Nova descoberta gera hidrogênio a partir da luz solar

Em um passo revolucionário que pode levar a marginalizada energia solar para todo lugar, pesquisadores ultrapassaram uma grande barreira para energia solar em larga escala: armazenar energia para quando o Sol não esteja brilhando, assim como as plantas fazem na fotossíntese. Imagem: O novo catalisador em ação. Crédito Daniel Nocera/MIT/Divulgação.

Até o momento a energia solar só foi utilizada de dia, pois armazená-la é proibitivamente caro e extremamente ineficiente. Com esta descoberta,os pesquisadores do Massachussets Institute of Technology (MIT) chegaram a um processo simples, barato e altamente eficiente de armazenar energia solar.

A nova descoberta requer apenas materiais abundantes e atóxicos, portando pode destravar a fonte mais potente de energia limpa do mundo: o Sol. O trabalho foi publicado na edição de 31 de julho da revista Science.

“A energia solar sempre foi uma solução distante e limitada. Agora nós podemos pensar seriamente sobre energia solar ilimitada em breve.” Disse Daniel Nocera, um dos autores da pesquisa.

Daniel e Matthew Kanan se inspiraram na fotossíntese para criar o processo sem precedentes que permitirá que a energia solar divida as moléculas da água em gás hidrogênio e oxigênio. Em seguida estes elementos podem ser recombinados em uma célula de combustível criando eletricidade limpa para a sua casa ou veículos, para ser usada de dia ou de noite.

O componente chave para a descoberta é um novo catalisador que produz oxigênio através da água, outro catalisador produz o valioso gás hidrogênio. O novo catalisador consiste de metal de cobalto, fosfato e de um eletrodo imerso na água. Quando a eletricidade – vinda de células fotovoltaicas, turbina eólica ou qualquer outra fonte – atravessa o eletrodo, o cobalto e o fosfato – formam uma fina película e gás oxigênio é produzido.

Combinando outro catalisador como a platina é possível produzir gás hidrogênio a partir da água, imitando a reação gerada pela fotossíntese nas plantas. O catalisador funciona em temperatura ambiente em água de pH neutro, um experimento simples de ser recriado. “É por isso que eu sei que funcionará [na prática]. É muito simples de implementar”, disse Daniel.

Um pulo gigantesco para a energia limpa

A luz solar possui mais potencial do que qualquer outra forma de gerar energia, para resolver os problemas energéticos mundiais, segundo Daniel. Em uma hora há luz solar suficiente para gerar energia para o planeta todo durante um ano.

Um dos principais cientistas da fotossíntese do mundo, James Barber, que não estava envolvido na pesquisa, disse que a descoberta é um “salto gigantesco” em direção à geração de energia limpa, livre de poluentes em larga escala.

“Essa é uma descoberta importantíssima com enormes implicações para a prosperidade futura da humanidade”, disse James, professor de bioquímica do Imperial College London. “A importância da descoberta deles não é exagerada, pois abre a porta para o desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de energia, reduzindo nossa dependência de combustíveis fósseis”.

Daniel espera que em dez anos seja possível que residências possam usar células fotovoltaicas para armazenar energia através de células de combustível e abastecer as suas casas. Eletricidade vinda de uma fonte central poderá se tornar coisa do passado. [Physorg]

Por: Cezar RibasEm: 3.08.2008 | Em Outras, Tecnologia  | Tags: ,  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

11 respostas para “Nova descoberta gera hidrogênio a partir da luz solar”

  1. Usar a eletrólise para armazenar energia? Por que ninguém pensou nisso antes?!

    Se bem que o Capitão Nemo já abastecia o seu Nautilus com sódio separado da água do mar em pleno século XIX. Mais um ponto para Júlio Verne!

  2. Infelizmente este tipo de descoberta dificilmente chegará a nós. Quem sabe para nossos tataranetos quando o petróleo estiver escassso e quando as hidrelétricas não conseguirem mais atender a demanda. Há um grande interesse econômico por parte dos usineiros e petroleiros para que este tipos de descoberta NUNCA CHEGUEM ao mercado. Como eles iriam continuar enriquecendo se a tecnologia chegasse a tanto???

  3. Parabens aos cientistas envolvidos nesta descoberta.
    Que assim continuem.
    Assim ainda vamos a tempo de salvar O NOSSO PLANETA.
    E que os nossos descendentes possam tambem disfrutar deste belo LAR.

  4. BOA NOITE.
    DESCOBRI O TEU SITE, ZAPEANDO A WEB ATRÁS DE CONHECIMENTO.
    REALMENTE, A PESQUISA AMERICANA AVANÇOU.
    A IDÉIA PARECE SIMPLES E BARATA,MAS SUSPEITO QUE,PARQAFINS COMERCIAIS E DE LARGA ESCALA,AINDA TENHA-SE QUE AVANÇAR MAIS.
    ASCÉLUAS DE COMBUSTÍVEL BASEADAS EM PLATINA OU OUTRO CATALISADOR COM NOX MAIOR QUE O DO O2 SÃO AINDA CAROS E DE DIFÍCIL MANUFATURA.
    TORÇO PARA QUE MAIS PESQUISAS SEJAM FEITAS.
    ISSO, E JÁ FALANDO NO “ASTRO-REI”, SEO SOL “PERMITIR” QUE O HOMEM CONSIGA DESCOBRIR A TEMPO UMA FONTE “SALVADORA” DO FUTURO…..

  5. MEU COMENTARIO A RESPEITO DESTA DESCOBERTA, QUE BOA DESCOBERTA PARABENS A QUEM NÃO PERDE TEMPO DESCOBRINDO NOVAS FONTES DE ENERGIA LIMPA, OLHA EU FICO SEM PALAVRAS PARA ELOGIAR ESTAS PESSOAS QUE DEDICA SUA EM GRANDE DESCOBERTA DESTA, PARABENS MAIS UMA VEZ, À MUITO TEMPO FICO PESQUISANDO NA INTERNET UMA NOVA FORMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA SEM POLUIÇÃO E TÃO RENOVAVEL E SEM CAUSAR NEM UM IMPACTO AMBIENTAL, É QUE O MAIS EU DEFENDO NESTE TIPO DE ENERGIA É QUE ALEM DE SER UMA ENERGIA LIMPA QUE TAMBEM POSA SER BARATA PORQUE VIVEMOS NUM MUNDO TÃO CAPITALISTA, QUE QUALQUÉR BOA DESCOBERTA DESTA ALGUEM QUEIRA GANHAR MUITO DINHEIRO NISTO E QUEM ACABA SE APROPRINDO DA DESCOBERTA É QUEM PODE PAGAR CARO MAIS UMA VEZ A PARTE POBRE FICA SEM ESTE BENEFICIO, DIGO ISTO COM RELAÇÃO AS AUTAS TAXAS COBRADA PELO O CONSUMO DA NOSSA ENERGIA ATUAL, PORQUE NO NOSSO BAIRRO, NOSSA CADADE, NO NOSSO ESTADO, EM FIM EM NOSSO PAIS, À MUITA GENTE TAMBEM FILHO DE DEUS, QUE NÃO CONSEGUE PAGAR OS TAIS CONSUMO DA ENERGIA, E PELO O DESEMPREGO E OUTRAS DIFICULDADES ACABAM FAZENDO GATOS NA LIMGUAGEM DAS GRANDES FORNECEDORAS DE ENERGIA ELÉTRICAS DESTE PAÍS, AI VOCES ESTÃO VENDO A MINHA OPINIÃO COM RELAÇÃO A ESTA GRANDE DESCOBERTA, MAIS PARABENS A TODOS VOCES ENVOLVIDOS NESTE PROJETO.

Deixe uma resposta