25 maneiras fáceis e rápidas de ficar mais saudável

Publicado em 10.04.2013

women-fruits-models-smiley-healthy-apples

Os comportamentos perigosos à saúde parecem ter aumentado nas últimas décadas, ainda mais com a oferta de alimentos gordurosos e a falta de exercícios. Se quiser melhorar seu bem-estar físico e mental de forma rápida e simples, confira as dicas abaixo:

Segure e puxe seus dedos dos pés

“Isso aumenta a circulação depois que seus pés ficaram apertados em sapatos o dia todo”, explica Michele Summers Colon, podóloga em El Monte, Califórnia (EUA). “Sem uma boa circulação, os músculos e os nervos em nossos pés não funcionam corretamente, e podem causar dor nos joelhos, quadris e costas”.

Lave a roupa de cama com frequência

Os ácaros da poeira, um gatilho para alergias graves, gostam de morar em sua cama. Expulse-os lavando seus lençóis e fronhas toda semana em água quente. Também pode ser uma boa ideia usar colchões e capas projetados para manter os ácaros longe.

Ligue a saída de ar acima do seu assento quando estiver em um avião

“Eu voo duas vezes por semana”, conta o Dr. Travis Stork, médico de emergência. “Parte da razão para eu continuar saudável é por ser consciente de todos os germes que ficam em aviões. Eu ligo a ventilação de ar e a angulo de forma que sopre para baixo na frente do meu rosto. Esse ar filtrado cria uma barreira para evitar que germes ao redor da cabine entrem em meu nariz ou boca”.

Vacine-se

Além da vacina contra a gripe anual, adultos deveriam vacinar-se contra tétano, difteria e coqueluche – essa última, também chamada de tosse convulsa, é uma doença respiratória particularmente perigosa. Nos EUA, os casos de coqueluche subiram cerca de 137% desde 2000. “Para a maioria dos adultos, significa uma tosse horrível, mas em crianças, pode ser pior”, fala a Dra. Ana Pantoja, médica da Califórnia (EUA). “Então, se você tem filhos ou convive com crianças, é essencial se vacinar”. Mesmo que você tenha tomado essa vacina quando criança, sua eficácia pode se desgastar. Tétano também exige um reforço a cada 10 anos.

Sem calcinha/cueca

Ficar sem calcinha ou cueca de vez em quando (por exemplo, na hora de dormir) não faz mal; pelo contrário, especialmente se você é propenso a infecções do trato urinário. “Não vestir roupas – ou apenas as de algodão – permite que órgãos genitais externos sequem e reduz o crescimento de bactérias que poderiam entrar pela uretra e causar uma infecção da bexiga”, explica Sherry Thomas, ginecologista.

Mantenha informação útil sobre sua saúde com você

Coloque um cartão em sua carteira ou bolsa que liste todas as alergias que você tem e os medicamentos que você está tomando, para o caso de você acabar em uma sala de emergência por conta de algum incidente, incapaz de falar por si mesmo. “Poderia salvar sua vida”, afirma o Dr. John M. Kennedy.

Abaixe o volume

MP3 players podem criar um som de até 120 decibéis – volume suficiente para causar perda de audição ao longo do tempo. “Siga a regra dos 60/60: mantenha o volume vindo através de seus fones de ouvido para não mais do que 60% do máximo, por não mais do que 60 minutos por dia”, diz James Foy, médico osteopata.

As 5 próximas dicas nutricionais são de alimentos para começar bem seu dia, com uma café da manhã saudável:

Linhaça

Adicione uma colher de sopa de semente de linhaça moída em uma tigela com farinha de aveia: isso vai aumentar suas gorduras ômega-3, que protegem e impulsionam o cérebro.

Pistache

Adicione pistache picado em sua torrada para ganhar fitoesteróis, que baixam o colesterol.

Bagas

Coloque uma cobertura de meia xícara de geleia de bagas (como framboesa e mirtilo) em suas torradas, panquecas e waffles para obter mais de 20% das suas necessidades diárias de vitamina C.

Açafrão

Coloque uma pitada de açafrão moído em ovos mexidos para obter antioxidantes que combatem o câncer.

Homus

Coma um pão de grãos integrais com 2 colheres de sopa de homus, alimento embalado com fibras e proteínas.

Limpe e troque sua esponja de lavar louça

“Este é o objeto mais cheio de germes em sua casa”, afirma o Charles Gerba, microbiologista da Universidade do Arizona em Tucson (EUA). “Cerca de 15% das esponjas contêm bactérias que podem fazer-lhe mal”. Então, as atire na máquina de lavar uma vez por semana, ou as coloque úmidas em um micro-ondas por 30 segundos.

Verifique sua pele mensalmente

“Faça uma verificação da pele do seu corpo inteiro uma vez por mês em uma sala bem iluminada”, aconselha o Dr. Joshua Zeichner, diretor de pesquisa estética e clínica no Mount Sinai Medical Center, em Nova York (EUA). “Pegue um espelho de mão, se você tiver um. Peça a um membro da família para verificar suas costas se você não consegue. Procure por manchas ou verrugas novas, ou por antigas que mudaram ou aumentaram”. Se encontrar algo, vá a um dermatologista. “Eu também recomendo uma visita ao médico anual – duas vezes por ano, se você tem histórico pessoal ou familiar de verrugas e manchas. Detecção precoce é fundamental no tratamento de câncer de pele”, explica. Esse é o câncer mais comum em mulheres.

Coma cenouras

A cenoura atualmente é o alimento favorito dos nutricionistas, graças ao seu alto teor de vitamina A – apenas meia xícara tem quase o dobro da quantidade que você precisa para ter olhos saudáveis.

Use um rastreador de passos ou aplicativo de exercícios físicos

Estudos mostram que as pessoas que usam um dispositivo que controla o número de passos que dão a cada dia se exercitam mais do que aquelas que não usam.

Teste seu colesterol

Muitos não sabem que têm colesterol alto, mas deveriam: esse é um fator de risco para doenças cardíacas. Mesmo pessoas magras podem ter colesterol elevado.

Adapte-se ao horário de verão

Quando chega o horário de verão, a hora perdida pode ter um efeito maior em nossos corpos do que poderíamos pensar. Podemos nos sentir cansados, e pode levar de dois a cinco dias para nos adaptarmos. “Obtenha mais luz solar o mais rápido possível, abrindo cortinas da janela, e tome café para ajudar a ressincronizar o relógio do corpo”, diz o Dr. Meir Kryger, professor de medicina na Universidade de Yale (EUA).

Fique confortável

Dormir bem é essencial. Se estiver em hotéis, mantenha uma iluminação suave e leve pijamas confortáveis. Em aviões, feche as janelas e vista uma máscara de olhos e fones de ouvido ou tampões.

Acalme-se

Se sua mente fica agitada antes de dormir, respire longa e profundamente. É preciso de prática, mas se você fizer isso regularmente, seu corpo aprenderá a relaxar.

Desligue o telefone

Se você não anda dormindo bem, programa-se e desligue seu telefone. Caso precise dormir em um horário não convencional, alerte amigos e familiares para evitar chamadas e mensagens de textos desnecessários.

Pule 25 vezes

Está estressado? Mova seu corpo, não importa o quão brevemente, para parar a resposta ao estresse em seu início e “mudar o canal” do seu humor.

Brinque com seu cachorro

Animais de estimação são uma ferramenta comprovada que afasta o estresse.

Faça um chocolate quente

Pesquisas, incluindo um estudo publicado no jornal Appetite, mostram que até mesmo um pouco de chocolate pode impulsionar o seu humor quase imediatamente.

Vá para fora

“O ar fresco é cheio de íons negativos [que, apesar do nome, nos fazem sentir bem], o que pode aumentar o fluxo de oxigênio para o cérebro”, diz Kathleen Hall, fundadora do Instituto Estresse em Atlanta (EUA). “Se puder, combine-o com o exercício, como uma caminhada rápida, pois atividade estimula endorfinas e dá energia”, conclui.[CNN]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

  1. Isso é coisa pra fresco!… homem e mulher…que não tem o que fazer e já nasceu podre de rico! Aliás, se há alguém que presta atenção nesses conselhos e decide acatá-los e segui-los, sem dúvida, é, possivelmente um futuro suicida, pois não tem nada na cabeça e duvido muito que encontre com o que ocupá-la.

    Thumb up 4
    • Não entendi. Acho que não é preciso ser rico para comer linhaça ou lavar a roupa de cama. Muito menos brincar com o cachorro. E o que tem tudo isso a ver com suicídio? Eu hein…

      Thumb up 32
    • Poxa! Não precisa julgar as pessoas assim. Tem gente que se importa com a própria saúde. E mais, pra se ter saúde, não precisa ser rico, se você for “podre de rico” e não tem nada o que fazer, então vai lá e tenha um câncer, afinal de contas, você pode pagar o melhor hospital, os melhores terapeutas… Acho que a maioria das pessoas que tem certo nível de conhecimento se preocupam com sua vida!
      Se acha que é frescura, então coma do chão, afinal de contas, saúde é para os frescos.

      Thumb up 12
    • Vá trabalhar de pedreiro em vez de postar asneiras! Saia deste computador e vá para um canteiro de obras, cara!

      Thumb up 8
    • CARA, SINCERAMENTE, ACHO QUE VC POSTOU ERRADO, POIS SEU COMENTÁRIO É SIMPLESMENTE RIDÍCULO.

      Thumb up 8

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Screenshot_4_9_13_10_53_PM
Admirando o sol girando em fantásticos detalhes: vídeo

Veja um novo vídeo d...

Fechar