Não consegue pensar? Vá ao dentista

Por , em 16.11.2009

Um novo estudo realizado pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, aponta que uma boa higiene bucal pode ajudar adultos a manter o raciocínio saudável. A pesquisa descobriu que adultos com idade superior a 60 anos com os maiores níveis de doenças na gengiva têm maior dificuldade de lembrar uma seqüência de três palavras após um certo tempo.

O pesquisador James Noble e sua equipe também descobrira que adultos com os maiores níveis da bactéria Porphyromonas gingivalis, causadora de problemas na gengiva, têm o dobro de chances de não passar em testes feitos com cálculos de subtração de números com três dígitos.

Os resultados são baseados nas descobertas feitas com mais de 2300 homens e mulheres que foram testados pelos cientistas. Os participantes do estudo tiveram a saúde bucal analisada e realizaram uma série de testes para observar o seu raciocínio.

No geral, 5,7% dos adultos mostraram problemas em completar certos testes de memória, e 6,5% não conseguiram completar os testes de subtração reversa. Os participantes com os maiores e menores níveis da bactéria tiveram os piores resultados nestes testes.

Várias pesquisas já associaram a saúde oral ruim com doenças cardíacas, diabetes e mal de Alzheimer. Doenças na gengiva podem influenciar as funções cerebrais por meio de vários mecanismos, de acordo com os pesquisadores do novo estudo. Este tipo de doença pode causar inflamações pelo corpo inteiro, um fator de risco para a perda das funções mentais saudáveis. [Reuters]

3 comentários

  • Rogério:

    Esses “estudos” são umas piadas, como aquela do ovo (se ele é bom ou ruim). Esses “estudo” só vai fazer bem mesmo pro bolso dos dentistas, que cobram os olhos da cara por qualquer servicinho, apesar de abundar dentistas por aí (tem mais consultórios de dentistas do que butecos). Só na minha cidade em cada esquina tem um dentista (só tacar uma pedra para o alto, vai cair na cabeça de um dentista), e agora esses vigaristas que ainda se dizem dentistas vivem implantando dentes em qualquer paciente desavisado e que não precisa de fato implantar, tudo isso por dinheiro e mais dinheiro, verdadeiros mortos de fome por dinheiro e mais dinheiro. Alô CRO, vamos ficar em cima desses dentistas oportunistas. Nunca entendi por que esses desgraçados cobram tão caro por qualquer servicinho na boca alheia.

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Interessante, ontem ouvi uma garota no trabalho comentar que a dor nas costas era na realidade um problema de dente… que só foi descoberto no preventivo anual dentário.

  • Orlando:

    Isto explica porque existem tantos vampiros no governo ou cursando faculdades no Brasil.

Deixe seu comentário!