Nova espécie de polvo é descoberta no fundo do oceano pacífico

Por , em 7.03.2016

Parecendo ter saído diretamente de um filme da Pixar, esse fantasminha na foto acima foi descoberto no mês passado pelo Deep Discoverer, o robô de mergulho profundo que viaja com o navio de exploração NOAA Okeanos Explorer. Feita 4.290 metros abaixo da superfície, esta é a observação mais profunda de um polvo, e, no caso, de uma possível nova espécie.

Durante vários anos, o Okeanos Explorer – o único navio dos EUA com financiamento federal construído para explorar oceanos da Terra puramente com fins científicos – tem viajado o mundo e implantado seu veículo submarino operado remotamente para chamar a atenção para alguns dos cantos mais escuros do fundo do oceano e transmitir isso tudo em vídeo para nós. Ao longo do caminho, a missão descobriu um verdadeiro tesouro de criaturas estranhas e adoráveis.

O primeiro mergulho operacional de 2016, em 27 de fevereiro, levou o Deep Discoverer a profundidades de mais de 4.000 metros a nordeste da Necker Island, no Havaí. O mergulho foi destinado a recolher informações geológicas, e não descobrir novos cefalópodes.

Mas você nunca sabe o que vai encontrar no fundo sem limites do oceano. Quando o Deep Discoverer se deparou com este carinha, ele estava relaxando em sua solidão em uma rocha plana. Embora o polvo encontrado pelos pesquisadores seja semelhante em aparência a polvos comuns de águas rasas, ele tem várias características incomuns, incluindo ventosas em uma ao invés de duas séries em cada braço, e uma nítida falta de tônus ​​muscular. Mais notavelmente, não tem os pigmentos cromatóforos que permitem que a maioria dos polvos mudem de cor.

“É quase certo que seja uma espécie não descrita”, afirmou em comunicado o NOAA (órgão americano de administração oceânica e atmosférica), “e não pertencente a qualquer gênero descrito”. Outro lembrete de que somos tremendamente ignorantes a respeito da vida no fundo do oceano. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

Deixe seu comentário!