20 vídeos time-lapse maravilhosos que você tem que ver

Por , em 29.10.2019

Vídeos time-lapse estão se tornando cada vez mais populares. Nesse processo cinematográfico, a frequência de cada fotograma ou quadro por segundo de filme é muito menor do que aquela em que o filme é reproduzido. Assim, quando o assistimos a uma velocidade normal, o tempo parece correr mais depressa.

A graça está em justamente assistir em apenas alguns segundos ou minutos processos que normalmente demorariam dias ou horas. É simplesmente fascinante.

Confira 20 dessas incríveis obras de arte:

20. Evaporação da água

Algumas pessoas podem pensar que a água só evapora a temperaturas muito altas, mas isso não é verdade: ela pode se transformar de líquido em gás a qualquer temperatura. Obviamente, demora mais e fica difícil notar o processo.

O time-lapse acima mostra exatamente isso: a evaporação de um copo de água a temperatura ambiente durante um período de 66 dias.

19. Ovo apodrecendo

O mesmo criador do vídeo acima também teve a paciência (ele deve ter muito tempo livre) de deixar um ovo cru em um prato apodrecer naturalmente enquanto era gravado. O processo todo demorou 13 dias.

18. Desenho realista de um ovo

O artista italiano Marcello Barenghi já criou nada menos do que seis desenhos hiper-realistas de ovos. Seu canal no YouTube mostra o processo lento em time-lapses incríveis – sem eles, você poderia pensar que está olhando para verdadeiros ovos fritos.

17. Construção de um prédio resistente a terremotos

A China não é assolada frequentemente por terremotos, mas três dos mais mortais da história humana ocorreram por lá. Logo, os engenheiros se preocupam em criar prédios resistentes ao perigoso fenômeno natural no país.

Esse time-lapse feito pela companhia Broad Sustainable Building mostra o processo de construção de um desses prédios com 30 andares, erguido em apenas 15 dias.

16. One World Trade Center

O One World Trade Center fica em Nova York, nos EUA, e foi construído de 2006 a 2013.

O time-lapse acima mostra esse processo, até chegar ao resultado final: o sétimo prédio mais alto do mundo, com 496 restaurantes, 5.400 quartos de hotel e 1.076 lojas.

15. Demolição de uma ponte

O time-lapse acima mostra a demolição da ponte M9 Chartershall, na Escócia. Ela não podia mais ser reparada, de forma que foi destruída em apenas dez horas usando oito demolidores de 30 toneladas para ser substituída por uma nova ponte.

14. Crescimento de um gato

Gatos costumam passar de cerca de 100 gramas a 2 a 3 quilos dentro de dez meses após o nascimento. Aos 5 a 7 meses de idade, atingem a maturidade sexual, alcançando o fim de seu desenvolvimento com apenas 2 a 3 anos.

O time-lapse acima mostra o crescimento de um gato da raça Maine Coon durante 10 meses. As primeiras imagens foram tiradas com 2 a 3 dias de intervalo, chegando a 10 a 15 dias no final.

13. Inundação de ferrovia

Esse time-lapse mostra uma inundação que ocorreu em Queensland, na Austrália, depois que o equivalente a uma semana de chuva atingiu a ferrovia Corolla Creek.

Milhares de pessoas foram evacuadas, e cerca de mil casas sofreram danos por conta da água.

12. Construção de um ninho de vespa

As vespas são insetos sociais que vivem em colônias extremamente organizadas. O ninho onde os ovos desses animais amadurecem até a idade adulta geralmente é construído a partir da mastigação da madeira de prédios, cercas e postes telefônicos. Ao misturar a madeira com a saliva da vespa, a “pasta” é convertida em material de construção.

É o que mostra esse time-lapse incrível – e a única situação na qual uma vespa não é assustadora.

11. Eclipse solar

Esse vídeo mostra o nascer do sol e o eclipse solar ocorrido em 20 de março de 2015 na capital islandesa Reykjavík.

De acordo a NASA, eclipses solares ocorrem normalmente duas vezes ao ano, com o máximo de ocorrências sendo cinco vezes ao ano. Isso é raro, entretanto. Só aconteceu 25 vezes nos últimos 5.000 anos. A última vez foi em 1935, e a próxima será em 2206.

10. Um mês de atividade solar

Esse time-lapse mostra um mês de atividade solar. As imagens foram feitas pela sonda Solar Dynamics Observatory da NASA, que tira uma foto a cada 12 segundos. Sua missão é entender as causas da variabilidade solar e seus impactos na Terra.

9. Pedaço da Via Láctea

A nossa galáxia é enorme – possui 100.000 anos-luz de comprimento. De qualquer forma, esse vídeo em time-lapse nos mostra um pedaço da Via Láctea, destacando alguns objetos interessantes no céu.

8. Demolição de barragem

A demolição da barragem de Condit, no estado americano de Washington, ocorreu em 26 de outubro de 2011. Com quase 100 anos de idade, ela foi destruída a partir da base com 318 kg de dinamite. A drenagem do reservatório levou cerca de duas horas. No vídeo, esse processo é acelerado, mostrando como o rio White Salmon pode fluir livremente mais uma vez.

7. Estrelas-do-mar comendo uma carcaça de foca

Antes de mais nada, eu preciso avisar que esse time-lapse gráfico não é para todo mundo. Estrelas-do-mar podem até parecer fofas, mas não são quando estão se alimentando. Especialmente de uma carcaça de foca.

Essa filmagem em especial mostra centenas de estrelas carnívoras começando a consumir um filhote de foca morto ao lado de vermes nemertinos gigantes cavando as órbitas oculares do animal.

O processo é lento, de forma que o vídeo nos ajuda a entendê-lo. A maioria das estrelas-do-mar se alimenta agarrando suas presas com os membros e empurrando seu estômago para fora da boca. Em seguida, espirram sucos digestivos para dissolver os tecidos, a fim de tomá-los como sopa. Eca.

6. Flor-cadáver

A flor-cadáver é uma das maiores e mais raras do mundo. Seu nome vem do fato de emitir um odor semelhante à carne podre ou cadáver em decomposição. Felizmente, ela floresce muito esporadicamente e por um curto período de tempo.

Esse time-lapse mostra o florescimento e colapso de uma flor-cadáver chamada Perry, habitante do Gustavus Adolphus College (EUA), durante 45 dias.

5. Nevasca

Este time-lapse capturou 48 horas de nevasca entre 22 e 24 de janeiro de 2016 no norte da Virgínia, nos EUA. O acúmulo de neve final chegou a uma altura de 79 centímetros do chão.

4. Nascimento de abelhas

Esse time-lapse é um dos mais bonitos dessa lista – mostra o desenvolvimento e nascimento de uma abelha, do estado de larva até a eclosão de seus casulos.

O processo começa as operárias limpando e preparando os casulos para criar a ninhada. Em seguida, a rainha põe um ovo minúsculo em cada um, com apenas 1,7 mm de comprimento. Os ovos eclodem em larvas, que se transformam em pupas. Por fim, abelhas adultas totalmente desenvolvidas abrem caminho através da cera para se juntar a seus irmãos.

3. Três décadas de mudança no planeta Terra

Os satélites de alta definição da Terra capturaram milhões de imagens ao longo dos últimos anos. Para nossa sorte, a NASA e o Serviço Geológico dos Estados Unidos reuniram essas imagens em um folioscópio, que o Google transformou em um belíssimo vídeo em time-lapse mostrando três décadas de mudanças topográficas no planeta.

A equipe do Google Earth Engine trabalhou com mais de 5,4 milhões de imagens feitas desde 1984. Enquanto uma imagem de TV de alta definição normalmente consiste de 300.000 pontos de luz, as imagens desse vídeo contêm 3,95 trilhões de pixels em um único quadro.

2. Terra vista da Estação Espacial Internacional

A Estação Espacial Internacional voa a uma altitude média de 400 quilômetros acima da Terra, circulando-a inteiramente a cada 90 minutos a uma velocidade de 28.000 quilômetros por hora.

Essa jornada espetacular pode ser vista acima, em um time-lapse maravilhoso.

1. A garota Lotte, do nascimento aos 18 anos

O cineasta holandês Frans Hofmeester fez um pequeno vídeo de sua filha Lotte toda semana, de seu nascimento até os 18 anos de idade. Esse é um dos mais interessantes e longos time-lapse que existem.

O projeto ainda está em andamento – um novo vídeo de Lotte até os 20 anos deve aparecer em breve. As filmagens se tornaram virais na internet desde o lançamento da primeira delas, quando a garota ainda tinha 12 anos.

Hofmeester está fazendo o mesmo com seu filho, Vince, agora com 16 anos. [Listverse]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (21 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!