Vídeo: Como seria orbitar um buraco negro

Por , em 4.07.2013

Muita gente imagina que um buraco negro pareceria simplesmente um círculo vazio no meio do espaço. Contudo, como mostra o vídeo acima, gerado em computador a partir de cálculos precisos, a visão seria mais impressionante.

Em primeiro lugar, um observador poderia enxergar até mesmo as estrelas que estivessem por trás do buraco negro, pois a luz que emana delas seria distorcida pela tremenda força gravitacional do objeto, chegando aos olhos da pessoa. Quanto mais próximo da “borda” do buraco negro, maior seria a distorção – esse fenômeno é conhecido como “anel de Einstein” e foi previsto pelo célebre físico.

Como você pode observar no vídeo, orbitar ao redor de um buraco negro também criaria a ilusão de que as estrelas atrás dele estão se movendo em alta velocidade – mais uma consequência de força gravitacional.[NASA]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

7 comentários

  • Gustavo Arueira:

    Anel de Einstein? Que falta de respeito?

    • Cesar Grossmann:

      Por que seria falta de respeito?

  • Andre Luis:

    Incrível, parece que tudo gira ao redor!!! Os buracos negros levam a gravidade a sério! rs

  • Roselio Mattes:

    fantastico

  • Tibulace:

    Meu comentário, não tem NADA a ver com o assunto específico dessa matéria e TUDO a ver, com TODOS os assuntos exibidos nesse excelente site de divulgação científica:Será que SÓ EU, fico extremamente irritado, quando vejo,em um site CIENTÍFICO, uma DROGA de um comercial, perguntando se o Jegsus é Deus?E eu com isso?

    • 4nderson_hiago:

      Nao eh soh vc, mas se ateh Albert Einstein talvez clicaria naquele anuncio, o q vc ou eu penso sobre esse assunto eh irrelevante. Mas uma coisa eh certa: quem nao acredita em algo q se opoem à sua ideia pessoal, nao deve se importar quando àquele algo eh citado, deve se concentrar no que vc acredita e apenas nao dar importancia à estes pensamentos contrarios ao seus, e nao ridicularizar o q nao eh da sua alçada. Desta forma, vc tah colocando uma coisa q vc eh contra acima daquilo q vc apoia.
      Sobre esse site cientifico permitir anuncios como este, tbm eh irrelevante, primeiro pq depois das igrejas os locais mais propicios pra se achar pessoas que se interessariam em um anuncio desse tipo eh em um espaço como este, por incrivel q pareça! Outra, 95% dos filmes e series de ficçao cientifica q jah vi, os personagens acreditavam em Deus, quando existiam ateus msm, sempre tinha um outro personagem que acreditava em Deus e questionava o ateu.
      No meu caso, me considero um “amante da sensaçao de conforto”, pois acredito no fisico, no real, na ciencia! (falem o q quiserem) Mas eu gosto da sensação de conforto que os dialogos sobre Deus passam… Eh tipo um efeito placebo q eu msm induzo, mas eu sei que o q vale eh a ciencia. Eh como um pai contando historias de conto de fadas para seus filhos, ele sabe q aquilo eh abstrato mas ao mesmo tempo aquilo estah proporcionando uma sensaçao de conforto, neste caso um momento de reunião para a familia. Agora se abster do foco principal como vc fez… totalmente desnecessário! Nao sei se vc sabe, mas este anuncio nao estah ai de graça.
      Quanto ao video, eu nao imaginava q pudesse ser assim rs. Sempre pensei q fosse mais do tipo daquele buraco negro q absorve a gatinha do Bender quando a Planet Express Ship tah tentando fugir da força gravitacional hehe 😉

  • Jonatas:

    Eis o que veríamos da ponte da Enterprise no momento do salto por dobra espacial.
    🙂
    Fantástico.

Deixe seu comentário!