Voz de cantor tem prazo de validade?
Será que existe duração média para uma voz? Será que técnicas e treinamentos podem prevenir a ação do tempo nas cordas vocais, ou cirurgias e outros procedimentos podem corrigir um problema vocal?
Se você é cantor profissional, é preciso manter as cordas vocais “em forma”. Elas funcionam como qualquer outro músculo: devem ser cuidadas e preparadas para o canto. “Quando você está cantando, está treinando sua voz para níveis mais intensos do que apenas falar. Seria como ir à academia para levantar pesos, ao invés de apenas guardar as compras do supermercado em sua casa”, compara Andrea Leap, cantora profissional e instrutora de voz no Centro para Música MacPhail, no estado americano de Minneapolis.
Para preservar a saúde do corpo, de maneira geral, é necessário descansar e tomar bastante água. Além disso, beber com frequencia e fumar são especialmente nocivos para as cordas vocais. Andrea afirma que a voz não é uma coisa finita, que a pessoa usaria até acabar, mas alerta para que o cantor tome cuidado para não passar do limite, para não machucar as cordas vocais. Por exemplo, cantores de óperas muitas vezes impõem regras rígidas sobre a frequencia com que devem se apresentar, para preservar seu instrumento de trabalho.
Com a idade, os músculos vão perdendo a força e agilidade, e mais esforço é necessário para produzir o mesmo resultado que antigamente. Com as cordas vocais, acontece a mesma coisa.
Mesmo com hábitos saudáveis e cuidados constantes, a voz pode ficar mais rouca com a idade. “Conforme as membranas vocais são usadas, ficam mais fibrosas e duras, com a diminuição da amplitude da vibração”, explica Steven Zeitels, especialista em laringe da Universidade de Harvard. Com a diminuição da amplitude da vibração, o cantor tem que usar mais pressão do ar vindo do pulmão para que as cordas vibrem. Isso acontece depois de décadas de uso da voz, conforme a pessoa envelhece.
Procedimentos que recuperam a voz
Muitos cantores desenvolvem nódulos nas cordas vocais que podem sangrar e se transformar em cicatriz, fazendo com que a voz fique rouca. Alguns procedimentos cirúrgicos permitem que os nódulos sejam removidos antes que causem danos à voz. Zeitels estima que já operou mais de 75 mil pacientes, sendo que cerca de 700 deles são cantores, incluindo Adele, Roger Daltrey e Steven Tyler. A maioria de seus pacientes é cantor de ópera.
O médico está desenvolvendo um gel especial para recuperar e preservar avoz desses cantores. “O biogel é injetado nas cordas vocais para as recuperarem. Por exemplo, Julie Andrews poderia cantar belamente amanhã se tivesse o biogel. Ela não está velha demais para isso”, acredita ele. Andrews enfrenta problemas nas cordas vocais depois de uma cirurgia mal feita. [MSN]
1 comentário
Qual é o prazo de validade prá voz dos metaleiros?
Fui.. ouvir “Highway To Hell”