Dente criado a partir de células da gengiva pode acabar com implantes dentários e dentaduras

Publicado em 12.03.2013

original (1)

Embora sejam bem melhores do que as de alguns séculos atrás, as dentaduras atuais podem causar desconforto (além de outros problemas), enquanto próteses dentárias podem desgastar a região ao redor do implante. Assim, pesquisadores do King’s College London (Inglaterra) procuraram criar uma alternativa mais natural: um dente “verdadeiro”, feito a partir do cultivo de células.

Para isso, eles coletaram e cultivaram células da gengiva de voluntários. Em seguida, as combinaram com células de mesênquima (tecido embrionário que dá origem a diversos outros tecidos, como o ósseo e o cartilaginoso) de ratos e implantaram a amostra nos animais, dando origem a dentes “híbridos”, com raízes que permitem implantação e com uma estrutura similar à de dentes humanos.

“O avanço foi conseguirmos identificar uma população de células que poderia ser usada clinicamente”, explica o pesquisador Paul Sharpe, líder da equipe. “Agora procuramos uma maneira simples de conseguir mesênquima”. Embora haja mais de uma possível fonte (como a polpa de um siso), é difícil obter mesênquima em quantidade suficiente para usar o método em maior escala.

“Eles usaram células de gengiva e o fato de que [o dente artificial] desenvolveu uma raiz é interessante”, avalia Alastair Sloan, especialista em engenharia de tecidos da Universidade de Cardiff (Reino Unido). Contudo, ele aponta também que deve levar alguns anos para que o método possa ser usado largamente. “Alguns aspectos da tecnologia só serão praticáveis dentro dos próximos 10 a 15 anos”, conclui.[Gizmodo, BBC, Journal of Dental Research]

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

  1. Hypescience, está a aparecer a cara de outra pessoa lá em cima onde está o meu nome; só quando eu vou a perfil é que aparece a minha :( ainda por cima feio e velho… O que é que se passa?

    Thumb up 1
  2. Vamos torcer para que no futuro todos que precisarem tenham acesso ao tratamento e a um preço acessível.
    10 ou 15 anos é muito tempo, tomara que nos próximos cinco anos já tenham no mercado.
    Quando surgiram os boatos sobre implantes dentários , muitos não acreditaram e hoje é uma realidade. Vai dar certo.

    Thumb up 3
  3. Vivemos na era do belo. Tudo tem que ser bonito, porém trabalhar que é bom, poucos querem.

    Thumb up 4
    • vc prefere a dentadura, meo ???

      Thumb up 1
    • Caro Antonio Souza, voltar a possuir um dente real no lugar de uma prótese não é só uma questão de beleza, mas também de saúde. E convenhamos que é bem mais agradável trabalhar quando se tem a saúde e a autoestima em ordem, não é mesmo?

      Thumb up 7
    • Oopps!… A resposta foi para o LuizEdz, e não para o Antonio.

      Thumb up 3
    • ok seu Luiz Edz, seu comentário, acho que vc quis dizer outra coisa, como por exemplo: “todo mundo quer ganhar dinheiro, agora trabalhar ninguém quer…” porque pra fazer bonito; tem que usar um pouquinho de esforço e muita criatividade, para ser criativo boa dose de conhecimentos…foi o que fizeram estes pesquisadores do king s london da Inglaterra inovando saúde e bem estar.

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Captura de Tela 2013-03-12 às 14.11.40
O impressionante movimento de estruturas em uma célula vegetal: vídeo

Incrível vídeo mostr...

Fechar