Dieta das proteínas é a melhor, segundo ‘super’ estudo
| Avalie: |

Uma dieta de restrição de carboidratos é ou um regime no estilo mediterrâneo ajudaram as pessoas a perderem mais peso do que uma dieta tradicional, com pouca gordura, em um dos maiores e mais longos estudos para comparar técnicas para perder peso.
Uma grande surpresa: A dieta de restrição de carboidratos (mesmo que: dieta de proteínas ou dieta de Atkins) melhorou mais o colesterol dos voluntários do que as outras duas. Muitos críticos previam o oposto.
No entanto todas as três abordagens – a dieta de proteínas, a dieta de restrição de gordura e a dieta mediterrânea – conseguiram proporcionar perda de peso e melhoraram o colesterol.
O estudo é importante não apenas porque durou dois anos, muito mais tempo do que a maioria, mas por causa da grande quantidade de pessoas que se manteve nas dietas: 85%.
O estudo foi publicado no New England Journal of Medicine no dia 17 de julho.
A pesquisa foi feita em um ambiente controlado: uma estação de pesquisa nuclear isolada em Israel. Os 322 participantes faziam a sua refeição principal do dia, o almoço, no restaurante do interno.
“Os trabalhadores não podem facilmente ir almoçar no Subway ou McDonalds mais próximos”, disse o Dr. Meir Stampfer, um dos autores do estudo e professor da Universidade de Harvard.
Nas demais refeições os voluntário foram aconselhados sobre como se manterem em seus planos de alimentação e foram solicitados para preencherem questionários sobre o que comeram, disse Meir.
A dieta compouca gordura (com não mais de 30% das calorias totais provenientes da gordura) restringia as calorias e o colesterol, focalizando em grãos de baixa gordura, vegetais e frutas. A dieta mediterrânea teve restrições similares em termos calóricos, de gordura e colesterol, mas tem ênfase em frango, peixe, azeite de oliva e nozes.
A dieta de proteínas colocava limites para a ingestão de carboidratos, mas não para calorias ou gordura. Estimulava os voluntários a escolher fontes vegetais de proteína e gordura.
A perda média de peso para aqueles na dieta de proteína foi de 4,7 kg depois de dois anos. As pessoas na dieta mediterrânea perderam 4,5 kg e aquelas no regime de pouca gordura perderam 3 kg.
Mas a grande surpresa veio das medições de colesterol. Os críticos vêm à muito tempo dizendo que a dieta das proteínas pode ajudar uma pessoa a perder peso, mas que no longo prazo, poderia levar a um alto nível de colesterol porque permite a ingestão de mais gordura.
Mas a dieta da proteína parece ter melhorado o colesterol em muitas das medições, incluindo a taxa total de colesterol HDL, o colesterol “bom”.
Os médicos interpretam a relação entre colesterol e HDL – que quanto menor, melhor – como sinal de risco de obstrução arterial.
A taxa caiu 20% em pessoas na dieta de proteínas, comparado com 16% nas pessoas que faziam a dieta mediterrânea e 12% naquelas na dieta de restrição de gordura.
Mas para mulheres e diabéticos a dieta de proteína parece não ter sido assim tão boa, descobriu o estudo.
Entre 36 diabéticos, apenas aqueles na dieta mediterrânea diminuíram os níveis de glicose no sangue. Entre as 45 mulheres, aquelas na dieta mediterrânea foram as que mais perderam peso.
Estes dados parecem sugerir que os homens podem responder bem melhor àquelas dietas que mostram limites claros nas comidas que podem ser consumidas, como dietas similares a dieta de Atkins. Sugere que as mulheres, por terem mais experiência em dietas e perda de peso, são mais capazes de implementar uma dieta mais complicada, segundo uma especialista. [CNN.com]
Envie por email
| Não deixe de assinar nosso newsletter | |
| para receber nossas atualizações por e-mail ou assine nosso RSS Feeds ?. | |
9 Comentários »
Deixe a sua opinião
Vai nos elogiar?
Então aproveite e mande este artigo por e-mail e assine agora nosso boletim diário?:
ATENÇÃO: NÃO COMENTE ANTES DE LER O ARTIGO ACIMA NA ÍNTEGRA. Procure que seu comentário seja colaborador. Comentários pouco educados, irrelevantes, com grafia muito pobre, ofensivos, injusta ou exageradamente críticos serão deletados antes mesmo de aparecerem aqui.




















Compartilhe






Eu tenho algo a dizer sobre minha experiência sobre o assunto.
De janeiro a meados de abril deste ano, período em que mantive a dieta cetônica (apenas proteínas, verduras e complemento alimentar protéico/ vitamínico), perdi espantosos 12 kg. A chave do meu sucesso foi reduzir o consumo de carboidratos (vindos apenas das verduras e do complemento alimentar) para 20g diárias, moderar o tamanho das porções durante as refeições (mantive um DIÁRIO, anotando tudo o que comia em cada refeição, para controlar a não ingestão de carboidratos) e caminhar de 30 a 50 minutos todos os dias.
Mas a perda de peso não foi o único benefício que constatei com a retirada dos carboidratos: minha pele ficou mais bonita (sem cravos e espinhas), minhas unhas e cabelos mais fortes, parei de reter liquido e as freqüentes dores de cabeça, que eu tinha todas as noites, simplesmente desapareceram.
E descobri uma coisa incrível: INGERIR CARBOIDRATO É UM VÍCIO. Isso, porque depois de quatro ou cinco dias na dieta, perdi totalmente a vontade desenfreada de comer massas, pães e doces (que antes eram minha perdição). Acabou a ansiedade/ compulsão em comer e não tive dificuldade de diminuir as porções.
Atualmente, apesar de não estar mais em ritmo de perda de peso, fazendo caminhadas apenas três vezes por semana e de não estar mais moderando as porções das refeições, eu decidi comer apenas proteínas, frutas, verduras, legumes e frutas secas (bani massas, arroz, doces, cereais, etc.), pelos ganhos na saúde que vieram com a retirada dos carboidratos da minha vida, que vão muito além da perda de peso.
Eu faço Dieta do Dr Atkins há 6 anos. Comecei porque me sentia cançada, estava acima do peso e barriguda desde a minha primeira gravidez. Perguntavam se eu estava grávida. Tentei emagrecer comendo sem gordura e piorou tudo. Lembrei que quando eu era criança meus pais fizeram a Dieta Atkins e como ele publicara seu novo livro me animei. Há seis anos sinto-me cheia de energia, satisfeita com a minha vida, e agora,com37anos, magra sem barriga, as veses duvidam que os meus atuais três filhos sejam meus, porque não parece que já tive filhos.
Cris
cortar muitoo os carbos como vc fez tbm não é muito saudavel, eu aconselharia vc comer batata doce, pois tem um baixo IG e comer frango grelhado
mas apoio em reduzir as massas principalmente o pão branco
e tome leite desnatado
=D
mas soh n vai entra naquelas coisas malucas de substituir carne por soja, isso eh furada!
estou a fazer esta dieta a 4 dias e ja perdi 1 kg certos… mais nao tenho a certeza que funcione mesmo e gostava de ter mais opinioes a respeito porque ate o momento estou empolgada.
Gostaria de obter a dieta das proteínas ? Como fazer ?
Gostei do artigo sobre esta dieta,muito me interessou,pois faço uso constante de massas e açúcar.
gostaria de saber quais tipos de fontes de proteinas sao mais adquada e se peixes e frangos tambem são apropriados.
Uma coisa que noto é que muita gente confunde peso com gordura, até eu consigo recomendar uma “dieta” que faça perder 3 kilos em 2 dias, o problema é que vc nao estará a perder gordura, mas apenas tirar o que tinha mais, liquidos e fezes, acabando por perder volume o que é optimo para festas. Contudo se quiser perder mesmo gordura a coisa é bem mais longa, nenhuma dieta irá fazer você perder 3 kilos nem em 2 dias, nem em 4. As coisas são mais lentas, ou acha que um dia acordou e tinha mais 3 kilos de gordura? nao, isso nao é assim…
Oi…estou fazendo a dieta do Dr. Atkins há 03 dias e gostaria de saber se posso tomar refigerante diet (coca zero)…..