Vulcão Monte Sinabung, na Indonésia, explode e é assustador

Por , em 21.02.2018

A imagem acima mostra a erupção mais recente do vulcão Monte Sinabung, da ilha indonésia de Sumatra.

Dormente por mais de 400 anos, o vulcão finalmente acordou do seu sono em 2010, matando duas pessoas. A partir de então, não parou mais: em 2014, matou mais 16 pessoas e em 2016 7 perderam sua vida para ele.

Felizmente, desta vez, ninguém foi relatado morto ou ferido pela erupção de segunda-feira (19).

A boa notícia torna mais fácil de apreciar a beleza assustadora da fumaça e das cinzas que o Monte Sinabung lançou pelo ar, como um monstro mítico tomando o céu.

Consequências

De acordo com a revista Discover, essa última erupção do Monte Sinabung foi provavelmente a maior já ocorrida, pelo menos verticalmente.

Ainda assim, é improvável que haja qualquer impacto no clima a partir dessa explosão. As estimações iniciais de enxofre liberado são muito baixas para causar efeitos graves na atmosfera, e a altura da pluma não foi suficiente para alcançar a estratosfera.

As estimativas atuais colocam a pluma de cinzas entre 5 a 7 quilômetros de altura, abaixo das suposições iniciais de mais de 15 quilômetros.

A agência de notícias Reuters reportou que alertas de voo foram emitidos cobrindo uma região ao sul da erupção e chegando até Darwin, na ponta norte da Austrália. Isso porque as cinzas do vulcão estão cobrindo a vista nos céus.

Detalhes

Além das imagens surreais da fumaça do Monte Sinabung, também fomos presenteados com um GIF que mostra a explosão do vulcão vista do espaço.

Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da Agente de Desastre da Indonésia, utilizou o Twitter para compartilhar fotos da ilha, incluindo um punhado de pequenas rochas vulcânicas que “choveram” sobre a Indonésia e culturas cobertas de poeira vulcânica.

Para quem está na área, a recomendação das autoridades é de que as pessoas fiquem a pelo menos 6,5 quilômetros de distância do vulcão. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (14 votos, média: 4,86 de 5)

Deixe seu comentário!