Veja o que acontece quando você coloca uma moeda em gelo seco

Por , em 12.02.2015

O dióxido de carbono, o gelo seco que fazia sucesso nas festinhas de 15 anos, é normalmente conhecido como um gás, apesar de existir como um sólido quando atinge temperaturas abaixo de -78,5° C. Este processo é chamado de deposição, no qual a substância vai diretamente do estado gasoso para o sólido. Caso contrário, quando a temperatura esquenta, ela sublima e se torna diretamente um gás.

Algo muito interessante acontece quando você coloca uma moeda em um bloco de gelo seco. O dióxido de carbono produz um grito estridente no momento do primeiro contato e começa a vibrar, quase como se a moeda estivesse tremendo de frio.

Mas por que isso acontece? Quando a moeda é empurrada para dentro do bloco, o calor do metal sublima o gelo seco e faz com que exista uma mudança na pressão. À medida que o gás atravessa a moeda, a pressão provoca o guincho.

Depois de algum tempo, a moeda forma um furo maior no gelo seco, produzindo correntes de ar maiores que empurram as laterais do objeto, fazendo-o vibrar e parecer que está tremendo. [IFLS]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

Deixe seu comentário!