabem que durante a Idade Média todo mundo sabia que o mundo era redondo, e o clero até ignorava afirmações do contrário. Ou que a Igreja repudiava a violência contra as mulheres, sendo que na Id. Média uma mulher poderia muito bem assumir um cargo de chefia – Rainha, freira, etc – sem receber preconceito do povo.
    Estes só ficam na sua bolha intelectual, ignorando qualquer afirmação do contrário. A religião não atrasou a humanidade – nem haveria civilização se não fosse por ela, ou pela cultura -, mas foi uma das evoluções. Assim como a ciência, maravilhosa ferramenta, que é tão recente e ao mesmo tempo tão antiga.
    Nós, seres humanos, evoluímos. E querer negar uma evolução como a desse tópico só por idealismo é uma prova de como a humanidade ainda tem muito a evoluir.

  • Jorginho:

    Entendo que a evolução foi uma necessidade para sobrevivência… e, passando desse pensamento seria mera especulação… e, não venha algum ateu dizer asneira. O próprio Darwin propôs a idéia que os mais fortes sobrevivem… Ou melhor: àquele que se adapta ao meio.

    Nem mesmo Darwin entrou nos pormenores que alguns tolos ateístas entram. Certamente não são alunos de Darwin, mas professor!
    E,para esses, deixo algumas perguntas que já fiz nesse mesmo site e ainda não recebi resposta que são:
    Pode uma obra surgir do nada? Pode uma obra nascer sem um autor? Nem Darwin responde essa!

    Deixo claro que não pretendo ser o dono da verdade, mas que raciocine melhor com os bilhões de neurônios que o Criador lhe’s deu!
    Se fomos criados através de uma ”sopa molecular’… Que seja! Mas não admitir um autor dessa obra… Com todo respeito, isso é ignorar a razão da sua própria existência.

    Entre bilhões e bilhões de estrelas/planetas; imaginar que somos obras do acaso é no mínimo muita ignorância… que, por si contraria à existência!
    Se colocassem uma pessoa no meio de macacos, desde seu nascimento, veríamos que a mesma poderia agir como tal…e, com o decorrer de tempo perceberia que não faz parte de tal raça.
    Não que com isso eu esteja desprezando os bichinhos…
    Mas, simplesmente somos diferentes… como patos e galinhas.

    Em pleno século 21 ver pessoas que se esconde atrás de uma teoria ‘’evolução das espécies’’…Imaginando que essa mesma teoria explica o conceito da existência; tenho lamentar por essas mentes vazias!

    Para maioria desse povinho (para mim) não tem outra explicação que não seja explicado pelo ”efeito gado”: Aonde vai um, outros acompanham. Não sabem nem mesmo quem são seus pais e ainda acham saber alguma coisa!

    O Vaticano errou feio ao fazer tal comentário…
    Como condenaram muitos por ”heresias’‘, eu simplesmente condenos-os ao purgatório que eles inventaram!
    Espero que alguns ateus reflitam na forma de enxergar o mundo… E, se alguns deles quiserem me crucificar, que me crucifique. Pois assim fizeram os hipócritas no passado. Mas,antes, por gentileza responda as questões que levantei acima. Senão, cala-se para sempre!
    Deixo claro mais uma vez que não tenho nada contra os ateus, mas sim, contra a forma monocromática que enxergam e ainda 0,00000001 do esfero radiano do vasto Universo!

  • Yoshi:

    Mais uma fez a religião é moldada para se adaptar a realidade da época em que vivemos. Daqui a pouco vão dizer que acharam novos pergaminhos escritos pela “influência de Deus” que explica como Deus e a evoulação se relacionam… tenha dó!

  • cesarious:

    explicar a evolução de acordo com o vaticano é fácil…no começo não exitia ninguém para comer as maçãs, logo estas apodreciam, assim surgiram os vermes, e dos vermes as serpentes.
    a serpente evolui solitariamente em adão,este por sua vez criou eva; do encontro da serpente de adão e eva, surgimos nós, os pecadores…

  • Eduardo:

    Redigo:

    DEUS = MÃE NATUREZA = EVOLUÇÃO

  • José:

    “Santo Agostinho sabia que peixes menores eram comidos pelos maiores”??? Se o argumento dos cristãos for esse…

  • Everton:

    Davi Dalben,

    A motivação não é somente a ética. É a integridade, a bondade e capacidade de discernir o certo do errado.
    Se você, hipotéticamente, descobrisse que deus e jesus nunca existiram, você iria ‘tocar o phoda-se’ e sair por ai roubando, matando e estuprando? Você se baseia em uma religião que é uma entre milhares somente por medo de ir para um inferno?

    A religião veio primeiro, provavelmente, e a ética não deriva da religião. talvez a soberba, ignorância e ego.

    Bruno Marques,

    a ciência é a luz que está la fora. A religião é a escuridão da caverna.

    “Conhece-te a ti mesmo”
    Socrátes

  • teista:

    Eu nem ia escrever nada, mas o pensamento anão sobre a biblia me deixou de certa forma perplexa.
    .
    Vamos dividir os 13 bilhões de anos, a idade do Universo, em 7 períodos.
    Quem disser que os dias mencionados no capítulo
    1:5 do Gênesis são dias de 24 horas, como os nossos,
    é porque não leu a Bíblia. Tanto no Salmo 90, que
    diz que “Pois 1000 anos, ao Teus olhos, são como o dia
    de ontem que se foi, e como a vigília da noite”. Isso é
    repetido em 2 Pedro 3:8”. Para o Senhor um dia é como
    se fossem 1000 anos e 1000 anos, como um dia. Ou
    seja: para Deus não existe tempo!1º PERÍODO – “E disse Deus: Haja luz. E houve
    luz.” (Gen. 1:3)
    Há mais ou menos 13 bilhões de anos, Deus disse:
    “Haja luz” e houve o Big-Bang, uma fantástica criação
    de radiação, quentíssima, luminosíssima,
    concentradíssima, menor que a gema de um ovo de galinha,
    que explodiu com grande violência; cerca de um
    centésimo de segundo após o Big-Bang, a temperatura
    teria sido de 100 bilhões de graus (Stephen Hawking
    2002). Nos primeiros 300.000 anos dessa fantástica
    explosão, a massa do Universo consistia quase que somente
    de radiação, e havia grande interação entre radiação
    e a matéria em formação. Esse período é chamado
    pelos cientistas (por exemplo: Oort, 1970) de “estágio
    bola de fogo”.Passados 4 bilhões de anos, numa das galáxias,
    que hoje chamamos de Via Láctea, de um dos seus sóis
    (o nosso sol), houve a formação de muitos planetas,
    dentre os quais, um deles, é no nosso sistema solar, que
    contém a nossa Terra, o mesmo “planeta azul” dos modernos
    astronautas. Assim que entrou em órbita, a Terra
    girava como um pião ao redor do seu próprio eixo. Esse
    movimento de rotação fazia a “separação entre a luz do
    sol (dia) e as trevas (noite). A Terra girava mais rapidamente do que hoje.
    Leiam td sobre isso nesse site: http://www.geneticanaescola.com.br/ano1vol2/13.pdf

  • Bruno Marques:

    Só pq é um site cientifico não significa que religiosidade não possa estar presente.

    A séculos atrás as pessoas com a mente limitada escutavam teorias católicas e viam aquilo como a mais absoluta e irrefutavel verdade, e suas mentes primatas iriam ditar varias “provas” de que aquilo era verdade!

    Hj algo que devia nos libertar desse “tapo” limitando nossa visão era a ciência, mas a mesma está fazendo exatamente o contrário com nossa humilde sociendade primata.Se um ciêntista dizer q estamos dentro de um buraco de minhoca que está dentro de um buraco negro( saiu algo assim aqui no site) muitos irão defender essa teoria, assim como uns defendem o big bang…etc etc etc etc(oque nao faltam são teorias)

    Teorias baseadas em EVIDÊNCIAS(Viu César tbém sei usar o caps lock para escrever essa palavrinha) evidências estás que estão limitadas a nossa capacidade primata de avaliar e deduzir situações.

    Hoje comparo a ciência a religião. Ela mais cega do que abre a visão das pessoas! Pessoas mais uma vez deixaram outras pessoas lhes ditarem a verdade sobre o mundo e suas vidas!

    Devemos sim tentar descobrir a verdade mas NUNCA devemos tomar qualquer teoria mesmo a do criacionismo como errada. Pois nossa mente insignificante de macacos não está nem próxima de encontrar uma verdade e essa verdade tem tantas chances de ser religiosa quanto tem de ser ateísta!

    Cesar vc foi infeliz ao citar seu fantasmão super poderoso. Para muitos esse fantasma tem nome e deve ser respeitado mesmo vc não acreditando nele, isso chama-se respeito pela opinião e ideia alheia é necessário isso para se conviver bem com o próximo.

    E detalhe eu ODEIO religião e acredito em Deus…não como a maioria das pessoas acreditam, eu me reduzo em minha insignificância e compreendo que sou incapaz de entender esse ser.

    PS- Pessoal não se sintam oprimidos ou ridculos por acreditarem em Deus ou em Buda seila…cada um tem o direito e o dever de encontrar sua verdade…Pois no fim nenhum de nós estara certo mesmo!

    Mais um vez repito o que platão disse “Um ser criado a vida inteira em uma caverna escura jamais conseguirá sequer imaginar o que é a luz”

  • Davi Dalben:

    Uma dúvida que nunca me foi esclarecida: qual é a motivação dos ateus para que não se tornem extremamente egoístas e criminosos? Uma vez que não acreditam em céu, inferno, julgamento final e etc…, o que faz com que não partam para um “tô nem aí com os outros”?

    Se a resposta for “ética”, já faço outra pergunta: o que nasceu antes: ética ou religião? Qual deriva de qual?

  • Diego Uchiha Doppler:

    Emmet, nunca diga que a humanidade nunca irá responder. Nenhum de nós pode afirmar isso, pois a história mostra o contrário…

  • Rafael:

    cada dia mais a religiao tenta se “adaptar” aos tempos modernos
    para nao perder mais fieis

    cada dia mais a religiao se mostra mais hipocrita e sem seus valores
    toda hora q sente a ciencia ou o padrão de moralidade mudam e ninguem mais aceita oq ela diz, ela diz q a biblia tem q ser interpretada de maneira mais atual condizentes aos novos “pensamentos”

  • Luan Almeida:

    Se a igreja e a ciência buscam a verdade então elas vão ter q se entender, pq só existe uma verdade sobre a criação.
    A biblia diz que Deus usou 7 dias para criar a terra, a ciência fala sobre milhões de anos. Mas horas, se o universo não existisse e tampouco o Sol, como poderiam ser contatados os dias? Acredito que os dias da biblia são apenas simbolicos, 7 passos dados em um espaço de tempo muito maior que 7 dias. Acho que pensando assim dá pra juntar muito bem as duas teorias.

  • eduardo:

    Pois é…… cada um com a sua opinião… só acho errado que a igreja divulgue essa asneira pra akeles fiéis q já são propensos a aceitar (lavajem cerebral?) o q os líderes religiosos cospem… ops dizem…

    Keiram ou não, é a ciência q vai explicar o porque das coisas… com análises críticas, pesquisas sérias e sem “fantasias”….. tudo o q é mistério hj, algum dia, eu espero, a ciência vai solucionar….
    “Design Inteligente”…… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….. é incrível como a igreja sempre encontra um meio (neste caso um termo) pra kerer desvirtuar o q a ciência já conseguiu explicar…..
    Às vezes acho q vivemos na matrix….. o agente Smith não quer nos deixar pensar direito…… kkkkkkkkkkkkk

  • Emmet:

    Não sei se sou o unico que penso assim.
    Acredito que a religião nada mais é do que uma forma que encontramos para aliviar as “agitaçoes” internas, encontrar resposta para as perguntas que não foram respondidas (essas que nunca seremos capaz de responder, concientezem-se disso), uma forma tbm de ganhar dinheiro, pois, o ser humano é capitalista; dentre outros…

  • hehe:

    pra mim não existe isso, é papo furado…

    NÃO EXISTE COMO CIÊNCIA E RELIGIÃO FAZEREM AS PAZES!!! é totalmente diferente suas ideias uma das outras

  • Ateu:

    Faltou dizer que a religão mais separa que une!

    Cada um acha a sua religião a verdadeira! Só quem é da sua religião é que vai pra o céu! Logo, pela lógica, como só ele que vai ser salvo, todos os demais vão queimar no inferno! rs…

    Pior, muitos só querem casar, ou até mesmo namorar, com quem é da mesma religião. Muito comum ouvir falar; “só namoro com quem é da minha igreja”!

    A religião separando no lugar e unir :O(

  • Ateu:

    Infelizmente a religião tem feito mais mal do que bem!

    – Guerras foram feitas em nome dela!
    – Sacrifícios de pessoas e animais tb!
    – A religião foi usada pra explicar a inferioridade de negros, índios, judeus e até mulheres!
    – Pessoas foram perseguidas por suas idéias e até queimadas na fogueira por isso.

    Alguém pode argumentar que isso é coisa do passado. Ledo engano!
    Hoje seitas como a Universal usam a religião pra extorquir dinheiro dos fiéis.
    E guerras santas continuam a ser declaradas em nome de deus, ou de Alá! :O(
    E ainda existem pessoas que são contra descobertas científicas qdo elas contrariam a biblia em algum ponto!
    Big Bang, Evolução e até pesquisa com células tronco são apenas algumas delas!

  • Ateu:

    Recentemente tive uma troca de emails com uma testemunha de Jeová e apesar do mesmo não conseguir refutar nenhum dos meus argumentos cientificos, continuava a insistir na teoria do criacionismo!
    Se a biblia diz uma coisa e a ciencia outra, fatalmente a ciencia está errada e a biblia correta!
    Uma religião fundamentalista, lamentavelmente!

  • Cesar:

    Vai dar um nó enorme na cabeça dos católicos, tem muita gente que não aceita outra leitura da Bíblia que não a literal (estranhamente é gente que é contra a escravidão, o que contraria a leitura literal da Bíblia, mas fazer o quê, coerência não é o forte dos religiosos). Tem muita gente que acha que um fantasmão superpoderoso juntou um pouco de lama, fez um bonequinho, e então “soprou” no mesmo e ele passou a andar e a viver. Alguém já viu um bonequinho de barro ganhar vida?

  • Ateu:

    A Igreja católica, ao contrário de outras evangélicas, testemunhas de Jeová, etc aceita a evolução e o Big bang. Alias foi um padre que propôs a teoria do Big Bang!
    Felizmente a igrfeja católica só acredita em uma fé racional e não uma fè baseada no fanatismo e completamente desconectada da realidade!

    http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2008/09/29/sobre-o-big-bang/
    ” Cientificamente não há mais dúvidas quanto ao modelo do Big Bang.”

    http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2009/10/14/ha-proposito-na-evolucao/

  • Pedro:

    É interessante que o ser humano não se percebe como ser em evolução. Nossas idéias e nossos pensamentos evoluem e,pasmem, às vezes, em sentido oposto e até contraditório. Não somos seres lineares, nem cartesianos. Somos um mistério e nos vamos descobrindo… qualquer igreja e qualquer sociedade é composta destes seres humanos que, em busca da verdade, cometem erros.. O importante é ter humildade e corrigir idéias, pensamentos e pontos de vista. isto é grandeza e dignidade humana. A evolução é um fato. Deus é inegável!

  • José Bomfim Albuquerque:

    Era de se esperar…
    Como não podem contradizer as verdades científicas, saem pela tangente pra não perder mais adeptos.

  • Everton:

    Que viajem…Primeiro perceberam que os cientistas estavam certos sobre a terra ser redonda, depois aceitaram que a Terra não é o centro do sistema solar, depois da galáxia, e agora querem dizer que o evolucionismo se encaixa no criacionismo com a pseudo-ciência do design inteligente.

    “mas sabia que peixes menores eram comidos pelos maiores e que as formas de vida se transformavam com o passar dos anos”

    WTF!
    Religião só atrasou a humanidade em milhares de anos.

  • Ze da Feira:

    Vamo lá gente todo mundo cantando !!!! pra animar a segunda feira !!!!

    Desde os primórdios
    Até hoje em dia
    O homem ainda faz
    O que o macaco fazia
    Eu não trabalhava
    Eu não sabia
    Que o homem criava
    E também destruía…

    Homem Primata
    Capitalismo Selvagem
    Oh! Oh! Oh!…(2x)

    Eu aprendi
    A vida é um jogo
    Cada um por si
    E Deus contra todos
    Você vai morrer
    E não vai pr’o céu
    É bom aprender
    A vida é cruel…

    Homem Primata
    Capitalismo Selvagem
    Oh! Oh! Oh!…(2x)

    Eu me perdi
    Na selva de pedra
    Eu me perdi
    Eu me perdi…

    “I’m a cave man
    A young man
    I fight with my hands
    (With my hands)
    I am a jungle man
    A monkey man
    Concrete jungle!
    Concrete jungle!”

    Desde os primórdios
    Até hoje em dia
    O homem ainda faz
    O que o macaco fazia
    Eu não trabalhava
    Eu não sabia
    Que o homem criava
    E também destruía…

    Homem Primata
    Capitalismo Selvagem
    Oh! Oh! Oh!…(2x)

    Eu aprendi
    A vida é um jogo
    Cada um por si
    E Deus contra todos
    Você vai morrer
    E não vai pr’o céu
    É bom aprender
    A vida é cruel…

    Homem Primata
    Capitalismo Selvagem
    Oh! Oh! Oh!…(2x)

    Eu me perdi
    Na selva de pedra
    Eu me perdi
    Eu me perdi
    Eu me perdi
    Eu me perdi…

  • Bachia:

    Para provas cientifica que fomos criados por Deus, peçam gratuitamente as duas novas brochuras publicadas pelas Testemunhas de Jeová, que abordam esta tema. É interessante como se apresentam provas da evolução sem estas estarem cientificamente correctas e não se analisam as provas da Criação, com provas cientificas e inescusavemente verdadeiras.

  • Jose Antonio:

    Vou voltar a dormir, acho que não acordei ainda…

  • Allejo:

    Uma das respostas para o artigo “Por que é tão difícil acabar com a fome no mundo?” encontrasse aqui, nas pessoas que preferer ajudar rezando… e ficam satisfeitas com isso.

    vão rezar e não incomodem um site sobre CIENCIA

  • Thiago ZuK:

    A estória de Adão, Eva e a serpente é uma metáfora judaica, assim como a ideia de que Deus criou o mundo em 7 dias. Mas é inútil a religião querer se conciliar com a ciência e vice-e-versa. São duas verdades distintas.

  • Bruno Marques:

    Como já dito uma vez por um cara só um pouquinho importante para ciência chamado Isac newton “As leis físicas refletem a perfeição e harmonia da criação divina”

  • Andrew:

    Ciência e Religião podem andar juntas sim, mas a Ciência NUNCA pode contestar a Bíblia.

  • Tiago Andrade:

    Exatamente o que eu esperaria da Igreja Católica: uma opinião risível. É o clássico caso do cara que em último caso até admite que os outros estão certos, mas JAMAIS confessará que estava errado.

  • Ruryk:

    Onde já se viu.. Daqui a pouco a Igreja dirá que nosso “sinhô jizuis” aceita que pessoas façam sexo por prazer e usem preservativos.

    Esse mundo está perdido mesmo…

  • Anonimo:

    Minha teoria: Deus depois de criar o universo e os planetas, criou a primeira espécie que viveu na Terra, que foi evoluindo, evoluindo, até o planeta ser como é hoje. Ciência e Religião podem caminhar juntas SIM!!!

  • Allejo:

    Tão aceitando pra não perde mercado.Aclientela ta ficando um pouco, mas bem pouco mais exigente. E só precisa de um pouquinho dela pra que certas coisas não valem a pena seguir.. nada contra os que seguem, já dizia a cobra falante…

Deixe seu comentário!