Descoberta permitirá lâmpadas ultra-duradouras, mais econômicas e baratas

Por , em 20.07.2008

Pesquisadores da Universidade de Purdue, nos EUA, estão com idéias luminosas. Graças a uma grande descoberta eles conseguiram ultrapassar um grande obstáculo na iluminação de estado sólido, ou seja, LED (sigla em inglês para diodo emissor de luz).

Apesar dos LEDs serem muito mais econômicos em termos de consumo, duradouros (levam 15 anos para queimar) e quatro vezes mais eficientes do que as lâmpadas fluorescentes, o grande problema dos LEDs é o seu custo de produção, que é vinte vezes maior do que o custo das lâmpadas fluorescentes, pois utiliza substrato de safira para sua produção. Esse custo torna proibitivo o investimento nesta tecnologia.

Isso significa que apenas poucos dispositivos e certos carros de luxo puderam se beneficiar da descoberta até o momento. Os cientistas da universidade solucionaram o enigma com uma técnica que cria LEDs de baixo custo que utilizam uma cobertura de camadas de metal e silício. Essa é uma grande descoberta para a conservação energética.

Iluminação de estado sólido

Os LEDs feitos para emitir luz branca são considerados iluminação de estado sólido central, dispositivos semicondutores feitos de camadas de materiais que emitem luz quando é aplicada eletricidade. Iluminação convencional gera luz com filamentos de metal incandescente ou gases brilhantes dentro de tubos de vidro.

Historicamente os LEDs eram apenas utilizados como lâmpadas indicadoras em aparelhos eletrônicos e brinquedos. Mas avanços recentes os tornaram tão brilhantes quanto as lâmpadas incandescentes.

Os LEDs também não contém o mercúrio que há nas lâmpadas fluorescentes, que é um elemento extremamente tóxico para humanos e animais. [Universidade de Purdue, Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,75 de 5)

3 comentários

  • Rubel:

    Isso sim pode ser chamada de uma descoberta relevante, e inclusive já observei que já existem semáforos com LEDs, além de lanternas e outros tipos de luminárias.

  • Rodolfo:

    Eu acho que muita coisa que está surgindo hoje, está devido também ao aumento da tecnologia de forma logaritimica, pois os computadores que ajudam a alcançar coisas como essas, estão muito poderosos, criando cada vez mais alta tecnologia, que gera outra ultra – alta tecnologia, e assim por diante. Acredito que muitas coisas incriveis, que antes pareciam impossíveis, vão chegar muito rapido até nós. Mas o maior problema, é a ganacia humana, que em vez, de nos entregar melhores modo de vida, mais ecônomicos como o acima, eles vão é tentar tirar mais lucro, vendendo com alto preço, embora possa ser de fabricação barata, pra só depois de muito tempo, eles realmente venderem a preços justos para os consumidores finais. (Nós).

  • Wagner Douglas:

    Impressionante, será que há alguma previsão para utilização em larga escala.
    Como por exemplo, nos postes de luzes das cidades, realmente resolveria o problema do caos energético de todos os países.

Deixe seu comentário!