Adolescentes capturam imagens do espaço usando um balão

Por , em 22.03.2009

Usando uma câmera barata a bordo de um balão de hélio, jovens foram capazes de tirar incríveis fotos do espaço.

Os quatro estudantes espanhóis conseguiram mandar uma câmera fotográfica para a estratosfera usando um balão. Isso prova que, para conseguir boas imagens, não é necessário os bilhões de dólares investidos no Google, ou então um centro de pesquisas como o Centro Meteorológico da BBC.

As fotos foram tiradas a cerca de 30 quilômetros acima do mar. Os estudantes, de uma universidade na Catalunia, terminaram seu experimento em fevereiro desse ano. Eles acompanharam o trajeto de seu balão através de serviços oferecidos pelo Google Earth.

O coordenador da equipe, Gerar Marull, declarou que está fascinado pelos resultados obtidos. “Poder mandar um balão, com sensores feitos à mão, para o espaço, e conseguir imagens como essas é fascinante”.

A equipe, batizada de Meteotek, teve que passar por várias situações inesperadas e contar com uma boa quantidade de sorte.

“O balão que escolhemos foi inflado com Hélio e pesava apenas 1,5 kg. Ele conseguiu carregar o sensor e a câmera Nikon tranquilamente” explicou Marull.

Inicialmente, os integrantes da equipe ficaram preocupados com mudanças atmosféricas, já que a pressão se altera – mas, monitorando o projeto sempre, através do Google Earth, eles foram capazes de superar as dificuldades.

Os estudantes já estão sendo visados por universidades americanas, para pesquisas futuras. [Telegraph, Meteotek no Flickr]

balao camera estratosfera adolescentes balao camera estratosfera adolescentes balao camera estratosfera adolescentes balao camera estratosfera adolescentes balao camera estratosfera adolescentes balao camera estratosfera adolescentes balao camera estratosfera adolescentes balao camera estratosfera adolescentes balao camera estratosfera adolescentes balao camera estratosfera adolescentes balao camera estratosfera adolescentes balao camera estratosfera adolescentes balao camera estratosfera adolescentes balao camera estratosfera adolescentes balao camera estratosfera adolescentes balao camera estratosfera adolescentes

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,17 de 5)

20 comentários

  • karol:

    isso é genial espero poder ter criatividade para fazer esse tipo de coisa um dia….

  • Nichollas:

    Isto que eles fizeram é uma forma de mostrar-nos que não precisa de muito dinheiro para por a criatividade em prática e conseguir resultados positivos.

  • matheus:

    cara eles sao de mais eu tenho 15 anos e esse e meu sonho, estou juntando uma grana pra isso

  • João netto:

    muito bom!
    é desse tipo de pessoas que mais precisamos no mundo de hoje, pois não se deixaram levar pela midia tiveram uma idéia e fizeram acontecer desbancando muita gente grande por ai!
    meus parabéns!

    muy bueno!
    esa es la clase de gente que más necesitamos en el mundo actual, ya que no es arrastrado por los medios de comunicación tuvo una idea y la hizo pasar jugando ay muchos grandes!
    Felicitaciones!

    very good!
    that’s the kind of people we need most in today’s world as it is not swept up in the media had an idea and made it happen by beating many big ouch!
    Congratulations!

  • Leandro Amorim:

    Olá,sou fascinado por assuntos como estes,gostaria de saber como fizeram o monitoramento do balao e como o trouxeram de volta ao chão?

    • Lucas de Moro:

      Nessas experiências, é usado um rastreador GPS dentro do recipiente onde fica a câmera que pode ser localizado de um um computador.Tal rastreador, se mais sofisticado, pode informar dados como altitude,etc.

  • peter:

    gostaria de ter asas e ver estas paisagens incríveis

  • Helius Oliveira:

    Esse era meu sonho quando adolescente!

    Brilhante experimento!

  • Angelo:

    Incrível…gosto bastante de astronomia e astrofísica (me esforço para entender) sensacional e parabéns aos três e a vcs do hyperscience pela matéria..abraço a todos e fiquem com DEUS!

  • Marcus Daher:

    Muito inteligente esse projeto. Só gostaria desaber como conseguiram monitorar o invento através do google erth e comoconseguiram trazer o equipamento de volta a terra de forma segura. Podem me responder? Obrigado

  • Marcus Daher:

    Muito interessante . Isso mostra que no mundo existem pessoas com mentes brilhantes . Falta é incentivo dos governos para que essas pessoas possam colocar suas idéias a serviço da humanidade. Às vezes quem sabe a cura do cancer, a cura da AIDS e de outras doenças que matam nossos irmãos humanos não está debaixo de nosso nariz e não temos acesso a isso porque não damos asas a inteligências que estão adormecidas.

  • Anathalia Varejão:

    Muito criativo e inovador. Como seria mais simples se as pessoas começassem a olhar o lado mais prático das coisas… A maioria dos problemas em qualquer ciência, geralmente, é resolvido com uma resposta simples. Muitas pesquisas poderiam ser feitas se os responsáveis fossem práticos e inovadores como esses jovens. Eles estão de parabéns.

  • Daniel P.:

    Por que não pensei nisso antes!!
    =D

    [2]

  • antares:

    Pensei a mesma coisa enquanto lia o artigo. Como conseguiram recuperar a camera e consequentemente as fotos??? Bem arriscado neh…

  • Pedro:

    Legal demais, eu adoro astronomia e espaço, mas eu quero saber como é que faz pra acompanhar objetos através do Google Earth ? Por favor!

    • Marcondes Moura:

      Nos Aparelhos GPS.. alguns usam um CHIP de telefonia celular…. e te envia sinais da posição via SMS daí você pega as coordenadas e “Plota” no Google Earth.. e ele te mostra aonde teu aparelho está….

  • thiago:

    Pow mt legal mesmo… me intriga saber como eles conseguiram trazer o balao e camera intactos novamente para terra firme…..

  • ira:

    Aí está.
    Isso prova realmente que,não é preciso uma montanha de dinheiro para investir em pesquisa,mas sim boa vontade e educação,como este caso.
    Na realidade o que é preciso é a boa vontade governamental de qualquer paíz,para implantar uma sociedade de pesquisa em qualquer ramo tecnológico,e com isso estimular as pesquisas nas escolas,universidades e tambem na sociedade de um modo geral,pois tem que se levar em conta que o mundo é cheio de auto didatas a espera de por suas ideis em prática,o que freia esta vontade dentro da sociedade atual,é a falta de estímulo por parte de uma maioria de orgãos de governos.

  • Eu:

    Muito legal!
    O lado ruim é que outros podem ser tentados a repetir o feito, com resultados desastrosos pra a navegação aérea.

  • Giovanni Neves:

    Por que não pensei nisso antes!
    =D

Deixe seu comentário!