Asteroide “caveira sorridente” perto de passar pela Terra

Por , em 2.10.2018

Ilustração artística do “asteroide caveira”

Ele voltou: o asteroide em forma de caveira deve passar pela Terra mais uma vez, no dia 11 de novembro.

Oficialmente nomeado 2015 TB145, o objeto foi descoberto em 2015, quando zuniu a apenas 486.000 quilômetros da Terra, exatamente no Dia das Bruxas.

De acordo com o banco de dados do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, o próximo sobrevoo do asteroide não será tão próximo; ele passará a cerca de 38 milhões de quilômetros do nosso planeta. Isso é cerca de um quarto da distância da Terra ao sol.

Depois disso, a “caveira sorridente” só se aproximará da Terra novamente em 2082, quando passará a cerca de um terço da distância entre a Terra e o sol. Sua órbita vai levá-la mais perto de Vênus e Mercúrio em 2024, 2028 e 2037.

A descoberta

Na ocasião de sua descoberta, os cientistas tiveram a oportunidade de tirar algumas imagens assustadoras do 2015 TB 145.

As fotografias mostravam uma rocha quase esférica com entalhes que se assemelhavam a cavidades oculares e uma abertura no nariz, pelo menos de alguns ângulos.

Uma vez que passou pelo nosso planeta durante o Halloween, o asteroide levou o apelido de “caveira” ou “crânio”.

Com cerca de 625 metros de largura, é relativamente pequeno, astronomicamente falando. A título de comparação, o asteroide que teria destruído os dinossauros possuía cerca de 10 quilômetros de diâmetro.

Sem perigo

A rocha não afetou a Terra em seu sobrevoo de 2015, e também não terá nenhum efeito sobre o planeta durante o seu passeio mais distante mês que vem.

Vamos ficar de olho nela, no entanto. Recentemente, os pesquisadores descobriram que é especial.

Segundo a NASA, a órbita oblonga do asteroide e sua velocidade sugerem que ele pode ser um cometa morto, despojado de sua cauda de detritos congelados por causa de muitas viagens ao redor do sol.

Mais visitas espaciais

Os cientistas esperam algumas outras visitas espaciais no futuro, que chegarão bem mais perto do nosso planeta.

De acordo com Thomas G. Müller, do Instituto Max Planck (Alemanha), um asteroide chamado 1999 AN10 passará a 299.196 quilômetros da Terra em 7 de agosto de 2027.

Já em 13 de abril de 2029, um asteroide chamado 99942 Apophis, em homenagem ao deus egípcio do mal, chegará a uma distância de apenas 37.200 quilômetros de nós, cerca de um décimo da distância entre a Terra e a lua. [LiveScience]