Duvido que você encontre os franco-atiradores nestas fotos

Por , em 25.02.2016

IMAGENS REMOVIDAS A PEDIDO DO FOTÓGRAFO

Que paisagem linda e pacífica, não é mesmo? Exceto pelo fato de que há um franco-atirador mirando sua cara em algum lugar nessa imagem. Não consegue achá-lo? Você não está sozinho, amigo.

O sniper está aqui:

Séries desafiadoras

Essa fotografia faz parte de uma série criada pelo fotógrafo Simon Menner. Ele já havia feito imagens semelhantes com atiradores de elite na Alemanha em 2010 e 2013, e queria trabalhar com paisagens diferentes em outros países.

Mas, como você pode imaginar, conseguir fazer essas fotos não é algo nada fácil. O artista passou três anos entrando em contato com funcionários militares ao redor do mundo. Vários países, incluindo os EUA, Canadá, França, Suécia e Noruega, recusaram ajudá-lo em seu projeto.

Finalmente, a Lituânia e a Letônia concederam-lhe acesso. O fotógrafo escolheu fazer sua viagem durante o inverno, por causa dos desafios extras que a condição climática impõe.

Ele passou três semanas nos países europeus, registrando soldados escondidos no meio de cenários rurais, com chuva e neve. “Eu gosto deste projeto porque o aspecto chave das fotos não é visível”, diz.

Cadê o Wally?!

Menner fez as imagens de uma distância muito mais próxima dos atiradores do que um verdadeiro alvo estaria (pelo menos a 800 metros).

Um dos maiores esforços do fotógrafo, logo, foi convencer os atiradores a chegarem mais perto. “Mesmo que as imagens sejam encenadas, os atiradores queriam ficar realmente bem escondidos. Para eles, é parte de seu orgulho”, explica.

Sim, as fotos são encenadas, mas isso não torna nem um pouco mais fácil encontrar esses snipers. Você vai tentar, e vai se frustrar.

Menner, aliás, recebe muitos e-mails raivosos de pessoas que “enlouquecem” olhando as imagens. De acordo com ele, muitas vezes elas passam tempo demais observando as fotos e começam a ver coisas que não estão lá. Indignadas, as pessoas exigem que ele prove que os franco-atiradores estão realmente lá. “De certa forma, a parte interessante é quando a história acontece em suas mentes. As pessoas olham para o atirador e acham que o encontraram, mas, em seguida, começam a questionar-se. Acho isso fascinante”, afirma.

Menner vê uma metáfora na busca por esses snipers. Das acusações de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos EUA a ataques aéreos militares, muitas ameaças do mundo moderno permanecem ocultas. Nós sabemos que estão lá, mas não podemos vê-las. É inquietante, não é mesmo?

Chegou a sua vez

Menner não quer parar por aqui, e espera fotografar mais snipers em paisagens diferentes. Ele está especialmente interessado no deserto, selva ou um ambiente militar urbano.

Por enquanto, veja se você consegue encontrar os soldados dessas imagens: [Wired]

IMAGENS REMOVIDAS A PEDIDO DO FOTÓGRAFO

Deixe seu comentário!