Demência: como manter a memória afiada e evitar esse mal

Por , em 13.01.2010

Diversos estudos apontam que o melhor caminho para manter a mente saudável é mantê-la sempre em funcionamento, e algumas pesquisas mostram que pessoas que estudaram até o nível universitário têm vantagem cognitivas sobre aquelas com menores níveis de estudos. Agora um novo estudo realizado na Universidade de Brandeis, nos Estados Unidos, mostra que não é necessário ter um diploma de ensino superior para manter a memória em dia.

» Celulares protegem contra doença de Alzheimer

Como evitar a demência

De acordo com o estudo, realizado com 3.343 homens e mulheres entre 32 e 84 anos, exercícios mentais como jogos de palavras e enigmas, além de leituras freqüentes, podem ajudar a retardar a demência. Quase 40% dos participantes tinham ao menos quatro anos de estudo no ensino superior. Os pesquisadores analisaram a performance dos participantes quanto à memória verbal e funções executivas – o processo cerebral envolvido em planejamentos e flexibilidade cognitiva.

Os participantes do estudo realizaram uma bateria de testes, e aqueles com ensino superior tiveram melhores resultados. Entretanto, algumas pessoas sem tanto estudo também tiveram bons resultados, explica Margie Lachman, que realizou a pesquisa. “A descoberta é importante porque sugerem que há maneiras de equiparar o funcionamento mental mesmo para as pessoas com menor nível educacional”, afirma a pesquisadora.

» Como saber se você tem Alzheimer

Lachman afirma que não é possível saber se as pessoas com a melhor memória se envolvem em mais atividades mentais, mas que as evidências sugerem que há controle pessoal sobre o funcionamento mental na idade adulta. De acordo com ela, o único modo de fazer isso é adotando um estilo de vida intelectualmente ativo. [Scientific Blogging]

Leia mais sobre esse assunto em:

15 comentários

  • pedro:

    eu do branco direto. tenho 55 anos tem algo q melhori

    • Elton:

      Eu tenho 23 anos, nunca tive uma memória boa, sempre me da branco, acho que o senhor esta melhor que eu na sua idade^^

    • Juliana Farias:

      E eu que tenho 20, minha memória é péssima, dou branco direto. e estou profundamente preocupada com a chegada da minha demência

    • Thiago Regina:

      Acho que o segredo está em exigir da mente, jogos eletrônicos o bom e velho Xadrez, leitura e a matemática.

  • Lah:

    Eu tomo missoshiru pra ter boa memória…E funcionou até hoje ^-^

  • rivaldo rodrigues:

    Olá tenho 48 anos as vezes eu tento lembrar alguma coisa e dar o beanco, depois lembro isso é normal

  • Wladimir Anderson:

    Muito interessante está máteria. As pessoas que clicaram nos links sobre a doença de Alzheimer eu recomendo que leiam o livro “Para sempre Alice”, de Lisa Genova – Nova Fronteira. Este livro retrata como é conviver com está doença.
    Obs.: Não quero fazer propaganda para Lisa Genova, apenas estou sugerindo um livro que retrata a doença de Alzheimer com maiores detalhes do que os links acima.

  • Marcos:

    Minha vó está com 82 anos, ela lê uns 2 a 3 livros por semana e está sempre jogando xadrez. Ela está mentalmente melhor do que muitos de nós que estamos jovens.

  • Patricia Ecave:

    Legal era se respondessem as perguntas formuladas acima.
    Saudações a todos.

  • Edu:

    Tenho excelente memória para gravar fórmulas matemáticas, até as mais complexas, ainda lembro de muitas das que aprendi há 15 anos atrás ou mais, regras de gramática, nomes de cientistas e fatos de nossa história, no entanto não consigo gravar fisionomias e nomes de pessoas comuns. Minha esposa fala comigo algum assunto que pra ela é importante e dali a pouco nem me lembro mais do que se tratava. Isso é normal? Existe alguma forma de melhorar isso?

  • lu ferreira:

    sou uma pessoa bem ativa,mas as vezes minha memória falha,só depois de uma boa soneca ela parece que se renova.
    isto é normal,ou realmente preciso ficar atenta.

  • Guiu:

    Já tão até inventando “viagra” para o cérebro. Tem uma pílula q dizem q da um upgrad na memória, o modafinil.

  • Deep:

    Hey, e o tal super soro da memória? Q não é nada mais, nada menos q o soro (parte líquida) da coalhada?

    Andam veiculando por aí q esse soro possui proteínas, protídeos e sei lá mais oq q são exatramente aqueles consumidos pelo cérebro humano qdo ele fixa a memória.

    Isso funciona mesmo???

    Vale a pena tentar, aparentemente!

  • Barbosa:

    Apesar de meus cinquenta anos ainda estou totalmente ativo com minha memória. Alimentar bem, dormir bem faz muito bem….

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Eu trabalho de forma bem ativa… mas sinto que devido ao stress minha memória tem ficado prejudicada… na realidade, só quando durmo bem… que ela volta a ficar beleza…

Deixe seu comentário!