Cebola: uma alternativa natural para preservativos alimentares artificiais

Publicado em 14.04.2010

Não estamos falando do bafo de cebola, que, com certeza, tem a capacidade de afastar uma gravidez indesejada, DSTs e também qualquer parceiro em potencial que cruze seu caminho. Muito menos desse tipo de preservativo.

A cebola é uma alternativa para os conservantes artificiais. Ela possui propriedades antioxidantes e antibacterianas que fazem com que seja possível usá-la como conservante. Pelo menos foi isso que professores da Universidade de Barcelona e da Catalunha demonstraram.

Os flavonóides da cebola também oferecem benefícios à saúde (flavonóides são compostos sintetizados por plantas) – eles seriam anti-inflamatórios, vasodilatadores e podem, até mesmo, prevenir o desenvolvimento de câncer – o que torna a comida “acebolada” ainda melhor. Há uma relação entre a presença de flavonóides e a capacidade antioxidante da cebola e, segundo os especialistas, as cebolas mais amareladas são as melhores.

Os flavonóides, aliás, são os mesmos compostos responsáveis pelas lágrimas e pelo cheiro da cebola quando é cortada. Como são muito voláteis, parte destes componentes são liberados quando acontece o atrito e o corte.

A cebola é um dos vegetais mais cultivados no planeta (66 milhões de toneladas foram colhidas em 2008) e é um dos principais ingredientes da dieta mediterrânea. Aparentemente, aqueles que não gostam muito de comida acebolada devem repensar suas dietas.

Fonte: Science Daily

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. seu analfabeto funcional, volta pra escola e aprende a interpretar um texto onde no texto ta dizendo que e para voce substituir a camisinha por cebola?

    Thumb up 1
    • Deixa o cara, ele deve estar brincando, fazendo humor ou ironizando, não acredito que possa ser tão desligado assim.

      Thumb up 0
  2. isso tá com cara de homeopatia

    sei não, mas não vou confiar que comendo cebola pode-se largar a camisinha.

    eu hein

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
arenal-volcano-lava-night
Supervulcão: como a humanidade sobreviveu

O desastre aconteceu...

Fechar