Como evitar o mau hálito

Publicado em 17.02.2011

O mau hálito, conhecido cientificamente como halitose, pode ter consequências ruins na vida das pessoas, como lhe custar um amor ou um emprego. Mais comum do que muita gente pensa, a boa notícia é que tal odor indesejável é mais fácil de se livrar do que se imagina.

A primeira coisa a se fazer é determinar se o seu hálito é fresco ou não. A maioria das pessoas com mau hálito não tem consciência disso, porque o cérebro se torna aclimatado ao cheiro pessoal.

De qualquer forma, existem maneiras de auto-diagnosticar o mau hálito. Comece com a língua. Qual a cor de sua língua? Segundo os médicos, uma língua rosa brilhante indica hálito fresco. Uma língua branca e de aparência escamosa pode indicar mau hálito.

Como as pessoas se habituam ao seu cheiro, checar sua própria respiração com as mãos em concha não é a melhor maneira de verificar a halitose. Em vez disso, lamber as costas da mão, deixar secar por alguns segundos, e depois sentir o cheiro da superfície é a melhor tática.

Os médicos explicam que o mau hálito não é um sinal de má higiene dentária. Não tem a ver com os dentes, e sim com a língua. A língua é como um tapete felpudo. Mais de 600 tipos de bactérias são encontradas na boca média, e muitas dessas bactérias ficam presas sob a superfície da língua e causam o mau hálito.

Combater essas bactérias não é tão difícil nem tão fácil. Uma estratégia-chave é manter-se hidratado. A boca seca é um terreno fértil para as bactérias. A saliva tem oxigênio, um inimigo natural das bactérias fétidas. Beber água e ou mastigar goma de mascar sem açúcar pode produzir saliva e, naturalmente, livrar-lhe do mau hálito.

Chicletes e gargarejos não são más idéias, mas são correções temporárias. Mascaram o cheiro, mas não matam as bactérias que causam o odor.

Cuidar da alimentação ajuda mais. Alguns alimentos podem provocar mau hálito, como alho, cebola, curry e peixes. Bebidas ácidas como cerveja, vinho, café e refrigerante também podem ser um gatilho. Elas contêm compostos que liberam o mau cheiro e são absorvidos pela corrente sanguínea. Limitar chocolates e doces é bom, pois o açúcar ajuda a bactéria a se reproduzir em sua boca, provocando o mau hálito.

E existem também os alimentos que corrigem o mau hálito. O chá verde tem propriedades anti-bacterianas que nocauteiam o fedor. Canela contém óleos essenciais que matam muitos tipos de bactérias orais. Comer frutas e legumes, como batata frita, aipo ou maçãs, oferece dois benefícios: mastigá-los produz mais saliva na boca, e a textura firme ajuda a afastar bactérias. Melões, bagas, laranjas e outros alimentos ricos em vitamina C ajudam a matar as bactérias naturalmente.

Se você modificar seu estilo de vida e hábitos alimentares e o mau hálito persistir, contate um médico. Os especialistas dizem que o mau hálito pode ser um sinal de uma doença mais grave. Em cerca de 10% dos casos, o mau hálito é um sintoma de sinusite crônica, infecção das vias respiratórias, doença do refluxo, doença do fígado e rim, câncer ou diabetes. Essas doenças podem liberar substâncias químicas no corpo que resultam em mau hálito.

Até por esse motivo é bom avisar as pessoas se elas têm mau hálito. A maioria delas não pode cheirar sua própria respiração, portanto, se você detectar o mau hálito de um amigo, você deve falar.

Apesar de desagradável para todos os envolvidos, é a coisa certa a fazer. Afinal, se você fosse a pessoa com mau hálito, não iria querer saber? Especialistas dizem que se manifestar faz parte de ter boas maneiras. Se as pessoas falam mal pelas costas, isso transforma em uma situação pior. Se você respeita a pessoa, é seu dever contá-la.

Eles sugerem duas abordagens. A primeira é sentar-se com seu amigo em um ambiente privado e ser direto. Comece a conversa dizendo-lhe que você acredita que há algo que ele gostaria de saber e que não tem certeza de que ele está ciente do problema.

Ou, se você sabe que a pessoa é sensível, seja mais cauteloso. Delicadamente levante a questão trazendo balas ou chicletes com você. Pegue um primeiro, e depois ofereça um a seu amigo. Se a pessoa não quiser, é aceitável dar uma “indireta”, simplesmente dizendo: “Eu acho que você deveria aceitar”.

As primeiras impressões, profissionais ou pessoais, são as que ficam. Então não deixe o mau hálito manchar sua imagem. Aproveite as dicas e mantenha as bactérias afastadas para ter um hálito fresco. [CNN]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

52 Comentários

  1. Gente, se vc quer ter uma higiene bucal perfeita basta após cada refeição escovar os dentes:
    1- Passar fio dental entre todos os dentes antes de escovar, tirando todos os restos de comidas.
    2-Fazer a escovação dos dentes, verticalmente e horizontalmente em todos os dentes escovar o céu da boca tbm é fundamental e tbm a bochecha e principalmente a língua que é o local mais afetado.
    3- Anti-séptico é fundamental, gargareje por 20 seg .

    Escovar os dentes só limpa por fora os dentes, o que limpa de verdade seus dentes é o fio dental , pooq tira todos os restos de comida qe fica entre os dentes , FicaDica #

    Uma Limpeza Perfeita, espero que tenha ajudado :*

    Thumb up 43
  2. bom, eu acho que tenho mal hálito pois eu lambi minha mão e não vi cheiro mal pois quando fico um tempinho sem comer minha boca fica com um gosto ruim, isso é sintomas de mal hálito ? Pois tem vezes tbm que eu escovo a lingua e deizo ela bem avermelhada sem saburra e dps de uns minutos ela está um pouco branca pq isso ocorre ?

    alguem pode me responder ? Obrigado !

    Thumb up 61
  3. gostei muito da materia ,meu marido tem muito mau halito,digo sempre á ele,compro antisepico,dou balas ,mas ele não cuida da lingua diz não conseguir escova-la ,eu não consigo nem beija-lo,e sou louca por bjs,ja não sei mais o que fazer.tenho estomago frago pra isso e as vezes sinto ansias e tenho que esconder o que sinto ,pode me ajudar a resolver ?um abraço obrigado.

    Thumb up 20
    • 3 Passos Simples Contra Mau Hálito
      Para eliminar o mau hálito primeiro deve escovar os dentes com o seu dentífrico normal. Não se esqueça de lavar minuciosamente todos os dentes, e de mudar a orientação da escova, de horizontal a vertical, passando pelos espaços entre os dentes e a parte interior. Pode também dar uma escovagem no resto da boca, nomeadamente a parte de cima (céu da boca) e dos lados (interior da bochecha). Por ultimo pode passar a escova pela língua, que é um sitio propicio a formação de bactérias, em grande parte responsáveis pelo mau hálito.
      De seguida deve passar o fio dental por entre todos os dentes. Não esquecer os dentes molares, situados no fundo da boca, pois são os mais propensos a acumular resíduos alimentares, e os principais responsáveis pelo mau hálito.
      Por ultimo, bochechar com agua oxigenada durante pelo menos de 2 minutos, e até gargarejar se preferir, e deitar a agua oxigenada fora, sem engolir.
      No fim deste fácil procedimento, a maioria das bactérias causadoras de mau hálito terão desaparecido, e irá sentir uma frescura e higiene imediata.

      Para uma higienização bocal eficaz, a escovagem e limpeza com fio dental são suficientes, sendo a complementação com a água oxigenada uma óptima solução para utilização esporádica.

      Ao fim de algumas lavagens, a sua boca manter-se-á limpa e os dentes tenderão ficar mais brancos, perdendo manchas de café ou tabaco que possa ter acumulado.

      Thumb up 23
    • Muito bom o seu comentário.A meu ver, só necessita acrescentar, o uso constante, após as refeições, de um RASPADOR DE LÍNGUA.Só mesmo REMOVENDO a maior parte da saburra lingual,restos de alimentos mais bactérias, para controlar ( acabar, NUNCA! ) esse problema.Uso água oxigenada toda noite, diluída 1:6, em bochecho prolongado ( 2 minutos ), o que tem um ótimo efeito colateral:Dentes mais brancos.Agora, convenhamos:Um raspador de língua e água oxigenada, são MUITO baratos e EFICAZES.Há TODA uma indústria, fabricando uma ENORME quantidade de produtos para a higiene bucal, que NÃO QUER que esse conhecimento se dissemine.

      Thumb up 6
    • Mais informações sobre Mau Hálito , visite o Site da Associação Brasileira de Halitose – ABHA – http://www.abha.org.br

      Obrigado

      Att.

      Marcos Moura

      Presidente da ABHA

      Thumb up 3
    • Contacta me

      Thumb up 1
  4. Bacana essas dicas!!
    Na maioria das vezes no nosso cotidiano,pensamos que o nosso halito está em dia!Temos que está sempre cuidando da nossa saúde bucal!!
    A saúde começa pela boca!!

    Thumb up 6
  5. Todo mundo lambeu a mao e viu o resultado. kkk
    gostei muito das dicas de boa alimentação.

    Thumb up 10
  6. fiquei sabendo de um medicamento chamado amplium,que resolve qualquer mau hálito, ainda não me imformei e nem tomei, mais acho que tudo ta valendo

    Thumb up 7
  7. vou fazer esse ritual,apesar que eu já estava usando agua oxigenada, mais não dessa maneira,obrigado pela dica

    Thumb up 3
  8. Ótimas dicas,Pois estas bolinhas desagradaveis vive na minha garganta..Enfio a mão, provoco nalseas pra tirar..
    odeio a ideia de ter mau hálito.

    Thumb up 4
    • eu tbm,concordo cm vc!!!

      Thumb up 0
  9. Boa noite!gostei das informações,existe tipos de cha,ou outra providencia pra evitar o mau halito?imagine a pessoa toda cheirosa e o halito podre ninguem merece esse castigo não é?

    Thumb up 6
  10. gostei desta informações que todos nós poderíamos receber todos os dias, sobre outro tipo de doença, muito obrigado pela informações.bybyby

    Thumb up 6
  11. fazer gargarejo depois de escovar os dentes, um copo de agua com uma colher de chá de bicabornato de sódio mata as bacterias clareia os dentes acaba com o mau hálito

    Thumb up 17
  12. fazer garagarejo depois de escovar os dentes com com um copo de agua e uma colher de chá de bicabornato de sódio mata as bacterias e melhora o mau halito

    Thumb up 4
  13. vamos combater esse ploblema eu já fiquei sabendo de muitos relacionamento acabar por causa desse mal

    Thumb up 9
  14. RECEITA INFALÍVEL

    TODOS OS DIAS DILUA UMA TAMPINHA DE ÁGUA OXIGENADA EM TRES TAMPINHAS DE ÁGUA COMUM E FAÇA BOCHECHOS E GARGAREJOS. EM SEGUIDA, SEM ENXAGUAR, ESCOVE A LÍNGUA COM A ESCOVA DE DENTES E RASPE COM O RASPADOR DE LÍNGUA. VOLTE A FAZER UM NOVO BOCHECHO/GARGAREJO COM A ÁGUA OXIGENADA. NAO ENXAGUE E NAO TOME ÁGUA OU QUALQUER OUTRO ALIMENTO POR MEIA HORA. O TRATAMENTO É PARA SEMPRE. PAGUEI UMA FORTUNA NUMA CONSULTA PARA APRENDER A FAZER ISSO. VALEU A PENA.

    Thumb up 98
    • realmente funciona , eu fiz exatamente conforme a instrução e deu certo minha esposa disse que houve uma melhora, graças a deus!!

      Thumb up 6
    • Vc esqueceu de dizer, quantas vezes por dia e quantos dias. Se não for incômodo.

      Thumb up 3
  15. Até que enfim uma matéria interessante,parabens hyper…André Pasini,fale com um otorrino que ele te orientará….

    Thumb up 2
  16. Gostei muito dessas informações. Não tenho coragem de falar para as pessoas q conheço porem vou madar este e mail para elas.

    Thumb up 6
  17. Pessoal, escovar a língua com antisséptico bucal dá um resultado muito melhor do que com pasta de dente. Experimentem.

    Thumb up 8
  18. Batata é um legume, está na frase -> “Comer frutas e Legumes, como BATATA FRITA…”, porém, na realidade, ela é um tuberculo, só que isso já é outra história.

    ;]

    Thumb up 4
  19. É só colocar a virgula depois de “frutas”, e retirá-la depois da palavra “legumes”, que o sentido da frase fica claro, gente sem noção.

    Thumb up 11
  20. Joana,

    Acho que eles colocaram Batata Frita pcausa da BATATA…
    só a diferença que ela é frita, daí UIOAEHDPOIAHSD ^^

    Thumb up 6
  21. “Comer frutas e legumes, como BATATA FRITA, aipo ou maçãs, oferece dois benefícios: mastigá-los produz mais saliva na boca, e a textura firme ajuda a afastar bactérias.”

    batata frita é fruta? Na cultura americana só se for =P
    Esta matéria foi muito elucidativa, temos tendência a inibirmo-nos quando estamos na presença de alguém com halitose, mas o melhor será sempre identificar o problema e apresentar estas soluções.

    Thumb up 4
  22. Eita que deve ter muita gente lambendo as mãos nesse momento.
    aproveito aqui pra deixar uma dica,não passe o fio dental após a escovação e sim antes de escovar os dentes pois entre os dentes ficam restos de alimentos que após 24 horas passam a ter
    um cheiro muito desagradável e de nada adiantaria você escovar os dentes e em sequência espalhar essa sujeira novamente pela superfície de seus dentes e ligua.Portanto fio dental,escovação e um anti-séptico bucal é o ideal para uma total higiene,ok?

    Thumb up 29
  23. Pasine e outros que teem o problema parecido, aconselho procurar um OTORRINO, com certeza ele dará uma boa orientada.

    Thumb up 7
  24. Esta materia deveria ser lida por milahres de pessoas, pois é tão complicado falar pra alguém que ela está com mal hálito.

    Thumb up 21
  25. Além de escovar bem os desntes e a lingua é também fundamental usar um fio dental acredite.

    Thumb up 14
  26. ESCOVAR A LINGUA AJUDA MUITO.E MASCAR CRAVO.ESPERIMENTE E VERA BOM RESULTADO.

    Thumb up 17
  27. Anti-sépticos também são bons… Tem um da que é sem álcool e sem corante, que meu dentista recomendou

    Uso todos os dias depois do almoço e antes de dormir. Meu hálito matinal está muito melhor

    Thumb up 18
  28. Para quem quer chegar no colega e falar que ele tem mau hálito essa é uma boa oportunidade, “Nossa você viu o site hypescience? lá ta falando como prevenir o mau hálito” sUAhushaSUHAushuaSH

    Thumb up 18
  29. Então, tenho mal alito mas é devido a uma cera que fica colada na garganta ou mais ou menos la, como faço para isso acabar?

    Thumb up 14
  30. Show de bola o artigo.
    Eu acho muito desagradável para ambos os lados. A pessoa que está com mau hálito vendo a outra tentando disfarçar para que o amigo não fique constrangido.
    Não sei se fui claro hehe

    Thumb up 8

Envie um comentário

Leia o post anterior:
planetas
Planetas que escaparam de seus sistemas poderiam abrigar vida alienígena

Esses planetas poder...

Fechar