Engravidar: mulheres com artrite reumatoide podem ter dificuldade para

Publicado em 25.04.2011

engravidar dificuldade

Você já ouviu falar de artrite reumatoide? É uma doença auto-imune, ou seja, o próprio mecanismo de defesa ataca partes do organismo. Basicamente, o sistema imunológico do paciente começa a degenerar suas articulações, que ficam inflamadas, incham e desincham a cada dois dias e podem sofrer sérios danos.

Dificuldades para engravidar

Há duas más notícias sobre essa doença: a primeira, já conhecida, é que ainda não existe cura, apenas tratamento que alivia a dor. A segunda, como apurou uma pesquisa de um hospital de Oakland (Califórnia, EUA), é que as portadoras têm mais problemas para conseguir ter filhos.

A pesquisa envolveu mais de 68 mil mulheres que tentavam a gravidez, e de modo geral se percebeu que as pacientes de artrite concebem um embrião mais dificilmente. Entre todas as pesquisadas, houve diferenças notáveis: 25% das portadoras de artrite levaram mais de um ano para engravidar, enquanto apenas 16% levaram esse tempo entre as não-portadoras. Um décimo das diagnosticadas com a doença foram consideradas inférteis, contra menos de 8% das que não têm artrite.

O próximo desafio é descobrir exatamente qual a relação entre a artrite e a fertilidade. Ainda não há comprovação de que haja de fato ligação entre estes dois problemas de saúde, embora os cientistas concordem que exista. Já em 1996, uma pesquisa na Dinamarca chegou a essa mesma conclusão, mas também não comprovou nada cientificamente. [Reuters]

Autor: Bruno Calzavara

Bruno Calzavara é recém-formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e está de volta à equipe do Hype após dois anos. Adora todos os esportes, exceto futebol. Gosta de chocolate e de sorvete, mas não de sorvete de chocolate.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

Envie um comentário

Leia o post anterior:
antidepre
Antidepressivos podem estreitar as artérias

Uma pesquisa da Univ...

Fechar