Pneus feitos com árvores: mais barato e mais ecológico

Por , em 13.08.2009

pneu de madeira
Não é deste tipo de pneu que estamos falando

Logo você poderá dirigir um carro com pneus parcialmente produzidos com árvores – que seriam mais baratos, com uma performance melhor, além de economizar combustível e energia.

Pesquisadores da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, fizeram descobertas incríveis sobre o potencial da celulose microcristalina, material que pode ser produzido a partir de quase qualquer tipo de fibra vegetal. A celulose é utilizada, no novo processo, para substituir o uso da sílica como preenchedor dos pneus. Ela é produzida a partir de um processo barato de hidrólise com a celulose, que forma cerca de 50% da madeira.

O estudo com os pneus sugere que isso pode diminuir a energia usada para produzir os pneus, reduzir os custos, e tem uma maior resistência ao calor. Testes iniciais indicam que esses produtos podem ter tração igual em asfalto frio ou molhado e ter uma maior eficiência que pneus tradicionais no clima quente.

“Ficamos surpresos em ver quão favoráveis os resultados foram para o uso do novo material”, afirma Kaichang Li, professor da ciência de madeira e engenharia da Universidade OSU.

A fibra de celulose já tem uso como reforço em alguns tipos de plástico e produtos automotivos, como os cintos de segurança, mas nunca foi usada em pneus. “Isso pode nos levar a uma nova geração de tecnologia de pneus automotivos, uma das primeiras mudanças importantes em muito tempo”, afirma Li. De acordo com o pesquisador, o desenvolvimento comercial da tecnologia pode começar a qualquer momento. [Science Daily]

• Pneus Fácil:

Adorei a idéia! Espero que funcione.

• Célio:

vou fazer coro ao Marcelo: “De onde vão derrubar essas árvores?”.
    Me parece já termos problemas demais com o desmatamento…

• hP:

Mas, pensem bem… pneus causam problemas terriveis ao meio ambiente. Extremamente dificil e cara a reciclagem, o que só vem piorando nossa situação. Com o pneu a base de vegetais, sem duvida melhoraria a situação. Menos lixos, já é uma boa melhora.
    Quanto às arvores, podemos plantar, sempre. Petróleo, alem de ser um recurso finito, mesmo quando usado conscientemente, é extremamente poluente ao meio ambiente (que rimas toscas.. foi sem querer).
    Entao, suponho que seja uma ótima inovação… vamos esperar pra ver no que dá…

• Vítor:

É… o sr Carlos disse: “vamos deixar de usar petróleo para começar a derrubar árvores…”. Na verdade, a derrubada de árvore é tão velha quando os feudos, e aumenta cada vez mais. Vale pensar agora até que ponto que essa derrubada de árvores será menos prejudicial que o uso so petróleo.

Considerando todo o processo de beneficiamento dessa madeira, acho que devem repensar o impacto sobre a natureza, mas não deixa de ser uma descoberta e que, no futuro, pode ser valiosíssima.

Na verdade, os carros não andaram com uma tora no lugar do pneu…
    A foto é apenas uma ilustração, a matéria diz que o processo de produção do pneu poderá ter a celulose acrecida, diminuindo o custo e etc…

Não sei até onde é vantasojo, vamos deixar de usar petróleo para começar a derrubar arvores…

hmmm ¬¬’ noticia furada, não gostei.
    imagina vc andando um uma tora como um peneu…

• Ricardo:

Nossa senhora… esse jefferson escreve mal DEMAIS, que isso, doeu até a mente lendo a sentença dele.

• marcelo:

e as arvores, sao derrubadas aonde???? hahahaha

• jefferson:

esses experimentos são muito legal pq vc ver q tudo pode ser inventado quando se tem ideias na sua cabeça,e elesensinam como se faz tambem, isso é muito legal !!!!!!!!eu gostei dessa ideia ai , peneu de madeira boa ideia , parabens para quem produziu isto ai , e que essa pessoa tenha mais ideias legais para nois se divertirmos …….

• Cedric:

Alinhamento e balanceamento na madereira mais próxima 😀

• Lend:

alinhamento ? balanceamento ?