Foto: Saturno visto de cima

Por , em 21.10.2013

Como a Terra fica muito mais próxima do sol do que Saturno, apenas o lado diurno do planeta dos anéis é visível a partir do nosso lar.

Sendo assim, esta imagem não poderia ter sido feita a partir da Terra – ela figura o lado noturno de Saturno e sua sombra correspondente, moldada através dos anéis do planeta.

A fotografia é um mosaico e foi feita no início deste mês pela sonda robótica Cassini, que orbita Saturno. Os belos anéis do planeta são vistos em extensão completa. A imagem também mostra detalhes de uma nuvem, incluindo a misteriosa estrutura hexagonal de Saturno, em torno do seu polo norte.

A estrutura foi identificada pela primeira vez em 1980 pela nave Voyager, e se manteve por mais de vinte anos, até a chegada da nova sonda da NASA, Cassini, que pode registrá-la melhor. As imagens feitas por Cassini revelaram um enorme vórtex da chamada tempestade hexagonal, que pode ser vista em cores claras (verde) no topo do planeta na foto acima. [NASA]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • Alex Reis:

    Isso esta com cara de farsa… O que seria o pontinho azul bem no meio, agua? rsrs

    • Cesar Grossmann:

      A imagem não é uma farsa, é uma montagem, e existe, sim, água em Saturno, só não sei se é a razão do ponto central ser azul.

  • Erick Dorta:

    link da imagem em alta resolução

    http://apod.nasa.gov/apod/image/1310/saturnmosaic_cassini_4000.jpg

  • Testando Primeiro:

    Gostaria de saber o nome do fotografo que tirou essa belezura! Desde ja agradeco!!

    • Cesar Grossmann:

      É uma montagem feita pelo Gordan Ugarkovic, usando fotos feitas pela Cassini.

  • Cesar Grossmann:

    Boa pergunta, o site da NASA não especifica. E não ajuda saber que a foto foi feita pela Cassini, ela tem câmeras fotográficas capazes de registrar imagens em várias faixas do espectro.

    Entretanto, olhando a mesma imagem em http://www.planetary.org/multimedia/space-images/saturn/saturn-within-its-rings.html, aparece a informação que o mosaico foi montado a partir da composição de imagens tomadas com filtros vermelho, azul e verde (RGB), então eu diria que se trata de “cores reais”.

    Não examinei o site da Cassini, mas acho que é isso mesmo…

Deixe seu comentário!