Experimente a “Combinação de Tentação” para parar de procrastinar

Por , em 2.04.2024

A “Combinação de Tentação” pode finalmente te ajudar a realizar aquelas tarefas importantes que você tem adiado. Este conceito, criado pela cientista comportamental Katy Milkman, pode ser um verdadeiro divisor de águas para aumentar sua produtividade.

Todos nós tendemos a procrastinar em relação a tarefas que sabemos serem benéficas a longo prazo, mas que não nos parecem atraentes no momento presente, como exercícios físicos, estudos ou arrumação da casa. Esse comportamento é resultado do chamado “viés do presente”, que nos leva a valorizar excessivamente a gratificação instantânea em detrimento de objetivos futuros mais importantes.

A ideia por trás da combinação de tentações é simples: ao invés de adiar essas tarefas, podemos torná-las mais agradáveis ao associá-las com atividades prazerosas. Por exemplo, você pode decidir que só vai assistir à sua série favorita enquanto estiver na esteira, ou ouvir um audiobook interessante enquanto realiza tarefas domésticas.

Ao fazer isso, você não só torna as atividades desagradáveis mais atraentes, mas também consegue aproveitar as gratificações instantâneas das atividades prazerosas, incentivando-se a realizar suas metas de longo prazo.

Essa estratégia é flexível e pode ser adaptada de acordo com suas necessidades e preferências individuais. O importante é identificar as tarefas que você costuma adiar e encontrar maneiras de torná-las mais agradáveis, seja associando-as a atividades que você gosta ou recompensando-se de alguma forma após concluí-las.

Lembre-se também de evitar desfrutar das atividades prazerosas fora do contexto da combinação de tentações, para manter a eficácia da estratégia. E esteja preparado para lidar com possíveis interrupções que possam atrapalhar seu progresso em direção aos seus objetivos. Com um pouco de criatividade e comprometimento, a combinação de tentações pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar sua produtividade e alcançar seus objetivos.

Deixe seu comentário!