Este vídeo de velas sendo apagadas por gás incolor custou caro ao meio ambiente

Por , em 30.07.2018

Você já deve ter visto um vídeo que tem circulado na internet de uma pessoa apagando 300 velas com um gás contido em uma caixa de plástico. Este efeito é muito divertido de se observar, e a ciência por trás dele é mais interessante ainda.

O gás utilizado no vídeo para apagar as velas é o hexafluoreto de enxofre (SF6), um gás incolor, inodoro e insípido que é cinco vezes mais pesado que o ar. Por causa dessa densidade toda, este gás se comporta de maneira semelhante a um líquido: se você o colocar em um tanque sem tampa, ele vai ficar contido ali, a não ser que hajam grandes ventos.

Ele também pode ser usado para apagar chamas, já que empurra o comburente do fogo, o oxigênio, para longe dali. O problema deste vídeo é que este gás é terrível para o meio ambiente. Ele é o gás de efeito-estufa mais potente já avaliado pelo Painel Intergovernamental da Mudança Climática.

Ele tem o potencial 22,8 mil vezes maior de causar aquecimento global que o dióxido de carbono. Em outras palavras, 1 kg de SF6 é equivalente a 22,8 toneladas de CO2.

Isso fica pior ainda. Uma vez na atmosfera, ele pode ficar lá por até 3.200 anos.

Este gás é utilizado na indústria elétrica para extinguir descargas elétricas e prevenir incêndios. E, de acordo com a publicação do Gasworld, apesar do uso industrial do gás ser controlado, ele ainda escapa para a atmosfera.

“Em anos recentes como 2002, a indústria liberou 600 toneladas métricas de SF6 para a atmosfera, o equivalente a 3.103.896 carros dirigidos por um ano, ou a queima de 72.866 vagões de trem cheios de carvão”, diz a publicação.

O tamanho da caixa usada no vídeo não é informada pelos autores, mas parece ter pelo menos 30 litros. Isso quer dizer que só neste vídeo foram liberados 194 gramas do gás, o equivalente a 4,4 toneladas de CO2. Um carro de passeio emite 4,6 toneladas de CO2 por ano.

Este vídeo divertido custou bastante caro para o meio ambiente, mas também chamou atenção para essas características do gás que é pouco conhecido pelo público geral. [Science Alert]

Confira abaixo o vídeo completo:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (30 votos, média: 4,57 de 5)

Deixe seu comentário!