Astrônomos observam possível nascimento de um planeta

Por , em 4.03.2013

Ao observar a estrela HD 100546 (localizada a “próximos” 335 anos-luz da Terra), cientistas perceberam que ao seu redor havia um disco de gás e poeira e, dentro dele, um possível planeta em formação. “Até agora, a formação de planetas tem sido um tópico abordado especialmente por meio de simulações geradas por computador”, explica Sascha Quanz, gerente da equipe de pesquisadores.

“Se a nossa descoberta for de fato um planeta em formação”, diz, “pela primeira vez cientistas poderão estudar empiricamente o processo de formação de um planeta e sua interação com o ambiente de origem em um estágio bastante inicial”.

O protoplaneta (como é chamado um “planeta em potencial”) pode evoluir para um planeta gigante de gás, similar a Júpiter. Embora otimistas, os pesquisadores lembram que são necessários mais estudos para confirmar se é realmente um planeta em formação ou outro fenômeno astronômico – como, por exemplo, um planeta sendo “ejetado” de um sistema.[Science World Report] [Daily Mail UK]