Veja um raio X sem precedentes da supernova Puppis A

Por , em 17.09.2014

Aqui no HypeScience nós já vimos as mais diversas fotos coloridas e brilhantes do universo e, mesmo assim, não cansamos de nos surpreender com a beleza estonteante destas fotografias. Na imagem acima, os resultados destrutivos de uma poderosa explosão de supernova se revelam em uma tapeçaria delicada de raios-X. O registro é do Chandra X-Ray Observatory da NASA e do XMM-Newton da Agência Espacial Europeia.

A imagem mostra os restos de uma supernova que teria sido avistada na Terra cerca de 3.700 anos atrás. O remanescente é chamado Puppis A, está a cerca de 7 mil anos-luz de distância e tem aproximadamente 10 anos-luz de diâmetro. Esta imagem fornece a visão de raios-X mais completa e detalhada já obtida da supernova, feita pela combinação de um mosaico de diferentes observações. Raios-X de baixa energia são mostrados em vermelho, de média energia em verde, e de alta energia em azul.

Explosões de supernovas forjam os elementos pesados ​​que podem fornecer a matéria-prima a partir da qual as futuras gerações de estrelas e planetas se formam. Estudar como remanescentes de supernova expandem-se para a galáxia e interagem com outros materiais dá pistas importantes sobre as nossas próprias origens. [NASA, Sploid]