Elementos da tabela periódica ganham vida

Por , em 15.07.2008

Este é o vídeo do Hélio (He). Os cientistas fazem aqui um experimento bem interessante ao congelar uma bexiga do levíssimo hélio com nitrogênio líquido. O balão perde volume e, portanto, deixa de ser mais leve que o ar. No exato momento em que o nitrogênio não é mais derramado sobre o balão ele volta a inflar novamente e se perde no teto.

Um dos cientistas aspira o hélio e fica com a voz parecida com um personagem de desenho animado. O professor explica que isso ocorre porque a velocidade do som é muito mais rápida no hélio do que em outros gases.

O hélio é importante em forma líquida para refrigerar metais e criar supercondutores. Seu ponto de ebulição está em 269oC. Quando certos materiais são resfriados com hélio eles ganham estranhas propriedades. Alguns metais perdem a resistência elétrica e podem ser usados em aplicações como equipamentos de ressonância magnética, pois permitem a criação de poderosíssimos imãs. [BBC News e Periodic Videos]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

4 comentários

  • Homepage back Links:

    This is a awesome blogpost.. I really appreciate this. Thanks SO much!

  • Guilherme:

    Caro Luiz,
    Caso não saiba o 0 F ou -273 º C é o Zero absoluto.
    E o ponto de ebulição é quando o a liquido muda de estado líquido para gasoso, sendo este em torno de 100º C(para a agua). No entanto para outros tipos de liquido o ponto de ebulição muda mas não existe nenhum tipo de líquido onde o ponto de ebulição seja tão proximo do zero absoluto que um conceito no qual um corpo não conteria energia alguma.

    Espero que tenha ajudado^^

  • RICARDO:

    Gostaria de saber informações so elemento sódio
    -Descobrimento
    -Onde encontrado
    -Características
    -Utilização

  • Luiz Henrique:

    ‘Seu ponto de ebulição está em 169°C […]’

    Não seria -269°C ?

Deixe seu comentário!