Dois polvos-véu iridescentes incríveis são filmados nadando nas águas das Filipinas

Por , em 15.07.2019

O mergulhador Joseph Elayani e seus colegas se depararam com dois incríveis polvos-véu enquanto nadavam pelas águas da ilha Romblon, nas Filipinas.

Em inglês, o animal é chamado de “blanket octopus”, ou “polvo-cobertor”. No vídeo, fica claro o porquê destes apelidos: os polvos parecem mesmo véus ou cobertores ambulantes, por conta das membranas que se estendem entre alguns de seus braços. Os cefalópodes podem esticá-las para criar uma figura assustadora e afastar predadores ou ameaças em potencial.

A filmagem chama a atenção por algo que é tudo, menos assustador, no entanto – os belos corpos iridescentes e coloridos dos animais, “dançando” pelas águas escuras das Filipinas.

Polvo-véu

Já fizemos um artigo sobre o polvo-véu aqui no Hype. Ele faz parte de um grupo de quatro espécies do gênero Tremoctopus e é raramente visto, já que passa a vida inteira à deriva nos oceanos abertos de regiões quentes em todo o mundo.

Quando é observado, tem a estranha aparência de um “grande cobertor rosado” – no caso da fêmea. Essa espécie ilustra um dos mais extremos casos de dimorfismo sexual: o macho é 40.000 menor do que a fêmea. Enquanto elas podem chegar a 2 metros de comprimento, eles são minúsculos e alcançam, no máximo, alguns centímetros de comprimento.

Nem preciso dizer que os pesquisadores não sabem muito sobre os hábitos sexuais e de cruzamento da espécie, certo? Mas sabem que as fêmeas transportam 100.000 pequenos ovos e os machos morrem depois do acasalamento. O que não é assim tão surpreendente, não é mesmo? [ThisIsColossal]