Cirurgia de redução de estômago funciona?

Publicado em 24.02.2010

cirurgia de redução de estômago

De acordo com uma nova pesquisa as cirurgias de redução de estômago, que limitam a quantidade de comida que uma pessoa pode consumir, funcionam melhor do que dietas intensivas nos adolescentes.

Eles estudaram 50 adolescentes com idades entre 14 e 18 anos. 25 faziam uma dieta intensa e 25 seriam submetidos a uma cirurgia redutora de estômago. Os resultados mostraram que a cirurgia funciona bem melhor. Dos 25 que fizeram a cirurgia, 23 conseguiram perder peso de forma satisfatória.

Já em relação à dieta intensa, apenas 3 dos 25 jovens conseguiu chegar ao seu peso ideal.

Segundo os médicos isso quer dizer que, para atingir a saúde, a cirurgia se mostrou uma opção mais confiável e durável do que dietas.

» Cirurgia de redução de estômago: Emagrecimento saudável

Muitos estudos já foram feitos sobre a eficácia da redução de estômago em adultos, mas pouco se sabe sobre o procedimento quando é realizado em crianças e adolescentes.

Todos os adolescentes do estudo eram severamente obesos (com Indice de Massa Corpórea maior do que 35 – isso quer dizer que se eles tivessem uma altura de 1,70, aproximadamente, seu peso seria de 109 quilos). Dois anos depois da cirurgia eles haviam perdido, em média, 78,8% de seu excesso de peso, ou 28% de seu peso total, o que significa que estavam na faixa dos 70 quilos.

O grupo que fez a dieta perdeu apenas 13.2% do excesso de peso e 3% do peso total, o que indica que estavam, em média, acima dos 100 quilos mesmo depois de dois anos seguindo a dieta.

Além de resultados menores na perda de peso, a cirurgia fez com que os participantes tivessem uma melhora nos níveis de colesterol e de pressão sanguínea. [Reuters]

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

2 Comentários

  1. A dieta sem ser acompanhada de atividade física intensa é fraca mesmo. Além do aumento do gato calórico da atividade em si e do aumento do metabolismo (no caso da musculação), pessoas que se exercitam seguem uma dieta de forma mais efetiva. Pessoas que só realizam dieta sem exercícios desistem mais cedo da dieta, não faz a dieta direito, perde massa muscular e o metabolismo vai diminuindo cada vez mais.

    Thumb up 3
  2. A irmã da minha ex fez essa cirurgia e está bem melhor depois de 1 ano… e está se acostumado a dieta e corpo, mas principalmente devido aos enjôos e outros problemas que ela teve ao comer em demasia… penso que se fossem feitos dietas dessa maneira, certamente teriamos o mesmo resultado.

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
expedicao marte
Expedição simulada a Marte sofre falha crítica

Uma das últimas grav...

Fechar