10 gifs animados que explicam o funcionamento dos carros

Publicado em 13.05.2013

k-bigpic

Sempre quis saber como funciona um motor de quatro tempos ou um eixo diferencial? Estes dez GIFs animados apresentam de forma simples estes e outros conceitos. Relaxe e aproveite as imagens, enquanto aprende as maravilhas do automóvel moderno – mas só dos veículos a gasolina.

10. Motor de quatro tempos a gasolina

10

Olhe com atenção: provavelmente é isto que está acontecendo debaixo do capô do teu carro também. Motores a gasolina usam faíscas para fazer a ignição do combustível, enquanto o diesel entra em ignição espontaneamente, graças a sua alta compressão.

9. Motor em linha

9

A maioria dos fabricantes está migrando para a configuração em V, principalmente pelo seu tamanho. Olhar para este motor de seis cilindros em linha atiça a imaginação e faz sonhar com uma BMW E46 M3, não?

8. Motor V

8

Um motor em V (na imagem, só dois cilindros, como em um triciclo Morgan) é mais compacto e é usado pelos maiores carros do mundo.

7. Motor boxer

7

Poucos são os fabricantes que ainda usam os motores boxer, e a Porsche é um deles. Este é o motor do Porsche 911 Turbo. Motores boxer são fantásticos porque podem ser posicionados mais baixos, baixando também o centro de gravidade do carro, o que o torna mais fácil de conduzir.

6. VTEC

6

Este é um sistema que permite mudar a altura que a válvula penetra no cilindro. Na prática, permite que o motor atinja rotações mais altas, ao possibilitar que mais combustível e ar penetrem no cilindro.

5. Turbo

5

Em motores turbo, o ar da saída do motor é usado para mover uma bomba, forçando mais gases no cilindro do veículo. Este GIF mostra como isto acontece.

4. Diferencial

4

Já se perguntou por que uma roda não patina quando o carro está fazendo uma curva? A roda de dentro da curva gira a uma velocidade menor que a roda de fora. Como é feita esta mágica? Uma peça chamada “diferencial” é responsável pela bruxaria. E o diferencial não distribui apenas a rotação, mas também o torque do motor.

Se o GIF de um diferencial não te ajudar a entender, experimente este filme.

3. Transmissão CVT

3

A Transmissão Continuamente Variável (CVT, na sigla em inglês) está aparecendo em muitos carros novos com transmissão automática, usando cones e correias para funcionar como se tivesse um número infinito de marchas.

2. Dupla embreagem

2

Ainda mais tecnológico que a CVT é a caixa de marchas com dupla embreagem. Você tem duas embreagens, o que significa que, enquanto uma está em uma marcha, a próxima marcha já está pré-selecionada na outra embreagem, tornando a troca de marchas muito mais rápida.

1. Motorista

1

Depois de juntar tudo isso, falta uma peça: o ser humano por trás do volante. E é assim que o motorista se sente.[Jalopnik]

Autor: Cesar Grossmann

Sou formado em Engenharia Elétrica, mas trabalho no setor público, gosto de xadrez e fotografia.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

7 Comentários

  1. sempre me perguntei como o turbo funcionava e não tinha entendido explicação nenhuma. Esse me ajudou.

    Mas por que resfriar o gás? ele sendo mais quente não deixa a explosão mais fácil?

    Thumb up 2
    • O gás aquecido adianta a explosão….

      Thumb up 1
    • Tem vários motivos, segundo a Wikipedia, um deles é diminuir o risco de pré-explosão, o outro é aumentar a eficiência – ar mais frio é mais denso, e entrando mais ar, entra também mais oxigênio na câmara de combustão, e é mais ar para expandir depois da explosão.

      Pelo menos foi o que eu entendi…

Envie um comentário

Leia o post anterior:
dirty-hands
Experiências cientificas para crianças

Veja algumas experiê...

Fechar