Explosão de asteróide na Indonésia traz dúvidas sobre a segurança do planeta

Por , em 29.10.2009

Um asteróide que explodiu sobre a Indonésia com a energia de três bombas de Hiroshima no dia 08 de outubro volta a causar medo sobre a defesa do nosso planeta contra impactos espaciais. A preocupação é maior porque cientistas não localizaram o asteróide com telescópios, e se o objeto fosse maior, poderia ter causado um desastre na região. A pedra entrou na atmosfera no sul da Indonédia, e a explosão foi ouvida por centros de monitoramento a 16 mil quilômetros do local.

» Terra pode se chocar com meteoro muito antes do previsto

Estima-se que o asteróide tinha 10 metros de comprimento, e entrou na atmosfera a uma velocidade média de 72 mil quilômetros por hora. A explosão causada por ele foi equivalente à de 50 mil toneladas de dinamite. A explosão ocorreu a aproximadamente 15 a 20 quilômetros acima do nível do mar, por isso não causou danos ao solo. Entretanto, pesquisadores afirmam que, se o objeto fosse dez metros maior, poderia facilmente ter causado enormes danos e várias mortes.

De acordo com Tim Spahr, diretor de um centro de exploração espacial em Cambridge (EUA), é inevitável que asteróides pequenos passem despercebidos. Até hoje, pouquíssimos objetos espaciais menores que 100 metros foram vistos e catalogados por astrônomos. “Uma pesquisa que encontre todos os objetos de 20 metros custaria muitos bilhões de dólares”, diz Spahr.

A bola de fogo causada pela explosão pode ser vista em um vídeo amador feito na região (abaixo). Acredita-se que um asteróide ou fragmento de cometa de 60 metros teria causado uma enorme explosão sobre a Rússia em 1908, em Tunguska. a explosão é estimada em quase 15 milhões de toneladas de TNT. [Telegraph]

» As 10 maiores explosões já vistas

23 comentários

  • Kewen Leite:

    o fato do video ter sido tirado do ar é o que mais me intriga….

  • bruno bardog:

    PAra mim parece a cintura e membros inferiores de uma pessoa que vai chutar uma bola, por exemplo….

  • Rodrigo Paim:

    Ovni ? Pássaro ?

    Os comentários estão cada vez pior

  • Josiane Camargo:

    As autoridades ou até mesmo a NASA poderiam explodir estes meteoros que rondam a Terra? Porque não destroem? Vão ficar esperando catastrofe? Poderiam salvar a humanidade ao invés de contruir abrigos subterraneos… Se tem um meteoro rondando a Terra e ameaçando humanidade porque estas autoridades não os destroem???

  • laryssa poliana:

    isso parece mais uma nave que parece ter perdido o controle

    laryssa natal-rn

  • Pedro:

    Bando de burro,,isso nao é ET e sim um asteróide pequeno que caiu no mar…Só por DEUS vcs

  • Igor:

    “A pedra entrou na atmosfera no sul da Indonédia” (?)

  • Willian:

    …Que pássaro velóz…o mais rápido que já vi…rs
    ..é um passaralho!

  • Roger:

    Olhem aos 38 segundos para o ponto preto que está no centro inferior do vídeo, logo acima da barra onde as notícias passam. Aos 38 segundos entre esse ponto e o que parece um cabo de energia, aparece outro ponto preto que segue sua trajetória quase retiníliea passando em frente à nuvem de fumaça. Também acho que é um pássaro.

    2 cents pro Thiago e pra mim.
    Lamento muito, mas mais uma vez nada de UFOs..

  • jhon:

    acredito em ET’s minha opniao sobre esse vídeo pode estar errada mas se olhar bem parece um OVNI que tipo perderam o controle dele e logo depois recuperaram assim explica a coisa que aparece voando as 0:38 do video parece uma nave que quando entrou na atmosfera perdeu o controle e depois e um tempo retomaram e fugiram xD essa é minha opinião

  • Thiago (Valinhos-SP):

    Ola pessoal, o que diz o Alexandre, se analizarmos todos os fatores, levando em consideração a qualidade do video, podemos considerar explicitamente que o suposto “ovini” é um pássaro que sai da árvore. Não podemos iguinorar esta possibilidade.
    Devemos procurar tornar os fotos mais simples possivel para não virar uma dramatização com acontecidos que não nos revelan nada.
    Obrigado

  • keiny:

    COMO PODE SER UM CARRO SENDO Q ELE PARECE ESTAR VOANDO???

  • Sku’:

    naop me pareceu um OVNI mas sim uma karro

    se repararem esta logado a algo

  • Robson:

    O Alexandre acima tem razão, parece um OVNI visto aos 38 segundos de video abaixo da fumaça. Parabens pela sua astúcia!

  • Màrcio Lyra:

    Nos estamos muito próximo de grandes eventos, eventos esses que os grandes lideres mundias sabem e já tomaram as devidas providências para proteger a eles e suas familia apenas. Mas tudo isso acontece porque o ser humano é bitolado e permite que eles nos governem.
    O tempo está acabando, a hora de acordar já passou, agora é hora de correr contra o tempo!
    Paz e luz a todos.

  • franbogado:

    Os EUA so irão se preocupar com “meteoros pequenos” quando algum cair por lá, de preferência, em Washington ou NY.

    O problema é que eles vão acabar afirmando que foi um “atentado terrorista” e vão esconder todas as provas que apontarem para um meteoro, apenas para ter um “bom motivo” para invadir algum pais que esteja em seus planos de invasão!

  • LUCIANO/GUI:

    A VIDA AINDA NOS RESERVA GRANDES MISTÉRIOS…

  • nei:

    De que adiantaria investir uns bilhões para detectar um possível asteróide gigantesco que acabaria com a vida na Terra? Nossa tecnologia não nos salvaria de tal catástrofe. A não ser que estejam escondendo uma tecnologia desconhecida…

  • lindoilson:

    Aprouve o comentario do fernando ferrari, é muito verdade, e sem comentários a pura verdade.

  • Alberto:

    A explosão de tunguska, na Sibéria, não deixou pistas e até hoje não chegaram a uma conclusão lógica do acontecido. Muitas opiniões foram dadas, inclusive de encontro entre matéria e antimatéria. Na minha opinião deve ter sido uma descarga de raios gama de pouca potência. O mesmo acredito que ocorreu neste caso, pois não deixou rastros.

  • Fernando César Ferrrai:

    Segundo o Diretor do Centro de Exporação Espacial de Cambridge(EUA), não são monitorados asteróides com diâmetro aproximado de 20 metros porque custaria muitos bilhões de dólares…pois imaginemos que um asteróides desses atingisse uma área habitada…quanto custaria em vidas humansa e em dólares?

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Enquanto os governos brigam em cuidar de seus paises o nosso planeta é com uma cesta onde guarda toda a humanidade… penso que devemos investir alguns bilhões em projetos que possam além de alertar, como também de evitar a destruição total… bem como o pensamento de colonizar a lua e outros planetas… quiça outras estrelas, só assim que a vida da Terra será preservada…

  • Alexandre:

    Se voces observarem na ponta inferior da fumaça aos 38 segundos um objeto passa em alta velocidade, aparentemente é um OVNI.

Deixe seu comentário!