Faculdade gratuita pela internet ou presencial

Publicado em 3.01.2011

faculdade internet gratis gratuita

Curso superior via internet chegou para ficar. O ensino à distância existe desde o século 16. É uma novidade acadêmica? Não. Mas o grande nível de interatividade que a internet permite abriu o caminho para que o próprio ensino superior se tornasse também não-presencial. E os que tem mais vantagens para fazer este tipo de curso no Brasil são os professores.

Fazer faculdade via internet requer o mesmo esforço individual de qualquer empreitada similar, talvez mais. O regime semipresencial significa que parte do tempo curricular deverá sim ser utilizado em sala de aula, ao menos para as avaliações periódicas. Estas atividades em sala podem ocorrer quinzenal, mensal ou até bimestralmente.

Outra característica da universidade via internet, ou e-learning, é que ele pode ser síncrono ou não. Isto é, o professor e seus alunos podem se encontrar via internet ao mesmo tempo; em videoconferências ou chats (síncrono) ou por e-mail (assíncrono). Normalmente os cursos atuais são um misto de ambas as categorias com atividades em conjunto que exigem reuniões virtuais e a maior parte da comunicação ficando off-line.

Você também tem a opção de fazer cursos rápidos que entregam certificado na sua casa.

Curso grátis

O Ministério da Educação criou em 2005 um programa chamado de Universidade Aberta do Brasil. Ele consiste em uma colaboração do Governo Federal com instituições superiores de ensino público, levando a capacitação técnica de se graduar através do ensino à distância via internet. Apesar de o programa priorizar a capacitação de docentes oferecendo cursos de licenciatura, são disponibilizados também vários cursos superiores via internet em diversas áreas distintas.

» Cursos grátis na Universidade de Stanford (EUA) via internet

O ingresso no programa é como em qualquer curso superior, através de Vestibular e os municípios onde os cursos são oferecidos são geralmente no interior de todos os estados brasileiros.

Há outras maneiras de fazer faculdade grátis via internet?

Sim. Com bolsas de estudos de órgãos do governo ou de instituições filantrópicas, em que você não se preocupa em devolver o valor investido nos seus estudos. Mais abaixo há uma série de links para sites onde você poderá saber como se inscrever para uma destas bolsas de estudos.

» Bolsas de Estudos – Tudo o que você precisa saber para conseguir uma

Caso eu não consiga. Quais alternativas me restaram?

A boa notícia é que existem várias maneiras de se conseguir bolsas de estudos parciais ou integrais para realizar o estudo superior. Até os bancos estão disponibilizando bolsas para universitários. Mas a modalidade mais comum e fácil de conseguir é a bolsa restituível ou rotativa em que você faz o curso sem pagar a mensalidade, ou paga parcialmente, durante o período do curso. Depois do término do mesmo há um prazo de carência de um ou dois anos e depois deste período você passa a pagar a cada mês. A vantagem desta modalidade é que você começa a quitar sua dívida apenas depois que teve chance de iniciar a carreira profissional e já possui recursos próprios. Muitas vezes a própria instituição de ensino financia através de bolsa rotativa uma cota limitada de alunos com 50% ou 100% de desconto. Portanto entre em contato com a instituição que lhe interessa para saber mais detalhes.

Comumente o requisito mais importante com o qual você deve se preocupar em cumprir rigorosamente é manter boas notas para não perder o privilégio da bolsa de estudos.

Alguns sites que podem ajudar a encontrar uma bolsa de estudos:

Autor: Marcelo Ribeiro

Amante do mergulho e da fotografia (com exceção das da própria cara), repudia exercício físico, mas faz mesmo assim; talvez para ganhar alguns anos a mais com a família, talvez por masoquismo. Escreve no HypeScience desde 2008.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

111 Comentários

  1. Muito bom! Vou verificar todas as possibilidades e iniciar o quanto antes minha graduação!

    Valeu pelos links Hype!

    Thumb up 5
  2. Só sei que se não existisse faculdade EAD, talvez eu não pudesse retomar os estudos… e não é fácil, requer muita dedicação e força de vontade, como em qualquer estudo.

    Thumb up 3
  3. Não é verdade que o presencial é muito melhor do que o EaD.
    As notas do ENADE comprovam isto.
    A diferença é de perfil de aluno, onde na educação a distância temos um aluno mais maduro, flexivel e autonomo do seu aprendizado.
    Como resultado: em vários países do mundo, que faz EaD é mais bem valorizado no mercado de trabalho.
    Na educação a distância o aluno é obrigado a estudar para acompanhar o curso, diferente do que acontece em sala de aula, com um monte de alunos “viajando”…
    O EaD é o presente, feito de maneira diferente.
    Ja temos uma nova geração que não consegue se sentir atraida pela forma tradicional das salas de aula, que não acompanham os recursos e metodologias diferentes. Viva a autonomia do aprendizado e a flexibilidade.

    Thumb up 38
  4. É isso ai, hoje só não estuda quem realmente não quer!
    Existem muitos cursos bons por aí, sejam presenciais ou a distância, percebe-se que os cursos na modalidade EaD ganham cada vez mais espeço, pois facilita a vida do estudante e oportuniza educação para aqueles que residem fora dos grandes centros.
    Sou muito favorável a Educação a distância, lógico, sempre verificar se os cursos são reconhecidos pelo Mec e se são de qualidade!
    Autora do Blog http://www.aprendacomanet.com/

    Thumb up 6
  5. O importante é não desistir, e também não se deixar abalar pelas dificuldades.

    Somos todos capazes e perfectíveis.

    Thumb up 16
  6. Não sei como começar esta carta, mas gostaria que ela expressa-se toda a minha preocupação em relação aos meus estudos, na verdade referente ao pagamento dele. Atualmente estou no segundo ano de medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro, a mensalidade sofreu um aumento de 3427,00 para 4800,00 reais (acordo entre alunos e universidade), e é aí que começa o meu desespero!
    Trabalho durante a noite para pagar o meu sonho, sou formada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, meu salário liquido não chega no valor esperado, a empresa onde trabalho possui vinculo com a Universidade, no entanto segundo a universidade o desconto oferecido não é válido para o curso de medicina, além disso, nenhuma forma de bolsa ou desconto é destinada para o curso de Medicina, e o FIES está cada vez mais difícil de ser conseguido, entro na internet todos os dias com o objetivo de conseguir o financiamento estudantil, mas sempre me deparo com a mensagem de esgotamento de cota de financiamento.
    Não é o meu desejo que alguém custei o meu curso, no entanto gostaria de que fosse possível financiar (pelo FIES, juros baixo), ou mesmo conseguir alguma forma de desconto para arcar com meus estudos.

    Thumb up 20
    • tenho 19 anos e ja estou me preparando para o enem que ja fiz no ano passado sellen o senac e acredito que o fies financiam sim claro que haverá alguns juros mas te ajudara a realizar seu sonho tenho 3 perspectivas de vida 1 fazer uma faculdade 100% gratuita pois passei no enem mas iria pegar certificado para comcluir o ensino medio dai preferi terminar o ensino medio no modo convencional para refazer o enem e concorrer a uma faculdade.. tenho 3 cursos possiveis depende da minha nota do enem caso nao de para nenhum dos 3 tentarei concurso publico, caso nada disso dê certo apelarei para telemarketink no banco bradesco que minha irmã garante para mim… mas o meu futuro espero que seja como um mestre da ciencia da computaçao

      Thumb up 3
  7. OLA EU GOSTARIA, de SABER QUANTO CUSTA UMA FACULDADE DE DIREITO… OBRIGADA

    Thumb up 6
  8. O meu sonho cursar uma faculdade e fazer hitória, pois não tenho condiçoães custiar meus estudos.

    Thumb up 6

Envie um comentário

Leia o post anterior:
paladio
Pesquisadores criam pepita de paládio usando “alquimia moderna”

O paládio é um mater...

Fechar